Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Muito boa tarde e desde já o meu obrigado por me deixarem fazer parte deste fórum.
    O ano passado fiz troca/troca, entreguei o meu jipe por um ibiza 1.9tdi. Acontece que assinei a declaração compra/venda declaração essa já assinada pelo antigo proprietário, o stand deu uma decla. circulação mencionando que os docs estavam no IMTT a serem tratados, ao fim d 1 ano tenho o carro parado sem docs,sem inspecção etc.
    Vim a descobrir que o antigo proprietário não pagava o IUC desde 2008. Será que o stand incorre numa burla por apropriação indevida de documentos de uma viatura paga?
    Obrigado

Nuno
  2.  # 2

Colocado por: nunom74ao fim d 1 ano tenho o carro parado sem docs,sem inspecção etc.

Por aqui pode exigir uma indemnização junto do Stand.

Colocado por: nunom74Vim a descobrir que o antigo proprietário não pagava o IUC desde 2008.

Isso é problema 1 dele.

Colocado por: nunom74Será que o stand incorre numa burla por apropriação indevida de documentos de uma viatura paga?

Não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferfer72, nunom74
  3.  # 3

E porque nao foi com o Sr. do stand a Loja do Cidadao, ao IMTT, pedir o novo DUA logo no mesmo dia?
    Foi preciso esperar 1 ano?
    Ainda recentemente troquei de carro, e em menos de 2 semanas ja tinha em minha posse todos os documentos (novo DUA inclusive) necessarios para circular a vontade sem problemas!
  4.  # 4

Erga Omnes muito obrigado pela informação.

treladocao nã tratei do DUA porque o negocio foi feito sábado de tarde, o stand é na Fonte d Telha e eu moro perto de Sines.
    O stand sim sabendo da situação de IUC atrasados mesmo assim me vendeu o carro, após inumeros contactos com o stand para tratar dos IUC´s atrasados e resolver a situação nada fez. Penso que ou haja falta de vontade ou então esta viatura irá trazer-me chatices. De qualquer forma obrigado pelo comentário.
    • mog
    • 12 dezembro 2012

# 5

será que o stand estará com dificuldades em passar carro para seu nome por eventalmente este estar penhorado (ou algo parecido) pelas finanças devido a dívidas de IUC do anterior proprietário?

O que é que o stand lhe diz?

Não percebo como é que o stand comprou o seu Ibiza sem exigir comprovativo de pagamento de IUC ao anterior proprietário...
  5.  # 6

MOG, nas finanças quando me dirigi lá disseram que estranhavam como não havia ordem de penhora/apreensão por falta dos IUC´s 2009/2010/2011 2012 (compete-me a mim) o qual não o posso tirar sem documentos. Segundo o stand parece que o antigo proprietário é amigo do stand. A declaração de circulação segundo a GNR não é legal e pelos vistos mesmo legal só teria uma certa validade.
    Confrontei o stand com todos estes factos inclusive a viatura estar parada já sem inspecção e agora exige-me 130€ 65+65 da possível multa de atraso de registo.
    Se o stand quer brincar e livrar-se de algum problema então penso que estará a arranjar mais algum.
    Obrigado pelo post.
  6.  # 7

MOG, eu só estranho foi o stand oferecer-se a comprar-me o carro 3000€ abaixo do valor inicial de negócio (4000) ofereceu-me 1000€, isto sim já me levantou inúmeras suspeitas.....
    • mog
    • 12 dezembro 2012

# 8

eu sei que isso implica alguns custos (mas não será nada extraordinário, talvez uns 20 euritos, não sei...) mas talvez não perdesse nada em pedir uma certidão permanente de registo automóvel (talvez consiga na net aqui) e ver se há ago estranho no "BI" do seu carro (se houver alguma coisa "estranha" deverá constar aí).
    Uma ideia: desafie o stand a ir consigo pessoalmente legalizar o carro para ver o que lhe dizem (normalmente os stands fazem isso on-line mas estou em crer que também o possam fazer pessoalmente junto das conservatórias do registo automóvel). Boa sorte.
    Concordam com este comentário: nunom74
  7.  # 9

Sim MOG segundo o que pesquisei, registo online cerca de 30+3€ enquanto na conservatória 65€. De qualquer forma vou ver essa situação da certidão permanente. Mias uma vez obrigado.
    • hangas
    • 12 dezembro 2012 editado

# 10

Ainda há tempos, por causa de uns problemas com a Via Verde, pedi uma certidão permanente online e custou-me 10Eur, também pedi uma "consulta simples" ou lá como se chama numa loja do cidadão e custou 6€.. não é propriamente uma certidão nem grande valor legal, parece-me, mas tem os dados que lhe interessam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunom74
  8.  # 11

Colocado por: nunom74
    treladocaonã tratei do DUA porque o negocio foi feito sábado de tarde, .

Ok, faz sentido.
    O que nao faz sentido e´ nao ter ido logo na semana seguinte resolver isso ;)
    Colocado por: nunom74o stand é na Fonte d Telha e eu moro perto de Sines..

Pois... nao sou da zona, nao faço ideia se e´ perto ou longe.

Colocado por: nunom74O stand sim sabendo da situação de IUC atrasados mesmo assim me vendeu o carro, .

E´ natural, pois quem deveria ter pago os IUC era o antigo dono, nao o stand... desde que voce pague o seu IUC respectivo, ou seja, aquele que lhe diz respeito apos ter o veiculo em seu nome, esta tudo bem para o seu lado. Contudo, a existirem multas dos IUC em atraso, serao para o antigo proprietario.

Colocado por: nunom74após inumeros contactos com o stand para tratar dos IUC´s atrasados e resolver a situação nada fez. Penso que ou haja falta de vontade ou então esta viatura irá trazer-me chatices. De qualquer forma obrigado pelo comentário.

Entretanto, ja tem ai varios conselhos, portanto, mexa-se antes que lhe levem o carro (pois ele pelos vistos nao e´ seu!) :)
  9.  # 12

Colocado por: nunom74MOG, eu só estranho foi o stand oferecer-se a comprar-me o carro 3000€ abaixo do valor inicial de negócio (4000) ofereceu-me 1000€, isto sim já me levantou inúmeras suspeitas.....

O que quer dizer com isto?
    O Stand propos-lhe adquirir a viatura de volta?
    Se sim, pode haver ai marosca...
    Veja bem se tens papeis assinados de todo o negocio antes que de raia...
  10.  # 13

Está aí uma história dos diabos... Não se pode mesmo confiar na maioria dos stands que andam por aí.

Vá aqui e pague € 10,00 que é capaz de deslindar eventuais trapalhadas

http://www.automovelonline.mj.pt/AutoOnline/FrontOfficeController
    Concordam com este comentário: nunom74
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunom74
  11.  # 14

treladocao o stand em relação ao meu ibiza primeiro perguntou se eu queria ficar com um carro a gasolina, depois ofereceu-me 1000€ pelo ibiza. Tenho os documentos assinados e carimbados pelo stand sobre troca/troca viaturas e declaração circulaçao do ibiza, toda essa documentação esta na minha posse.
  12.  # 15

Colocado por: nunom74Acontece que assinei a declaração compra/venda declaração essa já assinada pelo antigo proprietário,

Se assinou esta declaraçao, ja previamente assinada pelo anterior proprietario, mais um motivo para as coisas se terem resolvido na semana seguinte...
    Era so pegar nela (original), ir a Loja Cidadao tratar do novo DUA, e ja estava! Depois o stand ficava com uma copia da declaraçao...
  13.  # 16

Colocado por: nunom74 Tenho os documentos assinados e carimbados pelo stand sobre troca/troca viaturas e declaração circulaçao do ibiza, toda essa documentação esta na minha posse.

O homem, mexa-se! Va´ ao IMTT e fica tudo resolvido! Tem o DUA original? Entao nao estou a ver qual e´ o problema!
  14.  # 17

treladocao não tenho o DUA original, na estupidez da minha inocência assinei a declaração compra/venda e como o stand disse que tratava da documentação só me deu a declaração troca/troca e a declaração de circulação em como os docs estavam na conservatória do registo automóvel de Lisboa (pura mentira) porque caso eu tivesse o DUA ja eu teria tratado disso a muito.
  15.  # 18

Faculto os 2 documentos, apaguei só os meus dados e dados do stand para não incorrer nalguma ilegalidade.
      decl. compra1.jpg
  16.  # 19

2º documento, se por alguma razão for ilegal colocar aqui este tipo de documentos agradecia que me dissessem para eu os retirar
    Obrigado
  17.  # 20

Nao tenho competencias para me pronunciar da legalidade desses documentos, pelo que me abstenho.
    Contudo, tratando-se somente de declaraçoes, nao sei se arriscava circular com o carro assim...
    De qq forma, se em outro lado nao estiver definido, esta´ estabelecido na constituiçao portuguesa que em caso de falta ou omissao, qualquer prazo com efeitos legais para o que for aplicavel, tem a duraçao de 30 dias (corridos).

PS - tentou apagar matriculas, mas elas veem-se...

0.0228 seg. NEW