Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Linus
    Colocado por: Pedro Azevedo78

    Está a comparar um sistema que tem um COP máximo de 1 (acumuladores de calor ou radiadores/emissores), com um sistema que facilmente tem um COP de 3...


    Sim e não... Isto é, sim têm COP's diferentes como é lógico. Mas este coeficiente de rentabilidade traduz-se nos radiadores num aquecimento directo (para além da inércia térmica do sistema) enquanto nos ventiloconvectores falamos de um chiller (bomba de calor) que transforma 1 unidade de energia em 3 de calor na água de circulação (isto é só no chiller). Ora esta água sofre perdas, os ventiladores também consomem qualquer coisita, and soione, and soione :)

    Também tenho muitas dúvidas que tenha facilmente um COP de 3... A que temperaturas é que se conseguem esses COP's? Quando o inverno aperta a sério é ver isso a baixar...

    E em relação ás outras dúvidas não me sabe responder? O sistema é tão silencioso como os vendedores dizem?

    Mais uma dúvida, e manutenção têm? Com que periodicidade?

    Cumps


    Linus, o pedro tem razão. Estes sistemas fácilmente possuem um COP de 3 mesmo em condições relativamente adversas. No mínimo poderao ter um COP de 1 que é quando desligam a bomba de calor e ligam a resistência eléctrica.
    Temos de ver que também fazem frio, pelo que neste caso eliminamos logo os acumuladores de calor.
    O sistema sofre perdas na tubagem, mas eu pessoalmente só me preocupo com elas enquanto estão fora de casa. Tudo o que forem perdas no interior são ganhos no conjunto, ou seja ajudam a aquecer ou arrefecer.
    Os COP's tabelados normalmente são para temperaturas exteriores de 7º e 35 º (calor, frio; isto salvo erro, não garanto)

    Os ventiloconvectores são tão silenciosos como um ar condicionado, o funcionamento é igual, apenas o líquido/gás é que é diferente, tal como possuem a mesma manutenção. É claro que isto tudo depende das marcas e dos modelos.

    Pedro, em relação à regulação do sistema de pavimento radiante eu pessoalmente sou mais a favor do que se utiliza cá. Primeiro é mais fácil de perceber, é mais fácil de um instalador a perceber e é mais fácil de encontrar alguém para a reparar e fazer manutenção :) - Relativamente á técnica de uma e de outra talvez a francesa seja mais evoluida, no entanto nunca me debrucei muito sobre o assunto. É uma questão a pensar melhor.

    Cumprimentos
  2.  # 22

    Ainda outra coisa pedro, em relação aos arranques da bomba de calor eu aconselho sempre a colocação de depósitos de inércia, tal como o caso da instalação da Ferroli que se estava a falar. Nessa está previsto um depósito de 90L.
  3.  # 23

    Ok Nuno, entendido.


    Colocado por: Pedro Azevedo78Os ventiloconvectores são tão silenciosos como um ar condicionado, o funcionamento é igual...

    Hum... isso já não me agrada tanto... embora os dados técnicos da top fan da ferroli apontem para um nível médio de ruído de 45db e máximo de 52db o que não é muito mau. Há AC's muito piores.

    Diga-me mais uma coisa, o sistema funciona em continuo mas os ventiladores funcionam de acordo com os requisitos de climatização certo? Com que frequência ligam ou que percentagem de tempo estão ligados. Numa moradia com bom isolamento e após atingir a temperatura desejada as unidades não fazem, de certa forma, o aquecimento por convecção natural...

    Cumps
    •  
      FD
    • 16 janeiro 2009

     # 24

    Para referência, uma conversa normal entre duas pessoas a 1m corresponde entre 40dB a 60dB.
    • JCC
    • 16 janeiro 2009

     # 25

    Colocado por: Nuno Nunes
    Quando chegar proposta da geotermia de portugal é melhor ter uma cadeira para se sentar :)


    Entretanto recebi a proposta da Enat, mas apenas para o equipamento central (esqueceram-se dos ventiloconvectores e da respectiva montagem nos tectos falsos), os valores são sem Iva:


      Climatizacao atraves de Energia Aerotermica Sistema Ar/Agua 15 10.318.00
      Incluindo Acessorios e Instalacao


    Bomba de Calor Compacta Zantia 14 : 6.648.00
    Incluindo Acessorios de Instalacao
    • JCC
    • 16 janeiro 2009

     # 26

    Colocado por: LinusE relativamente às performances dos ventiloconvectores, alguém tem conhecimento real do sistema?? Isto é, é económico ou não?

    Da minha experiência com o sistema actual de ventiloconvectores ar-água, o consumo parece-me moderado. Mas não tenho dados objectivos (quem controla a conta da EDP é a minha mulher :D)

    Outra coisa que me questiono será se o sistema não cria correntes de ar tal como o AC, e se fará muito barulho? É que há AC's que não dá para dormir...

    Não sei excatamente o que quer dizer com corrente de ar, mas sim há ventilação, logo um fluxo de ar. É como o AC, mas como tudo, deverá depender da qualidade do equipamento. Em termos de barulho eu como tenho sono muito leve apenas na velocidade mínima consigo adormecer. Mas os meus filhos ficam com os aparelhos na velocidade média.

    JCCjá ponderou a hipótese de colocar emissores/radiadores? A instalação fica-lhe mais em conta do que os ventiloconvectores só não sei nada acerca dos consumos do sistema, embora por exemplo a Haverland diga que os seus emissores garantem emissão de calor em 10 a 12h apenas com 5h de consumo. Pelo que me apercebi são mais económicos e eficientes do que os acumuladores de calor que a EDP tanto apregoa.

    No meu caso trata-se de substituição do equipamento de climatização de quente e de frio que actualmente tenho, pelo que os ventiloconvectores já estão no tecto. De qualquer forma tenho uma cave onde não chega a climatização, onde estou a pensar colocar acumuladores de calor.

    Porque diz que os da Haverland são mais económicos e eficientes que os da EDP?
    • JCC
    • 16 janeiro 2009

     # 27

    Colocado por: Linus
    Diga-me mais uma coisa, o sistema funciona em continuo mas os ventiladores funcionam de acordo com os requisitos de climatização certo? Com que frequência ligam ou que percentagem de tempo estão ligados. Numa moradia com bom isolamento e após atingir a temperatura desejada as unidades não fazem, de certa forma, o aquecimento por convecção natural...


    Em minha casa diria que normalmente a climatização funciona em contínuo cerca de 2 meses no verão e cerca de 3 no inverno. Mas por exemplo este verão passado o sistema foi ligado meia dúzia de vezes. Este inverno como está a ser agreste e o sistema está avariado, na sala ligo o recuperador de calor (a pellets) que normalmente é mais para enfeitar uma vez que tenho a climatização ar-água. Por outro lado, normalmente nos meses mais moderados como na primavera, a climatização acaba por ter pouco uso, ou é apenas ligado quando estão pessoas em casa (final da tarde \ noite).
  4.  # 28

    Colocado por: JCC
    Porque diz que os da Haverland são mais económicos e eficientes que os da EDP?

    Não digo que os acumuladores da Haverland são mais eficientes que os da EDP até porque é uma das marcas que a EDP aconselha.
    Devo-me ter explicado mal. Uma coisa são os acumuladores outra coisa são os Radiadores/emissores eléctricos.

    Estes, os radiadores, são sim mais eficientes do que os acumuladores. Passo a explicar. Estes radiadores são de uma forma genérica semelhantes aos vulgares radiadores a óleo só que tal como os radiadores a água são fixos na parede. Usam resistências para aquecer um fluido térmico altamente eficiente que depois emite calor.

    Os acumuladores necessitam de maiores potências para aquecerem e armazenarem calor nas horas de vazio (em tarifa bi-horária) e para assim distribuirem o aquecimento nas horas em que estão desligados.
    O problema é mesmo este... para que no fim de um dia de trabalho, lá pelas 19-20h a casa esteja quente, estes têm de armazenar calor no total de horas de vazio. Uma casinha com 5 acumuladores de 1700W (não é muito) a funcionarem 8 horas de vazio consomem, segundo o simulador online da EDP, 2040 kWh por mês qualquer coisa como 135€ (em tarifa simples isto dispara para cerca de 260€).

    A EDP faz muita publicidade a estes equipamentos porque consomem energia nas horas de vazio, quando há excesso na rede... e na minha opinião porque fazem disparar a factura. Para estes 5 acumuladores necessitamos de uma potência contratada de 10.35kvA (mais 20.55€ para tarifa bi-horária). Ora se a casa for maior e precisar de mais um ou dois acumuladores, tiver a iluminação ligada, 1 ou 2 televisores e a máquina da louça...esta potência já não chega.

    Com os radiadores já não necessitamos de potências tão altas. Mas mesmo para as mesmas potências nominais, os acumuladores tem um consumo kWh superior! Acho isto incrivel.

    Se a mesma casa tiver 5 radiadores ( 3 radiadores de 1000W e 2 de 1500W) com 10h/dia de consumo (pois por cada 5 horas de consumo emitem 10 a 12h de calor) temos um consumo de 900kWh, cerca de 93€ (em tarifa bi-horária sendo 40% do consumo em horas de vazio). A potencia necessária em caso de simultaniedade (pois podem funcionar alternadamente por programação do utilizador) é de 5.75kVA (12.15€/ mês). Pode programar o sistema para ter temperaturas ideais quando chega a casa, coisa que nos acumuladores não é possivel.

    São diferenças enormes... Por isso digo que os acumuladores não me convencem em nada! Têm gastos superiores, não garantem o conforto térmico que um radiador ou um ventiloconvector garante...

    É claro que os radiadores devem consumir mais do que um ventiloconvector pela minimização energética que a bomba de calor imprime ao sistema.

    E se falarmos de piso radiante essas diferenças aumentam concerteza.

    Mas repare, não tenho nada a ganhar com isto, estou até interessado em aprofundar conhecimentos sobre estes temas porque nas próximas semanas vou ter de optar por um sistema... De certeza que ponho de parte os acumuladores, pelas razões óbvias, e com muita pena minha o piso radiante hidráulico (tem a ver com o plafon que a minha princesa, dona da obra, acordou com o empreiteiro, e como não queriamos gastar mais papel com isto - mas ainda não é definitivo).

    Só fico com um pé atrás em relação aos ventiloconvectores por causa do ruído... é que tenho um sono muito leve.

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JCC
  5.  # 29

    Colocado por: FDPara referência, uma conversa normal entre duas pessoas a 1m corresponde entre 40dB a 60dB.


    Obrigado FD pela informação. Assim já dá para ter uma ideia.

    E ter 2 pessoas a conversar a 1m de mim, enquanto durmo, é um pouco chato! Para além do espaço que essas 2pessoas iam ocupar :)

    Vou ver se consigo ver o sistema in loco. O problema é que de noite qualquer ruido parece superior...

    Cumps
    • JCC
    • 19 janeiro 2009

     # 30

    Colocado por: LinusCom os radiadores já não necessitamos de potências tão altas. Mas mesmo para as mesmas potências nominais, os acumuladores tem um consumo kWh superior! Acho isto incrivel.


    Obrigado pelo alerta \ esclarecimento.

    Quando fizer a sua escolha pode informar? Para a cave da minha casa também vou precisar de uma solução dessas.

    Só fico com um pé atrás em relação aos ventiloconvectores por causa do ruído... é que tenho um sono muito leve.


    Há necessariamente ruído com os ventiloconvectores mas é muito ténue principalmente se estiver na velocidade mais baixa. Presumo que seja equivalente a qualquer aparelho que tenha ventilação. Por exemplo o recuperador a pellets acaba por ser mais ruidoso.

    Como já referi tenho também um sono muito leve (nos hoteis tenho que desligar sempre os aparelhos). Em casa de noite quando me deito (o quarto já está climatizado) deixo o aparelho desligado mas com o termoestato no limite de ligar. Assim consigo adormecer com aparelho desligado, e quando o aparelho liga durante a noite para manter a temperatura, já estou a dormir. Já os meus filhos não se queixam.

    Durante o dia e na sala acaba por ser indiferente.
  6.  # 31

    Ao ler algumas ideias que surgem neste comentario deparo com o problema do barulho dos ventiloconvectores,mas existe a marca ollimpia com dois modelos SL e SLR , os SL sao convencionais mas os SLR tem um radoador estatico que para os quartos podem colocar no modo nocturno fazendo a convecçao do calor ou frio. Mas tambem que comparem as maquinas AIRMAT que e uma bomba de calor aerotermica em que os consumos sao baixos.
  7.  # 32

    Quanto a potencia pretendida para uma casa devemos colocar por metro quadrado nos quartos ,salas e cozinhas 70 a 80 W, wc 100W, hall e corredores 60 W, assim podemos ver a maquina que precisamos para a casa para que essa nao fique a patinar e aumentar os consumos
  8.  # 33

    Caro JCC visto ter problemas com a sua bomba de calor gostaria de saber se e chiller no qual so existe uma maquina onde agua passa dentro dessa maquina ou se tem uma unidade interior e outra exterior. Para ter qualidade e preço e um bom cop procure em Airmat-iberica pois esta maquina trabalha para quente, frio e aguas quentes sanitarias.
    • JCC
    • 20 janeiro 2009

     # 34

    Colocado por: semogCaro JCC visto ter problemas com a sua bomba de calor gostaria de saber se e chiller no qual so existe uma maquina onde agua passa dentro dessa maquina ou se tem uma unidade interior e outra exterior.


    É um chiller da marca Marianni Clima, só com unidade exterior.
  9.  # 35

    Pedro Azevedo,
    vi num post seu num outro fórum (julgo que seria você) que fazia referência a um sistema de aquecimento misto com piso radiante e ventilo-convectores.
    Como é que isto funciona? Isto é, poderei ter um piso/zona por exemplo com ventilo-convectores (área social - sala cozinha) e outro piso/zona com piso radiante (quartos)? Tudo apoiado por uma bomba de calor e o mesmo acumulador?
    Isto será viável ou mais prático do que optar por um dos sistemas isoladamente - piso radiante ou ventilo-convectores.

    Para uma instalação de piso radiante só para aquecimento que valores acha prováveis/razoáveis? Qualquer coisa à volta dos 30€/m2 (+iva)?

    Agradeço a ajuda.

    Cumps
  10.  # 36

    Colocado por: LinusPara uma instalação de piso radiante só para aquecimento que valores acha prováveis/razoáveis? Qualquer coisa à volta dos 30€/m2 (+iva)?

    Acho curto...
    Colocado por: Linuspoderei ter um piso/zona por exemplo com ventilo-convectores (área social - sala cozinha) e outro piso/zona com piso radiante (quartos)? Tudo apoiado por uma bomba de calor e o mesmo acumulador?
    Isto será viável ou mais prático do que optar por um dos sistemas isoladamente - piso radiante ou ventilo-convectores.

    Pode, claro que sim.
    Só que eu faria exactamente ao contrário: piso radiante nas zonas comuns, e ventiloconvectores nos quartos.
    Esta solução tem um contra: a bomba de calor tem de produzir água a uma temperatura superior, para poder ser utilizada nos ventiloconvectores, logo o seu COP vai também baixar...
  11.  # 37

    Caro Pedro Azevedo
    Sabendo que uma bomba de calor a temperatura transmitida para a agua ronda os 52º, nos ventiloconvectores ou radiadores estaticos terao a mesma tenperatura, ja o piso tera que levar uma valvula de 3 vias para que saia a agua a 45º para o piso radiante, isto teria que se fazer-se a saida do pernutador e para estas temperatura nao vamos ligar a so algumas horas por dia, tera que estar ligada assim que começa o inverno ate as temperaturas estarem boas isto la para Abril e tendo valores dentro da cas entre 18º a 25º, colocando depois a maquina so para aqs e no verao caso nessecite pola a fazer frio melhor nos ventiloconvectores embora no chao radiante tambem resulte,pois as temperturas na agua rondam os 13º a 16º. Lembre-se que os consumos aumentam quando durante o inverno andamos a ligar so de manha e so a noite fazendo aquecer e arrefecer a habitaçao e mantendo a habitaçao sempre a mesma temperatura nas divisoes todas os consumos serao menores ( o mesmo se passa com outras fontes de calor nao e preciso termos a 70º ou 80º, manter so a 55º ou 60º vera que resulta, mas tambem e preciso ter em conta a bomba circuladora, e a potencia da fonte de calor se esta e a correcta o mesmo se passa com a potencia de cada divisao).
    Mas para ter uma noçao consulte Airmat-Iberica ou Airmat-Portugal
  12.  # 38

    Caro semog,
    Colocado por: semogSabendo que uma bomba de calor a temperatura transmitida para a agua ronda os 52º

    Vou ter de discordar, e não me leva a mal, dizer um bocadinho "mal" do seu produto.
    Que eu conheça, apenas a AIRMAT tem um sistema assim, de produzir a água constantemente a uma temperatura de 52ºC (o problema é que não dá para escolher uma temperatura menor!) para o seu pequeno reservatório, sendo depois "misturada" através de uma válvula de 3 vias quando a temepratura desejada é menor.
    E vai ter de concordar comigo, que para um piso radiante (água a 35ºC/40ºC) o modo de funcionamento da AIRMAT não faz sentido... Isto porque estamos a elevar a temperatura da água a temperaturas bem mais elevadas, do que as nossas necessidades. E como bem sabe, quanto maior a temperatura da água de saída, menor o COP.
    O mais comum numa bomba (e o ideal!!) é ela produzir a água à temperatura que é precisa. Isto é: não se produz a água a uma temperatura fixa, mas sim em função das reais necessidades do sistema, idealmente controlado por sondas interiores e compensado por sonda exterior, em função da temperatura que faz cá fora, antecipando mesmo as necessidades desse sistema!
    Ora isto faz com que a bomba raramente tenha necessidade de produzir água a mais de 40ºC, funcionando em temperaturas médias à volta de 35ºC. Ora isto para os 52ºC da AIRMAT, vai ter de concordar, faz diferença em termos de COP.
    Ou seja, para ventiloconvectores ou radiadores a AIRMAT poderá ser uma boa escolha. Para pisos radiantes, pelo que escrevi atrás, a mim não me convence.

    Cump.
  13.  # 39

    Caro Pedro Azevedo
    concordo consigo no que refere as temperaturas do piso, como ja disse que conhece a maquina, deve saber entao que ela nao tem 2 sondas mas sim 5 sondas, controla por exterior, interior,permutador,agua de ida e no fluxo do retorno de gas da bomba de calor
  14.  # 40

    Sim, o problema é mesmo ter de produzir sempre a água a 52ºC...
 
0.0251 seg. NEW