Iniciar sessão ou registar-se
    • JGON
    • 12 janeiro 2009 editado

     # 1

    Bom dia.

    Tenho a decorrer um processo em tribunal contra o construtor por problemas que o mesmo se recusou a resolver. Passado um par de anos, chegou agora a fase em que necessito de Engº. Para apresentar como perito em tribunal. Alguém já esteve nesta situação ou conhece algum Engº /Gabinete que o possa fazer para pedir orçamento? Já agora fazem ideia de em termos gerais qual é o valor cobrado por este serviço (+/-) ?
    A casa situa-se numa freguesia do concelho de Stª Maria da Feira e por receios de corporativismo, dou preferência a uma empresa/Engº de fora do concelho (por ex. V.N. Gaia/Porto/ S. J. Madeira/Espinho…)

    Desde já obrigado.
    •  
      FD
    • 12 janeiro 2009 editado

     # 2

    Tem que ser um Engenheiro? Veja os serviços desta empresa e verifique se lhe interessa: http://www.checkhouse.pt/

    De resto, acho que existem por aqui muitos técnicos, enegenheiros ou não, que o poderão ajudar. Se tiverem interesse, de certeza que lhe farão chegar um "sussurro" nesse sentido. :)
  1.  # 3

    Colocado por: JGONBom dia.

    Tenho a decorrer um processo em tribunal contra o construtor por problemas que o mesmo se recusou a resolver. Passado um par de anos, chegou agora a fase em que necessito de Engº. Para apresentar como perito em tribunal. Alguém já esteve nesta situação ou conhece algum Engº /Gabinete que o possa fazer para pedir orçamento? Já agora fazem ideia de em termos gerais qual é o valor cobrado por este serviço (+/-) ?
    A casa situa-se numa freguesia do concelho de Stª Maria da Feira e por receios de corporativismo, dou preferência a uma empresa/Engº de fora do concelho (por ex. V.N. Gaia/Porto/ S. J. Madeira/Espinho…)

    Desde já obrigado.


    Neste momento tenho um processo semelhante a correr, e foi o tribunal que nomeou o perito - nós limitámo-nos a pagar..
    •  
      FD
    • 12 janeiro 2009

     # 4

    Colocado por: luisvvNeste momento tenho um processo semelhante a correr, e foi o tribunal que nomeou o perito - nós limitámo-nos a pagar..

    Se não é indiscrição, quanto (arredondado à unidade que lhe interesse)?
  2.  # 5

    Colocado por: FD
    Colocado por: luisvvNeste momento tenho um processo semelhante a correr, e foi o tribunal que nomeou o perito - nós limitámo-nos a pagar..

    Se não é indiscrição, quanto (arredondado à unidade que lhe interesse)?


    Pagámos a título de preparo para despesas, 650 Euros.
    Esta brincadeira já vai em 1100 euros, entre taxas de justiça, despesas e provisão para honorários - e não há perspectivas de julgamento em 2009, porque o tribunal do Montijo está em obras, e sobra 1 sala para 4 juízos...
    • JGON
    • 12 janeiro 2009 editado

     # 6

    Colocado por: luisvvNeste momento tenho um processo semelhante a correr, e foi o tribunal que nomeou o perito - nós limitámo-nos a pagar..

    Eu também pensava que seria assim, mas foi o Advogado que me pediu, bem como algumas testemunhas. Se não é indescrição à quanto tempo é que chegou a essa fase de pagar o perito? É que no meu caso o processo já leva quase 3 anos no Tribunal de Stª Mª Feira (que sofreu atrasos nos processos por, "pasme-se", instalações com menos de 20 anos que se tornaram perigosas por má qualidade da construção). Após este tempo todo pensei que estaria para breve o fim... aver vamos.
    Quanto aos sussorros fico à espera deles.
    •  
      FD
    • 12 janeiro 2009

     # 7

    (ironia)
    Só 3 anos? Ainda a procissão vai no adro...

    Tivessemos uma justiça célere e metade dos problemas graves do país acabavam...
  3.  # 8

    Colocado por: JGON
    Colocado por: luisvvNeste momento tenho um processo semelhante a correr, e foi o tribunal que nomeou o perito - nós limitámo-nos a pagar..

    Eu também pensava que seria assim, mas foi o Advogado que me pediu, bem como algumas testemunhas. Se não é indescrição à quanto tempo é que chegou a essa fase de pagar o perito?


    O processo entrou em início de 2008, o construtor contestou, o condomínio replicou. Decorreu em Junho a tentativa de conciliação, em meados de Setembro foi emitido o despacho saneador e solicitada a perícia, no início de Novembro foi emitido o despacho autorizando a dita perícia.
    Até aqui, correu de forma relativamente rápida - mas apenas por ser no Montijo. Agora vai parar um bocado, devido às obras, e o construtor aproveita-se disso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JGON
  4.  # 9

    Ah, e já deu para me fartar de rir... na contestação, o construtor tentou de tudo: a garantia começou a contar com a emissão da licença de construção (esta, até o juiz deve ter achado gira..), as fotografias das fissuras e danos são "exageradas", a junta de dilatação aberta "demonstra que esta cumpriu a sua função", o revestimento de pedra partido deve-se à construção de outros prédios na zona....

    (mas o que esperar de alguém que vende um prédio de 10 apartamentos, prometendo motorizar o portão "quando estiverem todos vendidos" ?? E que coloca uma cobertura da chaminé feita de 2 restos de pedra .. )
    • JGON
    • 13 janeiro 2009

     # 10

    Infelizmente este país está cheio de individuos sem qualquer formação pessoal ou profissional, que se servem do facto de terem uns terrenos e dinheiro para deitar quatro paredes ao alto e "untar" umas quantas mãos, para depois se aproveitarem da boa fé das pessoas deixando-as com dívidas aos bancos e um produto nas mãos que em pouco tempo começa a desvalorizar por falta de qualidade. Tudo isto com a ajuda dos Tribunais, com custos que não são para todos e uma justiça lenta que assusta a emagadora maioria dos prejudicados, para já não falar nas Câmaras Municipais (cheias de ligações dúbias) que emitem Licensas de Habitabilidade que não são garante de nada. Veja-se o meu caso em que essa licensa foi passada sem que as casas (moradias em banda) tivessem devidamente ligadas à rede da EDP, ao fim de algum tempo o construtor deixou de pagar o contador da obra, nem sequer nos dava os recibos para a podermos pagar e recusou-se a resolver o problema que envolvia algumas centenas de Euros e uma inpecção da EDP.
    Agora digam-me que habitabilidade tem uma casa nos dias de hoje sem electricidade?
    E isto é apenas uma das situações.

    É como diz LV, de tão estúpidos que são os argumentos, só dá vontade de rir.

    Continuo à procura de Engº.
  5.  # 11

    Sem querer aqui defender (longe de mim tal coisa) as câmara municipais, recordo que estas emitem as licenças de habitabilidade contra os termos de responsabilidades dos vários técnicos intervenientes na obra atestando em que estas se encontram de harmonia com todos os projectos e regulamentos.
    Aqui se calhar os primeiros culpados são os técnicos que deram cobro a esta situação
    Se calhar estarão no mesmo saco as suas associações e ordens que fazendo como pilatos não os põem na ORDEM
    È se calhar por isto que continuamos a ter "patos bravos" que se gabam de controlar as câmaras e os técnicos que tem sobre a sua alçada.
    • JGON
    • 13 janeiro 2009

     # 12

    Colocado por: zedasilvaAqui se calhar os primeiros culpados são os técnicos que deram cobro a esta situação


    Neste caso até julgo que é mesmo assim, pois na altura o construtor, um "bronco" com algum dinheiro, disse que havia pago Eur 250,00 por cada casa (x 4)ao Engº para que ele assinasse "de cruz" e pudesse acelarar o processo na Câmara. Isto foi o que ele me disse... Na altura por inexperiência, fiquei com ideia de que esse Engº trabalharia na Câmara, mas só quando coloquei o processo em tribunal é que me apercebi que não era bem assim.
    Como em todo lado nas Câmaras existem profissionais muito competentes nesta área, mas infelizmente, muitas vezes estão de mãos atadas pela lei e pelos superiores. Quando aqui falo em câmaras, falo principalmente dos dirigentes que promovem um urbanismo desordenado e de má qualidade, pouco se importando com a qualidade de vida dos seus municipes. Mas se muitas vezes nem a qualidade das obras públicas eles "conseguem" supervisionar...
  6.  # 13

    Estando a pesquisar alguns assuntos relacionados com o tema, deparei-com as questões levantas. Sou Licenciado em engenharia civil, e proprietário de um gabinete de engenharia no Porto. Caso aínda necessitem de um preito para um porcesso judicial, estaremos com certeza ao dispor no Gabinete.
    Para qualquer esclarecimento adicional estarei disponivel em [email protected].
 
0.0182 seg. NEW