Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: alv Caramba, dias, eu fiz um requerimento à ministra do ambiente, agricultura e do mar, não sei porque ordem,
    Não tem nada que enganar.
    É Ministra do Ambiente do Mar e da Agricultura.
    «M.A.M.A.»
    Se isto não foi uma piada do PPortas, macacos me mordam!!
    •  
      alv
    • 28 dezembro 2012 editado

# 22

Vivam!
    Perdoe Velocity, não lhe ter respondido, não fosse a sua chamada de atenção. Sabe que estes tópicos perdem o interesse quando começamos a descambar ou aparecem para-quedistas a mandar bocas do que não sabem, apenas com a convicção do que dizem é verdade. Pode até ser o meu caso, mas suponho que não, convicção minha, também, porque tento apenas falar daquilo que julgo saber e de que tenho provas dadas quer profissionalmente enquanto executor quer academicamente enquanto detentor de alguns canudos em uso diário e permanente.
    No que diz respeito ao sistema de revestimento interior de paredes exteriores a qualidade da solução tem a ver apenas com o dinheiro disponível para a executar.
    Uma solução simples é a colocação da manta de lã de vidro de 60mm entre os perfis e uma placa de gesso de 13, coisa que eu não gosto, de todo.
    A solução que recomendo, e sobre a qual não discuto provas dadas, pela sua eficiência, é a barreira continua em placas de XPS de 40 ou 50mm, entre a parede existente e os perfis, MLV de 60 ou até de 80mm, com a barreira pára vapor entre os perfis, com duas placas de gesso. É realmente o que se pode fazer de melhor a custos razoáveis; Daí para cima o céu é o limite.
    Para que se oriente, em termos de custos, basicamente, uma custa o dobro da outra, e uma ocupa 61mm enquanto que a última ronda os 12cm dependendo das espessuras de isolamento adoptadas.
    Depois de tudo isso há que ter atenção aos pontos singulares, como padieiras e ombreiras de portas e janelas confinantes com o exterior e aí, embora em Alemão, os vídeos do Dias dão uma ajuda, embora exista montes disso na net, desde que tenha o sempre necessário discernimento para separar o trigo do joio. Não esquecer as juntas perimetrais e contactos ou encontros com tectos e paredes existentes.
    Bom trabalho e disponha.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo Correia, Velocity
  2.  # 23

Olá a todos

Desde já quero agradecer a todos os que me têm ajudado.

Tenho andado a investigar isolamentos térmicos e com base no que aqui me disseram em termos de estruturas e no que tenho descoberto pensei fazer o seguinte:

Uma vez que estive a confirmar as medidas que tinha disponíveis e cheguei a conclusão que estou limitado a um total de 60 mm de espessura, logo terei de optar pela opção de 61 mm.
    Contudo estive a ver como funciona a questão dos isolamentos e pelo que entendi um isolamento térmico é tão melhor isolante quanto menor for a sua condução térmica, certo?
    Se assim for e uma vez que tenho a limitação do espaço estive a pesquisar e encontrei os seguientes coeficientes:

- Lã de rocha - 0,45 a 0,60
    - XPS - 0,35 a 0,45
    - poliuretanto em placa - 0,25 a 0,35

Visto isto e se tudo o que disse anteriormente se confirmar o que vos parece de fazer a seguinte estrutura:

- Parede existente + 45 mm de poliuretano + barreira anti vapor + 13 mm de placa de gesso( vulgo pladur)

Que acham desta solução? Ainda não sei preços de nada mas uma vez que estou limitado pensei que sendo o poliuretano mais eficiente que o xps poderia ser uma alternativa.

Fiquei com outra duvida, a tal barreira anti vapor e colocada atras da placa de gesso antes do isolamento? podem dar-me um exemplo de barreiras é que fui a uma grande superficie e para além de não saberem do estava a falar comentaram um produto de aplicar a rolo. Fiquei desconfiado e pensei que eles não deveriam perceber muito da coisa.

Outra questão que tenho é a seguinte: A colocação deve ser tudo colado e aparafusado a parede existente ou tenho de meter realmente as calhas? Também já me disseram que podia aparafusar tudo a parede fazendo as uniões com tela e massa, colando as placas de isolante??

Falaram-me também de colocar placa de gesso hidrofugo. Será que vale a pena realmente?

Ficam aqui os meus progressos e duvidas, aguardando que me possam ajudar de novo. Entretanto também já existem outras certezas é que irei ser eu a fazer tudo. Tempos de crise e algum geito para a bricolage fazem destas coisa.

O meu muito obrigado
    Ricardo Viana
    • eu
    • 3 janeiro 2013 editado

# 24

Também existem placas de gesso já com isolamento incorporado...

A minha sugestão é que entre em contacto com o membro "alv", que, além de ser um expert em isolamentos pelo interior, é extremamente cordial e prestável.

Edit: só agora é que reparei que o alv já andava neste tópico...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
    •  
      alv
    • 4 janeiro 2013

# 25

Vivam!
    Velocity, se dispõe apenas desses 6cm, se o suporte se encontra em boas condições, se é habilidoso, se o suporte se encontra bem desempenado, então talvez a solução correcta para essa situação seja uma coisa do tipo Pladurterm de 50+10. Se, se, se, se, repare.
    Trata-se de uma solução de um transformado em fábrica composto por uma placa de 10mm e que trás acoplado no dorso uma placa de isolamento térmico, normalmente e a mais vulgar em EPS do tipo III.
    É exactamente essa característica de tipo III, entre outras que faz de barreira pára vapor e é aplicado com mametes de pasta de agarre, que podem ser substituídos por um espatulado de dente grosso por forma a ocupar o menor espaço possível de colagem. Claro que vai dar qualquer cisa mais que os 6cm, mas se está mesmo limitado em espessura usa uma coisa do tipo Pladurtem 40+10 e aí já fica com uma folga para os mametes e 10mm já é suficiente para a aplicação dessa técnica.
    Já por aqui tenho falado muito deste tipo de revestimento, mas não tenho insistido muito por se tratar de uma técnica de aplicação difícil. Mesmo na minha empresa só alguns trabalhadores conseguem fazer um trabalho perfeito, pelo que para bricoleiros a hipótese da estrutura é a mais fácil.
    Pode ver aqui um esquema dos revestimentos directos:
    http://www.mesaco.lda.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=66&Itemid=75&limitstart=1

Em relação a esta última, a solução para esses 60mm, é a estrutura de 46mm afastada de 40cm e placa de 13, e no espaço entre perfis preenche com simples manta de lã de vidro de 60mm, que fica comprimida aos 46 dos perfis.Neste caso, a condição essencial é a necessidade de a manta ter a tal barreira pára vapor em papel kraft, mas é certamente tudo mais fácil de executar, também com resultados garantidos para os cerca de 5cm de isolamento.

Quanto às condutibilidades térmicas que refere, embora corretas, para as espessuras que necessita, não tem qualquer influencia a diferença de valores por ser uma coisa quase imensurável. É coisa de picuinhas, pelo que não se preocupe com isso.

"Fassam" parte.
    •  
      alv
    • 4 janeiro 2013

# 26

Vivam!
    Caramba eu, também não há necessidade.
    O café é por minha conta, ainda assim, como gratidão pelas palavras amáveis que são sempre agradáveis de ler.
    Obrigado.
    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: Rui A. B.

0.0089 seg. NEW