Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Antes de mais quero desde já expressar os meus agradecimentos a todos os membros deste fórum. Há 15 dias atrás não entendia nada disto e graças às informações que aqui encontrei fui capaz de pensar em algumas alternativas à solução atual. No entanto surgiram dúvidas, as quais não tenho competências para resolver e, sendo assim, venho solicitar a vossa ajuda.

    Possuo um apertamento T3 na zona de Penafiel. A área para aquecimento é de 140m2. Atualmente possuo uma caldeira a gás propano canalizado (não gás natural) ligada a radiadores ROCA com reguladores de fluxo (total de 53 elementos) e os custos de aquecimento com esta solução são elevados como vocês sabem. Tenho também um recuperador de calor na sala com ventilação de ar que me aquece apenas a sala.

    Já excluí como possíveis soluções o ar-condicionado e a bomba de calor.
    Tendo em conta que tenho lenha a baixo preço (basicamente é o transporte) e disponho de algum espaço para arrumação, a utilização deste combustível para aquecimento é a solução que mais me agrada neste momento. Pensei em substituir o recuperador de calor por um a água mas tinha que fazer obras na sala e possivelmente substituir 4 grande pedras mármore. Além disso, tinha que de algum modo “puxar” os tubos do aquecimento central até ao recuperador e não tenho nenhum a menos de 5m. Além disso tenho ligado o recuperador para aquecer a sala e limpar o vidro/remover as cinzas todos os dias irrita um pouco.

    A solução que mais me agrada é uma caldeira e aqui é que solicito a vossa ajuda, pois não sei se disponho dos requisitos necessários para a instalar. Tenho na varanda uma parte que está protegida da chuva, com cerca de 1m de largura, 3m de altura e mais de 2m de profundidade. Idealmente seria uma caldeira com 60cm de largura pois podia manter o pequeno tanque que lá tenho e já encontrei algumas que cabem lá (não tive em conta a distancia mínima entre a caldeira e a parede). Pode ser ligada aos tubos do aquecimento central causando menos impacto que no caso do recuperador de calor.

    O problema parece estar na exaustão de fumos. Encontrei no manual de utilizador de uma das caldeiras que têm que ter uma chaminé só para elas e que não pode ter qualquer porção da chaminé disposta horizontalmente. Na varanda não tenho chaminé e como não sou o último andar, também não posso lá colocar uma. A solução que vejo é ligar onde saem os fumos da caldeira a gás ou os fumos do recuperador de calor. O problema é que nenhum deles fica a menos de 3m da suposta localização da caldeira e terão que existir obrigatoriamente porções horizontais.
    Será possível colocar uma caldeira com estas condições?

    Desde já o meu obrigado,
    Humberto Cardoso
    • eu
    • 12 dezembro 2012 editado

     # 2

    Colocado por: HumbertoSerá possível colocar uma caldeira com estas condições?

    Não me parece.

    Porque excluiu o ar condicionado?
  2.  # 3

    Bom dia.

    A minha primeira opção foi de um ar-condicionado inverter, mas não é a decisão mais acertada pois tenho uma filha de 2 meses e o AC seca muito o ar (existem estudos que relacionam a existência de ar-condicionado com o agravamento de patologias respiratórias como bronquiolites). Além disso, tinha que passar tubos pelo interior do apartamento.
    • eu
    • 12 dezembro 2012

     # 4

    Colocado por: Humbertopois seca muito o ar

    O ar condicionado, na função de aquecimento, seca tanto o ar como qualquer outro sistema de aquecimento.

    A arrefecer, aí sim, seca muito o ar.
    • dato
    • 12 dezembro 2012

     # 5

    quer meter uma caldeira a lenha na varanda para ligar ao aquecimento central?
    • ze79
    • 12 dezembro 2012

     # 6

    bom dia , caro Humberto antes de mais vou lhe fazer umas perguntas .

    1°tem uma foto do local onde esta instalada a caldeira actual ?

    2° uma foto da lareira ,para ver o que lhe poderemos aconselhar?

    3°tem que ser lenha ou poderá ser pellets?

    4° qual a dimensão do tubo da chaminé da caldeira actual ?

    se responder as perguntas de cima penso que qualquer um dos membros com experiência em sistemas de aquecimento lhe poderão ajudar na escolha do melhor sistema
    que se adequar a sua situação , pois na varanda como vs esta a pensar colocar do meu ponto de vista seria "impossivel" inviável derivado as varias condicionantes.

    fiz parte ;-)
  3.  # 7

    Bom dia,
    Sim, gostaria de colocar uma caldeira a lenha na varanda (na parte fechada da mesma) para ligar ao aquecimento central. Prefiro lenha a pallets pois tenho lenha gratuitamente.
    Pela localização do tubo da chaminé, não me é possível medir diretamente o diâmetro. Consegui medir o perímetro = 420mm, sendo assim calculo que o diâmetro seja aprox 133mm.
      CaldeiraGas.JPG
  4.  # 8

    Recuperador de calor na sala. A "coluna" branca onde está embutido e que vai até ao teto têm 1,30m de largura e 0,36m de profundidade.
      RecuperadorCalor.JPG
    • ze79
    • 12 dezembro 2012

     # 9

    pela foto a caldeira é uma mural que esta integrada nos moveis da cozinha, também me parece ser junto a um canto(ângulo).?

    logo ao lado parece-me que tem o fogão ?

    se quer uma fonte de calor a lenha , já pensou num fogão a lenha para fazer aquecimento aqs instantâneas (penso eu ),estes fogões pode ter uma parte a vitrocerâmica para o verão e não só .

    na lareira eu de momento não lhe mexeria a não ser que .
  5.  # 10

    Caro ze79,
    Sim, a caldeira está integrada com os móveis e à esquerda da caldeira estão 16cm até à outra parede.
    No lado direito está o exaustor e por baixo está uma placa de vitrogás com 3 bocas. A minha cozinha é pequena, colocar um fogão a lenha implicava ficar sem as gavetas por baixo da placa de vitrogás, implicava ficar sem a máquina de lavar.
    Pois, também não queria mexer na lareira. A caldeira lá fora seria a hipótese com "menos" obras.
  6.  # 11

    Bom dia. Também estou quase na mesma situação... Posso utilizar a exaustão da caldeira a gaz?
    Obrigado
 
0.0159 seg. NEW