Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

2.  # 42

O ETICS são aquece as paredes, isola-as. Por isso é que no Verão não se tem uma temperatura superior à exterior, mas mais reduzida e no Inverno o oposto.

o etics isola claro e isto que dizer o quê , quer dizer que a moradia começa a ter a mesma temperatura por dentro quer no ar que nas superfície
    se a casa é habitada e os habitantes e maquinas que gerem calor produzem calor claque que as paredes aquecem ou ficam mais quentes do que sem sistema etics ... claramente se fosse uma produção de gelo dentro de casa a casa seria muito mais fria e as paredes geladas isto porque o que o isolamento faz com que a temperatura gerada seja igual em todos os objectos ...

Eu não sou da área mas cá vai a minha perspectiva (amadora) da questão, ao aumentar-se o isolamento diminui-se a possibilidade de haver condensações, ao arejar diminui-se a humidade do ar dentro de casa.

a ideia é mais ou menos assim (para mim claro ) ao isolar não há condensação porque não há diferenciação de temperatura quer fria ou quente logo estamos de acordo nisso mas há um problema a humidade se mantém no ar o clima fica propicio a bolores e fungos e doenças ... o que fazer ? recorrer a maquinas de filtrar e trabalhar o ar se é um sistema VMC ou uma central de ar condicionado para mim são maquinas e claro como amador que sou não deixa de ser maquinas ...

Eu estou neste momento a escrever num edificio sem qualquer tipo de isolamento térmico, com paredes com quase 1 metro de espessura, com dois desumidificadores e mesmo assim as janelas escorrem...por dentro!

só indica que o aparelho que usa não faz bem o seu papel se calhar ha ar a mais por aí ou então o ar é muito quente e as janelas estão geladas e de certeza que não é com um etics que a coisa vai melhorar excepto que corra agua nas paredes também e aí sim o sistema já lhe ajudava ...

Como já li escrito inúmeras vezes no fórum, o que importa é ter o "sistema completo" (isolamento e arejamento).

Já agora um sistema VMC gasta muita electricidade?

e isto Porquê ?????? porque consegue poupar na conta da luz , porque haverá menos desperdício de energia porque o tal isolamento fará com que a temperatura se mantenha mais tempo igual á desejada sem colocar as maquinas a trabalhar ...
    quanto ao arejamento é um termo esquisito e de **** ahahahahhaha o que se faz mesmo é uma reciclagem de ar , feito na mesma temperatura e por maquinas ... entrada de ar seco ou com a HR correcta retirando a humidade existente na casa e ai sim fica com menos possibilidades de aparecer fungos e bolores e doenças ...melhorando a qualidade do Ar que dizem ser outra coisa mas não é .

contudo acredito que se juntarmos o útil ao agradável um sistema etics bom para reduzir em despesa cerca de 30 a 60% isto porque o maior factor e variante é o da acumulação da humidade no ar e este pode variar com o externo e com o interno ...
  3.  # 43

Colocado por: danobregaJá aqui deixado no fórum:http://www.velux.pt/pt-PT/Documents/Condensacao.pdf

depois de ver isto eu digo forrem com etics e resolvem tudo nunca mais há bolores pretos lol e a saga continua com um prato de educação . bom almoço
  4.  # 44

Colocado por: rafaelisidorodepois de ver isto eu digo forrem com etics e resolvem tudo nunca mais há bolores pretos lol e a saga continua com um prato de educação . bom almoço

O problema não parece ser o isolamento das casas, mas a falta de equilíbrio da solução completa. Deve haver um equilíbrio entre o isolamento e a ventilação da casa. Não é o só com isolamento ou só com ventilação que se cria uma casa confortável, nem tanto com a ausência de qualquer uma destas componentes. Ignorar o conforto térmico da casa para eliminar o problema das condensações também não me parece ser uma boa maneira de resolver o problema...
    Concordam com este comentário: branco.valter
    •  
      FD
    • 28 dezembro 2012

# 45

Colocado por: danobregaJá aqui deixado no fórum:http://www.velux.pt/pt-PT/Documents/Condensacao.pdf

Caso o link morra entretanto...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  5.  # 46

mais uma vez eheheheh
    esqueçam isto estes senhores tem que facturar e fazer trabalho ... já sabem bolores em casa resolve-se com sistema ETICS má nada . Esta era a pergunta ou questão que estava no AR lol .
  6.  # 47

Colocado por: danobrega

O problema não parece ser o isolamento das casas, mas a falta de equilíbrio da solução completa. Deve haver um equilíbrio entre o isolamento e a ventilação da casa. Não é o só com isolamento ou só com ventilação que se cria uma casa confortável, nem tanto com a ausência de qualquer uma destas componentes. Ignorar o conforto térmico da casa para eliminar o problema das condensações também não me parece ser uma boa maneira de resolver o problema...
    Concordam com este comentário:branco.valter

o problema nunca foi o isolamento das casas porque este nunca será solução para o problema que iniciou a discução ali só há duas maneiras ou até três
    1º aplicar a tinta K&w.c. que não dá fungos
    2º investir numa boa maquina de colocar o ar com menos humidade ou mesmo reciclando o ar
    3º abrir as janelas com tempo norte aonde o ar é gelado mas seco fora isso o resto são acessórios mais ou menos práticos com mais ou menos vantagens .
  7.  # 48

o problema nunca foi o isolamento das casas porque este nunca será solução para o problema que iniciou a discução ali só há duas maneiras ou até três
    1º aplicar a tinta K&w.c. que não dá fungos
    2º investir numa boa maquina de colocar o ar com menos humidade ou mesmo reciclando o ar
    3º abrir as janelas com tempo norte aonde o ar é gelado mas seco fora isso o resto são acessórios mais ou menos práticos com mais ou menos vantagens.

Só o Rafael para dizer estas coisas com o ar mais sério deste mundo, como se soubesse o que está a dizer.
    Concordam com este comentário: eu, alexp
  8.  # 49

Colocado por: j cardoso
    Só o Rafael para dizer estas coisas com o ar mais sério deste mundo, como se soubesse o que está a dizer.

o problema é este , enquanto o Sr e outros que afundam este país com a vossa sabedoria , eu fico de lado a observar estes números engraçados que aparecem por aí ... claro que como ignorante na matéria não tenho voto mas não sou burro ... burro é quem manda colocar etics para resolver um problema de fungos e bolores pretos nas paredes e mobílias e não aconselha o principal ... mas estes já não são como eu , sabem tudo como de facto acontece e sabem viver neste país ... é mais um mito que anda por aqui isolar... isolar ...isolar ...
  9.  # 50

Colocado por: rafaelisidoroo problema nunca foi o isolamento das casas porque este nunca será solução para o problema que iniciou a discução ali só há duas maneiras ou até três

Penso que entendo o que está a tentar dizer.

Se acrescentar isolamento à casa, quanto muito vai aumentar a temperatura de superfície interior. Se não alterar mais nada, a humidade absoluta mantém-se exactamente igual. Isto em conjunção com o aumento da temperatura da superfície interior vai exacerbar ainda mais o problema das condensações.

Para resolver o problema das condensações teremos de diminuir a humidade relativa. Para isso teremos de aumentar a temperatura interior e/ou diminuir a humidade absoluta através de ventilação.

É isso?

Edit: Estou errado. Se aumentar a temperatura de superfície interior diminuo o problema das condensações. No limite se a temperatura da superfície for igual à temperatura ambiente nunca haverá condensações. Senso assim o isolamento ajuda a diminuir o problema.
    • dato
    • 28 dezembro 2012

# 51

rafael explique lá o q é tempo norte... é q nunca tinha ouvido falar...

na minha ignorância(lol) tb concordo com o rafael, a ventilação é fundamental!

aqui à tempos fiz uma pergunta num tópico em q n tive resposta, mas fica aqui a ver se desta vez tenho..

o q acham de numa construção nova, ventilar todas as divisões( colocar um sistema de tubagem), mas sem ventilador, apenas ligação ao exterior pela cobertura?

vá sejam meigos nas respostas..:)
  10.  # 52

Atenção que estamos a reduzir a necessidade de ventilação a um detalhe, quando parece ser bem mais do que isso.
  11.  # 53

Colocado por: danobrega

Penso que entendo o que está a tentar dizer.

Se acrescentar isolamento à casa, quanto muito vai aumentar a temperatura de superfície interior. Se não alterar mais nada, a humidade absoluta mantém-se exactamente igual. Isto em conjunção com o aumento da temperatura da superfície interior vai exacerbar ainda mais o problema das condensações.

Para resolver o problema das condensações teremos de diminuir a humidade relativa. Para isso teremos de aumentar a temperatura interior e/ou diminuir a humidade absoluta através de ventilação.

É isso?

não , se isolar e não fizer mais nada vai parar as condensações porque ficará tudo com a mesma temperatura ...as condensações ficam resolvidas ... mas vai aumentar a HR do ar da habitação porque vários factores irão continuar a produzir humidade incluindo nós , logo fica um clima mais favorável a bolores que é mais calor no ar ou ar mais quente como mais humidade no ar . percebeu agora o que foi que foi aconselhado ?????

é preciso ventilar para que o nível de humidade do ar desça ou fique mais seco ou seja se isolar tem que forçosamente ventilar porque o nível de humidade aumenta muito ... percebe agora o que aconselharam .

ou seja o sistema etics para mim é um sistema de economia a longo prazo ...
    usando uma caixa termica do mesmo material sabemos que poderemos usar para guardar frio ou calor mas esta não servirar para retirar as humidades dos produtos que la metemos pois não ?????
    agora imagine tem uma casa a fabricar humidade normal e coloca-a dentro de uma caixa termica , o que vai acontecer ? como está bem isolada vai guardar o nível de humidade que esta gerar , ou não ????

para que tal não aconteça é preciso ventilar e como se faz ????
    ou se abre as janelas , com ar do norte que é mais seco do que o do sul ou então optamos por maquinas , sou um ignorante não sei que tipo de maquina mas penso que existe uma central de ar condicionado que regula tudo isto desde temperatura , humidade , e reciclagem ... depois de isto é que temos que fazer um isolamento para não perdermos ou consumirmos menos energia .
    • dato
    • 28 dezembro 2012

# 54

Colocado por: datorafael explique lá o q é tempo norte... é q nunca tinha ouvido falar...

aqui à tempos fiz uma pergunta num tópico em q n tive resposta, mas fica aqui a ver se desta vez tenho..

o q acham de numa construção nova, ventilar todas as divisões( colocar um sistema de tubagem), mas sem ventilador, apenas ligação ao exterior pela cobertura?

vcs n me ligam nenhum..lol
  12.  # 55

Colocado por: datorafael explique lá o q é tempo norte... é q nunca tinha ouvido falar...

bem o tempo Norte é composto por ar mais frio e seco , o tempo sul é composto por ar mais quente e mais húmido , ora se ventilar com ar do tempo Norte estará a secar o interior da sua moradia se for ao contrario estará a colocar mais humidade dentro da moradia ...
    quanto as tubagens eu acho que não deveria ser assim logo o ar entrar seja como for o que será um desperdício ...
    • AXN
    • 28 dezembro 2012

# 56

schuco Vento Therm (isto resolverá, ou minimiza esse problema?)
  13.  # 57

carlh... ninguém perde uma oportunidade ahahahaha mas parece que sim... mas isso só para pessoas como eu que não percebem nada disso e que são ignorantes na matéria , obviamente que haverá pessoas mais bem entendidas do que eu para dizer que realmente é desperdício de dinheiro lol
    • dato
    • 28 dezembro 2012

# 58

Colocado por: rafaelisidorobem o tempo Norte é composto por ar mais frio e seco , o tempo sul é composto por ar mais quente e mais húmido , ora se ventilar com ar do tempo Norte estará a secar o interior da sua moradia se for ao contrario estará a colocar mais humidade dentro da moradia ...
    quanto as tubagens eu acho que não deveria ser assim logo o ar entrar seja como for o que será um desperdício ...

entao como acha q deveria ser ventilado?
    • AXN
    • 28 dezembro 2012

# 59

Colocado por: rafaelisidorocarlh... ninguém perde uma oportunidade ahahahaha mas parece que sim... mas isso só para pessoas como eu que não percebem nada disso e que são ignorantes na matéria , obviamente que haverá pessoas mais bem entendidas do que eu para dizer que realmente é desperdício de dinheiro lol

Esse comentário era para mim?
  14.  # 60

Colocado por: AXN

Esse comentário era para mim?

a galhofa sim o comentário peça-o a quem sabe ... eu sou um ignorante e claramente não era para si .

0.0274 seg. NEW