Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

bem vou ser mais concreto então, quanto menos pressão tiver o circuito, mais rápido o liquido entra em ebulição, isto é, se tivermos pouca pressão nos paineis mais rapido o liquido se evapora, e nós queremos o liquido quente, não o vapor, por isso deve-se ter a pressão correcta.
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 122

o que acontece nos tubos de vacuo é que muita gente mete a pouca pressão, para no verão para o liquido não ganhar pressão a mais, e com 0,5 bar o vapor faz de vaso de expansão, o que acontece nos termossifão, muitos o vaso de expansão e não encher todo, para haver espaço para a dilatação.
  3.  # 123

como é logico muitos instaladores, como eu, não vamos com papel não mão para calcular tudo isto, guiamos pelas instruções da marca
  4.  # 124

Essa era a minha ideia, mas vamos ouvir a outra parte..
  5.  # 125

será que foi ao google? :)
  6.  # 126

Vá lá não ajavarde. o mal que tem acontecido muito por aqui é não se discutir os assuntos e apenas mandar bocas, deixem lá os homens responder.

Colocado por: ins.Brunoserá que foi ao google? :)
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  7.  # 127

ok ok, vou ver um filme e volto logo.
  8.  # 128

explique la onde existe vapor num sistema d recolha?
  9.  # 129

Se bem percebi estamos a falar de vapor nos sistemas de tubos, nada tem a ver com um sistema de recolha, que , tanto quanto sei deveria funcional normalmente até que, para evitar aquecimentos a mais, recolhesse o liquido.
    Mas em funcionamento normal deveria ter as mesmas pressões de um sistema sem recolha, certo?

Colocado por: Sergio Rodriguesexplique la onde existe vapor num sistema d recolha?
  10.  # 130

Já agora, um sistema de arrefecimento nocturno não protege mais os painéis/tubos de sobreaquecimento, do que a recolha do liquido???

Colocado por: Sergio Rodriguesexplique la onde existe vapor num sistema d recolha?
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 12 janeiro 2013

# 131

Colocado por: system32Já agora, um sistema de arrefecimento nocturno não protege mais os painéis/tubos de sobreaquecimento, do que a recolha do liquido???

O sistema ideal seria uma cortina automática que tapasse os painéis quando a temperatura do depósito chega ao limite definido.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  11.  # 132

Colocado por: system32Se bem percebi estamos a falar de vapor nos sistemas de tubos, nada tem a ver com um sistema de recolha, que , tanto quanto sei deveria funcional normalmente até que, para evitar aquecimentos a mais, recolhesse o liquido.
    Mas em funcionamento normal deveria ter as mesmas pressões de um sistema sem recolha, certo?

a recolha tanto dá nos tubos como em planos
    é um sistema sem pressao
    Concordam com este comentário: PatSil
  12.  # 133

Colocado por: system32Já agora, um sistema de arrefecimento nocturno não protege mais os painéis/tubos de sobreaquecimento, do que a recolha do liquido???

Concordam com este comentário:eu
    nao
  13.  # 134

Colocado por: eu
    O sistema ideal seria uma cortina automática que tapasse os painéis quando a temperatura do depósito chega ao limite definido.

ideal seria um acumulador que absorva essa energia toda
    Concordam com este comentário: PatSil
  14.  # 135

bem ainda bem que alguem já tá a perceber o sistema. obrigado
  15.  # 136

alguem que me explique porque o esquema está mal?
  16.  # 137

os 6 metros com 2 bombas da pa mais
  17.  # 138

sim para 11 metros de altura, e 6 horizontal.

mas pronto vamos ver, como posso ter 0,5 bar de pressão quando tenho 6 metros de linha vertical?

não posso?

as caldeiras de aquecimento não funcionam com 0,5 bar, mas sim com 1,5 bar, e porqué quando a caldeira esta ao mesmo nivel dos radiadores?
    para melhor funcionamento, então porqué não dão pressão no painel?
  18.  # 139

ê pah reformule issó k ha qualquer confusao ai pro meio
  19.  # 140

Colocado por: ins.Brunoas caldeiras de aquecimento não funcionam com 0,5 bar

errado, a minha está funcionar com 0,5bar a 40º.

caldeiras á parte, andei então a investigar o meu sistema solar.

tenho atualmente 2,2bar no circuito com glicol a 30% do tipo propileno.

vou confirmar a pressão do vaso e depois meto aqui.

a ultima vês que vi o caudalimetro estava nos 3l e a bomba na posição 2.

está bem regulado? é que para a semana vem cá o instalador e quero estar informado para lhe torrar os miolos com isto.

0.0332 seg. NEW