Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros amigos,

Comprei um apartamento à dois anos (novo) com data de construção de 2006. É o segundo inverno que lá passo e estou a ter muitas dificuldades em garantir / obter uma temperatura mínima de conforto sem ter os equipamentos de ar-condicionado ligados, já experimentei usar a caldeira (a gás) mas nem parece estar ligada. Mesmo durante a madrugada, se o ar-condicionado não estiver ligado, chego a registar temperaturas de 12/13 graus numa determinada zona da casa quando a temperatura atinge <= 6/7 graus exterior. Nesta ala, a sala tem ligação a um Duplex (esteira) através de uma escada interior, é-se dificil frequentar e permanecer nesta zona se o ar-condicionado não estiver ligado. Os casacos vestidos é obrigatório. Ao se desligar o ar-condicionado, a temperatura do ar desce radicalmente em 10 minutos, que já ponho em causa se efetivamente se existe algum isolamento térmico de construção no apartamento. (em baixo os detalhes de contrução)

Pelo que já li aqui, estou ciente que isolamento existente não é suficiente, mas mesmo assim, não era suposto mesmo com este isolamento, obtermos um nível de temperatura mais aceitável?

Numa empresa de materiais de construção, foi-me sugerido aplicar uma argamassa de isolamento da weber.therm pelo interior, que segundo consta, com uma aplicação de espessura mínima 1/2 cm os resultados são muito satisfatórios, mesmo se compararmos este tipo de aplicação com as placas de isolamento XPS (esta retira área útil acrescido dos problemas de ter que se redimensionar o tamanho das sancas das janelas/portas, interruptores, etc).

Foi-me sugerido outras alternativa de isolamento térmico/refletoras (Aluthermo, Plakamat, Space Reflex, por exemplo) devido ao seu diâmetro reduzido.

Sendo este apartamento localizado no último piso do prédio com características T3+1 (o duplex totaliza a área da cozinha mais sala), o que sugerem para reforçar o isolamento térmico da habitação tendo em conta o isolamento já existente?

PS: Nem tudo é mau, até ver não tenho humidades.
    PS2: Nos quartos, na outra ala do apartamento, a situação não é tão grave, mas também não é confortável. Neste ala não existe ligação direta com a esteira (onde constam as arrecadações dos apartamentos).

Breve descrição dos elementos constituintes do prédio, incluindo isolamento térmico (Data de construção – 2006)

Paredes Envolventes (pano duplo)
    Paredes envolventes com espessura de 30 cm.
    Panos de alvenaria de 11cm+11cm, com caixa de ar de 4 cm preenchida com wallmate de 3 cm e rebocada em ambas as faces, sendo que exteriormente o acabamento é plastofan após aplicação com tela de nylon e interiormente estucada.

Paredes entre fogos
    Panos de alvenaria de 11cm+11cm, com caixa de ar de 4 cm preenchida com wallmate de 3 cm e rebocada em ambas as faces, sendo que exteriormente o acabamento é plastofan após aplicação com tela de nylon e interiormente estucada.

Pavimento entre fogos
    Laje de betão armado com 22 cm de espessura, mais camada de leca com 5 cm, camada de betonilha com 5 cm e acabamento

Esteira (Cobertura Duplex)
    Laje em betão armado com 20 cm de espessura, isolada superiormente com Roofmate de 3 cm, com acabamento com telha de lusa. O Duplex na esteira é constituída por quatro paredes de pano alto (+2 m), três são interiores e uma exterior com duas janelas oscilo batente de vidro duplo.

Cumprimentos
  2.  # 2

Colocado por: lmbj_prNuma empresa de materiais de construção, foi-me sugerido aplicar umaargamassa de isolamento da weber.thermpelo interior, que segundo consta, com uma aplicação de espessura mínima 1/2 cm os resultados são muito satisfatórios

não recomendo.... não há milagres... sem espessura não há isolamento.

Colocado por: lmbj_prFoi-me sugerido outras alternativa deisolamento térmico/refletoras (Aluthermo, Plakamat, Space Reflex, por exemplo)devido ao seu diâmetro reduzido.

Idem... não recomendo.... não há milagres... sem espessura não há isolamento.
    Tem certificado Energético?
    Localização do apartamento?
    3 cm de espessura de isolamento, é curto.... mas se os tiver em TODA a envolvente, não devia perder tanta temperatura em tão pouco tempo.
    isso deve ter por aí também grandes infiltrações de ar Frio... (frinchas de portas; janelas; caixas de estore... etc)...
  3.  # 3

Boas, diga que zona do país fica o apartamento.
      logo 56.jpg
  4.  # 4

Bom dia,

O apartamento fica na Grande Lisboa (Amadora).
  5.  # 5

Tenho certificado energético, salvo erro é B ou B+.
  6.  # 6

Colocado por: lmbj_prTenho certificado energético, salvo erro é B ou B+.

E quais foram as sugestões de melhoria identificadas?
    • dato
    • 13 dezembro 2012

# 7

Colocado por: fernandoFerreira
    E quais foram as sugestões de melhoria identificadas?

um edredão quentinho no inverno...
  7.  # 8

Seria possível melhorar a classificação energética para A-, se substituisse a caldeira instalada por uma outra caldeira com caracteristicas de consumo energético mais reduzido (-30 %) e com maior potência; e instalação de equipamentos de águas quentes (sanitários); Ao nível estrutural não foi sugerida nenhuma melhoria. Portanto, quanto comprei o apartamento, confiei.

Portanto, neste momento tenho um problema, possivelmente até de construção. Mas não consigo provar sem uma auditoria eficaz de construção. E fazer essa auditoria custa os olhos da cara.

Já as certificações energéticas, chego à conclusão que são simples proformas para gerar dinheiro, como muita coisa neste país, onde no final não existe responasabilidade de ninguém. O técnico que certifica refugia-se no projeto/plantas de construção, o arquitecto refugia-se no construtor, o construtor refugia-se no empreteiro, o empreteiro refugia-se no fiscal, e etc.......
    Concordam com este comentário: branco.valter

0.0124 seg. NEW