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  1.  # 61

    Colocado por: Costa53refiro-me a um deposito acumulador incorportado com condensador(bomba de calor) para satisfazer as necessidades de AQS e PRH,

    nenhuma bomba de calor desse tipo tem potencia suficiente para alimentar um piso radiante por mais pequeno que ele seja,

    essas maquinas teem potencia na casa dos 2 a 4 Kw e para um piso radiante precisa de no minimo 80W\m2
  2.  # 62

    Colocado por: system32Note-se que cada painel da norquente dá muito pouco rendimento, por isso é que metem 3 e assim o sistema fica com um rendimento interessante, mas não dos melhores (Medida solar do socretes).
    Mas mesmo assim se bem me lembro 10 ou 15% menos que os meus, acho estranho que com consumo da aqs ainda consiga essas temperaturas em pleno inverno, e eu estou em LX ( não longe) dai.
    Não terá por erro a resistência sempre ligada??



    Caro system32,

    Pois... estou farto de ouvir isso mas pelos vistos uma coisa são os testes (teóricos em laboratório) e outra é a prática, e há vários fatores que podem influenciar o rendimento dos painéis / sistema CF, tais como a inclinação dos mesmos ou o bom isolamento térmico.

    Nestes dias sem nuvens a resistência nem está ligada à tomada, para maximizar o aquecimento à borlix. Mas nada como factos. Amanhã, se não me esquecer, tiro uma foto igual à do Eu e coloco-a aqui para que não haja dúvidas.

    Cump.
    • Eddy
    • 5 janeiro 2013

     # 63

    Confesso que demorei algum tempo a tentar perceber a sua explicação, mas finalmente percebi: vocês tomam os banhos à noite, certo?



    Certíssimo!

    No vosso caso faz todo o sentido usar as horas de vazio para aquecer o que os paineis eventualmente não aqueceram durante o dia.

    Isto até é um bom exemplo em como qualquer sistema deve ser adaptado ao perfil de uso. Cada caso é um caso.

    Cumps,
    e
    • Eddy
    • 6 janeiro 2013

     # 64

    Colocado por: Costa53
    A primeira questão é que o circuito primário deverá estar entre 3/4 Bar para o seu caso, creio ser um sistema de 300lts com 2 paineis área de 4m2 correto?
    O vaso de expansão que relata encontra-se acoplado ao grupo de bombagem e deve estar 2/3 de pressão em relação á pressão do circuito primário (consegue medir a pressão do vaso de expansão) , portanto necessita á partida de introduzir mais liquido anti congelante no circuito.

    Quanto ao caudalimetro veja se tem flutuações se tiver existe bolhas de ar no sistema deverá fazer uma purga, por outro lado indique qual o nivel de caudalimetro e falaremos mais tarde sobre esta matéria.


    Boas,

    Correcto, 300lts com 2 paineis área de 4m2. Circuito primário a 2 bar, lembro-me de o instalador ter indicado que é essa a pressão recomendada. Penso que não tenho aqui nada para medir a pressão do vaso de expansão.

    A bomba (Wilo) está na posição 2 e o caudalimetro indica 5 litros por min. Está estável e não se vê bolhas de ar.

    Nota: o instalador mora aqui ao lado. Ele tem exactamente o mesmo sistema e há tempos comparamos as temperaturas. As deles são iguais ou ligeiramente superiores em 1 ou 2ºC no depósito ao fim do dia, mas isso creio ser porque o telhado dele é virado mesmo a sul, o meu tem meia dúzia de graus offset para este.
  3.  # 65

    essa pressão é medida a frio ou a quente?
  4.  # 66

    Noa paineis até é possivel, mas por pouco tempo. Agora aquecer 300l do painel a 80º com o sol que está...hum...


    Colocado por: eu
    Eu acredito que seja possível. Ontem medi 71 graus (valor máximo) nos meus e eles não têm a orientação mais favorável...

  5.  # 67

    Vantagem da resistencia???

    Se tiver uma caldeira com debito suficiente e com chama modulante também tomam banho ao mesmo tempo os que quizerem!!

    32€ num anos não é mau, mas a minha bilha de gás ( exclusiva) está lá > mais de 2 anos, e não custa isso... e posso tomar os banhos que quiser que nunca fico com agua fria.


    Colocado por: eu

    O meu sistema é um Norquente CF de 300 litros, na altura custou-me 2000 euros na campanha solar do Governo. Cuidado: existe um historial de vidros partidos nesta marca e os painéis são pouco eficientes. Se vai instalar, procure ver preços de painéis por tubos de vácuo pois são muito mais eficientes no Inverno (que é o período crítico: no verão qualquer porcaria aquece a água). Quando instalei o meu, o preço dos tubos de vácuo era estupidamente caro, mas penso que os preços baixaram bastante. Compare preços e características e faça contas, muitas contas...

    Para ter uma ideia do custo do apoio com resistência, ontem como fui ao sótão (é de acesso difícil e vou lá muito raramente) e medi o consumo da resistência desde o Verão passado. Gastei cerca de 320 KWh: como tenho tarifa bi-horária, custou-me um total de cerca de 32 euros. Desde o verão passado!

    Tenho um temporizador que liga a resistência às duas da manhã e a desliga às sete da manhã, com o termostato regulado nos 60 graus. Atenção: a resistência só aquece a parte superior do depósito: dá para os 4 banhos diários aqui de casa, mas cada banho não pode durar mais que 15 minutos, caso contrário, a água começa a arrefecer. Já quando é o painel a aquecer a água, todo o depósito fica quente e aí, há água para uns 10 banhos ;)

    Ah... outra vantagem do apoio por resistência: podemos estar 3 pessoas a tomar banho ao mesmo tempo (em WCs diferentes): de manhã dá muito jeito, quanto estamos cheios de pressa...

    Espero que este testemunho possa ajudar.

    PS... esqueça os painéis para o piso radiante: teria que instalar uma quantidade absurda, dificilmente seria rentável...
  6.  # 68

    Colocado por: Eddy

    Boas,

    Correcto, 300lts com 2 paineis área de 4m2. Circuito primário a 2 bar, lembro-me de o instalador ter indicado que é essa a pressão recomendada. Penso que não tenho aqui nada para medir a pressão do vaso de expansão.

    A bomba (Wilo) está na posição 2 e o caudalimetro indica 5 litros por min. Está estável e não se vê bolhas de ar.

    Nota: o instalador mora aqui ao lado. Ele tem exactamente o mesmo sistema e há tempos comparamos as temperaturas. As deles são iguais ou ligeiramente superiores em 1 ou 2ºC no depósito ao fim do dia, mas isso creio ser porque o telhado dele é virado mesmo a sul, o meu tem meia dúzia de graus offset para este.
    tem k regular melhor o caudal dos paineis esta com caudal execivo
    • Eddy
    • 6 janeiro 2013 editado

     # 69

    Colocado por: ultrahipermegaessa pressão é medida a frio ou a quente?


    A frio. Mas neste momento (11h40) os paineis estão a 39,5ºC e a pressão do sistema subiu de 2 bar para +/- 2,05 bar. Presumo que o vazo de expensão está a absorver o aumento de pressão.

    Mas graças à sua pergunta acabo de ver outra coisa. Tinha quase 100% certeza que o líquido solar estava a chegar ao grupo de bombagem quase à temperatura que saía do painel. Mas agora vejo:

    Temperatura painel: 39,5ºC
    Temperatura do líquido à entrada da serpentina: 30ºC
    Temperatura do líquido à saída da serpentina: 24ºC
    Temperatura da água no depósito: 23,6ºC

    Será que o líquido solar está a saír do painel à temperatura do painel e perde quase 10ºC até chegar à serpentina? São cerca de 9-10m de tubo de cobre (som manga isoladora)?

    Edit: pois, foi um pico de calor... Agora (11h55) os paineis estão a 34,4ºC e o líquido está a entrar a 29ºC, já só ha um diferençial de 5ºC. Com o sensor no painel mede a temperatura do painel e não do líquido, presumo que é natural que o líquido nunca chega a atingir a temperatura do painel.
    • Eddy
    • 6 janeiro 2013

     # 70

    Colocado por: Sergio Rodriguestem k regular melhor o caudal dos paineis esta com caudal execivo


    Ok, devo então regular a bomba para a posição 1. Qual é o caudal ideal?

    O que é que acontece com caudal excessivo? Calculo que haja menos eficiência para vc dizer que é excessivo, mas nesse caso, porquê?

    Baixei para a posisão 1 e agora está ligeiramente abaixo dos 4 litros por minuto.
  7.  # 71

    Colocado por: EddyOk, devo então regular a bomba para a posição 1


    sim 1º na posição 1 e depois deve ter no grupo de circulação perto do caudalimetro um ranhura para uma chave de fendas ou uma chave allem e ai regula o caudal de circulação!
  8.  # 72

    Colocado por: EddyQual é o caudal ideal?


    isso depende do numero de paineis e de quantos litros! por norma para 2 paineis o valor situa-se nos 3 litros por min! isto em circulação maxima, existe controladores solares "como por ex do EU" que depois fazem gestão consoante a incidencia solar, por ex no verão com mais incidencia solar o caudal estara no maximo "3l por min" no inverno com menos incidencia o controlador baixa o caudal para metade!!! menos incidencia maior o tempo necessario para aquecer o painel!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Eddy
    • Eddy
    • 6 janeiro 2013 editado

     # 73

    Presumo que seja este? Peço desculpa pela foto de baixa qualidade.

    Edit: oups, levei tempo a escrever e já estava colocada a resposta...
      caudalimetro.jpg
  9.  # 74

    Colocado por: EddyPresumo que seja este?


    exacto!



    Colocado por: EddyPeço desculpa pela foto de baixa qualidade.


    esta desculpado =)
  10.  # 75

    so por regular isso ainda é capaz de ter uma boa surpresa
  11.  # 76

    Colocado por: Eddy

    Ok, devo então regular a bomba para a posição 1. Qual é o caudal ideal?

    O que é que acontece com caudal excessivo? Calculo que haja menos eficiência para vc dizer que é excessivo, mas nesse caso, porquê?

    Baixei para a posisão 1 e agora está ligeiramente abaixo dos 4 litros por minuto.


    Boas Eddy,

    Não é na bomba que regula o caudal é no proprio caudalimetro que tem um parafuso de pre-ajuste, neste caso tem que estrangular ou seja rodar para a esquerda e tentar que o caudl se estabelize nos 2,5 l/m .

    Por outro lado tem necessidade de verificar se existe fugas do liquido quer pelas ligações quer no proprio purgador de ar nos paineis, se tem uma torneira de corte esta deve estar sempre fechada, porque o purgador pode não ser automático e deixa passa liquido.

    Quanto ao vaso expansão do circuito primário não se preocupe quanto a absorver dilatações isto só acontece se o liquido se evaporar, tem necessidade absoluta de acrescentar pelo menos mais 1,5 lt de liquido, no circuito primário.
    Recordo que pelas caracteristicas e descrição do seu sistema presumo qaue seja da Junex fornecido pelo Manuel J. Monteiro, corrija-me se estiver enganado! Eles temêm por hábito mandar um recipiente de liquido mas na pratica tem que levar mais que o que eles recomendam.

    Quando existe um Delta T (Diferença de temperatura) entre o painel e o deposito superior a 4o C a bomba circuladora aumenta a velocidade progressivamente ate os 100%, Se o Delta T baixa a manos de 8o C, a bomba funciona numa percentagem relativa, proporcional ao Delta T. A bomba para aos 65o C. No seu caso tendo um diferencvial de 5oC necessita de aumentar a velocidade da bomba para a posição 3 para que ela faça a devida compensação. Uma coisa que eu noto nos seus comentários é que a sonda do painel deve estar introduzida pelo menos 15 cm para que o sensor faça a devida leitura parece-me que a sua sonda não deve estar corretamente introduzida, deve verificar este pormernor! A sonda está em contato com o liquido portanto mede a temperatura do liquido e não do painel.
    No controle diferencial deverá estabelecer a temperatura dos painéis para 65o C
    de forma que agestão do sistema esteja regulada e demonstre alguma eficácia, sim que pelo preço qae pagou e o instalador seu vizinho não sei se foi realmente seu amigo, sabe que lá diz o velho ditado: Santos á porta não fazem milagres!...
  12.  # 77

    Outra questão Eddy,

    Parece-me que li algures nos seus comentários que não tem isolamento da tubagem no circuito primário isto nem acredito, corrija-me se estiver equivocado!

    Tendo uma tubagem de cerca de 10 m mais razão tem que ter a bomba na posição 3 para vencer a altura manométrica do sistema!
  13.  # 78

    Para medir a pressão do vaso de expansão pode recorrer-se de uma bomba do tipo de enchimento do ar das rodas das bicicletas e se tiver um bom manometro consegue medir a pressão veja a posição do vaso se está para baixo! Tem que estar com 2/3 da pressão em relação ao sistema mas normalmente já vem sempre regulado de fábrica.
  14.  # 79

    Colocado por: Costa53tem que ter a bomba na posição 3 para vencer a altura manométrica do sistema!


    porque?? então se na posição 1 ja circulava a 4 litros, para quê por na posição 3? põe sempre na posição 1 e depois regula-se o caudal, caso não seja suficiente então ai passa-se para a posição nº 2 e por ai adiante!!!
  15.  # 80

    Colocado por: Sergio Rodrigues

    porque?? então se na posição 1 ja circulava a 4 litros, para quê por na posição 3? põe sempre na posição 1 e depois regula-se o caudal, caso não seja suficiente então ai passa-se para a posição nº 2 e por ai adiante!!!


    Quando se faz o pre ajuste do caudalimetro deve estar sempre na posição 1 e depois se vai regulando aumentando a velocidade mas veja a altura manimetrica do sistema, embora tudo depende dos sistemas , este tpo de aconselhamento será mais parta os sistema High-flow agora se o do Eddy for Low-flow então pode manter a posição 1. Nestge caso estou de acordo com o Sergio.

    Um abraço
 
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