Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa noite a todos
    pese embora há já algum tempo que sigo este forúm, só hoje me registei porque chegou a hora para colocar as mãos à obra.
    o contexto é o seguinte: eu e a minha mulher, devido ao nosso tipo de vida, procurámos um apartamento numa zona simpática, que tardou a aparecer, mas aconteceu e devemos concretizar a compra dentro de 10/ 15 dias. como é um apartamento com já 8 anos, tem naturamente as suas marcas de uso, e pretendemos colocá-lo completamente aos nossos gostos. É um apartamento com cerca de 150m2 e que a única coisa que pretendemos manter é o chão (composto de madeira e de granito), e os armários dos roupeiros. de resto iremos "limpar" e criar novamente.
    e é a partir daqui que preciso da vossa ajuda. iniciando:
    1. por onde acham que devemos começar? dado que iremos debruçar-nos também em pequenas alterações ao nível da estrutura propriamente dita, isto é, alterar algumas saídas do recuperador de calor, alterar os pontos de electricidade, ..., será por aqui que convém iniciar certo? Penso deixar o tecto falso e recuperação da madeira do chão apra o fim;
    2. ao nível dos wc's, pensámos em prescindir de banheiras, e optar apenas por um chão desnivelado nessa zona. que acham desta opção do ponto de vista técnico?
    3. nos wc's sem luz natural, aquela pequena ventoínha é suficiente para dar escape aos vapores?
    4. ao nível das madeiras dos roupeiros e a sua recuperação, apesar da maioria não ter sequer um risco, como recomendam que seja feita a reparação/ manutenção dos mesmos? terão de ser retirados e levados a uma carpintaria?
    5. na cozinha, apesar dos móveis lá existentes serem novos, iremos retirá-los. para os substituir já temos uns em vista numa loja em que os vende "pré-prontos". para a sua colocação devemos contratar pessoal da loja vendedora, profissionais da área, ou a sua montagem do ponto de vista técnico, é acessível a um comum mortal?
    6. Pensamos deixar apenas para o final a pintura das paredes, tectos falsos e conservação do chão. nesta ordem. acham que é o mais correcto?

    Basicamente, estas são as pprincipais dúvidas que me assaltam de momento, e simultaneamente vos peço desculpa pela eventualidade de algumas delas poderem ser básicas (mas a verdade é que sou assim nesta matéria), e peço-vos por isso que me dêm a vossa opiniao, nomeadamente no que concerne também ao custo que deverá ascender estas obras (por alto, e sem se contabilizar com mobiliário).

    abraços e obrigado a todos desde já

    costaverde111
  2.  # 2

    Colocado por: costaverde1111. por onde acham que devemos começar?
    por fazer uma lista COMPLETA e DETALHADA de todos os trabalhos que pretendem executar.
    Se não tencionam entregar o trabalho a UM empreiteiro geral, meter à frente de cada trabalho quem o vai executar.

    Colocado por: costaverde1111. ... dado que iremos debruçar-nos também em pequenas alterações ao nível da estrutura propriamente dita, isto é, alterar algumas saídas do recuperador de calor, alterar os pontos de electricidade, ..., será por aqui que convém iniciar certo?
    «estrutura» é outra coisa. São as vigas, os pilares, as lajes. O que está a falar é «infraestrutura».
    E sim, deve começar por aí.

    Colocado por: costaverde111 Penso deixar o tecto falso e recuperação da madeira do chão apra o fim;
    Não é bem assim. O tecto falso (que ainda faz muita poeira a lixar as juntas) é muito antes do "fim".
    O envernizamento da madeira do chão é que costuma ser feito quando já está TUDO pronto.

    Colocado por: costaverde1112. ao nível dos wc's, pensámos em prescindir de banheiras, e optar apenas por um chão desnivelado nessa zona. que acham desta opção do ponto de vista técnico?
    Pessoalmente, não gosto. Mas, do ponto de vista técnico, nada obsta desde que tenha ALTURA para colocar o esgoto ao nível do chão, e desde que impermeabilize todo o pavimento da casa de banho.

    Colocado por: costaverde1113. nos wc's sem luz natural, aquela pequena ventoínha é suficiente para dar escape aos vapores?
    Depende do que considera suficiente. NUNCA conseguirá evitar que se formem vapores porque, por vezes, é um processo quase instantâneo.
    A velocidade de extracção depende do caudal da ventoinha. E a extracção «total» depende do número de horas que estiver a funcionar (para substituir o ar húmido por outro).

    Colocado por: costaverde1114. ao nível das madeiras dos roupeiros e a sua recuperação, apesar da maioria não ter sequer um risco, como recomendam que seja feita a reparação/ manutenção dos mesmos? terão de ser retirados e levados a uma carpintaria?
    Não disse se são envernizados, pintados, ou lacados.
    Geralmente é um trabalho feito por PINTORES (e não por carpinteiros) in loco. A não ser que sejam lacados à pistola, e não tenha condições para o fazer no local.

    Colocado por: costaverde1115. na cozinha, apesar dos móveis lá existentes serem novos, iremos retirá-los. para os substituir já temos uns em vista numa loja em que os vende "pré-prontos". para a sua colocação devemos contratar pessoal da loja vendedora, profissionais da área, ou a sua montagem do ponto de vista técnico, é acessível a um comum mortal?
    Vai mudar «muito» a cozinha? (É que podia ser uma questão de mudar apenas as portas...).
    Não. A montagem não é fácil para um inexperiente. Sobretudo a afinação das dobradiças das portas.

    Colocado por: costaverde111 6. Pensamos deixar apenas para o final a pintura das paredes, tectos falsos e conservação do chão. nesta ordem. acham que é o mais correcto?
    Não.
    Como já disse, os tectos falsos SE forem em gesso cartonado, será das primeiras coisas (por causa da poeirada que faz).
    A pintura será "das penultimas" coisas e, depois de tudo pronto, o envernizamento do chão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: costaverde111
 
0.0062 seg. NEW