Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      GF
    • 21 dezembro 2012 editado

# 1

Bom,
    Este tema já é polémico há algum tempo, e cada mais o saque tem vindo a acontecer. E o pior é que sabemos onde é aplicado o nosso dinheiro: para tapar buracos de gestões danosas dos nossos governantes e pagar aos pensionistas actuais, pois o estado está falido e precisa de dinheiro a todo o custo.

Por vários motivos, diversos e variados, estou colectado nas finanças como trabalhador independente.
    Como apenas presto serviço para uma entidade, estou a pensar seriamente em dar baixa da actividade e passar um recibo de acto isolado, uma vez por ano.
    É vergonhoso estar a pagar segurança social, no final de 2012 (e a entrar em 2013) com base nos rendimentos que tive em 2010, que, no meu caso, reduziram-se para quatro vezes menos (de 2010 para agora). Apesar dos requerimentos para redução do escalão, cartas com AR, etc, estão-se nas tintas. Saiu entretanto uma lei em 2012, que permitia ao trabalhador independente, que visse uma redução drástica dos seus rendimentos, apresentar requerimento para redução de escalão. Ignoram tudo.
    O trabalhador independente, quer facture quer não facture, paga sempre o valor que eles lá mandarem. Se não paga, lá vem penhora. Depois se quiser pode ir reclamar.

Pergunta-se: existe alguma tributação em sede de segurança social para quem emite recibo de acto isolado?

É que esta política fiscal só me dá vontade de fugir cada vez mais e sempre que puder. Pagar cerca de 40% em sede de IRS e depois o estado ainda me querer levar quase 30% em segurança-social, para ficar no final com menos de 30% de tudo o que ganho, já sem contar com as despesas para o desenvolvimento da actividade, vão roubar para a estrada.

PS- já agora alguem me sabe confirmar se o calculador que está neste link se encontra correcto?
    http://www.pedropais.com/impostos/calculadora-seguranca-social-trabalhadores-independentes
    é que, estando correcto, estão a posicionar-me dois escalões acima do que deviam.... !
    Concordam com este comentário: eu, joalage, Vitor Azevedo
  1.  # 2

Colocado por: GFÉ que esta política fiscal só me dá vontade de fugir cada vez mais e sempre que puder. Pagar cerca de 40% em sede de IRS e depois o estado ainda me querer levar quase 30% em segurança-social,

Sóóóó «quase 30%»?!?
    A mim leva-me precisamente 34,75%...
    •  
      GF
    • 21 dezembro 2012

# 3

Colocado por: Luis K. W.
    Sóóóó «quase 30%»?!?
    A mim leva-me precisamente 34,75%...

A estupidez dos independentes é que, ganhe 90 mil euros ou 500 mil euros, ou 10 milhoes, paga sempre pelo 10º escalão, ou seja, 1240 euros.
    Indo agora para um cenário mais real, um individuo que ganhe 45 mil euros num ano, passado dois anos está a contribuir no 7º escalão (620 euros mensais), e a segurança social está-se nas tintas se ele recebe ou não. Pode até estar a ganhar 50 euros por mês, mas com base no IRS de há 2 anos, paga e cala.
  2.  # 4

Eu recebi uma mensagem a actualizar a minha contribuição, pensava eu que era para entrar em vigor em Janeiro de 2013. Pois é este mês, correspondente a Novembro já paguei o novo valor.

Também lhes aconteceu o mesmo?
  3.  # 5

Colocado por: pedromdfTambém lhes aconteceu o mesmo?

pois infelizmente sim ...
  4.  # 6

Colocado por: pedromdfEu recebi uma mensagem a actualizar a minha contribuição, pensava eu que era para entrar em vigor em Janeiro de 2013. Pois é este mês, correspondente a Novembro já paguei o novo valor.

Também lhes aconteceu o mesmo?

Tenha cuidado com os erros no sistema da seg. Social. Nos pagamentos relativos a Novembro tive que fazer o pagamento por cheque na tesouraria pois o sistema dava um valor a pagar 3 vezes superior.
  5.  # 7

Foi então isso que me aconteceu.
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
  6.  # 8

Agora reclama-se e lá para 2030 devolvem ...
  7.  # 9

Com a falta de trabalho que há estou a pensar seriamente fechar a actividade, só tenho medo que haja alguma revanche ...
  8.  # 10

E mais digo, há uns meses paguei durante 3 meses acima do real cerca de 60€/mês. Ainda não me creditaram esses valores...
    •  
      GF
    • 21 dezembro 2012

# 11

Uma amiga minha, que recebeu bem menos do que eu, recebeu um email a posicioná-la no 5º escalão, 372EUR mensais....
    Já reclamou mas resposta não me parece que vá ser tão cedo.... cheira-me a engano também.

Faz-me confusão equipararem um trabalhador independente ao trabalhador dependente.
    É que o verdadeiro trabalhador independente, não costuma receber o mesmo valor todos os meses, logo, é insólito estarem a exigir valores fixos mensais.
    Já os falsos recibos verdes tudo bem, recebem sempre o mesmo, dá igual.
    A mim cheira-me que a lei foi feita a pensar nos falsos recibos verdes, os outros vieram por tabela...

Porque não fazem logo a retenção à cabeça, como fazem por exemplo no IRS? Continuava a ser um roubo, mas ao menos não andavam a lixar a vida às pessoas passados 2 anos .....
    Já questionei o provedor de justiça sobre este assunto, diz que está a analisar....
  9.  # 12

não pode criar uma empresa e pagar-se o salário mínimo?
    Concordam com este comentário: eu, Máquina
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oxelfeR (RIP)
  10.  # 13

Concordo, mas só se arranjar um contabilista que leve um bom preço (com sorte e desde que não facture muito, arranja-se um contabilista por 60/70 euros ou menos) caso contrário o que se poupa em s. social gasta-se no contabilista.

Colocado por: danobreganão pode criar uma empresa e pagar-se o salário mínimo?
    Concordam com este comentário:Máquina
    • dato
    • 22 dezembro 2012

# 14

gf, n estou mt dentro do assunto, mas posso mandar uma posta a ver se ajudo qq coisa

se puder passar recibos verdes, divida entre si, a sua mulher e os seus pais...de maneira a manter uma taxa baixa...

secalhar disse uma bacorada de todo o tamanho..lol
  11.  # 15

Isto dos recibos verdes, já se passa há anos, é roubar descaradamente, no fundo sempre foram uma especie de não portugueses, sem direitos.

Do que sei, actualmente o q muitos fazem é abrem actividade e passam por exemplo um recibo para um trimestre e voltam a encerrar actividade e depois voltam a abrir e recebem outro trimestre, algo assim, tenho a ideia que resulta, mas não sei ao certo, é bom ter certeza que se vai receber ao fim do trimestre, senão lá vai a massa toda á vida.

Espero ter ajudado.
    •  
      GF
    • 22 dezembro 2012

# 16

Colocado por: rampageIsto dos recibos verdes, já se passa há anos, é roubar descaradamente, no fundo sempre foram uma especie de não portugueses, sem direitos.

Do que sei, actualmente o q muitos fazem é abrem actividade e e passam por exemplo um recibo para um trimestre e voltam a encerrar actividade e depois voltam a abrir e recebem outro trimestre, algo assim, tenho a ideia que resulta, mas não sei ao certo, é bom ter certeza que se vai receber ao fim do trimestre, senão lá vai a massa toda á vida.

Espero ter ajudado.

Pois, é outra solução.
    Ficar como está é impensável.
  12.  # 17

disse uma bacorada de todo o tamanho
  13.  # 18

Então e se em vez de passar o acto isolado, fechar a actividade e abrir só durante 1 dia para passar o recibo que engloba o ano inteiro e fechar logo a seguir? Isso significará que só teve esse trabalho nesse mês e como tal suponho que já não tenha que pagar segurança social uma vez que para o efeito não trabalhou o ano todo, só nesse dia ou mês.
    Não será melhor assim do que o acto isolado? É que o acto isolado creio que se pagam uns 35% do valor, logo directamente para as finanças.
    •  
      GF
    • 23 dezembro 2012 editado

# 19

Onde foi buscar essa informação dos 35% ? Pelo que ali por aí, continua a ser 21.5% de retenção, tal e qual como um recibo verde normal.

A lei, no CIRS, define apenas um acto isolado como rendimento não resulte de uma prática previsível ou reiterada (artº3º nº3).
    É muito vaga em relação ao restante.
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
  14.  # 20

Acima de um determinado valor, se não tiver isenção de segurança social, não compensa ter a actividade como trabalhador independente. Mais vale ter uma sociedade unipessoal e ter uma retribuição de 1 IAS = 419,22€ que é o valor mínimo para os membros dos órgãos estatutários. Sobre isto paga 29,6% para a segurança social. Depois, também dependendo do volume de facturação, compensa pagar IRC em vez de IRS. Claro que ter uma empresa tem os seus custos, nomeadamente a constituição e ainda mais importante, a avença do contabilista. Há que fazer bem as contas, mas como referi, acima de um determinado montante de honorários compensa muito.
    Cumprimentos

0.0238 seg. NEW