Colocado por: ultrahipermegaé mais dispendioso porque tem de mantar a água do deposito quente, ao passo que se for direto não tem de aguentar essa água quente.
no deposito não é que perca assim tanta temperatura, por acaso ainda não experimentei isso, tipo, aquecer a x temperatura e aguardar x horas sem gastos para ver quanto é que os depósitos perdem.
No do solar já quase deu para avaliar, mas qualquer dia já faço isso.Concordam com este comentário:system32
Colocado por: ultrahipermeganão percebi nada do que escreveu caro costa53.
Colocado por: ultrahipermegacaro system32, não estou a defender a BC, muito pelo contrario, acho que com o esquentado de apoio consegue muitos melhores resultados...
quanto custa esse esquentador que fala?
Colocado por: theiconsParece interessante. Esta "tecnologia" está provada ou ainda é recente?
Voltando ao assunto original, uma das configurações que eu estava a falar (a de uma serpentina) era a da imagem em anexo retirada do catálogo da Vulcano. Ali fala em esquentador, mas suponho que hajam caldeiras capazes do mesmo ou estarei enganado?
Colocado por: lperaltao melhor e sempre o aquecimento instantaneo, o aquecimento por acumulacao e sempre mais dispendioso, aquecça apenas aquilo que necessita assim aproveitara ao maximo o solConcordam com este comentário:system32,ultrahipermegaDiscordam deste comentário:Sergio Rodrigues,Costa53
Colocado por: Sergio Rodriguesboas caro ze79, de facto o k os seus pais tinham é a chamada bailarina, simples e fiavel 30 anos é obra fico à espera da sua bailarina vermelha se n houver outra oportunidade umas boas entradas para si e os seus=)
Colocado por: lperaltao melhor e sempre o aquecimento instantaneo, o aquecimento por acumulacao e sempre mais dispendioso, aquecça apenas aquilo que necessita assim aproveitara ao maximo o solConcordam com este comentário:system32,ultrahipermegaDiscordam deste comentário:Sergio Rodrigues,Costa53
Colocado por: theiconsver se alguém sabia com algumas certezas qual o sistema mais eficiente.
Colocado por: eu
Na minha opinião não há uma resposta genérica a esta questão. Cada caso é um caso e terão que ser feitas contas para cada caso particular. Há tantos fatores a ponderar: quantidade de água gasta diariamente, custo das diversas fontes de energia, investimento inicial no sistema de apoio, duração do mesmo, eficiência dos painéis no inverno, dias de sol no inverno, hábitos de consumo, etc, etc, etc,
São tantas as variáveis que quem disser aqui de forma genérica "o melhor sistema é o XPTO" está simplesmente a especular...Discordam deste comentário:Dynamic444
Colocado por: system32Em condições de custo de energia igual, as percas em manter um deposito quente com suplantam o menor rendimento das caldeiras a gas
Colocado por: eu
Diz isso como um palpite ou consegue demonstrar com dados concretos?
E mais uma vez... cada caso é um caso. Num determinado cenário o apoio mais rentável pode ser o gás propano, noutro caso uma bomba de calor e noutro caso uma resistência elétrica. São tantos os fatores, que não vale a pena generalizar...
Colocado por: system32Como disse: com custos de energia iguais.
EX:
Se manter um deposito quente com uma caldeira comparando com esquentador à saída (rendimentos semelhantes). Obviamente que o esquentador ganha
fácil.
Agora se quer comparar fontes energéticas diferentes, já depende de factores que até variam ao longo da vida do produto. Lembram-se do barrete que enfiaram os possuidores de caldeiras a gasóleo?? O governo deu-lhes as voltas!!
Perdas vai sempre ter pelo isolamento do deposito para manter agua quente que não a está a utilizar, enquanto que no esquentador a agua é aquecida logo para utilização.
Colocado por: Eddy
1. É evidente que um sistema com um acumulador que está "carregado" de água quente está a perder lentamente a energia (calor da água) para o ambiente à sua volta.
2. Mas a questão é que naminhaexperiência, um sistema que aquece a água no momento do consumotem percas muito superioresa um sistema que aquece um acumulador.
Exemplo concreto: fui um vez ao telhado quando a Maria estava a tomar banho e meti a mão na chaminé (sim, ou sei, por esta cabeça passam ideias que não lembram ao diabo). Não imaginam o calor que saía pela chaminé. Daí eu ter concluído que realmente uma parcela muito significativa do calor criado pelo esquentador não é aproveitado para aquecer a água.
Não sei se existem valor laboratoriais a indicar qual a percentagem de eficiência de um esquentador.
Por isso, se realmente um esquentador tem um rendimento semelhante a uma caldeira, pode ser mais eficiente porque não tem percas para o ambiente a manter a água quente num acumulador. Mas se a eficiência do esquentador for mais baixa...
Mais uma vez: quem tem dados concretos?
Colocado por: Eddy1. É evidente que um sistema com um acumulador que está "carregado" de água quente está a perder lentamente a energia (calor da água) para o ambiente à sua volta.
Colocado por: EddyMais uma vez: quem tem dados concretos?
Colocado por: Dynamic444Estas pessoas agradeceram este comentário:jorgealves