Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

não. só a partir de 46€ salvo erro.
    já me aconteceu com 2 produtos,
    1 transmissor e emissor av valor de 30€, não paguei nada
    1 fecho central com pistolas e alarme para o carro, valor 25€, também não paguei nada

quando para na alfandega vem uma carta para casa para apresentarmos factura ou comprovativo de pagamento, depois é enviar para lá (carta, fax ou email) e esperar que a encomenda chegue a casa, se tiver que pagar alguma coisa (iva e taxas) pagamos ao carteiro (vem contra reembolso)

mas á coisas que mesmo que tivesse que pagar iva e taxas compensa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 1976
    • 1976
    • 21 janeiro 2014

# 262

eu só paguei numa máquina fotográfica que veio dos eua.
    da china nunca paguei.
    mas acho que isso poderá estar relacionado com dos eua ter vindo por DHL e da china vir por china post...
  2.  # 263

sim se vier por DHL pára de certeza
    normalmente por china post só pára se for encomendas grandes, pelo menos comigo acontece assim mas á quem diga o contrario que pode ser qualquer uma independentemente do tamanho
  3.  # 264

Boas o termostato é este mesmo, mas se for o modelo H1 como se ve na parte de trás do termostato tem de se fazer a ligação diferente, recomendo ao pedir que peçam o modelo h3, pois este é multiligações, quanto a alfandega, estes valores não pagam nada. abraço..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino, dom123, 1976
  4.  # 265

esse termostato é para funcionar com piso radiante hidráulico.
  5.  # 266

Parcialmente certo amigo, pode ser utilizado com bomba de calor e da maneira que quiser, repare que o termostato exterior vai até os 90º, e o interno de 5 a 35º, ou seja basta somente eu por o setpoint que eu quiser que ele vai atuar, tanto para arrancar aos 30º ou para parar aos 30º.

Ex: o termostato interior deve de captar a temperatura aproximada de 23º quanto a exterior( dentro da hotte, junto a conduta de ar) chegar a meros 30º.
  6.  # 267

Boas malta, bom dia.

Como estamos no fim do frio praticamente, já posso deixar aqui o feedback da instalação e custos da mesma.
    Feedback:

Neste momento ao acender o recuperador as 18:00hs, leva cerca de meia hora a ter todo o sistema a trabalhar, pois retardo o relógio do termostato do piso superior para este arrancar somente quando chegar aos 50º dentro da hotte, isso pq é o primeiro a ligar devido ao ar ser extraído por parte este das paredes da conduta de fumo e o restante da convexão da hotte.

O insuflador de ar exterior ( cata professional 750l) que injeta ar fresco dentro do cárter do recuperador, este liga quando a sonda que está acoplada a saida de ar superior do recuperador chega aos 35º.
    O calor Em toda a casa é sentido quase que instantaneamente, mas em todos os cantosdemora cerca de 1/4 de hora, depois é só manter com lenha.

Consumos:

A fatura da eletricidade aumentou cerca de 20€ devido a ter o insuflador de 600m3, o de 700m3 e um desumidificador pequeno ( precaução), ligados .

O consumo de lenha pelas minhas contas deve se situar nas 1,5ton de sobro/ano, ou seja de 1 de Novembro a 1 de Março (4meses), tenho um consumo a mais de 215€ entre eletricidade e lenha, isso dividido pelo preço do material dá uma média de 53,75€/mês(bembom).

Estes são os valores todos feitos por alto, a manutenção do sistema feita por mim e sem nenhum outro gasto.

Conclusão:
    Se eu tivesse instalado bomba de calor, caldeira a lenha o a pellets, radiadores, chão radiante ou outros, os consumos nem de perto chegavam a estes, mas cada um puxa brasa a sua sardinha, o que eu digo é real e é o que eu tenho instalado e a disponibilidade para curiosos.

A agradecer tenho muito a malta aqui do forum e em especial a um senhor lá do Algarve que tem ajudado muito com sua experiência e conselhos.

Quanto a qualidade do ar, esta melhorou muito, pois temos ar fresco a circular pela casa e ao mesmo tempo a humidade de ar em casa a rondar os 45%, mas já chegou aos 55%, antes deste sistema estar pronto já rondou os 65%.

Condensações: Ainda tenho janelas de aluminio em duas casas de banho e mesmo pela manhã não tenho qualquer tipo de condensação, nem mesmo na casa de banho durante o banho, e isso é fácil de explicar, como durante o banho tenho o extrator de ar a puxar para fora 100m3 e ao mesmo tempo tenho injeção de ar quente em proporção superior, este jamais permite a condensação mesmo em banhos demorados, nem em espelhos ou ladrilhos, coisa que a pouco mais de 2 meses isso irritava imenso, pois ao fim do banho queria fazer a barba e tinha o espelho todo embaciado.

Pronto malta, qualquer pergunta estou aqui para ajudar.

Abraço.
    Concordam com este comentário: jcaiado, dedao, 1976
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, nandogonca, treker666, dedao, fsilva106, leiria, 1976
  7.  # 268

Existe aqui um promenor que não consigo entender! Quando estamos a insuflar ar exterior, como nestes ultimos dias em que a humidade relativa tem andado sempre em valores altissimos, como é conseguimos a HR interior baixe com a utilização do recuperador? Se for pelo aumento da temperatura eu entendo, agora pela simples renovação de ar acho que não vamos lá... pois se o ar que injectos está carregadinho de agua, e não existe nenhuma reação que onde se consiga extrair a agua do ar, não percebo como é que chegamos lá... se for com HR exteriores baixas, aí sim é facil de perceber. Alguem que me elucide?

JC
    • 1976
    • 17 fevereiro 2014

# 269

flaviano,muitos parabéns amigo!
    uma obra feita pelo próprio, com apoio do fórum e em especial do tal senhor do algarve, que sabe mais que 99,9% dos instaladores que ai andam.
    se um fórum serve para alguma coisa, é para isto. expor o problema, meter mãos à obra, ter alguém que sabe a ajudar e no fim mostrar resultados.
    um grande obrigado!!!
    Concordam com este comentário: FD
  8.  # 270

Jcaiado, depois tiro fotos.. melhor. Posto um video tudo feito a mesma hora para nao haver duvidas. E sim o ar aquece e bem, por onde sai?, sai pelas casas de banho, pelas saidas de ventilação dos quartos e pelo extrator de cozinha que mesmo desligado está em contacto com o exterior.Amigo 1976 obrigado, realmente até eu duvidei da efucácia disso tudo instalado, mas felizmente funciona e pela quantidade de lenha que estou usando,digamos que é quase obra de engenharia de ultimo nível..:-).. modestia parte.
  9.  # 271

antes de mais muitos parabéns por todo o projecto,
    mas explique lá como consegue gastar 1.5 ton de lenha por ano???
    é que assim eu também quero um recuperador como o seu!!! eu só vejo é lenha a desaparecer, devo gastar 3 ou 4 ton por ano
    Concordam com este comentário: leiria
    • jcaiado
    • 17 fevereiro 2014 editado

# 272

Colocado por: Flaviano742Jcaiado, depois tiro fotos.. melhor. Posto um video tudo feito a mesma hora para nao haver duvidas. E sim o ar aquece e bem, por onde sai?, sai pelas casas de banho, pelas saidas de ventilação dos quartos e pelo extrator de cozinha que mesmo desligado está em contacto com o exterior.Amigo 1976 obrigado, realmente até eu duvidei da efucácia disso tudo instalado, mas felizmente funciona e pela quantidade de lenha que estou usando,digamos que é quase obra de engenharia de ultimo nível..:-).. modestia parte.

Atenção que não estou a duvidar! Só queria perceber do ponto de vista da fisica pura, porque é isto acontece, pois na minha cabeça, ao metermos ar exterior dentro do hote ou recuperdador, com um HR de 90% imaginemos, tudo bem que depois a temperatura deste mesmo ar vai ser elevado aos 50-60-80º etc, e claro que aqui a HR desce drasticamente não porque se retire agua do ar mas sim porque aumentamos a temperatura do mesmo, depois se este ar é encaminhado para outros locais, vai obrigar o ar viciado desses mesmos locais a sair para o exterior, mas caramba ainda não vi neste processo nenhuma fase em que se retire agua do ar tipo desumidificador! Eu tambem tenho recuperador e sei que as coisas funcionam assim, mas custame não perceber porque... Se tiver a sala a 15º e ligar o recuperador (tambem possuo insuflação de ar exterior na hotte), aqueço até aos 20,22º por exemplo, claro que HR nesta altura vai passar para os 50% por exemplo. mas quando a sala voltar aos 15, a HR volta de novo aos 70% Insto porque o ar que estive a injectar estava carregado de agua, agora se for um ar seco, ai sim faz sentido que a HR interna diminua com a renovação.... (se calhar não estou a contar com HR que se retira da massa termica e penso só no ar). Como disse sei que funciona por experiencia propria, mas depois tento perceber do ponto de vista da fisica e fico com um nó no cerebro e isso irrita-me...

JC
  10.  # 273

90% de humidade?? Em dias de chuva talvez.. como disse, eu tenho 700m3 de ar a entrar no recuperador, este por sua vez aquece e é distribuido para vários pontos da casa e como disse de inicio eu tenho um desumidificador a trabalhar o tempo todo..
    Concordam com este comentário: jcaiado
  11.  # 274

Amigo Fsilva, é simples, como aprendi com um amigo e não preciso também de muita temperatura pois neste momento consigo retirar o máximo partido de toda a temperatura e somente volto por lenha quando a outra estive quase em brasa.. a casa está bem isolada e não precisa de mais.. abraço.
  12.  # 275

Colocado por: Flaviano74290% de humidade?? Em dias de chuva talvez.. como disse, eu tenho 700m3 de ar a entrar no recuperador, este por sua vez aquece e é distribuido para vários pontos da casa e como disse de inicio eu tenho um desumidificador a trabalhar o tempo todo..
    Concordam com este comentário:jcaiado

Era aí que eu queria chegar, pelo menos aqui na minha zona, que já ando com chuva à 2 meses, só o recuperador não tem sido sufiente para baixar muito a humidade. Ajuda mas não faz milagres, agora quando o tempo anda mais seco aí sim nota-se bem o efeito da renovação do ar...

JC
  13.  # 276

Colocado por: ultrahipermegaestive agora aqui a magicar uma forma de retirar mais desempenho dos recuperadores de calor a ar e a água.

Trata-se de dissipar o calor da chaminé utilizando tubos verticais encostados ao tubo de saída de fumos, é uma coisa simples de fazer e acessível a qualquer pessoa, pois basta comprar tubo de cobre de 1" cortar a menos de 1m para encostar mesmo ao tubo evitando assim sobrepor nos encaixes.

eu vou fazer isso no meu, se quiser fazer no seu acho que só tem a ganhar, gasta uns euros no tubo de cobre mas depois vai ter muito mais ganho a nível de eficiência.

Sempre chegou a fazer?
  14.  # 277

Boas amigos,, muito tempo depois ou seja quase 1 ano :-), disse que voltava e voltei,, obras por enquanto chega !!! Agora é hora de desfrutar do arduo trabalho. Como tinha prometido, deixo aqui o feedback em video da instalação com 1 ano de uso.

1º teve de haver uma aprendizagem da minha parte até optimizar o sistema para tirar o melhor proveito do mesmo.

2º Contrario a teoria de alguns, tive mesmo de desligar o desumidificador :-), estava a ficar com o ar demasiado seco, a baixo dos 35%, agora roda os 50%, assim poupo cerca de 280w/h.

3ºtive de mudar o termostato, mas somente para efeito visual e comodidade pois este tras um comando, o termostato retirei-o de um aquecedor que tinham a venda no Lidl.

4º tenho a casa muito confortável, digamos que é a diferença do termo em inglês para house e home.

Agora somente uma coisa me chateia, carregar a lenha, sabem como é o homem, quanto menos faz menos quer fazer :-))), tenho de repintar a parte inferior do recuperador pois detá a largar a tinta, mas é meramente estético.

Como sou muito cusco o próximo passo é isolar as soleiras das janelas (pedras), penso que assim poupo mais ainda no reaquecimento da casa, vou eu mesmo fazer em madeira uma espécie de capa para a pedra e vedar com silicone, ainda temos algum frio a emanar da dita pedra, pois a mesma está inteira e comunicada com o exterior.

o consumo da casa ronda os 50€ mensais, pois também instalei lampadas led em toda a casa, passei dos 1900w de consumo diario para 270w. Em janeiro logo vemos como ficam as contas, abraço , vou postar o link para o googledrive, pois os videos são grandes. abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
      IMG_20141212_122816.jpg
  15.  # 278

16.  # 279

17.  # 280

Colocado por: ultrahipermegaestive agora aqui a magicar uma forma de retirar mais desempenho dos recuperadores de calor a ar e a água.

Trata-se de dissipar o calor da chaminé utilizando tubos verticais encostados ao tubo de saída de fumos, é uma coisa simples de fazer e acessível a qualquer pessoa, pois basta comprar tubo de cobre de 1" cortar a menos de 1m para encostar mesmo ao tubo evitando assim sobrepor nos encaixes.

eu vou fazer isso no meu, se quiser fazer no seu acho que só tem a ganhar, gasta uns euros no tubo de cobre mas depois vai ter muito mais ganho a nível de eficiência.

Não é uma coisa tipo isto?
      pol_pm_30042640-Radiator-stalowy-fi-180-42640_1.jpg

0.0656 seg. NEW