Colocado por: dato
entao como acha q deveria ser ventilado?
A humidade que é produzida dentro de casa é quase irrelevante.
Colocado por: j cardoso
Só não concordo com isto.
Alguém acha que o interior da casa ficou mais húmido da nossa utilização?
Colocado por: EddySr Rafael,
Acredito que o senhor tenha estudado o assunto a fundo e tenha todos os fundamentos do mundo para justificar o seu ponto de vista. Só há um problema.
Não, alias, há 2 problemas:
1. O etics respira. Não é uma caixa estanque. Permite trocas gasosas. O senhor está sempre a comparar o etics a um frigorífico ou um caixa equivalente estanque onde aquecemos ou arrefecemos o interior. Não é nada disso. O etics não é estanque. O etics não permite a água penetrar, mas permite a humidade passar. Como (no Inverno) a parte de dentro está mais quente, a humidade existente nas paredes vai migrar para fora.
Não sei se me estou a explicar bem ou se quer que repita ou explique melhor?
2. A humidade das casas vem quase toda do exterior. De cima, dos lados e de baixo. A humidade que é produzida dentro de casa é quase irrelevante. Estou a partir do pressuposto que as pessoas realmente usam exhaustores na cozinha quando estão a cozinhar e quando estão a tomar banho para extraír a humidade para fora.
Cumps,
e
Colocado por: j cardoso
Para a comparação ser eficaz meta toda essa gente lá dentro e impeça a abertura de portas e janelas, devidamente calafetadas. Faça isso e depois diga-me o resultado
Colocado por: Eddy1. A humidade duma casa vem de fora.
Colocado por: Eddy1. Eu não leio fichas técnicas. NUNCA. E manuais de instruções normalmente só leio quando já parti o produto todo nas minhas tentativas de o por a funcionar.
2. Uso o material e chego a conclussões se funciona ou não.
3. Nunca tiva uma casa com etics. Mas tenho uma cobertura invertida isolada numa casa que estou a construír com o produto equivalente de barramento final (Topelastic). E funciona muito bem.
4. A mesma casa (que estou a construír) foi feita com material todo hidrofugado e não tem uma pinga de humidade. Hidrofugado não quer dizer "estanque". Quer dizer que não absorve a água por capilaridade, larga-a toda para baixo e é drenada para longe da casa.
5. A mesma casa tem uma cave que fica semanas a fio fechada sem qualquer tipo de ventilação e não apresenta qualquer humidade. O ar na cave é tão seco como o ar no piso por cima. Seco.
6. A cave foi feita com sapatas hidrofugadas, paredes de betão hidrofugado, barrada com aquela massa preta que não me lembro o nome, meti lamina drenante toda à volta com tubo de dreno com manta geotextil a 50cm abaixo do ponto mais baixo do chão interior, "caixa de ar" de 0,5-1,5m à volta cheia com brita 3/4 para as águas não ficarem presas no terreno. Funciona muito bem sem ventilação e sem humidade.
7. Pela vossa óptica abriamos todas as janelas 24 horas por dia e resolvemos todos os problemas de humidade. Evidentemente nesse caso vamos acabar por ter a mesma humidade dentro e fora de casa. Só há um problema. Morremos todos de frio ou vamos à faléncia quando chega a conta da EDP.Videtb ponto 9.
8. Penso que não perceberam que tipo de humidade vem de fora. Não é a humidade do ár exterior que eu me estou a referir. É a chuva que penetra telhados, corta-fogos etc. É a chuva que penetra pelas paredes. É a água que passa pelas cantarias mal isoladas. É a água no solo que sobe por capilaridade.
9. Eu arejo a casa todos os dias para trocar o ar, porque o ar fica poluído pela nossa respiração, cozinhar etc. Não para expelir humidade, mas para que haja ar limpo dentro de casa.
10. Eu tenho a minha casa actual seca porque aqueço a mesma. Se ficar fora 3-4 dias e a casa não for aquecida durante esse tempo, passa a ter humidade. As janelas escorrem, e as paredes também sentem-se húmidas.
11. Não, não sei quanto litros de água uma pessoa larga por dia na respiração/transpiração. Mas tenho certeza que entra muitos mais litros por dia por capilaridade e/ou corte-fogo (ou outros já mencionados, ou ainda outros não mencionados) na maioria das casas portuguesas.
12. Não, não tentei respirar através da massa de acabamento do etics. Mas quem faz uma pergunta dessas não percebeu mesmo o que quer dizer "permeável a vapor de água". Homem, uma casa tem 250-400m2 de superfície exterior. Se calhar mais. Não é preciso muitas gramas por cada m2 para fazer uns bons litros por dia.
13. Vivi 17 anos num país nórdico numa casa literalmente estanque. A minha mãe andava sempre comhumidificadorespela casa porque o ar era muito seco. Não tinha A/C, não tinha sistemas de ventilação. Era bem isolada por fora, e era aquecida. Mais nada. E abriamos as janelas de manhã para deixar entrar ar fresco, não para fazer a humidade saír.
14. Há quem não queira perceber. Há quem percebe que está errado, mas perfere morrer a admitir quepossívelmenteestá errado. Quem não quer perceber há de ser ignorante o resto da sua vida.
15. Eu nunca vi alguém teimar sozinho. Como não faço intenção de teimar convosco, podem tentar ser os primeiros a teimarem sozinhos. ;-)
Colocado por: EddyAlexp,
Estamos a falar de um permutador de calor? Manda fora o ar contaminado/humido e puxa para dentro ar limpo, passando grande parte do calor do ar que sai para o ar que entra, é isso?
Posso perguntar qual o modelo que tem, quanto custou (+/-), quanto consome, se se ouve o barulho e quais as dimensões?
Colocado por: EddyAlexp,
Estamos a falar de um permutador de calor? Manda fora o ar contaminado/humido e puxa para dentro ar limpo, passando grande parte do calor do ar que sai para o ar que entra, é isso?
Posso perguntar qual o modelo que tem, quanto custou (+/-), quanto consome, se se ouve o barulho e quais as dimensões?
Colocado por: alexp
Eu não tenho VMC instalado infelizmente, se pesquisar no forum vai encontrar pessoas que já instalaram. Quando tiver habitação própria vai ser prioritário.
Basicamente é isso que descreveu, faz a ventilação da casa continuamente, fazendo passar o ar num permutador de calor, de forma a aquecer o ar que está a entrar, com o calor do ar que está a ser expelido. Dizem as marcas que atinge um eficiência máxima de 95%.