Iniciar sessão ou registar-se
    • joaopj
    • 27 dezembro 2012 editado

# 1

Boa tarde,

Vinha pedir uma opinião a quem seja mais entendido nesta matéria.
    Estou a pensar em colocar novas janelas (batente) e estores em casa , devido ao facto que as janelas que lá estão deixam entrar frio, e já têm alguns anos.
    No entanto tenho muitas dúvidas sobre o que fazer, porque por cima das janela, existe a caixa de estor de madeira com abertura para o interior, e não queria gastar dinheiro a colocar novas janelas, e depois o frio entrar pela caixa de madeira.
    Tenho também outro elemento a adicionar a esta questão que é o facto de estas janelas/portas têm grades exteriores e as quais não quero retirar.

Por isso o que me aconselham a fazer? Já me falaram em colocar outras janelas por fora, mas será que cabem entre a grade e o estore, será a melhor solução?
    Existe alguma caixa que entre dentro desta e isole do exterior (mesmo sendo electrica)? Sei que existem janelas já com estores embutidos, mas esteticamente não parece ser o melhor, além de que quando o estor avariar como se repara?

Deixo algumas fotos para se perceber melhor a questão.

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Foto 4

Foto 5

Agradeço desde já toda a ajuda que possam dispensar.

Cumprimentos
  1.  # 2

Coloque janelas novas e mude o estore para alumínio (perfil fino). Assim fica com espaço para isolar a caixa por dentro com XPS. depois vede bem a tampa e se puder meta estore eléctricos para não entrar vento pelo rasgo para a fita.
    Foi o que fiz e o resultado foi perfeito, a única diferença do que eu tinha para o que você tem é que a minha tampa de estore é por baixo e não pela frente.
  2.  # 3

Colocado por: joaopjExiste alguma caixa que entre dentro desta e isole do exterior (mesmo sendo electrica)? Sei que existem janelas já com estores embutidos, mas esteticamente não parece ser o melhor, além de que quando o estor avariar como se repara?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
    • joaopj
    • 28 dezembro 2012 editado

# 4

Agradeço desde já a ajuda prestada. O FLEXOTERM parece uma boa solução, e se calhar é mais facil de instalar do que estar a cortar e colar placas de XPS.
    O FLEXOTERM vende-se onde? E já agora sabem o preço aproximado para as placas de 25mm de espessura?

Como estou também a pensar em mudar os estores (em conjunto com as janelas), quais as caracteristicas que os novos estores devem ter?
  3.  # 5

Colocado por: joaopjO FLEXOTERM vende-se onde?

Represtor.

Colocado por: joaopjE já agora sabem o preço aproximado para as placas de 25mm de espessura?

Baratíssimo.

Colocado por: joaopjComo estou também a pensar em mudar os estores (em conjunto com as janelas), quais as caracteristicas que os novos estores devem ter?

Pvc...electricos
    • joaopj
    • 29 dezembro 2012 editado

# 6

Quanto mais tópicos leio neste fórum (e apesar de aprofundar os conhecimentos) mais dúvidas tenho. Bem, o melhor é explicar toda a situação, porque parece que até a posição da casa afecta o tipo de vidros a comprar.

A planta do 1º Piso da vivenda é a seguinte (quartos).

Planta

Como se pode verificar, tenho 3 quartos nesse piso. Cada quarto tem as seguintes Janelas/Portas.
    A=B: Porta para varanda com 157cm x 200cm (aproximado) (igual ao da imagem no primeiro post, apesar da imagem ser da sala).
    C: Janela com 157cm x 108 cm (aproximado)

O problema principal é o frio que passa pelas janelas que estão colocadas. Os locais piores são os quartos A e B, não apanham muito sol e tem ligeiramente mais barulho visto que ficam virados para a rua principal (apesar de ser uma zona calma). O quarto B parece mais frio ainda por ser maior e não ter paredes com mais nenhuma vivenda. O quarto C é mais quente, mas nada insuportável ou exagerado.

Por esse facto a quantidade de sol não é problema e não preciso nada de especial em respeito a isso, muito mais importante é tentar cortar o frio do exterior. Saliento também que não tenho nenhum problema de humidades.

Com base nisto, que janelas, tipo de vidros (interior e exterior), espaçamento entre eles, etc... recomendam?
    Quero de batente (de preferência oscilante), e não estou muito convencido em relação ao PVC (acho que prefiro alumínio).

Em relação aos estores o Jorge Rocha colocou PVC, Eléctricos. É fácil adaptar os estores eléctricos á caixa de madeira existente?
  4.  # 7

Colocado por: joaopjÉ fácil adaptar os estores eléctricos á caixa de madeira existente?

Facílimo.

Colocado por: joaopjCom base nisto, que janelas, tipo de vidros (interior e exterior), espaçamento entre eles, etc... recomendam?

Coloque nos vidros que se queixa de algum desconforto sonoro...4mm.neutralux/cx.gáz argon 16mm./8mm.float por exemplo...A/B...no C pode colocar um solarlux 70/40 6mm.-cx.ar 16mm./4mm.float.

É apenas uma opinião.
  5.  # 8

A diferença entre uma caixa com gáz argon ou só com ar é muita? Não existe o problema de o gáz desaparecer com o tempo (por exmplo alguma fuga)?
  6.  # 9

ja sei que o Sr Jorge Rocha vai-me cair em cima mas... não opte pelos estores de pvc normais.....se optar por PVC tenha atenção ao fornecedor....eu aplicaria estores em alumínio com enchimento de poliuretano... é so a minha opção! ja sei que vão dizer que os estores de alumínio não são eficazes e coisa e tal...mas sem entrar em polémicas se a casa fosse minha entre os PVC e os de alumínio sem duvida os de alumínio...quanto á motorização é facílimo mas terá de colocar alimentação para os motores....e para ficar bem esteticamente terá de fazer rasgos para passar os fios
    Concordam com este comentário: system32
  7.  # 10

Colocado por: Arnnogueirae para ficar bem esteticamente terá de fazer rasgos para passar os fios
    Não obrigatoriamente.
    Já nos aconteceu haver tomadas tão perto que mal se notam as calhazinhas por onde passam os fios electricos.

Colocado por: Arnnogueiraja sei que o Sr Jorge Rocha vai-me cair em cima mas... não opte pelos estores de pvc normais...
    (não é só o Jorge Rocha) :-)
    E porque não?
  8.  # 11

Colocado por: Arnnogueiramas sem entrar em polémicas se a casa fosse minha entre os PVC e os de alumínio sem duvida os de alumínio...

Não percebe d'órta...
  9.  # 12

se calhar desta horta percebo!!!!mas.....
  10.  # 13

o alumínio "com enchimento de Poliuretano" so perde e pelas conclusões de alguns foristas e que a mim não convence é na condutividade térmica...mas olhando para a casa se calhar é um mal menor....
    quanto á calha técnica e inversor exterior ficar bem!!...gostos não se discutem....
  11.  # 14

O PVC abana , range e acaba por deteriorar. O alumínio pode ser feito mais fino e mesmo assim mais resistente que o PVC. Por exemplo tenho um vão de cerca de 3x2m virado a norte e por isso batido por vento frio, que à noite desço o estore todo. Nunca lhe ouvi um piu...

Agora não chamem àquilo "térmico"... só por estar lá seja pelo sol ou pelo frio, faz milagres, mas acredito que o PVC nisso seja melhor.

Colocado por: Arnnogueirao alumínio "com enchimento de Poliuretano" so perde e pelas conclusões de alguns foristas e que a mim não convence é na condutividade térmica...mas olhando para a casa se calhar é um mal menor....
    quanto á calha técnica e inversor exterior ficar bem!!...gostos não se discutem....
  12.  # 15

uma conductividade termica so é possivel se os elementos estiverem interligados, aquilo que eu vejo no caso das janelas é que basicamente tem um bocado de plastico a separar o interior do exterior, em caso de aplicação de estores de aluminio com enchimento de poliuretano a esteira em momento algum entra em contacto com algo que possa ser transmitido o calor ou frio....serve de radiador?...provavelmente mas ainda existe a janela e o vidro!

0.0186 seg. NEW