Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    armaduras do muro sem ligação à armadura inferior da sapata (gravíssimo)
    Concordam com este comentário: barbudo
  2.  # 122

    Mais uma vez alerto para algumas falhas graves no seu muro:
    - A amarração da armadura é preocupante. Na zona onde este terá mais força (na base do muro) não terá onde se agarrar convenientemente.
    - O recobrimento, deverá ser superior a 3 cm (geralmente mais) em qualquer muro, pois só assim poderá evitar a corrosão do aço da armadura (perda de resistência do muro) e as manchas de ferrugem na superfície. Mesmo acrescentando uma nova camada de betão, como diz, ficará uma junta (de betonagem) onde a água consegue penetrar e chegar à armadura com algumas facilidade.
    - O betão tem péssimo aspecto e deverá ser vibrado/compactado para expulsar o ar e assim aumentar a sua resistência, aspecto visual e reduzir a sua permeabilidade à água.
    - etc, etc.
    O que está agora a ser feito (mal) é a parte chave do seu muro.
    Creio que pelo mesmo dinheiro, ou pouco mais poderia ter feito um muro respeitando os padrões exigidos de qualidade e segurança. Assim, pode cair ou não cair (claro que oxalá não caia!). Parece-me que desde o início teve ideias fixas e pouca abertura para aprender com quem mais sabe aqui no forum (que não sou eu!) e que lhe poderiam ter dado valiosos conselhos.

    Nota: Sou eng mas NÃO tenho qualquer interesse comercial ou de angariação deste projecto. Não exerço actividade profissional nessa área (nem na construção). Muito me preocupa no entanto os erros que tenho visto na construção por simples ignorância e conformismo dos donos de obra. Exige-se quando se compra um carro ou um equipamento qualquer, mas não se exige quando se constrói. Aqui parece normal as coisas falharem e ficarem mal feitas por muitos anos.
  3.  # 123

    Obrigado a todos pelos contributos.

    Já todos sabem que financeiramente não poderei ir mais além, assim sendo, o que me aconselham? Paro a obra? Continuo?
    Se aconselham a continuar, o que há a mudar?
    Se for para parar, o que digo ao empreiteiro?

    Já pensei em continuar o resto da sapata com os ferros todos como deve de ser e propor ao empreiteiro para encher o muro a IBERA... temos que ver a diferença de preço e ver se posso chegar la (€)...

    Obrigado
    • xarreu
    • 6 janeiro 2013 editado

     # 124

    O que se vê aqui é prato do dia em vivendas(até à uns tempos atrás quandas as havia para fazer), em certas coisas sou um bocado antiquado, acho que um betão feito em obra pode ser muito bom é preciso é saber "cozinha-lo", já vi betão pronto que.... é melhor nem falar nisso.

    O que vejo aqui é uma situação tipica, fazemos casas queremos domotica, aquecimento xpto, revestir paredes, estetica, etc... a estrutura pouco importa. conheço diversos casos de vivendas com tudo do melhor, mas estão rachadas, têm infiltrações, até casos de varandas caidas conheço. Não é este caso mas é parecido. Para as pessoas uma sapata é um cubo de betão e pronto, faz-me lembrar a quantidade de vezes que tentei explicar a clientes que um piso não é um tecto e ponto final.

    Fica aqui o desabafo. Boa sorte com o suporte de terras.

    Será de mim ou quando procuro fazer algo procuro fazer bem, logo procuro quem sabe...
    • dusca
    • 6 janeiro 2013 editado

     # 125

    Soluções:

    1 - A amarração da armadura é preocupante: a sapata está meia, alterar o restante ferro da sapata para que fique em condições? Acima da malha de cima da sapata ainda tem 10cm de cimento... Até onde foi cheia o muro tem apenas 1,80, a partir de agora é que o muro em betão será maior...
    2 - O recobrimento: já está a ser rectificado e o que já está feito, levará mais uma faixa de cimento para proteger no ferro que esta à pele, que dizem?
    3 - O betão tem péssimo aspecto: adiciona-se mais um balde de cimento na betoneira?
    4 - Armação de ferro no muro está com 40cm, podem ficar mais juntos e o muro continuava a ficar de 40cm...
    5 - Enchimento, esta a encher diariamente mas agora a sapata esta a meio e assim ficou sábado, domingo e vai ficar segunda porque vão fazer nesse dia o restante ferro; Presumo que o mesmo vai fazer no muro, encher as parcelas e claro, mesmo que eu aperte com ele, é capaz de trabalhar no sábado mas deixará sempre o domingo para descansar...
    6 - Posso falar com ele para tentarmos encher o muro com a IBERA mas isso implicaria fazer a conferagem de 44m de madeira, 22 dum lado e 22 do outro, encher tipo em 3 ou 4 vezes...


    Que dizem?

    Também existe a solução de mandar embora o empreiteiro que por sinal já vimos que não é muito sabedor... já transferi alguma verba, logicamente...

    Obrigado
    • jafn
    • 6 janeiro 2013

     # 126

    Colocado por: duscaque não é muito sabedor


    Foi difícil você chegar a este ponto!!!
    E depois quem é o empreiteiro que quer pegar nesse trabalho, e ficar responsável, pelo que dele der e vier?
    E que como diz o ditado, quem nasce torto, tarde ou nunca se endireita, e depois do que já está feito? só se demolir tudo e começar tudo de novo, mas como deve de ser.
    • dusca
    • 6 janeiro 2013 editado

     # 127

    jafn, não é difícil quando o tempo (€) não é muito e não há muita opção de escolha... aliás, escolhas até há, eu é que não as posso escolher...

    Não vejo que o trabalho não seja possível de ser continuado mesmo com o empreiteiro que cá anda, foram identificadas as falhas, há que as tratar e seguir em frente.

    1 - A amarração da armadura: estive agora lá a medir, acima da malha superior da sapata tem + 15cm de betão por isso, nao me parece que seja MUITO grave, há que mudar e colocar o ferro como deve de ser uma vez que é a partir de agora que o muro começa a ter mais altura...
    2 - O recobrimento: Mete mais massa, só ainda estamos na sapata e foi só ali 1,5m de resto, já está rectificado...
    3 - O betão tem péssimo aspecto: adiciona-se mais um balde ou meio balde de cimento em cada betoneira...
    4 - Armação de ferro no muro: junta-se mais para o deixar mais dentro e o muro continua a ter 40cm... não era preciso tanto...
    5 - Enchimento: vou combinar com ele para encher também aos sábados... mas vamos ver a diferença para enchimento da ibera...

    Já referi diversas vezes, não tenho mais para gastar, infelizmente se não as opções eram outras... o muro tem que ser feito já.

    Apenas procuro soluções com o que tenho, por favor, é isso que peço, vou tentar fazer o MELHOR POSSÍVEL... por exemplo, relativamente ao ferro, já identificamos o problema na sapata, vai ser corrigido. No muro, quanto deve em cimento para fora da malha de dentro? e da malha de fora? 10cm? ou mais?

    Obrigado
  4.  # 128

    É mais ou menos isto que lá está?
      Muro fc png.png
    • dusca
    • 6 janeiro 2013 editado

     # 129

    Esse ferro ao alto, da parte de dentro estava como está na imagem que colocou

    Agora vai ficar assim:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alexp
      1112.jpg
  5.  # 130

    Concordo perfeitamente com o xarreu....isso é o prato do dia nas nossas construções, e depois é do mal feito raramente se consegue resolver.
    A base onde liga a estrutura do muro à sapata deve ser reforçada pois é ai onde existe maior probabilidade de cedência.
    Não se esqueça que fazer um muro de suporte num terreno plano é muito diferente de um feito em terreno inclinado, onde a agua das chuvas tende a ir para a zona mais baixa logo ai vai haver mais pressão sobre a estrutura.
    " O betão tem péssimo aspecto: adiciona-se mais um balde ou meio balde de cimento em cada betoneira" ....A dosagem do betão não é a olho, para cada situação requer quantidades adequadas dos elementos que o compõe.....isso é assunto muito sério para se fazer assim com esses procedimentos que o senhor está a tentar executar...é como um tiro no escuro, pode calhar bem como mal...agora pense bem.
  6.  # 131

    Colocado por: duscaEsse ferro ao alto, da parte de dentro estava como está na imagem que colocou

    Vai ter que ter sorte para correr bem. Um muro de 40cm de espessura com 1.8m de altura não cai facilmente, mas tem aí um erro gravíssimo, e teria custado o mesmo se fosse bem feito. Bem feito seria colocar o ferro como no desenho que fez, e pode ir sempre na vertical, não precisa daquele traçado a 45º.

    Já agora imprima as seguintes dosagens indicadas pela cimpor e leve para a obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dusca, alexp
      dosagens png.png
    • LVM
    • 7 janeiro 2013

     # 132

    Não posso deixar de comentar o espirito de missão de alguns engenheiros que, com os seus comentários e conselhos (e até desenhos de pormenorização de armaduras), estão a ajudar a dimensionar e construir uma estrutura que, a ser mal dimensionada e /ou executada, pode custar vidas.

    Em contraponto, quando aqui há umas semanas alguém pedia uma minuta de uma carta para actualizar a renda, minuta essa que chegou a ser publicada em jornais, responderam que era melhor contratar um advogado ou um solicitador porque fornecer minutas é crime... Sempre que alguém aqui pede minutas (há livros de venda ao público com centenas de minutas), aparece sempre alguém a informar que tem que contratar um advogado ou um solicitador...
    • Eddy
    • 7 janeiro 2013

     # 133

    Boas,

    Tenho tentado acompanhar esta topico e tenho um pequena dúvida: porque é que a sapata fica por baixo do aterro e não do lado oposto, ou seja do lado do muro que vai ficar vizível?

    Isso é irrelevante ou há uma maneira mais certa e outra menos certa?

    Obrigado,
    e
  7.  # 134

    Porque o peso da terra sobre a sapata ajuda à sua estabilização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Eddy
  8.  # 135

    Colocado por: EddyTenho tentado acompanhar esta topico e tenho um pequena dúvida: porque é que a sapata fica por baixo do aterro e não do lado oposto, ou seja do lado do muro que vai ficar vizível?

    Pode ser feito de qualquer uma das formas, tem é que ser calculada e não feita a olho.

    A forma utilizada neste tópico parece-me a melhor porque no caso do muro ser executado no limite do terreno a sapata não fica no terreno do vizinho (nem poderia ficar), e também porque desta forma o peso da terra sobre a sapata ajuda à estabilidade do muro.
    Concordam com este comentário: dusca
  9.  # 136

    dusca, o seu muro NÃO ficará SEGURO.
    Logo, não deverá avançar com a sua construção.
    • Eddy
    • 7 janeiro 2013

     # 137

    Obrigado pelas explicações sobre a posição/direcção da sapata.

    Ota coisa: pode-me ter passado ao lado, mas não vi neste tópico referido sobre eventualmente dar uma inclinação ao muro de modo a que fique ligeiramente deitado para trás contra o lado do aterro.

    Isso não é algo que possa contribuír para torna-lo mais estável e de alguma forma colmatar alguns dos problemas que estão aqui referidos?
  10.  # 138

    Colocado por: Picareta
    Vai ter que ter sorte para correr bem. Um muro de 40cm de espessura com 1.8m de altura não cai facilmente, mas tem aí um erro gravíssimo, e teria custado o mesmo se fosse bem feito. Bem feito seria colocar o ferro como no desenho que fez, e pode ir sempre na vertical, não precisa daquele traçado a 45º.

    Já agora imprima as seguintes dosagens indicadas pela cimpor e leve para a obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dusca,alexp
      dosagens png.png


    esta tabela que colocou, faz +/- qts m3?
    • J.C
    • 7 janeiro 2013

     # 139

    Isto sim uma tabela esclarecedora!!!
      dosagem.png
    • Neon
    • 7 janeiro 2013

     # 140

    Porque limitou as duvidas à unidade de medida (os baldes)?

    A granulometria da brita..não questiona? será n.º1 , nº 2 ou n.º 3?

    :)
    Concordam com este comentário: J.C
 
0.0312 seg. NEW