Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde
    Há cerca de 2 anos tenho 2 paineis solares de circulação forçada com depósito de 300 litros.
    A marca deve ser fraca "Think Teck" no entanto no verão nunca tive qualquer tipo de sobreaquecimento nem fugas de àgua apesar de ter limitado o depósito a 60 graus.
    No inverno lá vão aquecendo a àgua, quando há sol, com sorte até aos 50 graus (Zona de Azeitão) .
    O problema é o tipo de ligação entre os paineis que já por duas vezes originou fugas do respectivo liquido.

As perguntas são:
    É possível melhorar este tipo de ligação.
    Posso mudar de empresa de manutenção sem perder a garantia, que é 2 ou 5 anos ??

Obrigado Almeida
      DSC06281 (Small).JPG
  2.  # 2

Outra foto
      DSC06280 (Small).JPG
  3.  # 3

outtra foto
      DSC06283 (Small).JPG
  4.  # 4

Isso parece ter levado uns apertos no verão!!
    Será que tem um vaso de expansão? e devidamente adequado??
    Pode estar a ter grande pressões , por exemplo na altura de ferias e as ligações não resistirem.
    A sua centralina tem arrefecimento nocturno?? e se tiver está activo?? É que a minha (outra marca) até tinha, mas não é activada na instalação, por isso deu asneira!!

Isso de aquecer no inverno é bom que sim, hoje também tinha cerca disso no deposito.
  5.  # 5

Colocado por: almeida94Boa tarde
    Há cerca de 2 anos tenho 2 paineis solares de circulação forçada com depósito de 300 litros.
    A marca deve ser fraca "Think Teck" no entanto no verão nunca tive qualquer tipo de sobreaquecimento nem fugas de àgua apesar de ter limitado o depósito a 60 graus.
    No inverno lá vão aquecendo a àgua, quando há sol, com sorte até aos 50 graus (Zona de Azeitão) .
    O problema é o tipo de ligação entre os paineis que já por duas vezes originou fugas do respectivo liquido.

As perguntas são:
    É possível melhorar este tipo de ligação.
    Posso mudar de empresa de manutenção sem perder a garantia, que é 2 ou 5 anos ??

Obrigado Almeida
      DSC06281 (Small).JPG

Boas amigo Almeida

Em relação à sua questão este tipo de ligação com junção de sede conica não me parece que esteja devidamente vedada, na parte conica, contudo, o mais aconselhável é substituir estas ligações por duas porcas de 3/4 e ligadores em cobre porque a porca de junção é em latão e não aconselhavel para este tipo de l,igações revela-se um mau profissionalismo por outro lado o purgador que apresenta em foto deve estar aberto quando devia estar fechado porque a torneira de passagem que tem por baixo tanbém devia estar fechada e possivelmente está aberta este tipo de ligação faz-se quando a montagem é executada e ao fim de 48 horas deve-se fechar o purgador, ao inicio existe ar no circuito faz-se a purga e depois fecha-se para evitar que quando existe estratificação sair por ai o liquido solar ou então optar por um purgador automático que deixa só passar ar e não liquido, estamos perante um cenário de má execução da montagem revelando uma imcompetência profissional.

Espero ter colaborado na apreciação ao seu p+roblema desejando Um prospero Ano Novo 2013

Cumps
  6.  # 6

Boa Noite
    Obrigado pelas respostas
    Tem dois vasos de expansão um para o solar outro para a rede ? A centralina tem arrefecimento nocturno mas não está activo. Agora se a centralina, por defeito, não deixa ultrapassar os 60 graus no verão para quê arrefecer durante a noite? Não seria mais lógico aumentar a temperatura no depósito pois como tenho uma valvula electrostatica à saída do depósito para a rede a temperatura é sempre limitada a +/ 50 graus.

A centralina agora todas as noites, à mesma hora, dá uma mensagem de erro, mas depois nada acontece

Agora estou com outra fuga pela ligação dos paineis e na ligação do purgador aos tubos. O que se vê no purgador penso que foi durante a ultima intervenção que purgaram e este ficou sujo. Mas vou avaliar melhor

Obrigado e Bom Ano 2013

Almeida
      DSC05644 (Small).JPG
  7.  # 7

outra foto
      DSC05648 (Small).JPG
  8.  # 8

outra
      DSC06268 (Small).JPG
  9.  # 9

Agora a pressão do solar mal passa dos 0,5 bar
      DSC06125 (Small).JPG
    • eu
    • 28 dezembro 2012

# 10

Colocado por: almeida94Agora se a centralina, por defeito, não deixa ultrapassar os 60 graus no verão para quê arrefecer durante a noite?

O que acontece no verão é que quando o depósito chega aos 60 graus, o líquido solar deixa de circular e os painéis têm um aquecimento brutal o que pode originar muitos problemas. Na minha opinião, no verão, é preferível deixar o depósito aquecer um pouco mais (exemplo 75 ou 80 graus) e depois durante a noite arrefecer até aos 50 ou 60 graus. Desta forma, os painéis não sobreaquecem tanto...
    Concordam com este comentário: system32
  10.  # 11

Pois: devia estar nos 3 BAR.
    Agora não faz mal , mas no verão dá asneira , pois facilmente o liquido vai ferver!! Ainda por cima sem ter o arrefecimento nocturno ligado.

Colocado por: almeida94Agora a pressão do solar mal passa dos 0,5 bar
      DSC06125 (Small).JPG
    Concordam com este comentário: eu, ElisabeteR
  11.  # 12

Colocado por: system32Pois: devia estar nos 3 BAR.
    Agora não faz mal , mas no verão dá asneira , pois facilmente o liquido vai ferver!! Ainda por cima sem ter o arrefecimento nocturno ligado.

Concordam com este comentário:eu

isso não é bem assim caro system32, não passa dos 0,5bar porque o sistema está a frio, cerca de 40º ou mais alguma coisa, assim que este subir vai ver a pressão subir até aos 2bar ou 3.
  12.  # 13

Não sou profissional, mas sempre vi uma pressão relativamente constante no meu sistema, devido ao vaso de expansão.

Colocado por: ultrahipermega

isso não é bem assim caro system32, não passa dos 0,5bar porque o sistema está a frio, cerca de 40º ou mais alguma coisa, assim que este subir vai ver a pressão subir até aos 2bar ou 3.
  13.  # 14

tb não sou profissional da area, mas por onde tenho passo por acaso reparo e todos eles se estão a comportar como eu descrevo.

se a frio eles tivessem 3bar a quente andava pelos 6bar

é a mesma coisa que a pressão dos vasos de expansão, são 1,5bar sem carga, porque com carga vão para 3/4bar
    • eu
    • 29 dezembro 2012

# 15

Colocado por: ultrahipermegaisso não é bem assim caro system32, não passa dos 0,5bar porque o sistema está a frio, cerca de 40º ou mais alguma coisa, assim que este subir vai ver a pressão subir até aos 2bar ou 3.

Isso só acontece se o vaso de expansão não estiver a cumprir a sua missão...

No meu sistema, a pressão é sempre a mesma, de inverno ou de verão...
    Concordam com este comentário: system32, Eddy
  14.  # 16

relato aquilo que tenho observado.

Primeiro tb fiquei a pensar que não podia ser assim, mas como já vi vários de vários instaladores e de varias marcas e estão todos assim.
    Concordam com este comentário: PatSil
    • eu
    • 29 dezembro 2012 editado

# 17

Colocado por: ultrahipermegajá vi vários de vários instaladores e de varias marcas e estão todos assim.

Então, estão todos mal afinados... a quantidade de água no circuito tem que ser muito bem definida, para que caia na janela de funcionamento ideal do vaso. O problema é que poucos instaladores sabem encher corretamente o circuito...
  15.  # 18

Vou investigar.
  16.  # 19

Obrigado pelas respostas
    Tinha uma fuga de liquido pela ligação entre os dois paineis, daí a baixa pressão. O técnico vedou as porcas com linho , renovou o liquido anti congelante e agora a pressão está a 2,5 bar.
    Quando lhe falei em arrefecimento nocturno no verão, ficou a olhar para mim, disse que não era preciso pois para isso tinha o vaso de expansão.
    Quando falei de colocar uma válvula de purga automática junto ao painel, disse que não, pois a que lá está já é automática ?????
    O vaso de expansão da água fria da rede estava sem ar. Encheu a 2,5 bar e agora vou ver se terá fuga.
    A anomalia do controlador, não resolveu. Resolvi eu fazendo o reset ao sistema, agora está OK, sem erros.
    Enfim.... paguei 75 euros mas penso que vou ter que (com a v/ ajuda) tentar perceber o funcionamento deste tipo de sistema.

Obrigado, Almeida
  17.  # 20

Colocado por: eu
    Então, estão todos mal afinados... a quantidade de água no circuito tem que ser muito bem definida, para que caia na janela de funcionamento ideal do vaso. O problema é que poucos instaladores sabem encher corretamente o circuito...

entao a quantidade de liquido que se coloca depende do vaso que se coloca? fixe tou sp a aprender

0.0259 seg. NEW