Iniciar sessão ou registar-se
    • jrosa
    • 9 dezembro 2012 editado

     # 1

    Boas madrugadas.

    Estou com uma questão que anda a tirar o sono.(sao 4:30)
    Quando a casa foi pintada após as obras de remodelação, não acho, mas tenho a certeza que o primário que colocaram nas paredes era na realidade uma membrana. Ou seja, numa casa onde nunca tive problemas de umidade tenho agora condensação.

    Assim que o problema foi levantado, comecei por fazer o que li no forum, fazer boa ventilação. Todos os dias as janelas são abertas. No entanto, sinto por vezes que não é suficiente e já me aconteceu, fechar a janela às 18h e às 21h ter condensação na janela.

    Preciso de uma solução:
    - já comprei uma daquelas caixas com granulado para a umidade, é eficaz até que ponto?
    - tenho AC e tem aquele programa de desumidificar, mas já li que é só para umidades "quentes", é verdade?
    - comprar um desumidificador, será esta a solução?

    Obrigado
  1.  # 2

    a silica so funciona em ambientes contidos e de muito pequena dimensao, pelo que é largamente usado em embalagens e afins,

    os ac domesticos teem programas especificos para desumidificacao mas como é uma subfuncao do arrefecimento somente funciona em pleno com altos indices de humidade e temperatura,

    como no nosso clima a humidade e mais notoria enquanto esta muito frio, nao faz muito sentido o uso dessa funcao, pelo que o ideal e mesmo um desumudificador.

    e para o desumudificador poder retirar o maximo possivel de agua, a temperatura nao pode ser muito baixa, pelo que tera tambem de manter o ambiente quente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jrosa
    • eu
    • 9 dezembro 2012 editado

     # 3

    Colocado por: jrosafechar a janela às 18h e às 21h ter condensação na janela.

    Isso significa que a janela é fraca (a superfície interior arrefece demasiado). Só vai conseguir eliminar totalmente esse efeito substituindo a janela.
    Concordam com este comentário: carlosf32
  2.  # 4

    boas noites eu tou com o mesmo dilema tenho a casa muito bem isolada mas as janelas tao sempre molhadas assim que se produz um pouco de calor! ja testei por o radiador a oleo debaixo da janela e seca, o que me provoca akilo penso ser o grau de humidade elevedo, talves teria de dar mais aquecimento a casa mas sinceramente nao axo necessario para o meu bem estar pois nao sinto frio! a caixilharia que tenho é domal ecothermic vidro 6 8 4 sera que o problema é mesmo da caixilharia? cumprimentos
    • jrosa
    • 9 dezembro 2012 editado

     # 5

    Colocado por: jorgealvesa silica so funciona em ambientes contidos e de muito pequena dimensao, pelo que é largamente usado em embalagens e afins,

    os ac domesticos teem programas especificos para desumidificacao mas como é uma subfuncao do arrefecimento somente funciona em pleno com altos indices de humidade e temperatura,

    como no nosso clima a humidade e mais notoria enquanto esta muito frio, nao faz muito sentido o uso dessa funcao, pelo que o ideal e mesmo um desumudificador.

    e para o desumudificador poder retirar o maximo possivel de agua, a temperatura nao pode ser muito baixa, pelo que tera tambem de manter o ambiente quente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jrosa


    Obrigado pela informação.
    Quero ainda dar uma oportunidade ao granulado que coloquei já no quarto e à desumidificação oferecida pelo o AC. Se não funcionar, lá terei de largar 100€ em mais uma máquina.
  3.  # 6

    Colocado por: eu
    Isso significa que a janela é fraca (a superfície interior arrefece demasiado). Só vai conseguir eliminar totalmente esse efeito substituindo a janela.
    Discordam deste comentário:jrosa


    Não posso concordar, a janela não arrefece. Estamos a falar de uma janela de PVC de boa qualidade.
  4.  # 7

    Colocado por: gotchaboas noites eu tou com o mesmo dilema tenho a casa muito bem isolada mas as janelas tao sempre molhadas assim que se produz um pouco de calor! ja testei por o radiador a oleo debaixo da janela e seca, o que me provoca akilo penso ser o grau de humidade elevedo, talves teria de dar mais aquecimento a casa mas sinceramente nao axo necessario para o meu bem estar pois nao sinto frio! a caixilharia que tenho é domal ecothermic vidro 6 8 4 sera que o problema é mesmo da caixilharia? cumprimentos


    A mim só me acontece num dos quartos, precisamente onde sinto mais condensação. Não será devido ao arrefecimento repentino da pedra onde assenta a janela? Reparei que a minha pedra, não tem qualquer tipo de corte. É continua entre o exterior e o interior, logo, a umidade existente no ar arrefece na pedra e condensa para os vidros, será possivel?
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  5.  # 8

    Colocado por: jrosa

    A mim só me acontece num dos quartos, precisamente onde sinto mais condensação. Não será devido ao arrefecimento repentino da pedra onde assenta a janela? Reparei que a minha pedra, não tem qualquer tipo de corte. É continua entre o exterior e o interior, logo, a umidade existente no ar arrefece na pedra e condensa para os vidros, será possivel?


    sim a mim tambem acontece mais no meu quarto. As minhas pedras estao separadas!mas mesmo assim ta muito fria xeirame que o "frio" passa pela cimento cola das pedras. para manter tudo seco so como o radiador a oleo debaixo da janela! pois sinto que teria de aumentar a temperatura de casa para secar o "ar" para evitar isso nao sei que faça lol a dias piores...
  6.  # 9

    Colocado por: gotcha

    sim a mim tambem acontece mais no meu quarto. As minhas pedras estao separadas!mas mesmo assim ta muito fria xeirame que o "frio" passa pela cimento cola das pedras. para manter tudo seco so como o radiador a oleo debaixo da janela! pois sinto que teria de aumentar a temperatura de casa para secar o "ar" para evitar isso nao sei que faça lol a dias piores...


    As minhas pedras também estão separas, mas não tem qualquer material a cortar a passagem de condutividade. É como se tivesse só uma...
    Acho que isso de ficar as janelas com agua só pode ser umidade no ar.
    • eu
    • 10 dezembro 2012

     # 10

    Colocado por: jrosaNão posso concordar, a janela não arrefece. Estamos a falar de uma janela de PVC de boa qualidade.

    Se se forma condensação na janela é porque ela está fria. São factos!

    A condensação forma-se no caixilho ou no vidro?
  7.  # 11

    No meu caso a caixilharia fica a suar um pouco mais que o vidro! eu ja xeguei a conclusao que é o ar muito humido para tal fenomono desaparecer teria de aquecer mais a casa e ai sim ta sempre tudo sequinho pois ja fiz testes... nao queria era tar a investir muito em lareira ate pk nem necessito propriamente da casa mais quente... cumprimentos
  8.  # 12

    ja nao sei que faça lol vou ligando o radiador a oleo por baixo da janela e pronto tambem nao é os dias todos que isso acontece...
  9.  # 13

    Colocado por: eu
    Se se forma condensação na janela é porque ela está fria. São factos!

    A condensação forma-se no caixilho ou no vidro?


    No vidro. Reparei hoje, quando acordei, que não tinha condensação no vidro....até ao momento dos banhos. Mesmo com ventilação..
 
0.0119 seg. NEW