Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

    embora eu defenda o uso de vidro simples para deixar o calor no inverno

    Pois é, nunca vamos estar de acordo, acho que o Jorge Santos está absolutamente errado a pensar assim sobre os vidros, por exemplo.

    Quem projecta, projecta mal, a maioria hoje nem sabe que agora a ventilação é obrigatória nas WC mesmo com janela, como eu sempre defendi !

    Só falta dizer que inventou a ventilação mecânica. São todos uns nabos, à excepção do Jorge Santos

    Quem anda na obras, sabe bem do que eu falo !

    Eu ando nas obras e acho que o Jorge diz muitas asneiras e não sabe bem do que fala - por exemplo quando fala em vidros e sistemas envidraçados

    Em 2013 só vi uma moradia com o sistema de VMC ou seja nem 1%

    Pois fique sabendo que a VM não é a única solução
  2.  # 162

    Colocado por: j cardosoPois é, nunca vamos estar de acordo, acho que o Jorge Santos está absolutamente errado a pensar assim sobre os vidros, por exemplo.


    Viva portugal ! Pais onde sabem tudo ! ... Investigue um pouco mais e verifique quem está errado ! Eu não sou com certeza e não inventei o vidro simples.

    Mas já medi muito vidro duplo do melhor que há com 44 º por dentro e 38º por fora num dia de sol ... Também não fui eu que inventei os termómetros !

    Vou dar-lhe uma dica para você ficar a entender-me um pouco mais...

    " Energy Bulldings " veja o filme da UE

    Aqui querem é vender vidros que "não deixam" passar o sol ... Quando o sol é um energia grátiz que se deve aproveitar ...

    E há quem pense que com cortinas por dentro evita o calor da radiação solar ! Só disparates !

    Quem nada sabe tapa o sol com vidros de alta qualidade , Não tenho medo de o reafirmar !

    Vidro simples + estore + vidro duplo é o melhor , é o máximo e voçê não concorda ? explique lá porque raio não concorda.. Não entende para que serve ?

    Colocado por: j cardosoSó falta dizer que inventou a ventilação mecânica. São todos uns nabos, à excepção do Jorge Santos


    Esta frase é para quê ? despistar ? brincar? gozar ? Não estou aqui para me vangloriar topa ? mas já fiz muita coisa do genero pode ter a certeza !

    Se quiser até lhe passo falar dos problemas do VMC... Nada é perfeito como sabe !

    Colocado por: j cardosoEu ando nas obras e acho que o Jorge diz muitas asneiras e não sabe bem do que fala - por exemplo quando fala em vidros e sistemas envidraçados


    A maior asneira é a sua afirmação ... Com lhe disse investique um pouco mais...

    Vá Às "boas" casas aqui na quinta do lago todas envidarçadas que são um nojo de classe H e G , nem sei como são permitidas ...

    Enganam a malta todos com os vidros especiais que fazem das casas um forno e eu é que digo asneiras ?

    Eu falo de factos, e contra factos não há argumentos !

    Colocado por: j cardosoPois fique sabendo que a VM não é a única solução


    Aí sim ? Quem disse que era ? claro que há melhor se quisermos gastar menos energia na renovação do ar....

    Diga lá então qual é para si o melhor sistema de renovação do ar tenho em vista a melhor eficiência !

    Fica aqui o desafio ! Vamos ver quem sabe !

    Imagine que ir fazer uma casa nova , como fazia para renovar o ar, aquecer a casa etc ...

    Com sorte até acerta :-)
  3.  # 163

    Aqui querem é vender vidros que "não deixam" passar o sol ... Quando o sol é um energia grátiz que se deve aproveitar ...


    Quem nada sabe tapa o sol com vidros de alta qualidade


    Enganam a malta todos com os vidros especiais que fazem das casas um forno


    São frases como estas que me levam a dizer que o Jorge Santos não sabe o que diz quando fala de vidros. Por um lado diz que os vidros fazem das casas fornos, por outro lado diz que a energia do sol se deve aproveitar. Então o Jorge não sabe que há vidros adequados para ambas as situações?

    Com sorte até acerta

    Está enganado, não deixo estas coisas ao sabor da sorte. Passe bem, fique lá com a sua "ciência" e com as suas ideias, continue com os vidros simples de que tanto gosta.
  4.  # 164

    Colocado por: j cardosoEstá enganado, não deixo estas coisas ao sabor da sorte.


    Oh amigo a sua sorte era encontrar na Net alguma coisa lhe o levasse a ficar de acordo comigo e perceber que não sou eu que estou enganado. Não era a sorte que o sr. percebeu
    Ficou zangado porquê ? Tenho o directo à indignação com tanta burrice que vejo ...

    Note que o que eu digo são coisas que eu sinto no dia à dia e tenho penas das pessoas que já vi chorar depois de gastarem uma fortuna em moradias onde não conseguem habitar !

    Casas modernas , lindas , planeadas por pessoas inexperientes ou por pessoas que se deixaram enganar pela publicidade dos vidros...

    Todos temos a possibilidade de saber o calor que passa com todos os tipos de vidros... Essa informação é disponibilizada mas não me lixe ! Sabe muito bem que se um vidro isolar 50 % do calor ficam outros 50 % que podem representar um "ganho" de calor de 500 watt por metro quadrado... E qual é o vidro que corta 50 % ?

    A mim não me comem por parvo, pois eu sempre fiz e faço os trabalhos de casa ou o amigo pensa que eu ando a dormir ?

    Para que o sr. não tenha hipotese de me fazer passar por parvo ou por desconhecedor da realidade e como sei onde estão as moradias classe H dei-me ao trabalho de mostrar ao fórum uns pequenos exemplos...

    Colocado por: j cardosoSão frases como estas que me levam a dizer que o Jorge Santos não sabe o que diz quando fala de vidros. Por um lado diz que os vidros fazem das casas fornos, por outro lado diz que a energia do sol se deve aproveitar. Então o Jorge não sabe que há vidros adequados para ambas as situações?


    Não sei que existem vidros adequados ? Deve estar a gozar, só pode, isso é o que eu vejo todos os dias ! BARRETES com vidros adequados.

    Não me diga que estes vidros não são adequados ?...

    Venha dar uma voltinha à uma zona nova em construção – Vale do Lobo – Algarve !

    Moradias recentes 2 anos !

    Vidro virado a sul com pálas de protecção que de nada servem:
    https://maps.google.pt/?ll=37.041476,-8.050924&spn=0.00355,0.006968&t=h&z=18&layer=c&cbll=37.041637,-8.050997&panoid=Jo_jY8uw-Rxx12dM_y00DQ&cbp=12,43.93,,0,-4.33


    Zona virada a poente… Note-se a pala que deve ser para enfeitar :

    https://maps.google.pt/?ll=37.042277,-8.050994&spn=0.00355,0.006968&t=h&z=18&layer=c&cbll=37.04199,-8.05105&panoid=dS_E0YdGfC45aD8oof-67w&cbp=12,135.73,,0,1.63

    Moradia, já com alguma protecção dos envidraçados mas com um grave erro…

    Estores escuros … Chegam a ficar a 120 graus no interior ( medidos por mim)
    Alem disso tem muitas janelas sem estores mas com a treta de blackout pelo interior, como se o “pouco” calor que passa pelos vidros fosse apenas por irradiação …

    https://maps.google.pt/?ll=37.041468,-8.048794&spn=0.00355,0.006968&t=h&z=18&layer=c&cbll=37.041634,-8.048651&panoid=c3OooA6stoB_FozLbAWJAg&cbp=12,338.57,,1,-1.42

    Vista poente da mesma moradia …

    Basta olhar para o enorme vidro fixo da escadaria para uma pessoa com um mínimo de inteligençia perceba o forno que fica esta casa:

    https://maps.google.pt/?ll=37.042136,-8.048875&spn=0.00355,0.006968&t=h&z=18&layer=c&cbll=37.04212,-8.048994&panoid=H3F1q3ewtXJJNYzV5a40hA&cbp=12,145.37,,0,2.28

    Enganam os arquitectos mais novos com os vidros super bons, depois ficam com casas classe H

    Mais casas com blackout pelo interior a burrice bem portuguesa !

    Vejam bem esta moradia virada a sul em pleno Algarve …

    https://maps.google.pt/?ll=37.041695,-8.049905&spn=0.00355,0.006968&t=h&z=18&layer=c&cbll=37.041814,-8.050087&panoid=aiHDNQb45ub0V9qoSMgYTw&cbp=12,48.16,,0,-4.23

    Autênticos fornos a partir do mês de Maio … eu não ouvi dizer ! estive em muitas delas e tenho as medições !

    Agora dois conjuntos bem executados, em que obviamente foi usado um vidro apropriado

    e estores por fora de cor clara para proteger condignamente os vidros dos apartamentos do sol . Alem disso tambem

    https://maps.google.pt/?ll=37.045463,-8.04943&spn=0.001783,0.003484&t=h&z=19&layer=c&cbll=37.045483,-8.049315&panoid=WgToUaaIAeZ_N-psfNZBAA&cbp=12,68.14,,0,-3.35

    Este conjunto se nas zonas expostas a sul em que tem palas de protecção dos envidraçados que tapam o sol no verão (como aconselham os regulamentos) com um vidro duplo que deixe passar o sol, fica beneficiado no inverno pois aquece melhor.

    Partindo do principio que no verão não apanham sol !

    Agora o sr. pode já não pode dizer :

    Colocado por: j cardosoPasse bem, fique lá com a sua "ciência"


    Porque a ciença das asneira não é minha...

    Ainda não me dei ao trabalho de lhe mostrar como se aquecem as casas passivamente com vido simples ou vidro que deixe passa bem o calor ! Isso ficará para a proxima !

    Se quiser pode mostrar uns exemplos de umas casas que ache um bom exemplo ... Hoje é façil com o google !
  5.  # 165

    Colocado por: Jorge Santos - Faroeu defenda o uso de vidro simples para deixar o calor no inverno, sendo depois protegidos por forra com um estore de alta qualidade ou melhor ainda duas caixilharias, uma simples e uma dupla nas paredes viradas a sul.



    Colocado por: j cardoso
    Pois é, nunca vamos estar de acordo, acho que o Jorge Santos está absolutamente errado a pensar assim sobre os vidros, por exemplo.



    Tendo a concordar com o Sr. Cardoso, mas fiquei a pensar na "achega" do Sr. Santos.

    Qual a vossa estratégia, nas vossas casas, Sr. Santos e Sr. Cardoso, para aproveitamento do calor solar no Inverno?
  6.  # 166

    Colocado por: Jorge Santos - Faro" Energy Bulldings " veja o filme da UE

    Onde se pode encontrar esse filme?
  7.  # 167

    Colocado por: albertinoQual a vossa estratégia, nas vossas casas, Sr. Santos e Sr. Cardoso, para aproveitamento do calor solar no Inverno?


    É velha a ideia de aquecimento passivo que pode incluir renovação do ar .

    Colocado por: albertinoTendo a concordar com o Sr. Cardoso


    Em quê ?

    Nunca viu um moradia com uma boa caixilharia no interior com um bom vidro duplo depois por fora um estore de enrolar e por fim uma janela com vidro simples ?

    É muito bom, pois durante o dia no inverno abre o estore e a janela interior, o sol entra e aqueçe... Durante a noite fecha tudo.

    No verão abre a janela de fora e baixa o estor e fecha a janela interior ...

    Não presta ?

    Investigue :

    https://www.google.pt/search?q=arquitetura+solar+passiva&client=firefox-a&hs=h4c&rls=org.mozilla:pt-PT:official&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=j9vJUv2rL9LQ7AalyICoBA&ved=0CDIQsAQ&biw=1680&bih=890

    O filme, vou procurar e logo lhe indico, era um antigo de 2006 feito pela UE sobre as novas leis de térmica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: albertino
  8.  # 168

    Colocado por: Jorge Santos - Faro
    Vidro simples + estore + vidro duplo é o melhor , é o máximo e voçê não concorda ? explique lá porque raio não concorda.. Não entende para que serve ?

    Pode mostrar fotos de uma casa com este sistema?

    Colocado por: Jorge Santos - FaroSe quiser até lhe passo falar dos problemas do VMC... Nada é perfeito como sabe !

    Fiquei curioso...

    Colocado por: Jorge Santos - FaroEnganam a malta todos com os vidros especiais que fazem das casas um forno e eu é que digo asneiras ?

    Eu falo de factos, e contra factos não há argumentos !

    Se tiver a autorização do proprietário, pedia-lhe que colocasse aqui as medições que efectuou.

    Colocado por: Jorge Santos - FaroAinda não me dei ao trabalho de lhe mostrar como se aquecem as casas passivamente com vido simples ou vidro que deixe passa bem o calor ! Isso ficará para a proxima !

    Fiquei curioso...


    Colocado por: Jorge Santos - FaroCom sorte até acerta :-)


    Sr. Jorge Santos, o Sr. percebe muito da poda, disso não tenho dúvidas. Agora, permita-me uma crítica, que pretendo que seja construtiva. Na minha opinião, o Sr. exagera ao achar-se constantemente melhor que os outros.
    O Sr. Pascal teria alguma razão ao observar que "Ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar. Ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender." e por vezes acho que devia dar mais atenção aos argumentos que lhe apresentam em rebate dos seus.
  9.  # 169

    Colocado por: albertinoo Sr. exagera ao achar-se constantemente melhor que os outros.


    Aceito a critica e percebo que por algumas pessoas terem essa ideia acabam por dizer muitas asneiras só para me atacar, depois eu tenho sempre moedas para a troca !

    Mas já agora diga lá onde eu tentei me mostrar melhor que os outros ?

    Por exemplo acha que eu percebo alguma coisa de vidros ao pé dos profissionais do ramo ? nem pensar. No entanto já salvei muitas pessoas de disparates enormes, não é por ser melhor as sim atento e farto de tangas .

    Sabe, eu podia anda por aqui com um nome escondido como já o fiz mas já passei essa fase ! Hoje estou-me nas tintas para o que pensem, para o que digam e para os que me atacam ! Uma coisa é certa eu não fujo e sou o 1º assumir as minhas asneiras, porque também as faço !

    Agoro gosto de pessoas como o sr. que foi honesto em emitir a sua opinião, com isso só aumenta a minha consideração por si ! No entanto se fosse com outros que aparecerem a chamar-me ingorantes eu não me ia chatear por isso.

    Agora eu não sou culpada de alguns fazerem figura de parvos só para me chatearem porque eu não concordo com tudo o que dizem .

    Se viesse aqui para bater palmas isto perdia a piada... Pessoalmente gosto de confrontação ...

    O que mais gosto é discutir com os amigos e depois beber umas sagres ... Serei muito bruto por isso ? Não ando por aqui à procura de esposa :-)

    Colocado por: albertinoO Sr. Pascal teria alguma razão ao observar que "Ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar. Ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender."


    Concordo a 100 % com essa afirmação ! Aliás eu no dia a dia faço-me sempre mais ignorante para aprender muito coisa e pode ter a certeza que aprendo mais com que é honesto e dá o que tem do que com quem só me quer vender produtos mesmo quando sabem muito .

    Isto é um forum, e como tal acho que devemos ser mais incisivos e mais precisos nas respostas .

    Agora eu não percebo nada de Vidros... até corto vidro mal, não percebo nada de isolamentos mas o que muito andam agora a fazer já o fiz à muitos anos ! Mas não sou melhor por isso !

    E da-me gosto ver pessoas como o Flaviano fazer bons isolamentos em sua casa e obras que até dá gosto ver ...
    Eu até sinto frustrado por ter um projecto arrojado para a ventilação da minha casa e ter tudo parado a uns anos, por falta de tempo digo eu mas possivelmente por cansaço .

    Por outro lado, como gosto de saber tudo e gosto de ajudar o próximo é natural que quando tenho tempo me alargue demais ... Não estou aqui a vender nada e não é de hoje nem de ontem que participo em Foruns, mas apenas como passa tempo .
  10.  # 170

    Colocado por: albertinoFiquei curioso...


    Pense nas humidades nos acaros, consumo de energia etc... Até a ver mesmo gostanto de VMC posso falar mal

    Colocado por: albertinoSe tiver a autorização do proprietário, pedia-lhe que colocasse aqui as medições que efectuou.


    Aqui não coloco mas posso enviar por M. P. mas tenho que arranjar fotos que não identifiquem as casas. Seja como for basta meter a mão num vidro duplo por fora e por dentro (exposto ao sol) para perceber que está mais quente por dentro... e esta hemm ( já me vão bater por isto )

    Sabe porque isso se passa ? Por causo do efeito de estufa no interior das caixas de ar dos vidros... Agora se for um vidro escuro espelhado que reflita mto bem o sol já pode tem menos diferença . Já medi tb vidros que tinham por fora por exemplo 40 º e no interior 35, mas mesmo assim aqueçe muito um casa.

    Sabe eu ando sempre com o termómetro à anos e gosto de medir os vidros, é um passa tempo, uma pancada, chame o que quiser ! Mas como é só apontar não custa nada !

    Colocado por: albertino

    Fiquei curioso...


    Vou tratar disso, quando tiver tempo até já criei um tópico para colocar o que encontrar !
  11.  # 171

    Uma coisa é certa e tenho de admitir, o Jorge, foi o único profissional aqui do fórum que postou aqui nos meus tópicos e nunca me impingiu nada, mesmo sendo ele conhecido nacionalmente pelo bom trabalho que faz em recuperadores. Sempre me ajudou e tem ajudado toda a gente sem pedir nada em troca, fico farto de ver os mesmos videos e ladainhas de venda de material que eu não quero comprar, por isso e pq sempre que precisei o Jorge esteve sempre ao dispor e nunca nem se quer mencionou que tinha isso ou aquilo que podia vende e arranjar, Isso se chama honestidade e companheirismo.. abraço todos, e tambem temos mais alguns que são amadores como eu e tem contribuido de maneira excepcional para o sucesso deste projeto.. obrigado.. Fsilva, 1976, e outros.
    Concordam com este comentário: fsilva106, 1976, albertino
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fsilva106, 1976
  12.  # 172

    Colocado por: Jorge Santos - FaroMas já agora diga lá onde eu tentei me mostrar melhor que os outros?


    Sou novo no fórum e então neste momento acabo por ler 50 posts por cada um que escrevo.
    E estando mais dedicado à leitura, em detrimento da escrita, talvez retenha mais um ou outro detalhe.

    De vez em quando sai-se com uns picansos mais arrojados como p.e.
    Colocado por: Jorge Santos - Faro
    Com sorte até acerta :-)


    ou então, quando lhe dizem algo que não concorda, discorda à partida e não pergunta o porquê detalhado da outra pessoa pensar diferente. Ou então se pergunta porquê, dá a entender que não vai mudar de opinião independentemente do teor da resposta.


    Colocado por: Jorge Santos - Faro
    Agoro gosto de pessoas como o sr. que foi honesto em emitir a sua opinião

    Obrigado.
    Foi neste espírito que dei a minha opinião :)

    Colocado por: Jorge Santos - Faro
    Eu até sinto frustrado por ter um projecto arrojado para a ventilação da minha casa e ter tudo parado a uns anos

    E eu já estou curioso! Desencante isso da gaveta que o mundo precisa de boas ideias!

    Colocado por: Jorge Santos - Faro
    O que mais gosto é discutir com os amigos e depois beber umas sagres

    Concordo em pleno com a sua abordagem.
    Terei muito gosto em lhe oferecer um Favaios quando vier cá cima a Trás-os-Montes!

    Colocado por: Jorge Santos - Faronão é de hoje nem de ontem que participo em Foruns

    E ainda bem!
    Eu pessoalmente já aprendi muito com as suas intervenções.

    Grande abraço
  13.  # 173

    Colocado por: Flaviano742Tambem temos mais alguns que são amadores como eu e tem contribuido de maneira excepcional para o sucesso deste projeto.. obrigado.. Fsilva, 1976, e outros


    Uma coisa pode ter a certeza, garanto que é o que penso... O que me dá prazer é ver as pessoas que têm alguma habilidade fazerem os seu próprios projectos e jogarem mãos ás obras...
    Os vossos trabalhos vão ajudar muitas pessoas, pois alem de mostrarem como se faz, mostram o que passaram para os fazer e ajudam os outros a não passar pelos mesmos problemas !

    Ajudam a dar coragem a que tem alguma habilidade e que por vezes nem sabe do que é capaz

    Ainda me lembro do resultado de um outro membro noutro forum que faz um trabalho de isolamento igual ao seu... Ainda lá está e já passaram alguns anos

    E na altura a maioria dos membros era contra esse tipo de isolamento que faz milagres !

    Quem faz uma obra e mostra o que faz tem muito mais valor do que qualquer outro que apenas dá opiniões, tem mais valor porque mostra os resultados !

    É para isso que os fóruns servem para as pessoas partilharem os seus trabalhos e não para impingir os seus produtos !
    Concordam com este comentário: leiria, 1976
  14.  # 174

    Colocado por: albertinoSe tiver a autorização do proprietário, pedia-lhe que colocasse aqui as medições que efectuou.


    Arranjei aqui umas antigas que postei aqui:

    https://forumdacasa.com/discussion/32599/envidracados-expostos-ao-sol-um-bem-ou-um-mal-/#Comment_614079

    Espero colocar muito mais e quem sabe fazer um filme este verão para que muitas pessoas abram os olhos, e não me importo se arranjar inimigos. Contento-me com poucos mas bons amigos ! Depois vou tratar do resto que pediu !

    Pois tem toda lógica fundamentar-os o que dizemos...
  15.  # 175

    Colocado por: albertino

    ou então, quando lhe dizem algo que não concorda, discorda à partida e não pergunta o porquê detalhado da outra pessoa pensar diferente. Ou então se pergunta porquê, dá a entender que não vai mudar de opinião independentemente do teor da resposta.


    Aqui fui mal interpretado ... Queria dizer "acerta na busca a descobre o suficiente para perceber que muitas vezes um vidro simples pode ser mais útil que um duplo .

    Se bem que me dá gozo deixar o caminho aberto para interpretações erradas ... gosto de picar, mas quem me conheçe sabe que não é por mal...
    No fundo também temos que brincar um pouco para isto não ficar monótono

    Mas já ando a tratar de disponibilizar essas informações !

    Para já , descobri o filme que falava ... Onde até mostra o capotto com lã de Rocha do amigo Anonimo16062021 :-)

    Como vou reunir mais informações para passar das palavras aos actos criei um topico e aí tem o link do filme :

    Veja a estufa em vidro que aqueçe a casa durante o dia ... No verão obviamente que tem que se sombrear os envidraçados, mas tambem vou arranjar umas fotos de umas boas protecções para começar a escrever menos e colocar mais fotos, pois as imagens valem mais que muitas palavras ...

    https://forumdacasa.com/discussion/32606/isolamento-de-moradias-casas-ecologicas/#Item_1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: albertino
  16.  # 176

    Colocado por: Jorge Santos - Faro

    Pense nas humidades nos acaros, consumo de energia etc... Até a ver mesmo gostanto de VMC posso falar mal



    ácaros, já tenho pensado nisso. E tenho essa dúvida em relação à tubagem de distribuição de ar quente dos recuperadores de calor.

    Há alguma manutenção que deva ser feita?
  17.  # 177

    Colocado por: Flaviano742selagem com sisal e gesso

    quando diz sisal e gesso quer dizer uma mistura dos dois?
    Pode detalhar melhor o processo, nomeadamente o formato em que comprou os produtos, como os preparou e finalmente a aplicação?
  18.  # 178

    Caro Albertino, o Jorge tem videos de aplicação do sisal, ele ensina como misturar, o sisal compra em rolos .

    http://www.youtube.com/watch?v=NpvkNeOWNkI

    Abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: albertino
  19.  # 179

    Bem, pareço mesmo um miúdo na idade dos porquês, tanta é a pergunta.

    Bem, mais uma:
    Sr. Jorge, quando coloca os motores insufladores no exterior, como no exemplo que tipo de equipamento costuma utilizar? Pode indicar referencias de modelos e preços?
    E neste tipo de equipamentos que faz aos ventiladores que vêm com o recuperador? Encosta-os ou dá para comprar sem os ventiladores?
  20.  # 180

    boas albertino, nesse exemplo o jorge utiliza exaustores das cozinhas, desde que não esteja em contacto como calor serve bem
    no olx arranja isso barato
    Estas pessoas agradeceram este comentário: albertino
 
0.0563 seg. NEW