Iniciar sessão ou registar-se
    • dato
    • 10 dezembro 2012 editado

     # 1

    acabei de fazer uma pequena pesquisa e reparei q os preços baixaram(muito) ao contrário daquilo que se diz por aqui(diferenças marginais e coiso e tal...

    dois exemplos
    http://www.custojusto.pt/Porto/Moradias/Moradia+nova+Maia-7098171.htm?xtcr=4&
    moradia nova 350m2 a 210k€

    http://www.custojusto.pt/Porto/Moradias/Moradia+Gondomar+Nova-4011439.htm?xtcr=3&
    nova 220m2 a 175k€

    mais devem haver como tb aqueles casos q n baixam o preço, como uma q vi na maia, mas passados dois anos continua a venda...

    será q estão a perder dinheiro ou será o real valor das casas com pouca margem?
  1.  # 2

    Eu começo pelo óbvio: DESCONFIAR das áreas indicadas pelo mediador.
    Um t3 com 350m2 é porque a sala tem uns 250m2, não?
    Um t2 com 220m2 é com uma cozinha de 150m2, não?
    :-)
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
  2.  # 3

    Confirmo o preço e áreas da moradia em Gondomar, são os indicados
    • eu
    • 10 dezembro 2012 editado

     # 4

    É óbvio que os preços estão a cair a pique e vão cair ainda mais...

    Vender abaixo do preço de custo para realizar liquidez é o pão nosso de cada dia...
  3.  # 5

    Colocado por: j cardosoConfirmo o preço e áreas da moradia em Gondomar, são os indicados
    4
    Indicados onde?

    aqui:?
    "Área útil: 220 m²"

    ou aqui?
    "sala 25m2, cozinha 20m2 equipada, lavandaria, quartos 12,16 e 22m2"

    Moradia T2 com 220m2 de área util!!!....LOL

    Colocado por: datodois exemplos

    Não percebi como é que com esses dois exemplos se chega à conclusão que os preços das habitações baixaram muito.
  4.  # 6

    Colocado por: euVender abaixo do preço de custo para realizar liquidez é o pão nosso de cada dia...

    Isto é verdade, mas muita gente ainda pensa que estão apenas a reduzir margens de lucro.
    • adias
    • 10 dezembro 2012 editado

     # 7

    e só precisamos de comprar pipocas e sentar à espera do filme "as casas que foram entregues/executadas aos bancos em 2011-13 e, em média, entram no mercado passado 3 anos"

    Os preços estão a cair com o mercado a receber o excesso de construção e as dos bancos executadas em 2009, ano ainda sem cortes de salários. Só nos resta esperar que entrem no mercado as que 2012 e 2013 (até ver) vão entregar aos bancos ....... 2015-16 (até ver) vai ser a emoção sem efeitos especiais.

    Desgraçados dos amigos e conhecidos que vi comprarem casas em 2005-2008, a um passo de passarem o resto da vida a pagarem um empréstimo 5 vezes acima do valor da casa.
  5.  # 8

    Indicados onde?

    São 220 m2 de área bruta, não útil
    • dato
    • 10 dezembro 2012

     # 9

    realmente dá q pensar!
    se estão a vender abaixo do custo de construção é pq a corda está a apertar bem!! e só quem geriu bem no tempo em q se ganhava mt é q aguenta!

    picareta, foram dois exemplos q apareceram numa busca de 2min! se perdesse mais tempo, mais apareciam!


    axo q nos proximos 5anos(podem ser mais, como diz o colega adias) as coisas vão mudar mm mt, esperemos que n seja para muito pior
    • dato
    • 10 dezembro 2012

     # 10

    Colocado por: j cardoso
    São 220 m2 de área bruta, não útil


    tá visto q a garagem é grande..lol
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
  6.  # 11

    há muita casa que vendo bem só vale mesmo o valor do terreno, claro que estou a exagerar mas realmente muitas se fossem adquiridas baratinho já dava para meter uma buldozer e fazer algo de novo no terreno.
    em relação a apartamentos então até acho que deviam baixar e muito por forma a o proprietário conseguir ter capital disponivel para os reformular.
    Concordam com este comentário: FD, Vitor Azevedo
  7.  # 12

    q grande garagem, só ela maior que muitas casas...


    Colocado por: dato

    tá visto q a garagem é grande..lol
    • dato
    • 10 dezembro 2012

     # 13

    vim falar de moradias novas...e até têm bom aspecto..lol

    é pena o lapf vir aqui só discordar de uma pergunta que fiz à malta entendida do fórum, e não fundamentar
    • adias
    • 10 dezembro 2012 editado

     # 14

    Colocado por: marco1há muita casa que vendo bem só vale mesmo o valor do terreno, claro que estou a exagerar mas realmente muitas se fossem adquiridas baratinho já dava para meter uma buldozer e fazer algo de novo no terreno.


    Não! as casas valem bem o valor da construção. O crime em Portugal foi o valor do terreno. Foi e é a conversão de terrenos RAN/REN em urbano que fazem milionários da noite para o dia.
    Quem constrói, quem apanha o sol e a chuva, merece o pagamento do trabalho e margem de lucro. Ninguém pode merecer a fortuna por uma assinatura de um eleito para gerir a coisa pública, que é no essencial o valor do terreno.
    Concordam com este comentário: Paulo Baptista
  8.  # 15

    uma pergunta que fiz à malta entendida do fórum

    Devia pensar melhor nas perguntas que faz, evitava dizer asneiras como fez ao dizer que o preço daquele T2 que mostra baixou.
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
    •  
      FD
    • 10 dezembro 2012

     # 16

    Ao analisar os anúncios há sempre que separar o trigo do joio: as casas que estão à venda das casas que estão "à venda".

    O que quero dizer com isto? Há uma grande quantidade de casas cujo preço não é o do mercado mas sim o que os seus proprietários acham que vale ou precisam/querem.
    São vendedores autistas, alheados daquilo que se passa à sua volta.
    Ora, nestas casas o preço não desce pela razão que acima indico - os seus proprietários querem "aquele" dinheiro e não baixam.
    Sem qualquer dado a sustentar o que digo, baseando apenas na minha experiência de mirone de anúncios, diria que uns 60% a 70% são vendas deste tipo.

    Vejam só este exemplo que vi há dias: http://casa.sapo.pt/Detalhes.aspx?UID=2cd6d060-7d40-40ec-b726-79395366d635

    Nas outras, aquelas que estão mesmo à venda, sim, na minha opinião, os preços têm baixado.
    Para quem há uns anos via casas à venda por 100, hoje consegue ver essas mesmas casas à venda por 70 ou 80, facilmente.

    Noto também que há muita gente a querer "sair" das grandes periferias, pelo menos em Lisboa. Não falo das linhas (Sintra, Cascais, etc.) mas sim de Mafras, Vilas Franca de Xira e demais.
    Chego a esta conclusão porque a oferta é muito maior nestas zonas agora que a de há alguns anos.
    Acho que o sonho da casa barata e grande longe do local de trabalho tem sido estragado pelo tempo gasto e pelo preço do transporte: combustível, portagens, preço dos carros, preço das revisões, pneus, etc.
    Concordam com este comentário: Oinq
    • dato
    • 10 dezembro 2012

     # 17

    Colocado por: j cardoso
    Devia pensar melhor nas perguntas que faz, evitava dizer asneiras como fez ao dizer que o preço daquele T2 que mostra baixou.


    onde está a asneira?
    parece que ficou ofendido? é seu? quer pomada para as dores?
  9.  # 18

    adias

    esse é um dos contextos, existem vários.

    eu apenas me referi ao "valor" que certas casas tem, que para mim é muito reduzido quer pela sua qualidade formal/funcional quer mesmo pelas suas caracteristicas construtivas.
    •  
      FD
    • 10 dezembro 2012

     # 19

    Colocado por: adiasO crime em Portugal foi o valor do terreno.

    Ainda é. Basta ver o preço dos terrenos, pelo menos por aqui na zona de Lisboa.
    Mas, as câmaras também são culpadas, pelo menos nos loteamentos...

    Colocado por: marco1há muita casa que vendo bem só vale mesmo o valor do terreno

    Infelizmente, de 100 anúncios de casas que veja, compraria umas 2 ou 3, se tanto.
    É que há tanta coisa *adjectivo depreciativo* (gostos são o que são mas)...
  10.  # 20

    onde está a asneira?

    No facto de dar um exemplo errado, aquela casa não baixou de preço; falou sem saber.

    parece que ficou ofendido?

    Engana-se, não fiquei.

    é seu?

    Não é minha nem tenho nada a ver com a casa, apenas a conheço.

    quer pomada para as dores?

    É esse o seu argumento? A sua imaginação anda ao nível da inteligência que demonstra aqui: de rastos
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
 
0.0276 seg. NEW