Colocado por: Flaviano742Jcaiado, depois tiro fotos.. melhor. Posto um video tudo feito a mesma hora para nao haver duvidas. E sim o ar aquece e bem, por onde sai?, sai pelas casas de banho, pelas saidas de ventilação dos quartos e pelo extrator de cozinha que mesmo desligado está em contacto com o exterior.Amigo 1976 obrigado, realmente até eu duvidei da efucácia disso tudo instalado, mas felizmente funciona e pela quantidade de lenha que estou usando,digamos que é quase obra de engenharia de ultimo nível..:-).. modestia parte.
Colocado por: Flaviano74290% de humidade?? Em dias de chuva talvez.. como disse, eu tenho 700m3 de ar a entrar no recuperador, este por sua vez aquece e é distribuido para vários pontos da casa e como disse de inicio eu tenho um desumidificador a trabalhar o tempo todo..Concordam com este comentário:jcaiado
Colocado por: ultrahipermegaestive agora aqui a magicar uma forma de retirar mais desempenho dos recuperadores de calor a ar e a água.
Trata-se de dissipar o calor da chaminé utilizando tubos verticais encostados ao tubo de saída de fumos, é uma coisa simples de fazer e acessível a qualquer pessoa, pois basta comprar tubo de cobre de 1" cortar a menos de 1m para encostar mesmo ao tubo evitando assim sobrepor nos encaixes.
eu vou fazer isso no meu, se quiser fazer no seu acho que só tem a ganhar, gasta uns euros no tubo de cobre mas depois vai ter muito mais ganho a nível de eficiência.
Colocado por: ultrahipermegaestive agora aqui a magicar uma forma de retirar mais desempenho dos recuperadores de calor a ar e a água.
Trata-se de dissipar o calor da chaminé utilizando tubos verticais encostados ao tubo de saída de fumos, é uma coisa simples de fazer e acessível a qualquer pessoa, pois basta comprar tubo de cobre de 1" cortar a menos de 1m para encostar mesmo ao tubo evitando assim sobrepor nos encaixes.
eu vou fazer isso no meu, se quiser fazer no seu acho que só tem a ganhar, gasta uns euros no tubo de cobre mas depois vai ter muito mais ganho a nível de eficiência.