Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho a seguinte situação na minha obra:

O meu terreno confronta nas traseiras com um terreno mais alto. O meu terreno está separado desse terreno por um muro antigo em pedra (pertence ao vizinho) que já antes do inicio das obras se econtrava ligeiramente inclinado e sujeito a cair.

Como o meu terreno fica a uma quota mais baixa tive que fazer desaterro. Para evitar que o muro ficasse desamparado dexei ficar um pouco de terra e fiz o meu muro desviado ca. 50cm.

Com as últimas chuvas o muro dele cedeu ainda mais e agora quer que eu arranje o seu muro para evitar que caia.

Sou obrigado a fazê-lo? E se o muro dele cair e danificar o meu, de quem é a responsabilidade?

Obviamente não estou interessado em guerras com os vizinhos mas também não quero estar a pagar aquilo que não é da minha responsabilidade. Para construir tinha que mexer nas minhas terras e não tenho culpa de o muro ser fraco para aguentar com as terras que segura.

Agradeço desde já a vossa ajuda.
  2.  # 2

Colocado por: simples50cm.

uuiiii....é muito pouco, mas o melhor é fazer um desenho para ver se eu percebi. Acho que o muro do vizinho ficou "descalço"
    Concordam com este comentário: Oinq
  3.  # 3

Colocado por: Picareta Acho que o muro do vizinho ficou "descalço"

Não ficou descalço. Ficou com terra por baixo e à frente.
  4.  # 4

Colocado por: simplesFicou com terra por baixo e à frente.

Mas 50cm de terra não aguentam o impulso do muro do vizinho. Mas certezas....só vendo.
  5.  # 5

É simples. :) Se o muro caísse sozinho, que remédio tinha o seu vizinho de o refazer, como o que acelerou a queda foi o seu desaterro, a meu ver o senhor simples é o responsável pela queda do muro.

Antes de fazer o desaterro deveria ter entrado em contacto com o seu vizinho para tentar arranjar uma solução que satisfizesse ambos.

Imagine que agora o seu vizinho se lembrava de escavar ao lado do seu muro ao ponto do seu muro também cair, de quem era a responsabilidade?
  6.  # 6

Admito que possam ter alguma razão. No entanto aquele muro nem merece esse nome. São mais pedregulhos pousados uns em cima dos outros.

E se o vizinho escavar junto do meu terreno e deixar 50cm de terra o meu muro não cai de certeza porque foi feito como deve ser.
  7.  # 7

Já agora tirem-me uma dúvida, não é o dono do terreno mais alto que é obrigado a fazer um muro que sustente a terra?

0.0102 seg. NEW