O meu terreno confronta nas traseiras com um terreno mais alto. O meu terreno está separado desse terreno por um muro antigo em pedra (pertence ao vizinho) que já antes do inicio das obras se econtrava ligeiramente inclinado e sujeito a cair.
Como o meu terreno fica a uma quota mais baixa tive que fazer desaterro. Para evitar que o muro ficasse desamparado dexei ficar um pouco de terra e fiz o meu muro desviado ca. 50cm.
Com as últimas chuvas o muro dele cedeu ainda mais e agora quer que eu arranje o seu muro para evitar que caia.
Sou obrigado a fazê-lo? E se o muro dele cair e danificar o meu, de quem é a responsabilidade?
Obviamente não estou interessado em guerras com os vizinhos mas também não quero estar a pagar aquilo que não é da minha responsabilidade. Para construir tinha que mexer nas minhas terras e não tenho culpa de o muro ser fraco para aguentar com as terras que segura.
É simples. :) Se o muro caísse sozinho, que remédio tinha o seu vizinho de o refazer, como o que acelerou a queda foi o seu desaterro, a meu ver o senhor simples é o responsável pela queda do muro.
Antes de fazer o desaterro deveria ter entrado em contacto com o seu vizinho para tentar arranjar uma solução que satisfizesse ambos.
Imagine que agora o seu vizinho se lembrava de escavar ao lado do seu muro ao ponto do seu muro também cair, de quem era a responsabilidade?