Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Recentemente tive que alugar uma das minhas casas, realizei contracto NRAU tudo certinho e direitinho.

Como anda meio mundo a querer enganar a outra metade, gostava salvaguardar futuras dores de cabeça.

Gostava que os meus inquilinos no momento que decidem terminar o contracto de arrendamento, assinassem qq coisa.

A minha questão é a seguinte:

Existe algum tipo de documentação disponível para salvaguardar os senhorios e inquilinos de terminus de contracto?

Obrigado
  2.  # 2

Se estou recordado, os inquilinos são "obrigados" a enviar uma carta registada com aviso de recepção informando que pretendem terminar o contrato de arrendamento 2 meses antes (no caso de um arrendamento por 1 ano) da data em que pretendem abandonar a casa.
    Esse será o "documento" para salvaguardar senhorios e inquilinos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rethink_remake
  3.  # 3

Obrigado pelo feedback Rui
    •  
      GF
    • 9 janeiro 2013

# 4

Atenção que as coisas mudaram.
    A nova lei, que entrou em vigor no final do ano passado, alterou algumas coisas nesse sentido.

Primeiro, as normas sobre caducidade e denuncia, passaram a ter natureza imperativa, de acordo com o 1080º :

Artigo 1080.º […]
    As normas sobre a resolução, a caducidade e a denúncia do arrendamento têm natureza imperativa, salvo disposição legal em contrário

Antes, eram de aplicação facultativa.

E agora, é esta a regra, o 1098º nº3, e não o que foi dito em cima:

3 - Sem prejuízo do disposto no número seguinte, decorrido um terço do prazo de duração inicial do contrato ou da sua renovação, o arrendatário pode denunciá-lo a todo o tempo, mediante comunicação ao senhorio com a antecedência mínima seguinte:
    a) 120 dias do termo pretendido do contrato, se o prazo deste for igual ou superior a um ano;
    b) 60 dias do termo pretendido do contrato, se o prazo deste for inferior a um ano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rethink_remake

0.0089 seg. NEW