Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a reformular um espaço em que uma das paredes é de pedra e tijolo, mas no entanto não é totalmente direita.
    Uma vez que a parede de pedra tem cerca de 1m de diâmetro a questão acústica não se coloca.
    Pensei usar o sistema pladur (calhas, montantes e placas de 12mm verdes).
    Agora a minha duvida é a seguinte: devo ou não usar wallmate (placas de poliestireno extrudido) e como faço o sistema de construção:
    Opção A: Tenho a parede, coloco o wallmate, depois o sistema de calhas e montates e depois o pladur, deixando que o espaço dentro das calhas (que fica vazio) sirva de caixa de ar, ou,
    Opção B: coloco as calhas e montantes, e dentro destas o wallmate e depois o pladur

    Qual a melhor opção ou qual poderá ser outra solução de isolamento?
      SistemaPladur.jpg
    •  
      alv
    • 17 dezembro 2012

     # 2

    Vivam!
    Tentando esclarecer, não entrando em discussões fúteis, dos dois sistemas que descreve, sem dúvida, que o sistema A é o melhor, embora o mais comum é ver executado o sistema B, normalmente por quem não é profissional.
    Explicando, como o sistema B, dificilmente consegue colmatar todos os espaços sobretudo porque existem os perfis entre as placas, portanto, muitas emendas, e vazios sem isolamento, logo fugas de calor por esses sítios; Com o sistema A, se bem feito, consegue colmatar com mais facilidade todos os espaços e evitar com mais eficiência os vazios e pontos de fuga ou pontes, podendo até, no limite funcionar como barreira pára vapor.
    Ainda assim, se me permite, não faria nenhuma das duas: Se pudesse melhoraria a solução A com a introdução no espaço entre os perfis de muito falada MLV de 60 ou 80mm com papel kraft virada para o interior da divisão. Assim, melhoraria a espessura de isolamento por pouco mais dinheiro e reforçava a BPV. Se pudesse ainda aplicaria duas placas, mas aqui apenas por questões de resistência mecânica e conforto psicológico ao toque, sobretudo por se tratar de habitação.
    Se, de todo esta solução que descrevi for demasiado pesada em termos económicos, então, na solução A, substituiria o XPS, caro, por MLV aplicado da mesma forma.
    Boa obra e "fassa" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiago40, fcarmo
 
0.0087 seg. NEW