O ETICS são aquece as paredes, isola-as. Por isso é que no Verão não se tem uma temperatura superior à exterior, mas mais reduzida e no Inverno o oposto.
Eu não sou da área mas cá vai a minha perspectiva (amadora) da questão, ao aumentar-se o isolamento diminui-se a possibilidade de haver condensações, ao arejar diminui-se a humidade do ar dentro de casa.
Eu estou neste momento a escrever num edificio sem qualquer tipo de isolamento térmico, com paredes com quase 1 metro de espessura, com dois desumidificadores e mesmo assim as janelas escorrem...por dentro!
Como já li escrito inúmeras vezes no fórum, o que importa é ter o "sistema completo" (isolamento e arejamento).
Já agora um sistema VMC gasta muita electricidade?
Colocado por: danobregaJá aqui deixado no fórum:http://www.velux.pt/pt-PT/Documents/Condensacao.pdf
Colocado por: rafaelisidorodepois de ver isto eu digo forrem com etics e resolvem tudo nunca mais há bolores pretos lol e a saga continua com um prato de educação . bom almoço
Colocado por: danobregaJá aqui deixado no fórum:http://www.velux.pt/pt-PT/Documents/Condensacao.pdf
Colocado por: danobrega
O problema não parece ser o isolamento das casas, mas a falta de equilíbrio da solução completa. Deve haver um equilíbrio entre o isolamento e a ventilação da casa. Não é o só com isolamento ou só com ventilação que se cria uma casa confortável, nem tanto com a ausência de qualquer uma destas componentes. Ignorar o conforto térmico da casa para eliminar o problema das condensações também não me parece ser uma boa maneira de resolver o problema...Concordam com este comentário:branco.valter
o problema nunca foi o isolamento das casas porque este nunca será solução para o problema que iniciou a discução ali só há duas maneiras ou até três
1º aplicar a tinta K&w.c. que não dá fungos
2º investir numa boa maquina de colocar o ar com menos humidade ou mesmo reciclando o ar
3º abrir as janelas com tempo norte aonde o ar é gelado mas seco fora isso o resto são acessórios mais ou menos práticos com mais ou menos vantagens.
Colocado por: j cardoso
Só o Rafael para dizer estas coisas com o ar mais sério deste mundo, como se soubesse o que está a dizer.
Colocado por: rafaelisidoroo problema nunca foi o isolamento das casas porque este nunca será solução para o problema que iniciou a discução ali só há duas maneiras ou até três
Colocado por: danobrega
Penso que entendo o que está a tentar dizer.
Se acrescentar isolamento à casa, quanto muito vai aumentar a temperatura de superfície interior. Se não alterar mais nada, a humidade absoluta mantém-se exactamente igual. Isto em conjunção com o aumento da temperatura da superfície interior vai exacerbar ainda mais o problema das condensações.
Para resolver o problema das condensações teremos de diminuir a humidade relativa. Para isso teremos de aumentar a temperatura interior e/ou diminuir a humidade absoluta através de ventilação.
É isso?
Colocado por: datorafael explique lá o q é tempo norte... é q nunca tinha ouvido falar...
na minha ignorância(lol) tb concordo com o rafael, a ventilação é fundamental!
aqui à tempos fiz uma pergunta num tópico em q n tive resposta, mas fica aqui a ver se desta vez tenho..
o q acham de numa construção nova, ventilar todas as divisões( colocar um sistema de tubagem), mas sem ventilador, apenas ligação ao exterior pela cobertura?
vá sejam meigos nas respostas..:)
Colocado por: datorafael explique lá o q é tempo norte... é q nunca tinha ouvido falar...bem o tempo Norte é composto por ar mais frio e seco , o tempo sul é composto por ar mais quente e mais húmido , ora se ventilar com ar do tempo Norte estará a secar o interior da sua moradia se for ao contrario estará a colocar mais humidade dentro da moradia ...
na minha ignorância(lol) tb concordo com o rafael, a ventilação é fundamental!
aqui à tempos fiz uma pergunta num tópico em q n tive resposta, mas fica aqui a ver se desta vez tenho..
o q acham de numa construção nova, ventilar todas as divisões( colocar um sistema de tubagem), mas sem ventilador, apenas ligação ao exterior pela cobertura?
vá sejam meigos nas respostas..:)
Colocado por: rafaelisidorobem o tempo Norte é composto por ar mais frio e seco , o tempo sul é composto por ar mais quente e mais húmido , ora se ventilar com ar do tempo Norte estará a secar o interior da sua moradia se for ao contrario estará a colocar mais humidade dentro da moradia ...
quanto as tubagens eu acho que não deveria ser assim logo o ar entrar seja como for o que será um desperdício ...
Colocado por: rafaelisidorocarlh... ninguém perde uma oportunidade ahahahaha mas parece que sim... mas isso só para pessoas como eu que não percebem nada disso e que são ignorantes na matéria , obviamente que haverá pessoas mais bem entendidas do que eu para dizer que realmente é desperdício de dinheiro lol
Colocado por: AXN
Esse comentário era para mim?