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    • J.C
    • 4 janeiro 2013

     # 101

    Assim está correcto!
      sapata para muro de arrimo.jpg
  1.  # 102

    Assim está errado, falta o betão de regularização e essas pedras a suportar a armadura não são admissíveis.
    Concordam com este comentário: trabalharmuitobem
    • LVM
    • 4 janeiro 2013 editado

     # 103

    O betão não precisa de estar mais aguado para entranhar melhor. O betão precisa é de ser feito com as percentagens certas de cada componente. Quando aplicar diga ao "mestre" para o furar durante uns 10 minutos com um varão grosso, isto se não tiver um vibrador pequeno.

    Desculpe a franqueza, mas o que se vê nas fotos não indicia nada de bom. O recobrimento, o aspecto do betão que quase de certeza foi baldeado e não foi vibrado nem apiloado e está cheio de bolsas de ar dentro, as pedras a fazer de espaçadores, etc.

    Por enquanto não está preocupado porque o que está a ser feito não se vê. Mas ande em cima da obra e NUNCA deixe betonar sem verificar primeiro o troço em causa. Veja se tem as armaduras todas, se estão bem posicionadas (espaçamentos e recobrimentos), etc... Veja se a cofragem está bem posicionada e está devidamente segura para não arrear com o peso do betão fresco. Não tem nenhum amigo conhecedor que vá dar uma vista de olhos ao muro?. Se chamar a atenção com antecedência, ou seja, se antever os problemas que vão surgir, ganha você e ganha o empreiteiro.
    Ás vezes é mais barato fazer bem que fazer mal...

    Isto não tem nada a ver com o preço apesar de eu achar esse valor irrealista para um muro com essas dimensões... Vamos ver se o empreiteiro se porta bem até ao fim... Hã quem trabalhe bem muito mais barato do que outros que fazem mal, mas... ver para crer...
    Boa sorte
    • J.C
    • 4 janeiro 2013

     # 104

    Tá errado??
    Bem me pareceu que aquele!!...Era mais um Projeto da tanga.
    • jafn
    • 4 janeiro 2013

     # 105

    Dusca, o pessoal só o está a alertar para seu bem, pois à falta de euros, mas também à falta de jeito, até porque também se consegue fazer betão com uma betoneira
    com muito melhor aspecto, do que esse que se vê nas suas fotos, e elas dizem tudo, para quem anda todos os dias nisto.
    • dusca
    • 4 janeiro 2013 editado

     # 106

    Luis Varela Martins - muito obrigado pelo seu post, excelente, obrigado mesmo...
    J.C - na imagem que colocou, qual é a ligação dos ferros da sapata com os ferros do muro? Pelo que vejo, nenhuma...
    j cardoso - lá está, tem razão nesses pormenores todos mas diga-se de passagem que há uns anitos atrás ninguém ia a esses pormenores e os muros continuam de pé...
    jafn - obrigado, sei disso sim e agradeço. Ao longo da obra vou metendo mais fotos para irem vendo e tecendo comentários.

    Já aqui foram tidas considerações que muito agradeço e já as comuniquei ;-P e ele lá deu as suas explicações:

    ferro a pele - Foi só ali no inicio mas não tem mal porque ele vai meter mais 3 a 4 dedos de massa no final da sapata, quando fizer o muro, ou seja, niblar e engrossar pelos níveis já existentes, ele até meteu uma régua a dizer-me onde vai ficar e realmente vai para lá do ferro ainda mais 4 dedos...

    massa - sempre encheu assim os pilares e segundo ele, continuam de pé... uma betoneira com 4 areia, 4 pedra e 2 e meia de cimento, diz ele que é a bitola que sempre usou à anos...

    vibração - mostrou-me um ferro dobrado na ponta que anda com ele preso a cintura e serve para chegar a armação e puxar quando está a encher, serve de vibração...
    • LVM
    • 4 janeiro 2013

     # 107

    Vibração não é isso. Isso é corrigir o posicionamento das armaduras durante a betonagem.
    Vibração é retirar o ar que fica dentro do betão durante a betonagem para não ficarem bolsas de ar no interior da peça que retiram capacidade de resistência ao betão e fragilidades no comportamento estrutural.
    Para retirar esse ar pode usar um vibrador ou, se não tiver, fura o betão insistentemente com um varão para o remexer e deixar o ar sair. Se o troço que estiver a betonar for alto, deve fazer essa operação de retirada do ar cada 30 ou 40 cm (não precisará de 10 minutos se forem vários a fazer o mesmo) e só depois recomeça a betonagem. Se a peça for muito alta e só apiloar no fim não consegue deixar sair o ar que ficou em baixo.
    Concordam com este comentário: barbudo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alexp
  2.  # 108

    Luis Varela Martins, tem razão no que diz mas eu vejo-o com o dito ferro mexer nos ferros da armação a puxar para cima e baixo, movimentos pequenos e vejo a massa a escorrer melhor por tudo quanto é buraco...
    • LVM
    • 4 janeiro 2013

     # 109

    Colocado por: duscaLuis Varela Martins, tem razão no que diz mas eu vejo-o com o dito ferro mexer nos ferros da armação a puxar para cima e baixo, movimentos pequenos e vejo a massa a escorrer melhor por tudo quanto é buraco...

    Facilita desde que não desposicione a armadura do sítio.
    Mande apiloar o betão. Não custa nada.

    Sabe porque não quer apiloar e só "mexer" nas armaduras? Porquê uma peça com o betão bem vibrado leva mais betão do que se não for vibrado.
    Eu vi em tabuleiros de pontes o betão baixar 20 cm depois de bem vibrado. Claro que estamos a falar de outra dimensão. Mas este é o principio...
    Concordam com este comentário: dusca
    • dusca
    • 4 janeiro 2013 editado

     # 110

    Continuação da sapata, já com as vossas dicas ;-P
      DSC02331.JPG
      DSC02333.JPG
  3.  # 111

    Ainda não tinha reparado que a armadura vertical do muro está amarrada à armadura superior da sapata!!!! ainda por cima a armadura que ficará à tracção!!...Uiiiii
    Concordam com este comentário: trabalharmuitobem
  4.  # 112



    Cimento... 4 de areia, 4 de pedra e 2 baldes e meio de cimento...

    sempre mais pedra do que areia
    5 de pedra,4 de areia e 2 de cimento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dusca
  5.  # 113

    Obrigado rabalharmuitobem.
    O cimento está a sair melhorsinho agora com as vossas dicas.
    • dusca
    • 4 janeiro 2013 editado

     # 114

    Colocado por: PicaretaAinda não tinha reparado que a armadura vertical do muro está amarrada à armadura superior da sapata!!!! ainda por cima a armadura que ficará à tracção!!...Uiiiii


    Qual é o problema desta solução? Não é melhor as duas armações irem a sapata?
  6.  # 115

    Colocado por: duscaQual é o problema desta solução? Não é melhor as duas armações irem a sapata?

    As duas armaduras devem ir à sapata, mas devem ser amarradas à armadura inferior da sapata e não à armadura superior com está na foto. A armadura que vemos na foto amarrada à armadura superior vai ficar tencionada quando o muro for aterrado, e como vai ter apenas 3 ou 4 cm de betão por cima, o mais provável é o muro cair, porque a armadura não está devidamente amarrada à sapata, esses 3 ou 4 cm de betão não são suficientes para amarrar a armadura.
  7.  # 116

    Ola Picareta, obrigado pelo comentário que considero bastante interessante.

    A sapata esta ja meia cheia, ou seja, a outra parte da sapata ainda vamos a tempo de corrigir. A minha questão agora é como corrigir a outra metade que ja esta nesse pormenor de amarrar a armadura?
  8.  # 117

    Colocado por: duscaOla Picareta, obrigado pelo comentário que considero bastante interessante.

    A sapata esta ja meia cheia, ou seja, a outra parte da sapata ainda vamos a tempo de corrigir. A minha questão agora é como corrigir a outra metade que ja esta nesse pormenor de amarrar a armadura?

    "meia cheia"
    uma sapata quando se enche, enche-se toda ao mesmo tempo, não é às prestações
  9.  # 118

    Colocado por: trabalharmuitobem
    "meia cheia"
    uma sapata quando se enche, enche-se toda ao mesmo tempo, não é às prestações


    Ola trabalharmuitobem, sim, sabemos disso mas como por estes lado é tudo feito a mão, não há braço que aguente ;-P
    • LVM
    • 5 janeiro 2013

     # 119

    Colocado por: dusca
    Ola trabalharmuitobem, sim, sabemos disso mas como por estes lado é tudo feito a mão, não há braço que aguente ;-P

    Depois de tudo o que foi dito e visto nas fotos (e ainda vamos na sapata), há um conceito que convém que comece a interiorizar. Você não vai ter um muro de suporte em betão armado com as dimensões do seu por 3.800€.

    O que você vai ter é 3.800€ de muro de suporte em betão armado, feito com betão duvidoso, com bolsas de ar no interior, armaduras sem protecção à corrosão, armaduras do muro sem ligação à armadura inferior da sapata (gravíssimo), juntas de betonagem na sapata, etc, etc. E ainda a procissão vai no adro.

    Entendo que o seu orçamento é limitado e que a mão de obra é a disponível.
    Mas com toda a sinceridade, tenho que lhe dizer: pelo que vi até agora, não espere grande trabalho final.

    Não leve a mal. Não sou projectista nem empreiteiro nem tenho qualquer negocio ligado a muros de suporte ou afins...
    As opiniões que aqui recolhe são todas sensatas e importantes.
    Dentro das suas possibilidades, tente segui-las. O trabalho final agradece.
  10.  # 120

    Peço desculpa mas tenho de intervir ......este tipo de procedimentos quer na cofragem e betonagem sem o devido calculo e feito a olho pode dar em m*****, penso que arranjaria um engº que lhe fizesse isso por metade desses 600 euros, era só uma questão de explorar melhor o mercado. Com este tipo de procedimento é a mesma coisa que mandar á m... os engºs, então para quê andaram eles a estudar e a pagar o curso....fica aqui a questão! Se não tinha dinheiro não fazia....agora fazer muros de suportes de terra não é a mesma coisa que fazer um muro normal...esse talvez dispensasse o engº, e depois queixam-se que acontece os acidentes e o culpado é o empreiteiro....é só um desabafo
 
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