Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

e ainda insistem !!!! o sistema etics não tem como retirar a humidade do ar colocam isso na cabeça , enquanto houver humidade no ar ficará sempre a possibilidade de criar bolor , não precisa haver condensação para haver humidades e bolores ...

todos vocês acabam por dizer o que eu defendo , ar seco e como se fabrica???? ... com maquinas ou com tempo norte e nada mais .
    quem diz que o etics tira a humidade de uma casa a meu ver não está correcto nem anda lá perto ate pelo contrario ...
  2.  # 2

Colocado por: j cardoso
    Não concordo com essa conclusão, o problema não é o ETICS, é outro e cada vez mais corrente: a falta de ventilação das habitações.
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021,cocas2

então Sr J cardoso como ficamos ? colocamos etics para aquecer as paredes e depois arejamos a casa para esfriar ... ?
    não será mais reciclar o ar filtrando ou retirando a humidade sendo que com o sistema etics torna mais económico o uso das maquinas ???????
  3.  # 3

Não, Rafael, não é. Já ouviu falar, entre outras coisas, na qualidade do ar? Sabe por acaso quais são os produtos resultantes da actividade humana dentro de casa? Sabe que as habitações têm de ser ventiladas? Não confunda as coisas.
    • Eddy
    • 28 dezembro 2012 editado

# 4

Boa noite,

Alguem pode-me confirmar se a massa de acabamento exterior do etics tem as mesmas, ou parecidas, propriedades que produtos como Mapelastic e Topelastic?

Porque se sim, embora não permita a permeabilização de água, permite as trocas gasosas. Ou seja, é como as roupas Gore-Tex: respira, mas não passa água. Dito de outra forma, a humidade vai saíndo mas a água condensada/chuva do exterior não passa para dentro.

Dito isto, insisto também em algo que o pessoal neste país não percebe: trabalhar com material hidrofugado custa quase o mesmo que material não hidrofugado, dito vulgar. E embora "hidrofugado" não seja sinónimo de estanque, ao menos não deixa a água subir pelas paredes por capilaridade. O seja, qualquer humidade que exista numa parede "cai" directamente até chegar ao solo. Isto sim, resolve 90% dos problemas de humidade numa casa.

Nota: não sou vendedor de qualquer produto (ao contrário de muita pessoal neste fórum que insiste nas soluções que eles próprios andam a vender), simplesmente sou um curioso que anda a construír a sua própria casa há quase 4 anos e que tem deixado toda a vizinhança estupefacta "porque a sua casa não tem a humidade das nossas, embora as nossas também sejam novas".

Nota2: vivi muito anos num país nórdico onde as casa são mesmo "estanques". A maioria não têm ventilação natural, não tem sistemas avançados de trocas de ár, são aquecidas e...... são secas. Por isso digo: se uma casa tem que ser arejada várias horas por dia para secar um pouco - o problema não está na falta de ventilação. Não está no nº de pessoas que respiram o ár. Nem sequer está no facto da Maria estender a roupa para secar dentro de casa. O problema está na humidade que penetra pelas paredes, pelas janelas e pelo chão.

Cumpr,
    e
  4.  # 5

Colocado por: Eddysimplesmente sou um curioso que anda a construír a sua própria casa há quase 4 anos e que tem deixado toda a vizinhança estupefacta "porque a sua casa não tem a humidade das nossas, embora as nossas também sejam novas".

Fantástico!!!! conseguiu fazer uma casa sem humidades??? não tem as paredes a escorrer??? explique lá como é que conseguiu um feito desses, assim aprendemos todos.
    •  
      cocas2

# 6

bom não vou para aqui discutir o que é bom ou mau,

1º Não sou adepto do sistema ETICS, também não vou dar as minhas razões, pois poderia criar atritos entre alguns membros e os reportadores andam por ai.
    2º Sempre que tenho de isolar aconselho a isolar pelo interior claro que estamos a falar do tal sistema

Andava por ai a vaguear na net e encontrei este blog, ainda tentei ir a discussão do Layman mas não encontro, como estamos a falar de ETICS aproveito deixar aqui o link para o Anonimo16062021 tentar advinhar como foram fixas as chapas ao OSB.

http://casaemconstrucao1.blogspot.pt/

Ao dono do topico, deixo aqui a minha sugestão, isolar, isolar pelo interior e arejar arejar arejar
  5.  # 7

Façam como eu....
    Concordam com este comentário: branco.valter, cocas2
      002 (Small).JPG
    • GSMR

# 8

Primeiro que tudo, pedir desculpa por só agora responder, mas entre trabalho e bebé...só pela noite dentro vou tendo tempo para mim. Em segundo lugar, agradecer todas as respostas de cada um dos membros, aprendi bastante e fiquei a saber coisas que desconhecia.

Regra geral, creio que recomendam o isolamento interior. Só uma pergunta, de um leigo, com que material? "Simples" pladur ou algum com alguma preparação especial (desconheço se existe algum mais adequado para zonas mais húmidas)? E o isolamento que se coloca entre a parede de tijolo e a de gesso acartonado, qual será o material mais adequado? Já andei a ver e encontrei "1001" materiais para isolar.

Aqui na zona é terrível, passado o Verão...todos dias de manhã lá tenho que ir com a garrafinha de água para retirar o gelo dos vidros do carro.

Mais uma vez, muito obrigado a todos, podem crer que todas as respostas foram lidas com toda a atenção.
  6.  # 9

Colocado por: j cardosoNão, Rafael, não é. Já ouviu falar, entre outras coisas, na qualidade do ar? Sabe por acaso quais são os produtos resultantes da actividade humana dentro de casa? Sabe que as habitações têm de ser ventiladas? Não confunda as coisas.

eu não percebo muito disso , e gostava que o Sr me explicasse sff. a mim e também a quem se sente confuso .

o que me faz confusão é que eu penso num sistema etics como se de uma cooler se tratasse ... e que esta casa forrada tem uma funcionalidade que é colocar a parte de dentro toda á mesma temperatura ??? retirando o tal problema da condensação que para mim é o menos importante, uma vez condensação nas paredes é a descarga da humidade do ar . Sendo que esta descarga não é realizada o ar fica com esta agua ... ou não ??? há cálculos que já vi por cá que demonstram a quantidade de agua libertada por cada um de nós dentro de uma moradia, é assustador ;) ...
    então fica a minha pergunta como é que um sistema etics consegue retirar a humidade necessária de uma moradia para que tenhamos um ar bom para respirar ??? claro a meu ver é as maquinas que funcionam e mais poderemos ter uma casa quente e uma casa gelada porque esta forrada de um material que retém a temperatura ... fria ou quente .

no caso em concreto o Sr disse ventilar a casa mas para isso eu tenho que deixar de lado a ideia de ter um etics porque sai mais dispendioso estar a ventilar a casa com temperaturas diferentes causando um choque térmico ou seja eu tenho as paredes a uma temperatura e coloco ar com outra temperatura obrigando a um processo todo feito novamente para manter a casa com a mesma temperatura gastando com isso mais energia se for o caso de ser através de maquinas seria um custo enorme .

será que quem aconselha etics sabe porque o faz ???? atenção eu não sou contra o sistema apenas acho que é muito complexo para se dizer faz isso que dá certo ...
    agora uma boa aparelhagem de ar ( não sei se seria uma central de ar condicionado ou coisa parecida ) e para que se poupe muito dinheiro e mantendo uma temperatura constante no ar com o grau correcto de humidade se deva colocar um bom sistema de etics acho que sim alias só tenho que dar razão a quem pense assim .
  7.  # 10

GSMR
    é bom saber quando alguém tem preocupações e vem partilhar com este grupo fantástico de pessoas que por aqui passam muitas ideias mesmo que estas não vão de encontro ao que nós pesquisamos ... mais cedo ou mais tarde sempre dão para acumular qualquer coisa eheheheh
    tão o menino porta-se bem ... tenho uma bebe ja tem 8 meses ... boa sorte para si e para o seu menino já agora restante família claro ...
    • Eddy
    • 28 dezembro 2012

# 11

Fantástico!!!! conseguiu fazer uma casa sem humidades??? não tem as paredes a escorrer??? explique lá como é que conseguiu um feito desses, assim aprendemos todos.

Honestamente não tenho medição de dados, mas se calhar os Sr Picareta podia via cá com a sua imensa sabedoria e infinito nível de experiência fazer o obséquio de fazer medições in loco que tenha o padrão e nível de exigência que só V. Exa. consegue obter? Estou perto da Venda do Pinheiro e ando aqui entretido a fazer o meu bricolage quase todos os dias, por isso é só avisar quando Sua Exa. pretender honrar-me com a sua presença para me ensinar como se faz uma casa.

Olha, eu sou estrangeiro, mas pelos vistos há aqui pessoas que percebem menos de português do que eu. Eu não disse que a minha casa não tem humidade, porque, alias, a ausência de humidade é impossível, com eventuais excepções in vitro que eu desconheço.

Eu disse que é a casa mais seca na vizinhança. E não só é a casa mais seca da vizinhança, como consegue manter uma HR muito próximo do ideal (que eu nem sei o que é, só sei que a roupa seca dentro de casa, as janelas e paredes estão secas sempre e ninguém se queixa que fica com as mucosas ou olhos secos) sem qualquer utilização de máquinas ou outras artimanhas. Só isso.

Não, não tenho as paredes a escorrer.

Sim, hei-de algum dia postar um diário fotográfico de como construí a casa.

Peço desculpa ao "dono" deste thread GSMR por este desabafo, mas certas pessoas deveriam simplesmente se abster de participar aqui se aquilo que escrevem nada de positivo tem a acrescentar ao tema.

Cumps,
    e
  8.  # 12

Colocado por: EddyEu disse que é a casa mais seca na vizinhança. E não só é a casa mais seca da vizinhança, como consegue manter uma HR muito próximo do ideal (que eu nem sei o que é, só sei que a roupa seca dentro de casa, as janelas e paredes estão secassempree ninguém se queixa que fica com as mucosas ou olhos secos) sem qualquer utilização de máquinas ou outras artimanhas. Só isso.

E isso deveria ser uma coisa normal, pelo que acho estranho que a vizinhança fique "estupefacta", até parece que o normal é as casas novas terem condensações nas paredes, daí o meu comentário anterior num tom irónico.
    • Gex
    • 28 dezembro 2012

# 13

Colocado por: rafaelisidorocolocamos etics para aquecer as paredes e depois arejamos a casa para esfriar ... ?

Estava a ler este tópico e a pensar nisto mesmo!
    • ze79
    • 28 dezembro 2012

# 14

existe um sistema que se chama ventilação forçada para renovar o ar conhecida por ( VMC) para purificar o ar e onde faz um pré aquecimento , mas isso custa alguns euros ,
    logo não faz falta ,é melhor criticar e dizer que o sistema capoto (etics) não presta se não se executam (instalam) metades das coisas,não podemos ter sistemas eficientes.
  9.  # 15

Colocado por: ze79existe um sistema que se chama ventilação forçada para renovar o ar conhecida por ( VMC) para purificar o ar e onde faz um pré aquecimento , mas isso custa alguns euros ,
    logo não faz falta ,é melhor criticar e dizer que o sistema capoto (etics) não presta se não se executam (instalam) metades das coisas,não podemos ter sistemas eficientes.

errado , eu nunca disse ou pelo menos não pensei assim ... agora não é por falta de euros que devemos aderir a um pacote incompleto que na minha óptica não serve de nada... se não for completo . Primeiro maquinas e depois etics
    • Eddy
    • 28 dezembro 2012

# 16

Colocado por: Picareta
    E isso deveria ser uma coisa normal, pelo que acho estranho que a vizinhança fique "estupefacta", até parece que o normal é as casas novas terem condensações nas paredes, daí o meu comentário anterior num tom irónico.

1. O senhor Picareta está a falar bem: "e isso deveria ser uma coisa normal". Estamos de acordo. Mas como profissional da construção civil também deveria saber que uma parcela significativa de casas novas ("casa nova", vide ponto 3.) têm problemas de humidade.

2. "Problemas de humidade" não é só quando existe condensação nas paredes. Pode por exemplo haver mofo nas roupas dentro dos armário e nunca ter havido condensação nas paredes. Não deixa de ser um problema de humidade.

3. Definição de casa nova. Cada um tem direito à sua opinião na definição do que é "casa nova". Na minha óptica qualquer casa deve ser construída para durar mais tempo do que quem a constroi. Um tempo útil de vida de 100 anos para um casa não acho descabido. E nessa óptica, na minha humilde opinião, uma casa com menos de 10 anos, é "nova" e não deveria apresentar qualquer problema de desgaste ou problema que normalmente se associa a "casas velhas".

E voltando ao típico novamente... dêm as voltas que quiserem, mas a humidade numa casa não vem de dentro (a não ser que haja canos rotos...), vem de fora. Dos lados, de baixo, de cima.

"Isolar, isolar, isolar" é uma máxima que ouço aqui dentro com frequência. Gostaria de acrescentar "por fora, por fora, por fora".

Cumps,
    e
    •  
      alv
    • 28 dezembro 2012

# 17

Vivam!
    Picareta, J.Cardoso e Etics, como vocês não se declaram vcencidos, declaro-vos eu.
    Considerem-se vencidos, declados!
    Não adianta, se nem com o Exodus lá vamos...
    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 18

Alv:

Ao ler alguns comentários aqui escritos bem-me à cabeça uma frase que já não sei de quem é:

" O terrível não é a ignorância mas a insistência nessa ignorância"

Fiquemos por aqui e pelas sapiências do género da do Rafael.
    Concordam com este comentário: eu
    •  
      alv
    • 28 dezembro 2012

# 19

Vivam!

Talvez, melhor, pior, lembrei-me agora:
    "Uma mentira tantas vezes repetida passa a ser verdade!"
    Eu tinha dito que fiz parte, mas não resisti.
    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: eu, j cardoso
  11.  # 20

Colocado por: rafaelisidoroentão Sr J cardoso como ficamos ? colocamos etics para aquecer as paredes e depois arejamos a casa para esfriar ... ?
    não será mais reciclar o ar filtrando ou retirando a humidade sendo que com o sistema etics torna mais económico o uso das maquinas ???????

O ETICS são aquece as paredes, isola-as. Por isso é que no Verão não se tem uma temperatura superior à exterior, mas mais reduzida e no Inverno o oposto.

Eu não sou da área mas cá vai a minha perspectiva (amadora) da questão, ao aumentar-se o isolamento diminui-se a possibilidade de haver condensações, ao arejar diminui-se a humidade do ar dentro de casa.

Se uma casa não for bem isolada desde as suas fundações até ao telhado, terá SEMPRE problemas de húmidade.

Eu estou neste momento a escrever num edificio sem qualquer tipo de isolamento térmico, com paredes com quase 1 metro de espessura, com dois desumificadores e mesmo assim as janelas escorrem...por dentro!

Como já li escrito inúmeras vezes no fórum, o que importa é ter o "sistema completo" (isolamento e arejamento).

Já agora um sistema VMC gasta muita electricidade?

0.0268 seg. NEW