Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

isso é conhecido também por radiador ? porque o que eu conheço por radiador não tem nada a ver ...
  2.  # 82

Colocado por: rafaelisidoroisso é conhecido também por radiador ? porque o que eu conheço por radiador não tem nada a ver ...

Não. Penso que o objectivo da máquina é permutar o calor, para não o perder, entre o ar que sai do interior da casa para o exterior, com o ar que vai entrar para o interior e que vem do exterior da casa. Mas a máquina aquece o ar que entra passivamente.

Se verificar a instalação do aparelho neste exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=Lr1XbRaR3gM&feature=player_embedded
    ainda vê outra coisa engraçada. O ar que que vem do exterior, antes de entrar em casa, dá umas voltas por debaixo da terra. Penso que o objectivo será usar o calor do interior da terra para aquecer um pouco o ar. Só não entendo é como raio é que limpam as condutas. :-)

Nesse link também chamam ao aparelho recuperador de calor.
  3.  # 83

por vezes nós não falamos a mesma lingua ahahahaha
    então porque é que alguém diz que tem dois radiadores que para mim não é isso nem de perto nem de longe ... fazendo confusão a quem precisa de falar ... mas ok .

mas sim este vídeo mostra um sistema inteligente demais para mim ahahahaha mas acredito no seu funcionamento aliás tem tudo para correr as mil maravilhas.

Danobrega , eu ontem discordei de um ponto de vista em que você tentava perceber o que eu tentava dizer ... estava correcto mas tinha lá umas partes que mais tarde apareceram riscadas e quando eu disse que não era assim é porque estava a ler algo mais ...
    mais tarde vendo o que ficou para ler com o resto riscado percebi que era o que eu tentava dizer e aliás disse-o varias vezes .

mais uma vez , digo para aqueles senhores mais educados que me chamaram ignorante e os outros que não percebendo o que eu estava a discutir até se transformaram em JESUS e pediram por mim a Deus ...
    que nunca estive a colocar o sistema ETICS em causa mas sim o mau aconselhamento ou á má solução que foi dada à questão inicial ...
    era só para avisar ...
    • Eddy
    • 29 dezembro 2012 editado

# 84

O ar que que vem do exterior, antes de entrar em casa, dá umas voltas por debaixo da terra. Penso que o objectivo será usar o calor do interior da terra para aquecer um pouco o ar. Só não entendo é como raio é que limpam as condutas. :-)

Nesse link também chamam ao aparelho recuperador de calor.

Chama-se a isso geotermia. Ou seja, aproveita-se a temperatura mais ou menos constante do solo (creio que obriga a colocar os tubos pelo menos 60cm abaixo da superfície) onde a temperatura varia conforme o local e altura do ano, mas creio que na zona de Lisboa estamos a falar em cerca de 16ºC.

1. No Inverno o ar que entra, em vez de entrar e.g. a 8ºC, passa pelas condutas enterradas onde é aquecido pela geotermia até perto da temperatura do solo, e depois só falta acrescentar os últimos graus até a temperatura desejada.

2. No Verão o ar que entra, em vez de entrar e.g. a 30ºC, passa pelas condutas enterradas onde é arrefecido pela geotermina até perto da temperatura do solo, e depois só falta "tirar" os graus que se deseja adicionais para arrefecer a casa.

A ideia é não ter que limpar as condutas, tem que haver um grande cuidado no ponto de entrada do ar exterior. Estamos a falar de e.g. 60-100m de tubo enterrado.

Estudamos esta hipótese na construção que estamos a fazer, mas concluímos que o investimento era demasiado elevado para conseguir recuperar num prazo minimamente razoável. Como a maioria das pessoas, temos recursos limitados e investimos antes em outros meios que conseguiam retorno mais rápido. Mas onde não existe constrangimentos de verba... é uma solução interessante.

O sistema per si não seca o ar. Retira a humidade do ar do interior (juntamente com o ar) e manda para dentro a humidade do ar do exterior (juntamente com o ar). Naturalmente o valor de HR que chega dentro de casa vais ser mais baixo do que o HR que estava na rua porque a humidade (grs água por kg ar) é constante e o ar entretanto foi aquecido. Mas quem nos propós o sistema admitou que num dia chuvoso era necessário meios adicionais para secar o ar de entrada, e.g. o sistema de A/C de apoio ao sistema.

Somos todos ignorantes. Só que em assuntos diferentes. Albert Einstein
    • Eddy
    • 29 dezembro 2012

# 85

Colocado por: alexpActualmente tenho apenas os radiadores do wc e dos quartos ligados e de manhã tenho as janelas dos quartos todas encharcadas (caixilharia e vidro) e a do WC nem sinais de condensação ....

Tirem as vossas conclusões ...

Para não me repetir:
    https://forumdacasa.com/discussion/19921/ventilacao-mecanica-forcada-vmc/?Focus=301397

Gostaria de pedir um favor ao Alexp:

1. Consegue medir qual é a temperatura exacta na casa de banho e nos quartos de manhã quando tem as janelas dos quartos a escorrer? P.f. meça mais ou menos no meio do quarto, não junto a paredes, nem janelas.
    2. A janela do wc tem cortinado? As janelas dos quartos têm cortinados?
    3. As janelas são naturalmente da mesma série?

Obrigado,
    e
  4.  # 86

UTA = Unidade de tratamento de ar

dentro das UTAS este tipo de maquinas chama-se especificamente ´"recuperador de calor de fluxos cruzados" e também faz naturalmente desumidificação do ar introduzido no interior.
    • Eddy
    • 29 dezembro 2012

# 87

Colocado por: jorgealves
    dentro das UTAS este tipo de maquinas chama-se especificamente ´"recuperador de calor de fluxos cruzados" e também faz naturalmente desumidificação do ar introduzido no interior.

Consegue alguns links para mais info sobre esses sistemas de várias marcas?

Se faz desumidificação do ar introduzido, nesse caso tem forçosamente de ficar perto de um tubo de descarga para onde manda a condensação, certo?
  5.  # 88

Colocado por: EddyConsegue alguns links para mais info sobre esses sistemas de várias marcas?

por exemplo este

ou este,

estes são muito comuns entre nós, mas existem muitos mais.

Colocado por: EddySe faz desumidificação do ar introduzido, nesse caso tem forçosamente de ficar perto de um tubo de descarga para onde manda a condensação, certo?

o mais correctamente: é obrigatório ter uma ligação para descarregar os condensados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Eddy
    • Eddy
    • 30 dezembro 2012

# 89

Obrigado Jorge, tem ideia em quanto rondam os preços dessas maquinetas?
  6.  # 90

Colocado por: Eddytem ideia em quanto rondam os preços dessas maquinetas?

a partir de 900€ mais coisa menos coisa,

mas atenção que isto é somente a maquina, tem que adicionar as condutas e as grelhas\válvulas podendo a solução final começar nos 1500€ e ir até aos 3000€ dependendo das áreas e das condicionantes da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PMMA, Eddy
  7.  # 91

Colocado por: Eddy

Gostaria de pedir um favor ao Alexp:

1. Consegue medir qual é a temperatura exacta na casa de banho e nos quartos de manhã quando tem as janelas dos quartos a escorrer? P.f. meça mais ou menos no meio do quarto, não junto a paredes, nem janelas.
    2. A janela do wc tem cortinado? As janelas dos quartos têm cortinados?
    3. As janelas são naturalmente da mesma série?

Obrigado,
    e

Tenho que arranjar o termómetro.
    • Eddy
    • 30 dezembro 2012

# 92

Tenho que arranjar o termómetro.

Parece-me um bom plano. :-)

Como deve perceber, a minha ideia não é ter razão, nem deixar de ter. Mas gostaria de perceber o porquê de haver condensação numa janelas e não noutras - com todos os dados em cima da mesa. Também é verdade que eu não sou um grande perito na matéria, e seguramente haverá aqui pessoal muito mais indicado para tirar conclussões correctas. Mas também eles precisam de dados concretos.

1. A diferença de temperatura de 2-3ºC pode efectivamente explicar porque existe condensação num lugar e não noutro.
    2. Se temos cortinados e eles estiverem fechados, entre os cortinados e a janela pode estar muito mais frio do que no resto do quarto. Fiz a experiência cá em casa: de manhã na sala temos condensação nas janelas se o cortinado esteve fechado durante a noite. Se o cortinado esteve aberto, já não tem condensação. O ar circula e a temperatura é mais elevada junto à janela (e a janela em si também).
    3. Também é importante saber se o aquecedor fica mesmo por baixo das janelas, ou não, pelas mesmas razões do ponto 2.

Cumps,
    e

0.0231 seg. NEW