Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: dato

entao como acha q deveria ser ventilado?

eu acho que deveria ser feito por alguém que sabe , alguém que lhe diga que se for para levar o pacote completo convém que seja este ou aquele por isto ou por aquilo ... mais uma vez digo que sou um ignorante e que não percebo nada disto ... mas é a serio , tem gente por aqui que sabe solucionar o seu problema .
    • Eddy
    • 28 dezembro 2012 editado

# 62

Sr Rafael,

Acredito que o senhor tenha estudado o assunto a fundo e tenha todos os fundamentos do mundo para justificar o seu ponto de vista. Só há um problema.

Não, alias, há 2 problemas:

1. O etics respira. Não é uma caixa estanque. Permite trocas gasosas. O senhor está sempre a comparar o etics a um frigorífico ou um caixa equivalente estanque onde aquecemos ou arrefecemos o interior. Não é nada disso. O etics não é estanque. O etics não permite a água penetrar, mas permite a humidade passar. Como (no Inverno) a parte de dentro está mais quente, a humidade existente nas paredes vai migrar para fora.

Não sei se me estou a explicar bem ou se quer que repita ou explique melhor?

2. A humidade das casas vem quase toda do exterior. De cima, dos lados e de baixo. A humidade que é produzida dentro de casa é quase irrelevante. Estou a partir do pressuposto que as pessoas realmente usam exhaustores na cozinha quando estão a cozinhar e quando estão a tomar banho para extraír a humidade para fora.

Cumps,
    e
  2.  # 63

A humidade que é produzida dentro de casa é quase irrelevante.

Só não concordo com isto.
    • Eddy
    • 28 dezembro 2012 editado

# 64

Colocado por: j cardoso
    Só não concordo com isto.

Ok, então vou tentar explicar de outra forma colocando 2 teses:

1. A humidade duma casa vem de fora.

2. A humidade duma casa vem de dentro.

Nenhum das teses são 100% correctas, mas se pensarmos um pouco sobre o assunto, chegamos muito rápidamente à conclussão que a tese 1 é muito mais verdadeira do que a tese 2.

Imaginamos uma casa de férias. Não é usada, nem ninguém esteve lá desde o ano passado. Será que vamos sentir humidade nessa casa? Claro que sim, todos nós já entramos em casas fechadas há muito temo, mesmo em zonas do país consideradas "secas", mesmo numa altura do ano em que não chove, e sentimos o cheiro a mofo, as toalhas nas gavetas todas húmidas e se calhar manchas pretas nos tectos. De onde veio a humidade? Seguramente que não foi de dentro.

Continuamos a imaginar a mesma casa de férias. Como estamos em crise, vamos de férias na altura da Páscoa (ainda não é Verão, ainda chove e está frio por isso não abrimos as janelas - ligamos é os calorifros) porque os preços são mais baixos. Para poupar mais, vamos duas famílias de 4 pessoas (8 pessoas no total) e dormimos 3 pessoas em cada um dos dois quartos e 2 pessoas na sala. Cozinhamos em casa para poupar no custo das refeições, e não saímos muito porque tudo está caro. Passamos básicamente 8 pessoas dentro do mesmo cubículo durante 5 dias. Como a água e electricidade está incluído no aluguer, podemos abusar dos duches e do aquecimento.

Alguém acha que o interior da casa ficou mais húmido da nossa utilização?

Claro que não, evidentemente que está mais seca do que o dia em que chegamos, em que não tinha tido lá pessoas há vários meses.

Isto é o que se passa também na nossa casa do dia-a-dia. Só que na casa do dia a dia se calhar não abusamos do aquecimento.

Isolar, isolar, isolar. Por fora, por fora, por fora.

Cumps,
    e
  3.  # 65

Alguém acha que o interior da casa ficou mais húmido da nossa utilização?

Para a comparação ser eficaz meta toda essa gente lá dentro e impeça a abertura de portas e janelas, devidamente calafetadas. Faça isso e depois diga-me o resultado
  4.  # 66

Colocado por: EddySr Rafael,

Acredito que o senhor tenha estudado o assunto a fundo e tenha todos os fundamentos do mundo para justificar o seu ponto de vista. Só há um problema.

Não, alias, há 2 problemas:

1. O etics respira. Não é uma caixa estanque. Permite trocas gasosas. O senhor está sempre a comparar o etics a um frigorífico ou um caixa equivalente estanque onde aquecemos ou arrefecemos o interior. Não é nada disso. O etics não é estanque. O etics não permite a água penetrar, mas permite a humidade passar. Como (no Inverno) a parte de dentro está mais quente, a humidade existente nas paredes vai migrar para fora.

Não sei se me estou a explicar bem ou se quer que repita ou explique melhor?

2. A humidade das casas vem quase toda do exterior. De cima, dos lados e de baixo. A humidade que é produzida dentro de casa é quase irrelevante. Estou a partir do pressuposto que as pessoas realmente usam exhaustores na cozinha quando estão a cozinhar e quando estão a tomar banho para extraír a humidade para fora.

Cumps,
    e

eu penso que o Eddy não ou nunca teve contacto com esse tipo de problema , eu não estudei nada e continuo a dizer aliás já foi dito e mostrado até com desenhos que o que eu disse faz sentido , no dia a dia de cada português muitas coisas passam despercebidas o que não quer dizer que estas não existem ...
    Por acaso já pegou numa placa destas , acha que consegue respirar por ela ?
    sabe a quantidade de agua que produz uma família media por dia dentro de casa ?
    sabe como é que essa agua se evapora através das placas ... ? sabe que a maior parte da condensação não manifestada circula no ar que nem nas paredes se infiltram , sabe????
    sabe em que altura do dia e os contras da evaporação destas mesmas horas em que a maioria das casas condensem mais ????
    sabe qual é o grau de permeabilidade de um sistema ETICS depois de pronto ,sabe ?

sinceramente a mim me parece que não sabe ... a mim me parece que gosta de ler fichas técnicas o que está correcto mas depois falta mais qualquer coisa ...
  5.  # 67

EDDY comece por fazer sexo de porta fechada num dia muito frio , vai ver que até lhe cai pingos do tecto lol

já agora uma casa de ferias cheira é a mofo lol por estar fechada o que vai defender a minha maneira de ver as coisas quanto mais isolada mais mofo e humidade cria ...
  6.  # 68

Colocado por: j cardoso
    Para a comparação ser eficaz meta toda essa gente lá dentro e impeça a abertura de portas e janelas, devidamente calafetadas. Faça isso e depois diga-me o resultado

começamos a suar e a temperatura a aumentar os pingos comecem a cair as janelas a embaciar lol e morremos afogados !!! ou de fome !!!
  7.  # 69

Colocado por: Eddy1. A humidade duma casa vem de fora.

A humidade não vem de fora. Se ventilar a casa com ar que vem do exterior e não é desumidificado por nenhuma razão, essa operação faz tender a humidade absoluta dentro de casa para o mesmo valor do exterior. Quanto mais volume de ar for trocado por unidade de tempo, mais rápida o valor vai tender para o equilíbrio.

Se não ventilar a casa e tiver pessoas em casa, as pessoas e aquilo que elas fazem dentro de casa estão constantemente a aumentar a humidade do ar, e a humidade relativa vai tender para 100%.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
    • Eddy
    • 29 dezembro 2012 editado

# 70

1. Eu não leio fichas técnicas. NUNCA. E manuais de instruções normalmente só leio quando já parti o produto todo nas minhas tentativas de o por a funcionar.

2. Uso o material e chego a conclussões se funciona ou não.

3. Nunca tiva uma casa com etics. Mas tenho uma cobertura invertida isolada numa casa que estou a construír com o produto equivalente de barramento final (Topelastic). E funciona muito bem.

4. A mesma casa (que estou a construír) foi feita com material todo hidrofugado e não tem uma pinga de humidade. Hidrofugado não quer dizer "estanque". Quer dizer que não absorve a água por capilaridade, larga-a toda para baixo e é drenada para longe da casa.

5. A mesma casa tem uma cave que fica semanas a fio fechada sem qualquer tipo de ventilação e não apresenta qualquer humidade. O ar na cave é tão seco como o ar no piso por cima. Seco.

6. A cave foi feita com sapatas hidrofugadas, paredes de betão hidrofugado, barrada com aquela massa preta que não me lembro o nome, meti lamina drenante toda à volta com tubo de dreno com manta geotextil a 50cm abaixo do ponto mais baixo do chão interior, "caixa de ar" de 0,5-1,5m à volta cheia com brita 3/4 para as águas não ficarem presas no terreno. Funciona muito bem sem ventilação e sem humidade.

7. Pela vossa óptica abriamos todas as janelas 24 horas por dia e resolvemos todos os problemas de humidade. Evidentemente nesse caso vamos acabar por ter a mesma humidade dentro e fora de casa. Só há um problema. Morremos todos de frio ou vamos à faléncia quando chega a conta da EDP. Vide tb ponto 9.

8. Penso que não perceberam que tipo de humidade vem de fora. Não é a humidade do ár exterior que eu me estou a referir. É a chuva que penetra telhados, corta-fogos etc. É a chuva que penetra pelas paredes. É a água que passa pelas cantarias mal isoladas. É a água no solo que sobe por capilaridade.

9. Eu arejo a casa todos os dias para trocar o ar, porque o ar fica poluído pela nossa respiração, cozinhar etc. Não para expelir humidade, mas para que haja ar limpo dentro de casa.

10. Eu tenho a minha casa actual seca porque aqueço a mesma. Se ficar fora 3-4 dias e a casa não for aquecida durante esse tempo, passa a ter humidade. As janelas escorrem, e as paredes também sentem-se húmidas.

11. Não, não sei quanto litros de água uma pessoa larga por dia na respiração/transpiração. Mas tenho certeza que entra muitos mais litros por dia por capilaridade e/ou corte-fogo (ou outros já mencionados, ou ainda outros não mencionados) na maioria das casas portuguesas.

12. Não, não tentei respirar através da massa de acabamento do etics. Mas quem faz uma pergunta dessas não percebeu mesmo o que quer dizer "permeável a vapor de água". Homem, uma casa tem 250-400m2 de superfície exterior. Se calhar mais. Não é preciso muitas gramas por cada m2 para fazer uns bons litros por dia.

13. Vivi 17 anos num país nórdico numa casa literalmente estanque. A minha mãe andava sempre com humidificadores pela casa porque o ar era muito seco. Não tinha A/C, não tinha sistemas de ventilação. Era bem isolada por fora, e era aquecida. Mais nada. E abriamos as janelas de manhã para deixar entrar ar fresco, não para fazer a humidade saír.

14. Há quem não queira perceber. Há quem percebe que está errado, mas perfere morrer a admitir que possívelmente está errado. Quem não quer perceber há de ser ignorante o resto da sua vida.

15. Eu nunca vi alguém teimar sozinho. Como não faço intenção de teimar convosco, podem tentar ser os primeiros a teimarem sozinhos. ;-)
  8.  # 71

pladur do azul, daquele com iso termico, costuma-se colocar nas casas de banho, excelente opcao
  9.  # 72

ar condicionado e outra excelente opcao
  10.  # 73

Colocado por: Eddy1. Eu não leio fichas técnicas. NUNCA. E manuais de instruções normalmente só leio quando já parti o produto todo nas minhas tentativas de o por a funcionar.

2. Uso o material e chego a conclussões se funciona ou não.

3. Nunca tiva uma casa com etics. Mas tenho uma cobertura invertida isolada numa casa que estou a construír com o produto equivalente de barramento final (Topelastic). E funciona muito bem.

4. A mesma casa (que estou a construír) foi feita com material todo hidrofugado e não tem uma pinga de humidade. Hidrofugado não quer dizer "estanque". Quer dizer que não absorve a água por capilaridade, larga-a toda para baixo e é drenada para longe da casa.

5. A mesma casa tem uma cave que fica semanas a fio fechada sem qualquer tipo de ventilação e não apresenta qualquer humidade. O ar na cave é tão seco como o ar no piso por cima. Seco.

6. A cave foi feita com sapatas hidrofugadas, paredes de betão hidrofugado, barrada com aquela massa preta que não me lembro o nome, meti lamina drenante toda à volta com tubo de dreno com manta geotextil a 50cm abaixo do ponto mais baixo do chão interior, "caixa de ar" de 0,5-1,5m à volta cheia com brita 3/4 para as águas não ficarem presas no terreno. Funciona muito bem sem ventilação e sem humidade.

7. Pela vossa óptica abriamos todas as janelas 24 horas por dia e resolvemos todos os problemas de humidade. Evidentemente nesse caso vamos acabar por ter a mesma humidade dentro e fora de casa. Só há um problema. Morremos todos de frio ou vamos à faléncia quando chega a conta da EDP.Videtb ponto 9.

8. Penso que não perceberam que tipo de humidade vem de fora. Não é a humidade do ár exterior que eu me estou a referir. É a chuva que penetra telhados, corta-fogos etc. É a chuva que penetra pelas paredes. É a água que passa pelas cantarias mal isoladas. É a água no solo que sobe por capilaridade.

9. Eu arejo a casa todos os dias para trocar o ar, porque o ar fica poluído pela nossa respiração, cozinhar etc. Não para expelir humidade, mas para que haja ar limpo dentro de casa.

10. Eu tenho a minha casa actual seca porque aqueço a mesma. Se ficar fora 3-4 dias e a casa não for aquecida durante esse tempo, passa a ter humidade. As janelas escorrem, e as paredes também sentem-se húmidas.

11. Não, não sei quanto litros de água uma pessoa larga por dia na respiração/transpiração. Mas tenho certeza que entra muitos mais litros por dia por capilaridade e/ou corte-fogo (ou outros já mencionados, ou ainda outros não mencionados) na maioria das casas portuguesas.

12. Não, não tentei respirar através da massa de acabamento do etics. Mas quem faz uma pergunta dessas não percebeu mesmo o que quer dizer "permeável a vapor de água". Homem, uma casa tem 250-400m2 de superfície exterior. Se calhar mais. Não é preciso muitas gramas por cada m2 para fazer uns bons litros por dia.

13. Vivi 17 anos num país nórdico numa casa literalmente estanque. A minha mãe andava sempre comhumidificadorespela casa porque o ar era muito seco. Não tinha A/C, não tinha sistemas de ventilação. Era bem isolada por fora, e era aquecida. Mais nada. E abriamos as janelas de manhã para deixar entrar ar fresco, não para fazer a humidade saír.

14. Há quem não queira perceber. Há quem percebe que está errado, mas perfere morrer a admitir quepossívelmenteestá errado. Quem não quer perceber há de ser ignorante o resto da sua vida.

15. Eu nunca vi alguém teimar sozinho. Como não faço intenção de teimar convosco, podem tentar ser os primeiros a teimarem sozinhos. ;-)

bem isso hoje é de loucos ahahahha o que é que isso contribui para a minha felicidade ... se tem é porque pode ter e fico feliz porque tem uma moradia seca ... agora se não usa o ETICS como sabe que é microporoso ?????
    para mais eu não teimo , defendo a minha ideia que mais uma vez ja tem mais pessoas que partilham da minha opinião leia bem tudo escrito por aqui e veja ate que ponto muitas pessoas não quiserem entrar na discussão por algum motivo mas deixaram outros tópicos que explicam condensação e até boletins informativos ... eu tenho é um defeito sou como Tomé e não me calo mas sei reconhecer quando os outros tem razão ...
    agora não sou como você que até diz que a humidade interna de uma casa vem de fora lol

contudo eu vou refrescar eu nunca falei mal do sistema etics falei mal do mau aconselhamento só isso
    para mim a casa perfeita tem que ter etics com aparelhagem de ar e se possível hidrofuga toda toda ...
  11.  # 74

Actualmente tenho apenas os radiadores do wc e dos quartos ligados e de manhã tenho as janelas dos quartos todas encharcadas (caixilharia e vidro) e a do WC nem sinais de condensação ....

Tirem as vossas conclusões ...

Para não me repetir:
    https://forumdacasa.com/discussion/19921/ventilacao-mecanica-forcada-vmc/?Focus=301397
  12.  # 75

lá esta você sozinho manda meio lt de agua enquanto dorme no quarto uma noite claramente como existe mais humidade nessa zona ela condensa normalmente no vidro da janela porque é o material mais frio que existe no quarto, a não ser que vá dormir uma noite no wc e verá que acontecerá o mesmo .
    mas há variantes diferentes tal como o espaço desigual , os radiadores se forem com a mesma temperatura ganha o que está em menor espaço porque segundo já aprendi aqui se consegue secar mais ou fazer evaporar a HR baixando a possibilidade de condensação ...

atenção é um teimoso que diz isso ou então um ignorante por isso espere por um expert que lhe vai colocar hidrofugantes nas paredes ou um que lha vai mandar forrar a casa toda por fora e tá feito .
    • Eddy
    • 29 dezembro 2012

# 76

Alexp,

Estamos a falar de um permutador de calor? Manda fora o ar contaminado/humido e puxa para dentro ar limpo, passando grande parte do calor do ar que sai para o ar que entra, é isso?

Posso perguntar qual o modelo que tem, quanto custou (+/-), quanto consome, se se ouve o barulho e quais as dimensões?
  13.  # 77

Alexp afinal havia mais gente que pensa como eu ehehehheh estou é vendo que havia mais ignorantes lol que confiam em maquinas há mais tempo que eu :)
    no topico que você escreveu antes , neste de cima ...
  14.  # 78

Colocado por: EddyAlexp,

Estamos a falar de um permutador de calor? Manda fora o ar contaminado/humido e puxa para dentro ar limpo, passando grande parte do calor do ar que sai para o ar que entra, é isso?

Posso perguntar qual o modelo que tem, quanto custou (+/-), quanto consome, se se ouve o barulho e quais as dimensões?

radiador ;) não me enganam radiador né ???
  15.  # 79

Colocado por: EddyAlexp,

Eu não tenho VMC instalado infelizmente, se pesquisar no forum vai encontrar pessoas que já instalaram. Quando tiver habitação própria vai ser prioritário.

Basicamente é isso que descreveu, faz a ventilação da casa continuamente, fazendo passar o ar num permutador de calor, de forma a aquecer o ar que está a entrar, com o calor do ar que está a ser expelido. Dizem as marcas que atinge um eficiência máxima de 95%.
  16.  # 80

Colocado por: alexp

Eu não tenho VMC instalado infelizmente, se pesquisar no forum vai encontrar pessoas que já instalaram. Quando tiver habitação própria vai ser prioritário.

Basicamente é isso que descreveu, faz a ventilação da casa continuamente, fazendo passar o ar num permutador de calor, de forma a aquecer o ar que está a entrar, com o calor do ar que está a ser expelido. Dizem as marcas que atinge um eficiência máxima de 95%.

e como é o nome disso correcto?

0.0306 seg. NEW