Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Mesmo assim depende de mais factores . A minha casa éantiga, mas com janelas novas e caixas de estore forradas e seladas, tenho a casa a 19-20º e mesmo assim não tenho problemas com humidades, apesar de ter valores elevados, pois moro numa zona perto do mar, muito húmida.

    Colocado por: fernandoFerreira
    Nisso concordo para habitações com alguns anos... agora o que se tem passado é que devido á cada vez maior estanquecidade das habitações novas, está a surgir em grande escala este problema de aparecimento de condensações, fungos, bolores, etc...
    Isto porque:
    As caixas de estore já não são como eram;
    as Caixilharias já não são como eram
    até as portas já levam vedantes em toda a periferia
    o que torna as casas muito estanques...
    Como fica tudo muito bem vedado e confortável, quase ninguem quer andar a abrir janelas em dias maus de inverno... e depois aparecem as condensações.
    Uma boa solução, é sem duvida a Ventilação mecanica com recuperador de calor... depois a gestão da mesma e adaptação à vivencia da casa, já é outro capitulo.
  2.  # 2

    Colocado por: kamiBoas

    Li isto um bocado na diagonal... mas fiquei com a ideia que muitos defendem que tem humidades por terem o aquecimento ligado e as temperaturas exteriores serem baixas...

    Pois bem... eu tenho piso radiante hidraulico com uma temperatura térmica de 22º por toda a casa 24h/dia com aluminios de ruptura térmica e vidro duplo... onde já tive imensos dias temperaturas de 0 graus e neste momento ainda não tive uma ponta de humidade nos vidros ou aluminios!!!

    Em comparação com o ultrahipermelga será por eu ter uma temperatura ambiente superior?

    Cumps


    E qual é a humidade do ar fora?

    Desde o dia 10 de Dezembro que a humidade exterior não baixa dos 80%, com esta humidade na rua eu sou obrigado a ter humidade nas janelas, por mais que ventile a casa só estou a agravar mais o problema, dentro de casa tenho 70% de humidade, por vezes 65%.
  3.  # 3

    Colocado por: system32Desde o dia 10 de Dezembro que a humidade exterior não baixa dos 80%, com esta humidade na rua eu sou obrigado a ter humidade nas janelas, por mais que ventile a casa só estou a agravar mais o problema, dentro de casa tenho 70% de humidade, por vezes 65%.


    Desde que a sua habitação tenha uma temperatura superior á do exterior, ao ventilar a casa com ar exterior, mesmo que este tenha humidades relativas elevadas, não irá afectar a sua habitação uma vez que com o aumento da temperatura do ar ao entrar na sua casa, este irá ter uma maior disponibilidade para "absorver" humidade. Claro que esta situação não irá ocorrer infinitamente, ou seja para humidades relativas de 99%, mas na maioria dos casos e tendo em conta as temperaturas das habitações serem muitas vezes adequadas, não existe esse problema.

    Esta situação da humidade relativa depende sempre das temperaturas do ar!

    inforssilva.blogspot
    Facebooko
  4.  # 4

    Caro r.s.silva deve estar a fazer alguma confusão, pois se o ar já está saturado de humidade como é que ele ainda vai absorver mais humidade?

    O que vai acontecer é que o ar de dentro da habitação vai ficar mais humidade que a que já tinha.

    Com o ar a baixa temperatura não se faz libertação de humidade, só quando o ar é aquecido é que se dá esse fenómeno, logo se vamos aquecer o ar que está fora carregado de humidade essa humidade vai ficar depositada nas partes da habitação em, que a temperatura é inferior à do ar, neste caso as janelas.
  5.  # 5

    Colocado por: ragdollTambem tenho esse problema, tal como "toda" gente! Tenho vidro duplo (5mm sem gas) e aluminio com corte termico (caixa de ar).


    Ter corte termino no aluminio aumenta as condensações no vidro.


    Colocado por: santiago40Não é suposto os vidros duplos e caixilharia recente impedir estas situações?


    Os vidros sim, as caixilharias não, caixilharias com melhor impedancia termica levam a que as condensações se foquem nas zonas mais frageis -> quanto maior o diferencia resistente entre duas zonas maior a concentração da humidade na zona mais debilitada. É como teres uma rede com muitos buracos unifirmemente distribuidos e outra só com um buraco mas maior, como se distribui a água que passa pela rede?



    Colocado por: kamiPois bem... eu tenho piso radiante hidraulico com uma temperatura térmica de 22º por toda a casa 24h/dia com aluminios de ruptura térmica e vidro duplo... onde já tive imensos dias temperaturas de 0 graus e neste momento ainda não tive uma ponta de humidade nos vidros ou aluminios!!!


    Falou de tudo menos no que mais interessa, Humidade?????

    Vamos por partes e passo a passo a ver se fica claro:

    Querem eliminar as humidades?
    É facil, basta baixarem a temperatura da vossa casa abaixo da temepratura exterior e ter uma humidade relativa nunca perto dos 100%

    porque?
    Primeiro, uma coisa é a humidade relativa e outra é a humidade absoluta.
    Humidade absoluta é a quantidade de água no volume de ar.
    Humidade relativa é a relação entre a água que o ar é capaz de conter sob a forma de vapor e a quantidade de água que realmente existe no ar sob a mesma forma de vapor.

    Segundo ponto a perceber:
    a temperatura é uam forma de medir energia, neste caso de medir a energia "de movimento" das particulas, e tende a se equilibrar. Isto quer diser que num systema com diferenças de temperatura no infinito haverá uma temperatura constante. Assim num systema casa exterior as temperaturas maximas e minimas estarão no interior e exterior da casa e as paredes fazem a transferencia entre estes dois meios logo estarão a uma temperatura intermédia.

    O caso que nos interessa é o inverno. Temperatura exterior (Te) < Temperatura paredes exteriroes (Tp) < Temperatura interior (Ti)

    Terceiro
    QUanto maior a temperatura do ar maior a sua capacidade de conter vapor de água. Isto é:
    para temperatura X > temperatura Y e humidade relativa de 100% em ambos temos que humidade absoluta em X > que em Y.
    para temperatura X > temperatura Y e humidade absoluta de Z em ambos temos que humidade relativa em X < que em Y.

    Quarto
    Quando a humidade relativa está nos 100% todo o vapor adicional passa ao estado liquido (o ar e o vapor estão no estado gasoso)

    Quinto,
    Fluxos -> a maior parte ods fluxos (sejam hidraulicos, rodoviários, pedonais, ...) tendem a escoar pelo caminho mais curto/rápido/barato.
    O memso acontece com o fluxo de calor (calor é uam forma de medir a energia que passa de um sistema para o outro com tmeepraturas diferentes para que se atinja o equilibrio).


    Na pratica:
    Numa parede exterior homogénia as perdas energéticas são feitas de forma homogenia. Se a parede não é homogenia as mesmas são feitas proporcionalmente à condutibilidade termica.
    Numa parede com uma janela onde o vidro é a parte mais debil em termos de resistência termica o fluxo de eenrgia ficará concentrado nesta área -> toda a energia vai passar primeiro nesta zona até que a mesma fique congestionada. Logo, quanto menor esta zona for mais rápidamente ficará congestionada - pontes térmicas
    Como a temperatura do elemento separador é inferior à temperatura interior para uma mesma humidade absoluta os dois sistemas terão uma humidade relativa diferente (sendo a da parede superior).
    Assim que a humidade relativa na superficie da parede (vidro neste caso) chegue aos 100% começam as goticulas a aparecer.
    Assim, quanto maior for o diferencia de resistências termicas dos materiais mais atrativo será a zona mais debil para a criação de humidades. Numa janela aumentar a resist~encia dos aluminio vais aumentar o diferencia entre a resistencia termica do vidro em comparação com a restante área envolvente - maiores humidades na janela.



    Como temos W de água no ambiente interior dos quais X estão a mais (incapazes de serem absorvidos pelo ar em forma de vapor) esses X de água vão se espalhar pela casa homogeniamente se tuda a resistencia for homogeneo. COmo não o é ficará espalhada nas zonas de maior fluxo e uqanto meior forem estas áreas menos espalhada ficará logo maiores concentrações de volumes de água em zonas particulares.
    A água está lá, falta saber se homogéniamente espalhada ou por nichos paarecendo assim mais concentrada nas zonas menos resistentes e menos concentradas nas zonas mais resistentes em comparação com a concentração no caso homogénio.
    Concordam com este comentário: r.s.silva
    • dato
    • 25 janeiro 2013

     # 6

    t+a visto q n existe consenso com as humidades..

    cada um com as suas teorias,
    como já disse atrás, prefiro qualidade de ar mm q mais fresco q um clima quente e saturado
  6.  # 7

    Colocado por: datot+a visto q n existe consenso com as humidades..


    Isto não é coisa de opinar. É fisica. O que ue disse é a teoria aceite, nem é teoria sequer já que é mundialmente aceite e provado cientificamente. o que deveria dizer era:

    t+a visto q n existe consenso no que se sabe e no que se acha que sabe..

    Com meio ano o dat ojá deveria saber que aqui no forum 10% sabe do que fala. O resto acha que sabe.
    NO final, e como não existe o sistema de classificação que já referi e mencionei ao FD, o novo utilizador do forum vai pela "opinião" do mais "simpático".
    Concordam com este comentário: ultrahipermega, lfvmagalhaes
    • dato
    • 25 janeiro 2013

     # 8

    Colocado por: kuGu_eLu

    Isto não é coisa de opinar. É fisica. O que ue disse é a teoria aceite, nem é teoria sequer já que é mundialmente aceite e provado cientificamente. o que deveria dizer era:

    t+a visto q n existe consenso no que se sabe e no que se acha que sabe..

    Com meio ano o dat ojá deveria saber que aqui no forum 10% sabe do que fala. O resto acha que sabe.
    NO final, e como não existe o sistema de classificação que já referi e mencionei ao FD, o novo utilizador do forum vai pela "opinião" do mais "simpático".
    Concordam com este comentário:ultrahipermega


    caro kugu, se reparar nunca afirmei nada como verdade absoluta aqui no tópico..lol

    apenas dei a minha opinião acerca da qualidade de ar:)

    relativamente ao consenso q falei, foi realmente devido a todos os participantes terem uma visão diferente da humidade(como se cria e como se combate)
  7.  # 9

    Colocado por: datoelativamente ao consenso q falei, foi realmente devido a todos os participantes terem uma visão diferente da humidade(como se cria e como se combate)


    E para que mnã opercebe do assunto e não conheço o "background" de quem opina fica depois na mesma.
    • dato
    • 25 janeiro 2013

     # 10

    Colocado por: kuGu_eLu

    E para que mnã opercebe do assunto e não conheço o "background" de quem opina fica depois na mesma.


    vc secalhar n gostou do meu comentário acerca do consenso e das teorias, mas n me estava a referir especialmente a si, mas sim a todos os q participaram....!

    a questão é q quem vai a um forum pedir ajuda ou se tentar informar já devia estar precavido q a maior parte da informação será incorrecta!
    eu axo até, q cada vez é mais fácil encontrar uma mentira na internet q uma verdade
  8.  # 11

    Colocado por: datovc secalhar n gostou do meu comentário acerca do consenso e das teorias, mas n me estava a referir especialmente a si, mas sim a todos os q participaram....!


    Não, só acho importante referir que tal como diz:

    Colocado por: datoeu axo até, q cada vez é mais fácil encontrar uma mentira na internet q uma verdade


    era aqui que queria chegar.

    Não se deveria permitir que estas mentiras pervalecessem (não quer isto dizer que são prepositadas). Mas assim que uma aparece-se deveria ser logo contradita. Tipo botão "Falso" "Correto"
    • dato
    • 25 janeiro 2013 editado

     # 12

    Colocado por: kuGu_eLu

    Não, só acho importante referir que tal como diz:



    era aqui que queria chegar.

    Não se deveria permitir que estas mentiras pervalecessem (não quer isto dizer que são prepositadas). Mas assim que uma aparece-se deveria ser logo contradita. Tipo botão "Falso" "Correto"


    o pior é q ao ter esse botão falso e correcto iria ser usado quer por quem sabe como quem pensa q sabe! ía dar ao mesmo
    n acha melhor ao invés de carregar no botão fundamentar?
    para quem n sabe, certamente irá ter melhor escolha

    editado
  9.  # 13

    Colocado por: daton acha melhor ao invés de carregar no botão fundamentar?


    Acho, tanto que venho a insistir nisso desde à muito.
    Sou eu, o nanador, o zezito, o do gesso laminado, e mais um ou outro, os unicos que fazemos isso. (não sou bom a decorar nomes XD. Mas muitos começam até a ficar cansados que depois nem um agradecimento ganham ou vem um outro e numa frase não fundamentada diz o contrário. São longos minutos desperdiçados)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dato
    • dato
    • 25 janeiro 2013

     # 14

    Colocado por: kuGu_eLu

    Acho, tanto que venho a insistir nisso desde à muito.
    Sou eu, o nanador, o zezito, o do gesso laminado, e mais um ou outro, os unicos que fazemos isso. (não sou bom a decorar nomes XD. Mas muitos começam até a ficar cansados que depois nem um agradecimento ganham ou vem um outro e numa frase não fundamentada diz o contrário. São longos minutos desperdiçados)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dato


    n seja por isso..lol
  10.  # 15

    não estou incluido. Não é por receber agradecimentos ou nao que deixo de partilharo que sei. Até proque quando escrevo muito raramento tenho agradecimetnos, e continuo a escrever muito :)
  11.  # 16

    Agora fiquei confuso, e ponho a questão de outra maneira:

    Existe solução para:

    -Ter a habitação a 18 ou 19 ou 20 graus (no inverno), com a humidade (não sei se é relativa ou absoluta) controlada por exemplo no intervalo de 55 a 65%, sem condensações e a ventilação da habitação a ser feita de forma mecânica com a tal recuperação do calor?

    Isto é possível? se sim como?

    É só instalar os sistemas e dimensiona-los?
    • dato
    • 25 janeiro 2013

     # 17

    Colocado por: lfvmagalhaesAgora fiquei confuso, e ponho a questão de outra maneira:

    Existe solução para:

    -Ter a habitação a 18 ou 19 ou 20 graus (no inverno), com a humidade (não sei se é relativa ou absoluta) controlada por exemplo no intervalo de 55 a 65%, sem condensações e a ventilação da habitação a ser feita de forma mecânica com a tal recuperação do calor?

    Isto é possível? se sim como?

    É só instalar os sistemas e dimensiona-los?


    magalhaes, vou mandar a minha posta q é meramente a minha opinião sem qq estudo da matéria...lol

    claro q é possível!
    com uma fonte de calor e entrada de ar "fresco" aquecido pela ventilação mecanica e mais um desumidificador , fica com um ambiente controlado com mt qualidade
  12.  # 18

    Ok, respondido e agora outra pergunta:

    Existe algum tipo de "desumidificador central"?

    Isto é, existe aspiração central (que no caso de uma habitação... conheço quem tenha e não usa... na minha opinião e na opinião da mulher também não vê grande vantagem), existe aquecimento central, existe tudo e mais alguma coisa central, existe "desumidificador" central? Um sistema do genero do aquecimento por AC com aquelas condutas pela casa?
    • ze79
    • 25 janeiro 2013

     # 19

    Colocado por: lfvmagalhaesOk, respondido e agora outra pergunta:

    Existe algum tipo de "desumidificador central"?

    Isto é, existe aspiração central (que no caso de uma habitação... conheço quem tenha e não usa... na minha opinião e na opinião da mulher também não vê grande vantagem), existe aquecimento central, existe tudo e mais alguma coisa central, existe "desumidificador" central? Um sistema do genero do aquecimento por AC com aquelas condutas pela casa?


    Sim existe mas numa habitação uni-familiar o valor de aquisição e depois os consumos eléctricos são inconportaveis ,a não ser que tenha muito$$$$ ;-))
  13.  # 20

    Agora é que eu fiquei sem perceber nada.
 
0.0312 seg. NEW