Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

sabe quanto me vai custar a minha para 48 meses .
    900 euros . esses suas contas dao mesmo q pensar
    ele a gatunos por tudo quanto e lado
    eles q deviam incentivar a construir assim so prejudicam

cumps
  2.  # 22

Colocado por: jorgandsabe quanto me vai custar a minha para 48 meses .
    900 euros . esses suas contas dao mesmo q pensar
    ele a gatunos por tudo quanto e lado
    eles q deviam incentivar a construir assim so prejudicam

cumps

Acho que esta deve ser mesmo a Camara Municipal mais cara do País ...
    Até aquilo que designamos por gatunagem consegue ser mais brando do que isto ...
    Concordam com este comentário: jorgand
    • dato
    • 8 dezembro 2012

# 23

Colocado por: ramos1999não me expliquei bem!quero eu dizer deixar a parte de acabamentos da parte de cima para mais tarde!envio junto uma foto em que a casa esta pronta em tudo menos a parte de cima!tendo eu mais ou menos 65 metros quadrados
    Concordam com este comentário:jorgand
      DSCN0259.JPG

ahh bom, assim tá bem :)
  3.  # 24

Colocado por: SchopferGott

Acho que esta deve ser mesmo a Camara Municipal mais cara do País ...
    Até aquilo que designamos por gatunagem consegue ser mais brando do que isto ...
    Concordam com este comentário:jorgand

4000 euros???onde foi buscar os preços?qual a câmara?isso é demasiado , eu ainda por cima paguei de multa 250 euros por ano! eu pela minha licença paguei 480 euros mas sei que 4 anos andava a volta dos 900 também, agora tenho pena não ter tirado o máximo de licença que me ficava pouca mais cara!
  4.  # 25

Boas!

Colocado por: SchopferGottNão querendo ser desmancha prazeres, e seguindo um pouco o que o P.Barradas já comentou atrás, veja-se o seguinte :

1 - Paguei 4000 € por 1 ano de licença de construção;

2 - Se pedisse 3 anos, ia-me sair à volta de 8000 €;

3 - Se por acaso tivesse de pedir uma 1 ª porrogação por metade do tempo inicial de 3 anos, ou seja, 1,5 anos, teria de pagar cerca de 600€ por cada mes adicional, ou seja 600€ * 18 meses, o que me ia sair em mais cerca de 10.800 €.

4 - Se por acaso estes 4,5 anos de licença ainda não chegassem, e precisasse de mais 1,5 anos até prefazer 6 anos (porque não me permitem mais, dado que o maximo que se pode pedir é metade do tempo inicial), teria de pedir uma segunda porrogaçao, que me ia custar 1000 € por cada mes a mais, ou seja, mais 1000€ x 18 meses, totalizando esta segunda porrogação em cerca de 18.000 €.

5 - Assim com jeitinho, tinha torrado 8000 € + 10.800 € + 18.000 € em licenças durante os 6 anos, ou seja um total de 36.800 €.

É caso para dizer, fiquem lá com tudo que não vale a pena ...
    Parece-me que compensa mais o juro de um emprestimozinho do que engordar malucos ... chatices ... Enfim ...

Colocado por: ramos1999
    4000 euros???onde foi buscar os preços?qual a câmara?isso é demasiado , eu ainda por cima paguei de multa 250 euros por ano! eu pela minha licença paguei 480 euros mas sei que 4 anos andava a volta dos 900 também, agora tenho pena não ter tirado o máximo de licença que me ficava pouca mais cara!

Realmente, que chulice!!

No concelho onde construímos a nossa moradia, a licença de construção era (não sei se esta isenção, ainda esta em vigor) gratuita para jovens <30, que pretendessem construir moradia nova. No nosso caso, não serviu, por não reunirmos as condições necessárias para beneficiarmos desta isenção, não pela minha idade já avançada (a esposa, preenchia os requisitos) mas, como no nosso caso foi reconstrução/construção, ficamos de fora e o valor a pagar foi cerca de 750,00€.

Em relação ao prazo de construção, existe uma maneira legal de o prolongar, com projectos de alterações, que vão arrastando o processo, e os honorários que se pagam ao arquitecto, são de longe mais económicos que os valores estúpidos, praticados nos licenciamentos de algumas câmaras... ;)

Cumpts
  5.  # 26

Colocado por: Tavares Miguelsabe tão bem não ser chulado por ninguém

Colocado por: jorgandcomo nao quero dar de comer a esses chulos

Estão a falar das Câmaras?????
  6.  # 27

Colocado por: Picareta

Estão a falar das Câmaras?????

dos bancos e creditos!quem puder fazer casa sem passar por eles melhor!
  7.  # 28

Colocado por: ramos1999onde foi buscar os preços?qual a câmara?isso é demasiado

LOURES

Eu não fui buscar os preços ... eles é que vieram até mim ....
  8.  # 29

onde fica isso em Miami?estava a brincar mas isso deve ser 1 caso em 1000!acho mal quem tem 25000 euros para começar e com terreno pedir um empréstimo!eu consegui fazer uma casa na mesma situação!Ainda me lembro de um colega meu que tinha comprado casa com credito a 6 anos na mesma altura que comecei a construir e ele gozava perguntando-me.
    -epa isso ainda não esta acabado?
    e eu respondia:
    -epa 700 euros por mês de prestação não é muito?
    ele respondeu:
    -não porque daqui a 5 anos vou ganhar mais e a casa vai valer mais!
    resumindo ,bom 5 anos passaram e eu acabei a minha casa e a situação começou a degradar-se para o meu colega o cigarro,café,saídas aos domingos,etc acabaram mas mesmo assim ele foi obrigado a emigrar porque não conseguia pagar o credito sem contar que para vender tinha que meter dinheiro do bolso dele!
  9.  # 30

Colocado por: SchopferGottNão querendo ser desmancha prazeres, e seguindo um pouco o que o P.Barradas já comentou atrás, veja-se o seguinte :

1 - Paguei 4000 € por 1 ano de licença de construção;

2 - Se pedisse 3 anos, ia-me sair à volta de 8000 €;

3 - Se por acaso tivesse de pedir uma 1 ª porrogação por metade do tempo inicial de 3 anos, ou seja, 1,5 anos, teria de pagar cerca de 600€ por cada mes adicional, ou seja 600€ * 18 meses, o que me ia sair em mais cerca de 10.800 €.

4 - Se por acaso estes 4,5 anos de licença ainda não chegassem, e precisasse de mais 1,5 anos até prefazer 6 anos (porque não me permitem mais, dado que o maximo que se pode pedir é metade do tempo inicial), teria de pedir uma segunda porrogaçao, que me ia custar 1000 € por cada mes a mais, ou seja, mais 1000€ x 18 meses, totalizando esta segunda porrogação em cerca de 18.000 €.

5 - Assim com jeitinho, tinha torrado 8000 € + 10.800 € + 18.000 € em licenças durante os 6 anos, ou seja um total de 36.800 €.

É caso para dizer, fiquem lá com tudo que não vale a pena ...
    Parece-me que compensa mais o juro de um emprestimozinho do que engordar malucos ... chatices ... Enfim ...
    Concordam com este comentário:nel.edgar
    eu concordo consigo. Esta é a minha primeira intervenção no forum e fiquei muito curioso quanto a este caso pois também penso que mais vale pagar juros do que andar sempre a alrgar dinheiro à camara. Sou residente no algarve e ando à algum tempo a pensar adquirir um terreno para depois construir. tenho o meu velhote que me pode ajudar imenso e que tem 30 anos de trabalho na construção mas por outro lado nao tenho nenhum pé de meia que me possa ajudar muito... Prefiro pedir ao banco já o dinheiro (o que a mim só me emprestam 85 mil eur) e começar com a construção de uma casinha simples de modo a poder começar a viver lá (o que é bom) e depois os restantes acabamentos e mobilias vou comprando aos poucos... penso que o mais importante é abraçar-mos o projecto de construir com garra e com cabeça, tronco e membros. Analisar tudo ao pormenor e evitar as tais derrapagens...já ouvi falar de malta que pagou um projecto e começou a construir aqui na zona de Faro e Olhão e sub-alugou um alvará, colocando apenas lá um pedreiro e um servente e indo eles proprios para lá ajudar a construir...não sei se isto é verdade mas foi-me informado por pessoal que já tem casa construida à algum tempo e pediram ao banco até 100.000 eur...
  10.  # 31

esses preços de licenças hummm... não sei não...acho um exagero.
    Eu pedi licença para 8 anos e tenho de pagar 460 euros, para uma área de construção de quase 160m2.
    Portanto, acho muito caro esses valores que andam por aí.
    Apesar que a minha zona é rural.
  11.  # 32

a malta acha caro estes preços porque nao vive em "Portugal"......ainda a semana passada a Camara de Setubal me pediu 4000 mil euros por uma prorrogação de uma licença para mais 6 meses.....

façam assim façam....vao construindo durante 10 anos que vao ver o que pagam ás camaras! poupam por um lado gastam por outro!
    • dato
    • 10 dezembro 2012

# 33

Colocado por: loverscouta malta acha caro estes preços porque nao vive em "Portugal"......ainda a semana passada a Camara de Setubal me pediu 4000 mil euros por uma prorrogação de uma licença para mais 6 meses.....

façam assim façam....vao construindo durante 10 anos que vao ver o que pagam ás camaras! poupam por um lado gastam por outro!

n compreendo estes valores, uns pagam 4000 e outros 400..

no seu caso nem vejo setubal como uma grande cidade(ao nivel de lisboa€€), n faz sentido
  12.  # 34

setubal nao é uma cidade muito grande...... mas é uma camara comunista de grande chulagem!
    • dato
    • 10 dezembro 2012

# 35

só pode...para construir uma casa tem q ser rico...lol

eu mudava de freguesia..lol
  13.  # 36

Quase todas as Câmaras Municipais têm na internet um
    "Regulamento de Taxas e Licenças"

Consultem para não terem (muitas) surpresas.
  14.  # 37

Quem quer construir casa, conforme a disponibilidade financeira, antes de se aventurar deve ler bem o artº 58 do DL 26/2010.
  15.  # 38

Começar a construir sem ter empréstimo parece-me má ideia, salvo se tiver algum dinheiro.

Conheço um caso em que aconteceu o seguinte:

A pessoa tinha o terreno e +- 60.000 euros de lado.
    Começou a construir e gastou o dinheiro, neste momento consegue "por de lado" cerca de 1000 €/mês.
    O problema é que tem de juntar 4 ou 5 meses antes de mandar fazer mais "um bocado" da casa, é um desespero. Anda nisto à 3 anos e parece que a casa "não sai do sítio".
    Pensou pedir 30.000 para acabar o que falta, mas nesta fase... não é fácil.

Por conhecimento de causa eu aconselharia a pedir sempre um empréstimo.
    Gastar primeiro o dinheiro do banco e ficar com o seu de lado. Quando chegar ao fim, pega no €€€€ com que ainda ficou e amortiza o que puder (se puder amortizar tudo, melhor).

Eu sei que gasta um pouco mais em juros e comissões, mas é melhor do que ficar com a obra parada ou a meio gás durante anos. Ou andar a pedir prazo e mais prazo à câmara...

Não há nada pior que ter a casa "quase" pronta e não ver maneira de a acabar...
  16.  # 39

Colocado por: PBarataPor conhecimento de causa eu aconselharia a pedir sempre um empréstimo.
    Gastar primeiro o dinheiro do banco e ficar com o seu de lado. Quando chegar ao fim, pega no €€€€ com que ainda ficou e amortiza o que puder (se puder amortizar tudo, melhor).

Isto, se sobrar dinheiro para amortizar ... Como as obras e os problemas costumam ter alguma afinidade, existe sempre aquela probabilidade não desprezável dos custos derraparem por algum motivo qualquer ...
    Normalmente, para crédito a construção é boa prática pedir um pouco mais do que se estima gastar, para os imprevistos ... Se sobrar, amortiza-se no fim.
    E depois, há que ter em conta que neste tipo de créditos a ultima tranche está sempre dependente do término da obra, e se o dono não tiver capital próprio para a terminar, fica com ela 'pendurada' até conseguir terminar (que pode por sí só já obrigar a pagamento de taxas de porrogação de licenças ...) para depois reaver o dinheiro da ultima tranche, que dependendo do contrato (normalmente entre 15 e 25% do motante total do crédito) pode rondar as dezenas de milhares de euros...
  17.  # 40

Torno a dizer, "ir fazendo" uma casa não faz muito sentido. De que serve investir o que se tem para deixar uma "casa" num estado inabitável? Salvo alguma razão especifica mais vale guardar para construir quando der.

Quanto ao não querer pagar juros é uma ideia um bocado estranha. Qual é o problema de pagar alguns juros para poder usufruir da habitação mais cedo? Só se vive uma vez... Para além disso os juros dos créditos a habitação são quase a inflação.

Esquecem-se de que se eu contrair um empréstimo hoje e ficar a pagar 500€, digamos, daqui a 10 anos pago na mesma 500€ mas devido à inflação custam-me muito menos a pagar o mesmo valor. Isto era tão mais válido quanto mais altos eram os juros, pois a tendência seria descerem. Hoje em dia apenas temos de levar em conta uma subida provável de juros.

0.0235 seg. NEW