Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos.
    Recebi a visita de uma vizinha por causa de uma situação que já me incomoda a algum tempo e preciso da vossa opinião relativamente à melhor forma de resolução.

Nas obras de remodelação do meu apartamento, aproveitei a oportunidade para fazer a pre instalação do ar condicionado, com ligação para as máquinas que se encontram na varanda. De forma a garantir a pendente de escoamento e porque não gosto de deixar nada à vista, concordei em deixar tudo preparado para as máquinas ficarem assentes junto ao chão. A agua seria por sua vez escoada através da pingadeira que a varanda possui.
    A ideia parecia excelente. Estava tudo a funcionar muito bem, até que, comecei a receber reclamações porque a agua caia em cima da caixa dos estores, das pessoas que fecharam as varandas e colocaram estores.
    Tentei resolver com a colocação de um tubo comprido em pvc na pingadeira e agora recebo reclamações porque por vezes cai em cima de roupa, de quem coloca a mesma estendida por fora da varanda.

Tentei fazer tudo bem e ainda me chateiam :(
    Ok, sei que a pingadeira não foi feita para recolher aguas do ac, mas nunca pensei que por vezes com a ação do vento fosse cair em cima de caixa de estores ilegalmente colocados...

Como posso resolver? As aguas que recebo das máquinas interiores vêm por um tubo que está já rente ao chão.
    As máquinas exteriores, posso tentar colocar um tabuleiro por baixo....e depois recolher a agua. Mas quem fica com o trabalho sou eu!

Posso também tentar colocar um tubo na pingadeira ainda maior...

Que acham da situação?
  2.  # 2

Tem possibilidade de direccionar a água da máquina exterior para um vaso?
    Se o caudal não for nada de exagerado mantém um vaso regado e o excedente perde-se por evaporação.
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 3

Colocado por: hangasTem possibilidade de direccionar a água da máquina exterior para um vaso?
    Se o caudal não for nada de exagerado mantém um vaso regado e o excedente perde-se por evaporação.
    Concordam com este comentário:eu

Posso colocar a agua das maquinas exteriores para um vaso, mas, mesmo assim, é muita. O tudo que recebo das maquinas interiores, é de tal forma rente ao chão, que não posso fazer nada.
  4.  # 4

pode colocar um deposito e dentro deste uma bomba de condensados a enviar esta agua para o esgoto,

ou colocar um tubo de 20mm na parede até ao nivel do passeio.

PS: as unidades exteriores fazem muitas dezenas de litros de agua nesta epoca.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jrosa
  5.  # 5

Colocado por: hangasmantém um vaso regado

as plantas não gostam de agua destilada.

Colocado por: hangaso excedente perde-se por evaporação.

nesta altura do ano é improvavel que evapore qualquer coisa no exterior.
  6.  # 6

Colocado por: jorgealvespode colocar um deposito e dentro deste uma bomba de condensados a enviar esta agua para o esgoto,

ou colocar um tubo de 20mm na parede até ao nivel do passeio.

PS: as unidades exteriores fazem muitas dezenas de litros de agua nesta epoca.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jrosa

Era mesmo esta solução que procurava. Vi este filme e gostei da ideia http://m.youtube.com/watch?feature=related&v=d-3EfjhY65E, mas colocava a bomba antes da pingadeira da varanda, a mandar agua para um garrafão de 5L.
    Quanto custará uma bomba destas? Onde comprar?

Obrigado
  7.  # 7

o link do video não funciona (deve ser da versão mobile e eu estar no PC),

mas atenção que a maquina exterior faz 30 a 60 litros de agua nesta época do ano,

nas casas da especialidade existem um sem numero de bombas para estas aplicações,
  8.  # 8

Colocado por: jorgealveso link do video não funciona (deve ser da versão mobile e eu estar no PC),

mas atenção que a maquina exterior faz 30 a 60 litros de agua nesta época do ano,

nas casas da especialidade existem um sem numero de bombas para estas aplicações,

Link correto é http://youtube.com/watch?feature=related&v=d-3EfjhY65E,

Alguma casa que queira recomendar? Pois, não sei o que fazer a tanta agua, mas só ligo os aparelhos um pouco à noite.
  9.  # 9

Alguma casa que queira recomendar?

mora aonde?
  10.  # 10

Colocado por: jorgealves
    mora aonde?

Lisboa. Obrigado.
  11.  # 11

então pode encontrar nestas lojas
    www.arl.com.pt
    www.polozero.pt
    tem nos respectivos sites os contactos
    em qualquer uma delas o que pode procurar é uma bomba para ser aplicada na base de um tabuleiro ou deposito de recolha de agua e com descarga até 20metros de distancia, bomba especial para grandes caudais causados pelas maquinas exteriores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jrosa
      Maxi-orange.jpg
  12.  # 12

Muito obrigado. Era mesmo isto. Na 2 feira vou já tratar do assunto.

Só uma coisa, o site é polozero.com
    • jrosa
    • 18 dezembro 2012 editado

# 13

Já comprei o equipamento e já está a funcionar ainda que de forma provisória. É preciso dar um jeito para ficar com outro aspeto.

Obrigado pela ajuda prestada

A boia

A bomba
  13.  # 14

Colocado por: jrosaÉ preciso dar um jeito para ficar com outro aspeto.

um grande jeito mesmo!!!!
    e cuidado com aquele ligador para não apanhar com agua.
    Concordam com este comentário: jrosa
  14.  # 15

Boas noites,

No meu apartamento (ainda em construção) a máquina exterior do ar condicionado (multisplit) irá ficar dentro de uma especie de armário (com grelhas) na varanda, a minha questão é.. não irá perder performance por estar fechado ainda que com as tais grelhas?

cumprimentos.

0.0162 seg. NEW