Iniciar sessão ou registar-se
    • Atun
    • 5 dezembro 2012 editado

# 1

Boa tarde a todos, chamo-me Euclides Semedo e estou prestes a começar toda a aventura que imagino ser a construção de uma casa. Há cerca de 2 anos quando comecei a maturar a ideia descobri este fórum e desde então muito tenho lido e aprendido muito por aqui...

comprei o terreno em Vialonga, com 420m2(15x28m com 100m2 de implantação 200m2 de construção mais 90m2 de cave) o terreno tem um bom declive e o desaterro para a cave esta praticamente feito. Quero construir uma moradia moderna de linhas direitas com acabamentos "médios", pré instalação de AC, um recuperador de calor na sala, nada de aquecimento/aspirador central, queria uma casa digna com um ou outro mimo nada de especial. Já falei com alguns arquitectos e construtores mas nada de especial apenas para ter algumas ideias.

Gostaria de ter a vossa opinião para as áreas que temos em mente bem como a disposição.

Cave - 90m2 em "open space" para a garagem (depois logo se vê como se reaproveita melhor)
    R/ch - sala 40m2, 1 quarto 13, wc 5 e cozinha 18
    Piso 1 - suite 18m2 + closet 12 + wc 4, quarto 15, wc 6 e uma lavandaria com 4

tudo somado dá 135m2(mais as áreas de circulação + ou - 20m2) mais os 90m2 da cave = 245m2

O que eu queria saber é se o valor que se fala de mais ou menos 850euros por m2 é de se aplicar sobre o 245m2 ou os 90m da cave têm outro preço? e as varandas ou terraços também entram nestas contas?

Desde já muito obrigado a todos...
  1.  # 2

Boa tarde,

na verdade poderá fazer a conta com 400€m2 para varandas e terraços, e 600€ para cave [dependendo muito da dificuldade estrutural em a fazer], no entanto eu não faria isso. talvez seja boa ideia usar os 850€ para a área completa e assim já sabe que tem alguma margem confortável de trabalho.

Lembre-se que em projeto, certas opções podem implicar custos menores na utilização da casa, que esta seja mais sustentável, como por exemplo sombreamentos, racionalização de áreas, modos como de individualiza alguma divisões etc etc.

boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  2.  # 3

Atenção que essas áreas são as áreas úteis e não a bruta, onde é contabilizada pelo perímetro das paredes exteriores da moradia. Logo esses 245 m2 poderão tornar-se por exemplo em 270m2 ou mesmo mais.
    Relativamente aos valores não esquecer que além desses "850€/m2" ainda faltam os arranjos exteriores.

www.gabineteop.com
    • Atun
    • 5 dezembro 2012

# 4

doisarquitectos, muito obrigado pela resposta assim já dá para ter uma melhor noção. Gostaria de poder trabalhar com uma margem confortável mas o dinheiro não abunda e tenho receio de assim condicionar algumas opções.
    o que acha? e não querendo abusar o que acha das áreas e da distribuição das zonas?

mais uma vez obrigado
    • Atun
    • 5 dezembro 2012

# 5

Gabinete OP obrigado por este alerta que de facto não tinha a noção!
    o que se considera arranjos exteriores? muros, jardins? e qual seria um valor médio?

obrigado
  3.  # 6

850€ por m2 parece-me muita coisa.

Cada um sabe de si, mas gostava mesmo de ver justificado( por item) a construção desta casa a 850€ por m2. Vou admitir que a área bruta é 270m2...270*850= 229.500€ e ainda falta o iva..(ou os 850 contemplam o iva?)

Tenho uma em construçao muito semelhante em termos de áreas, 3pisos também, e ficou-se pelos 160mil.
  4.  # 7

Colocado por: AtunPiso 1 - suite 18m2 + closet 12 + wc 4, quarto 15, wc 6 e uma lavandaria com 4

Offtopic: Parabéns pela decisão de colocar a zona de tratamento de roupa perto da zona de criação de roupa suja: quartos e WC. Já ninguém aguenta andar com pilhas de roupa escada acima, escada abaixo. Mas aposte em máquinas silenciosas e num bom isolamento da lavandaria, especialmente se quiser aproveitar das horas de vazio de uma tarifa bi-horária de electricidade.
  5.  # 8

Penso que o valor médio de construção está adequado ao que pretende, embora com o desenvolver e a aferição do projecto, poderão ser controlados os custos, podendo até poupar em algumas soluções.

cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  6.  # 9

Boa tarde,

Sobre as áreas não me posso pronunciar, só mesmo vendo o desenho e analisando as opções tomadas. Há também certas escolhas para a vivência que cada um faz da moradia que pode fazer aumentar ou diminuir essas áreas de circulação.

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com

0.0136 seg. NEW