Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite

quero por um recuperador de calor e estou em duvida entre estes 2 , sendo que levam 1200€ para colocar o solzaima venus e 1000€ pelo chama krystal 69 , valores ja tudo no sitio, isto 2 lojas diferentes.
    pesquisei na net e o solzaima custa 640€ nas lojas e o chama na casa dos 900€

qual dos 2 é melhor ? em termos de potencia sao muito equivalentes , agora falta saber qual o + resistente

obrigado
  2.  # 2

chama krystal 69 é produto nacional e dá rendimento de 80%, e o disgn é muito jovem quase todo em vidro, e pode "arder" com os ventiladores desligados (caso falte a luz). Eu mesmo vou colocar o chama krystal 69 na casa que vou construir.
  3.  # 3

Neste comentário tenho de responder :P

Tenho um Kristal 69 instalado há um ano e nao estou muito satisfeito. Isto porque somente tem o ventilador automatico com uma velocidade (muito baixa) o ar sai efetivamente quente mas à velocidade que sai (ou nao sai!!) penso que o calor perde-se quase todo pela chamine à mesma. se pores a mao uns 20cm a frente do recuperador ja nao sentes ar quente nenhum a sair e o calor não é assim espalhado suficientemente pela sala. nao sei quanto a outra marca que é aqui referia... so sei que o ar que sai deste nao se compara com o de outros familiares com outros recuperadores. a marca disse: mas é silencioso nao é? sim é, mas o que interessa nao se ouvir se tambem nao aquece? :S apenas minha experiencia com esta marca :)
    • eu
    • 11 dezembro 2012

# 4

Colocado por: dedaopenso que o calor perde-se quase todo pela chamine à mesma

Faça um teste: feche a divisão em que o recuperador está e vá medindo a temperatura de 10 em 10 minutos.
  4.  # 5

Boa Noite
    Tenho o Kristal 1000 de dupla face há mais de um ano.
    Como tenho alimentação de ar exterior e para não ouvir os ventiladores costumo sempre desligá-los (sem que não é recomendado) mas até agora funcionam na perfeição.
    Fui ver a fábrica da Chama e o salão de exposição da solzaima. Achei o material da Chama muito mais robusto, maior espessura de chapa, acabamentos etc
    Comprei Chama e até agora recomendo. Almeida
      DSC04723 (Small).JPG
  5.  # 6

Boa Noite
    Esqueci dizer que para aproveitar o calor da chaminé é fundamental ter aquela grelha que se ve na foto.
    O ar que sai da grelha vem do exterior, depois de passar pela zona do recuperador e pela zona da chaminé.
    As salas tem 60 m2 e digo-lhe pode andar lá de manga curta. O que é preciso é lenha .... e muita.

Almeida
    • SACS
    • 11 dezembro 2012

# 7

Boa noite caro almeida,quais as medidas desse recuperador e €? Vou precisar de 1 desses para mim!
  6.  # 8

Bom Dia

Com a instalação ficou em 2500 euros (não sei se agora estará mais barato).
    Tem um metro de largura, mas poderá ver no site da Chama ou no catálogo em qualquer loja todas as medidas exatas, profundidade, altura, tipo de "painel" etc

Almeida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SACS

0.0141 seg. NEW