Olá a todos! Sei que o titulo é extenso, mas abrange os tópicos por onde quero passar! Moro numa moradia de 3 pisos. A água vem de baixo e tem que chegar a toda a casa (cozinha 1º piso e WC r/c 1º e 2º pisos).
O que eu tenho em casa é: - caldeira (está desligada, por mim, pois a chama estava sempre ligada e a conta do gás era elevada) - termo acumulador (ligado 24h/dia) - bomba de circulaçao (ligada com um temporizador)
Pois entao tenho a bomba a arrancar de manha, um pouco antes do primeiro banho para que ao abrir a água a mesma já venha quente e não seja preciso esperar pela mesma e de forma a nao gastar agua em demasia. Liga tambem pela hora de almoço, ao final da tarde para um ou outro banho se necessário e a noite pela hora de dormir. Até aqui, penso que tudo bem!
No entanto, de manha, sao sempre 3 banhos, o que esvazia o cilindro (termoacumulador?) e mesmo o ultimo banho já é rapido pois a água já não é tao quentinha!!! Depois... a agua fria entra para o cilindro e fica o resto da manha o tempo todo ligado para a mesma aquecer. O que eu gostava de saber era se é possivel e se é viavem instalar um esquentador inteligente antes do cilindro de forma a que a água que fosse a entrar no cilindro já entrasse quente ao ser aquecida no esquentador. Para além da vantagem de ter praticamente sempre água quente pronta a sair... em termos de custos, fica-me mais barato aquecer a água com o gás ou esperar que o cilindro a aqueça?
Penso que a caldeira que estava ligada fazia esta mesma funçao! Porem, sempre ligada... a despesa do gás ia sempre para cento e poucos euros de 2 em 2 meses! Por isso a desliguei e agora só tenho usado o gás para o fogão. E o consumo é substancialmente menor!
Quem me dá umas dicas de como conseguir poupar mantendo o conforto que se quer num lar?
Porque nao um relogio no termoacumulador,em minha casa sao 3 banhos...rápidos :),e tenho relogio para de manha...1.5 horas chega para ajecer a agua,e a noite mais 1 hora...e chega...
pode sempre meter um cilindro com mais capacidade para aguentar os 3 banhos seguidos
caso tenha bi horario e só tomem banho de manha e n usem mais a agua quente em grandes quantidade pode meter um relogio como o joaosantos disse, mas caso use agua durante o dia já n compensa
joaosantes, 1h e 30min chegam para aquecer toda a agua de um termoacumulador?
dato, a ideia inicial do meu pai era no caso de falhar de gás ou falha electrica, haver sempre hipotese de ter água quente! cá em casa ainda temos bi-horario! Porem a água quente tanto se usa de manha como ao fim da tarde em banhos.
Estou com um problema qualquer: Agora, de manha... a agua quente vem e de repente fica fria... depois... passados alguns minutos... volta a vir quente. O que se pode passar? Abraço a todos