Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite!

Já tentei descobrir esta resposta em várias discussões, mas não consegui uma resposta concreta.
    Tenho uma moradia com cerca de 200 m2 e 87 elementos de radiador. Tenho aquecimento central a gasóleo e estou a pensar mudar uma para uma bomba de calor.
    Já pedi vários orçamentos, quer de bombas de calor, quer de caldeiras e pellets. O ultimo orçamento é de uma bomba de calor (alta temperatura) de 10 Kw, para aquecimento central. Não percebo muito do assunto, mas quando peço orçamentos para caldeiras a pellets, dizem-me sempre que tem ter uma potência superior a 18Kw. Uma bomba de calor de 10Kw não é demasiado fraca? O senhor que me fez orçamento disse que não, pois é uma bomba de alta temperatura. Já tentei ler alguma coisa sobre o assunto, mas mesmo assim não fiquei muito convencida. Se alguém me puder ajudar, agradeço.

Obrigada :)
  2.  # 2

A casa tem cerca de 200 m2 e tem 8 anos.
    A bomba de calor é da marca Zantia.
  3.  # 3

Não queria comprar uma coisa muito cara e também não tenho más referências dessa marca.
    De qualquer forma, a minha grande dúvida era em relação à potência, pois mesmo que não compre esta, gostava de compreender se realmente não será uma potência demasiado baixa (10Kw) ou se o facto de ser uma bomba de alta temperatura justifica a baixa potência.

Obrigada :)
  4.  # 4

Peço desculpa, não tinha percebido.
    Pensei que queria a marca da bomba de calor, pois a minha dúvida era em relação à potência da bomba de calor.

Em relação à marca da caldeira a pellets é da marca Zantia (modelo Nara), mas das caldeiras tenho outros orçamentos de outras lojas (de outras caldeiras que me pareceram melhores, mas também mais caras) e as potências rondam os mesmos valores.
  5.  # 5

Não, não estou no gozo.

Como falei no texto da caldeira a pellets, pensei que era isso que perguntava.

A caldeira a gasóleo é da marca Celini.
  6.  # 6

Colocado por: Isabel MachadoO ultimo orçamento é de uma bomba de calor (alta temperatura) de 10 Kw, para aquecimento central.

sem ver e de uma forma genérica a potencia é muito pouca, devia ser pelo menos 15KW, sendo o ideal mesmo 20Kw, independentemente das marcas em questão,

mas aí os valores vão disparar,

outra solução mais em conta e se a tubagem permitir: substituir os radiadores por ventilo-convectores ou radiadores de baixa temperatura e colocar uma bomba de calor de baixa temperatura e com isto baixar substancialmente o preço da solução e dos consumos energéticos.
  7.  # 7

Muito obrigada!

Não queria substituir os radiadores, mas ainda tenho que estudar essa solução.
    De qualquer das formas, li algures neste fórum que as bombas de calor de alta temperatura só iam até aos 16 Kw, então pensei que as bombas de alta temperatura talvez fossem mais "fortes" de alguma forma e que talvez bastasse uma de 10 Kw, tal como o vendedor me disse. Mas daquilo que tenho lido e pela sua opinião, não me parece!

Obrigada.
  8.  # 8

Colocado por: Isabel Machadobombas de calor de alta temperatura só iam até aos 16 Kw

tem maquinas até 44Kw, mas não creio que seja adequada para o seu caso,
    a mais vulgar e com melhor preço\eficiência será a de 16Kw.
  9.  # 9

Ok, obrigada :)
  10.  # 10

87 elementos de radiador = 13050 kcal = 16kw. Logo precisa de um de uma caldeira com potencia mínima de 16kw. E não uma bomba de calor pois a canalização não tem os diâmetros próprios e isolamentos, etc.
  11.  # 11

Obrigada!

Não fazia nada ideia disso da canalização.
  12.  # 12

Colocado por: Ricardo SousaE não uma bomba de calor pois a canalização não tem os diâmetros próprios e isolamentos, etc.

uma de alta temperatura e exclusivamente só aquecimento não tem qualquer problema.

0.0163 seg. NEW