Iniciar sessão ou registar-se
    • Etna
    • 7 dezembro 2012

# 1

Á seis anos atrás instalei, para aquecimento central e aqs, uma caldeira policombustível Domusa Granada num anexo próximo da casa. Após um estudo do vendedor e do instalador terem verificado que a altura a que se iria situar o vaso de expansão aberto era insuficiente para ficar em ataque direto aos radiadores (do 1º andar da casa) foi montada em circuito primário de ataque a dois permutadores de 24 placas e daí o circuito secundário de ataque aos radiadores. A temperatura da água á saída dos permutadores, com a caldeira no máximo, nunca chegou aos 70º e era difícil controlar a caldeira porque a água entrava frequentemente em ebulição e as bombas desferravam. No inicio deste inverno verifiquei que os permutadores estavam sujos porque a temperatura á saída não passava dos 45º. Resolvi eliminar o circuito primário dos permutadores de placas e ficou a bomba do circuito secundário em ataque direto da caldeira para os radiadores. Para grande surpresa todos os radiadores aquecem normalmente e todo funciona bem. Apenas o vaso de expansão aberto perde alguma água aquando da paragem das bombas. O nível da água máximo deste fica apenas vinte e dois centímetros acima do topo mais alto dos radiadores. Como não posso subir mais o vaso de expansão aberto alguém terá uma solução para evitar a entrada de água fresca na caldeira?
    Obrigado a todos.

Cumprimentos
  1.  # 2

vaso de expanção fechado!
    Concordam com este comentário: TLS
    • TLS
    • 7 dezembro 2012

# 3

Colocado por: Sergio Rodriguesvaso de expanção fechado!
    Concordam com este comentário:TLS

DEfendo e defenderei ate a morte
  2.  # 4

Colocado por: TLSDEfendo e defenderei ate a morte

então?
    • Etna
    • 7 dezembro 2012

# 5

Já tenho vasos de expansão fechados nos tubos de retorno á caldeira do termoacumolador de aqs (vaso de 12 litros) e no do aquecimento central (25 litros).
    Ao fechar completamente os circuitos teria de meter válvula de segurança e não lhes confio a segurança da minha família.
  3.  # 6

existem válvulas no mercado muito boas e que cumprem a sua função em pleno. tem é de escolher.
    Concordam com este comentário: Etna
  4.  # 7

Colocado por: EtnaJá tenho vasos de expansão fechados nos tubos de retorno á caldeira do termoacumolador de aqs (vaso de 12 litros) e no do aquecimento central (25 litros).

e aqui ja confia?
    • Etna
    • 8 dezembro 2012

# 8

Colocado por: ultrahipermegaexistem válvulas no mercado muito boas e que cumprem a sua função em pleno. tem é de escolher.
    Concordam com este comentário:Etna

Obrigado!
    A pressão máxima de trabalho da caldeira é de 3.5 Kg/cm2. Alguém sugere válvula de segurança de boa qualidade e com provas dadas.?
  5.  # 9

o seu instalador deve conhecer as varias valvulas necessarias para o que pretende e que para que fique descansado que nada rebenta ou estoure e a segurança da sua familia fique garantida!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Etna

0.0145 seg. NEW