Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos é a minha primeira vez que inicio uma discussão.
    Como não encontrei nada parecido com a minha dúvida, aqui vai.
    Tenho que construir um muro de vedação com função de suporte de terras, distancia da casa ao muro é de aprx. 5 m, o aterro será de 1,5 m de altura (por cada metro linear haverá 7,5 m cúbicos de terra. Que tipo de muro deve fazer? Betão? Blocos? Misto?
    Se algum tiver ideia agradecia.
    Cumprimento a todos e bem aja ao fórum.
  2.  # 2

    Não percebi se as terras ficam acima ou abaixo da cota de soleira da casa (nem se a casa já existe).

    De qualquer maneira, para suster 1,5m de altura de terra, eu iria à partida para um muro todo em betão com uma bela de uma fundação. Tem a vantagem de ser de fácil execução e poder ter relativamente pouca espessura.

    Mas há outras soluções: Terra armada; muro Gabion; etc...

    Luis K W
    Lisboa-Portugal
  3.  # 3

    Eu iria para uma solução destas.
    http://www.soplacas.pt/branca.asp?nr_pagina=18

    Colocado por: Luis K. W.De qualquer maneira, para suster 1,5m de altura de terra, eu iria à partida para um muro todo em betão

    Hombre, você gosta mesmo do betão, ehehe
  4.  # 4

    Se construir em blocos de 20x20x50 fica bastante forte.

    Tem de fazer uma base de suporte em betão e alguns ferros, uns pilaretes separados de 2 em 2 metros e um lintel por cima a trancar tudo.
  5.  # 5

    Olá novamente.
    Já existe casa, a cota da soleira é mais alta que a cota do terreno e que a cota do terreno do vizinho, por isso é que levará aterro.
    Será +- 1,5 m de terra numa distância de 40 metro e numa largura de 5 m. Pilares em L de 2 em 2 metros e blocos serão suficientes?
  6.  # 6

    Pilares de betão armado a ligar paredes de blocos armados, com uma bela fundação por baixo, talvez. Mas eu não assinaria isto por baixo.

    Não creio que haja método de cálculo de estabilidade que o possa confirmar (antes pelo contrário).
    Panos de blocos e tijolos estão preparados para resisitir à compressão (cargas na vertical, peso próprio, etc.), e não a cargas horizontais.

    Lembre-se que não é só o peso da terra. Quando chove, a terra fica molhada e a impulsão em 1,5m de altura aumenta em 1,5tonelada/metro de muro. Uma maneira de diminuir a carga é colocar drenos no lado interior do muro e encaminhar a água que aí se acumular para o exterior.

    Luís K W
    Lisboa-Portugal
 
0.0120 seg. NEW