Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: system32A que preço?? ( comparativamente aos 4m2 de paineis??

mais caro! =)
  2.  # 82

Colocado por: ins.Bruno4m2 em tubos de vacuo para 300l quando sabemos que é demasiado, se pouco é problema, demais tambem

isso se quiser colocar os 4m2 pros 300litros porque são 4 m2 de que??? os 4m2 que fala são tirados do chamado "painel padrão" ou pensa que os paineis são todos iguais??? ja disse isto muitas vezes o raio da energia solar para ja é gratuita ou seja aproveitala ao maximo!!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 83

Colocado por: ins.Brunose quiser posso lhe apresentar alguns equipamento do solar térmico que deixa muitas marcas a anos de lu

partilhe aqui com a malta!!
    Concordam com este comentário: PatSil
    • PatSil
    • 11 janeiro 2013 editado

# 84

A maioria fala em kits assim e assado,e em milagres mas esquecem-se do resto.....só nos isolamentos da tubagem faz diferenças astronómicas,quer na prestação quer no preço!

Só isto porque no resto nem se fala.

Faz-me lembrar aquela das bombas de calor,falam no preço da bomba mas o resto do sistema esquecem-se....talvez seja de borla.
  4.  # 85

Ai tenho de lhe dar razão, os pormenores da instalação até podem não representar grande diferença de preço, mas depois no rendimento note-se bem..
    Até na inclinação dos painéis eles aprendem errado ( a culpa não é dos formandos , mas de quem dá a formação.
    O meu jurava que a inclinação ideal eram , penso que 35º. eu exigi 50º e demonstrei-lhe porque. Ele até compreendeu , mas como foi assim que lhe tinham ensinado.. ele até me mostrou uns gráficos da formação. Eu agarrei num simulador e mostrei-lhe apesar do rendimento anual diminuir, melhorava bastante no inverno e mantinha-se dentro das necessidades no verão. E ele percebeu!

Colocado por: Dynamic444A maioria fala em kits assim e assado,e em milagres mas esquecem-se do resto.....só nos isolamentos da tubagem faz diferenças astronómicas,quer na prestação quer no preço!

Só isto porque no resto nem se fala.

Faz-me lembrar aquela das bombas de calor,falam no preço da bomba mas o resto do sistema esquecem-se....talvez seja de borla.
  5.  # 86

Colocado por: ins.Brunose quiser posso lhe apresentar alguns equipamento do solar térmico que deixa muitas marcas a anos de luz, e certamente nunca ouviu falar,

Não pude resistir,

Pode dizer qual o painel que fala?
    Qual o seu rendimento?
  6.  # 87

acabei á pouco de meter liquido aos paineis, estão agora com 2bar, amanha vou ver a diferença de rendimento.

Pela metereologia dizem que o dia vai ser igual ao de hoje.
  7.  # 88

tava a falar de uma centralina solar, com sistema Linux, e controla todos os aparelhos de climatização e solar, ligação há Internet, cartão usb, etc
    para muitas funções muito bom, faz-me lembrar a evolução do telemóveis, preto e branco e depois a cores:)

é claro que o isolamento conta, já tinha dito, eu instalo em regra geral de 13mm de espessura interior e uv 19mm no exterior.
    o liquido ( glicol) tem um percentagem, pode aquecer mais rápido com a % certa
    e a inclinação é 45 graus todo o ano, -5 para verão e + 5 inverno, uns bons painéis pode inclinar para inverno, que no verão tem bom rendimento.

já vi aqui painéis com o cobre há vista, no inverno é claro, perdas de carga
  8.  # 89

Colocado por: ins.Brunoe certamente foram caros, quando podia ter outras opções mais em conta.
    creio que lhe falta olhar para o lado e ver o que existe,

acha que 30 tubos de vácuo em termosifão com deposito de 300Litros em aço inox aisi 316, isolamento de 50mm em poliuretano expandido por 2500€, é caro?

eu acho que não, a qualidade também é das medias\baixas, mas neste inverno NUNCA liguei a resistencia (nem ligação electrica passei para ela).
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
  9.  # 90

Caro jorgealves, mas você não sabe que só o que á caro é que é bom. já devia saber isso á muito tempo, pois já tem calo na casa.
  10.  # 91

Colocado por: ultrahipermegamas você não sabe que só o que á caro é que é bom

não tenho duvidas que um equipamento melhor é mais caro, mas se este serve as minhas necessidades e estou consciente dos defeitos do mesmo, então para mim este é o melhor.
    Concordam com este comentário: eu, ultrahipermega
  11.  # 92

Essa ideia tb é a minha já lá vau uns anos.

Temos de nos assegurar dos defeitos/problemas/truques de cada equipamento.
  12.  # 93

e qual a marca do termossifão?
  13.  # 94

Colocado por: ins.Brunose quiser posso lhe apresentar alguns equipamento do solar térmico que deixa muitas marcas a anos de luz, e certamente nunca ouviu falar,

continuamos á espera do seguimento deste seu comentário.
  14.  # 95

como esta centralina por exemplo
      CIMG0397.jpg
  15.  # 96

isso é da shuco a malta ja conhece isso
  16.  # 97

sim, mas não conheço marcas com centralinas parecidas.

se souber até lhe agradeço:)
  17.  # 98

nao tenho comp mas pesquise por vitotrol e dp digame s ha o u nao
  18.  # 99

bem não tem nada a ver, nem de longe.

estética bonita mas não é igual
  19.  # 100

mas não conheço marcas com centralinas parecidas.

e faz exactamente o quê a mais do que TODAS as demais, além de ter um visor a cores em LCD?

por alguns instantes ainda pensei que vinha acrescentar algo de realmente novo e inovar,

mas parece que afinal é mais do mesmo.

Colocado por: ins.Brunodesculpe mas nenhum painel funciona a 0,5 bar de pressão, a não ser termossifão,

porque também é a pressão que elimina o ar do circuito?

já agora, qual é a pressão de trabalho que deve ter um sistema drain-back em permuta?

0.0293 seg. NEW