Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, gostava de saber se é possível ter 2 contadores de electricidade no mesmo terreno, questão coloca-se pois vivo num terreno com mais de uma casa (4) todas elas partilha um único contrato com a companhia de electricidade, cada casa depois tem um contador para marcar os consumos da mesma e no fim do mês fazemos contas

    (mas há muita gente que desconfia da matemática o que por vezes gera pequenos mal entendidos)

    pelo que sei só pode haver um contrato por imóvel , isto corresponde a verdade? será com a liberalização vai mudar alguma coisa?

    cumprimentos
    •  
      FD
    • 27 dezembro 2012

     # 2

    Segundo sei, uma licença de utilização = um contador.

    Mas, podem comprar contadores avulso e instalarem os mesmos "à porta" de cada casa.
    Assim, escusam de fazer "contas". Terão é que pagar os contadores e a respectiva instalação.
    Os contadores, se forem analógicos e monofásicos, usados, são relativamente baratos: http://almaceda.olx.pt/vendo-contadores-de-electricidade-analogicos-monofasicos-iid-278663256
  2.  # 3

    É ilegal efetuar revenda da eletricidade, esse serviço é competencia das comercializadoras.
    No Regulamento de Relações Comerciais do Sector Eléctrico, Artigo 177.º inerente à Cedência de energia eléctrica a terceiros indica o seguinte;

    "1 - O cliente não pode ceder a terceiros, a título gratuito ou oneroso, a energia eléctrica que adquire, salvo quando for autorizado pelas autoridades dministrativas competentes.
    2 - Para efeitos de aplicação do presente artigo, considera-se cedência de energia eléctrica a terceiros a veiculação de energia eléctrica entre instalações de utilização distintas, ainda que tituladas pelo mesmo cliente.
    3 - A cedência de energia eléctrica a terceiros, prevista no presente artigo, pode constituir fundamento para a interrupção do fornecimento de energia eléctrica, nos termos do Artigo 55.º."

    Cada habitação cada contador e nada irá mudar com a liberalização.
    Conclusão o que tem vindo a realizar tem sido ilegal e é normal que atualmente possa gerar desconfiança entre os utilizadores por uns gastarem menos e outros mais e pagarem o mesmo.

    Espero ter ajudado no esclarecimento
    • Oinq
    • 30 dezembro 2012

     # 4

    Colocado por: musciConclusão o que tem vindo a realizar tem sido ilegal e é normal que atualmente possa gerar desconfiança entre os utilizadores por uns gastarem menos e outros mais e pagarem o mesmo.


    Colocado por: rita--88vivo num terreno com mais de uma casa (4) todas elas partilha um único contrato com a companhia de electricidade, cada casa depois tem um contador para marcar os consumos da mesma e no fim do mês fazemos contas


    onde é que viu que pagam o mesmo?
    Quer me parecer que eles repartem a despesa entre eles, não há revenda nenhuma...
    • musci
    • 30 dezembro 2012 editado

     # 5

    Neste caso têm contador. O mais comum é não terem e repartirem despesa por igual.

    Contudo, a ideia base, mesmo a cedência sendo gratuita ou paga é necessário registar como comercializara de energia eléctrica.
 
0.0112 seg. NEW