Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 1 janeiro 2013

     # 1

    Colocado por: EddyConclussão: a preca de calor durante um período de 24h ronda os 1200W.

    Só acrescento que, se essa reposição de calor for feita durante a noite, usando a tarifa bi-horária, custa cerca de 11 cêntimos. Sim, apenas 11 cêntimos.

    PS: a energia mede-se em Watts hora (Wh) e não em Watts (que representa potência). Assim, em rigor, a perda (perca é peixe) de calor é de 1200 Wh.
    Concordam com este comentário: Eddy
    • eu
    • 1 janeiro 2013

     # 2

    Colocado por: EddyVolto a perguntar: quem tem dados da eficiência de um esquentador ou outro sistema de aquecimento instantâneo?

    https://vulcano-pt.resource.bosch.com/media/vulcano/documenta__o/cat_logo_de_produtos/esquentadores/vu_catalogo_esquentadores_2010.pdf

    Como pode observar no pdf, a eficiência máxima é de cerca de 90% (na carga máxima).
  1.  # 3

    Colocado por: theiconsOuvi falar em consumos astronómicos, de faturas de eletricidade quase a duplicarem e de muita gente que as inutilizou em favor de outros sistemas. Suponho que seriam sistemas mal projetados em que os painéis não aqueciam o que deviam, ou gente que ia de férias e que esperava que a resistência se desligasse por magia.

    Obrigado pelas respostas.


    Boas,

    Não gaste muito dinheiro em grandes sistemas de apoio porque provavelmente nunca os irá conseguir rentabilizar. Mais vale apostar num bom sistema CF, com bons painéis e depósito.
    Eu tenho o aquecimento por resistência, que só liga no período de vazio e até aos 60ºc, porque não precisamos de mais T, mas há muitos dias de inverno em que a resistência nem precisa de aquecer a água. Num dia como o de hoje, com céu limpo ou pouco nublado, os painéis aquecem a água do depósito aos 80ºc, que chega e sobra para os gastos de água quente (também tenho as máquinas de lavar a receber água quente). E os meus painéis são dos menos eficientes do mercado, se investir nuns bons painéis, o apoio com resistência é a escolha acertada.

    Cump.
    • Eddy
    • 1 janeiro 2013

     # 4

    Num dia como o de hoje, com céu limpo ou pouco nublado, os painéis aquecem a água do depósito aos 80ºc



    Olá Nuno,

    Posso perguntar onde está localizado e qual é o sistema que tem?

    O nosso tem 4m2 de colectores planos, virados meia dúzia de graus a este em relação ao sul, circulação forçada, 300 litros de depósito, estamos perto da Venda do Pinheiro e difícilmente temos mais de 40ºC no depósito num dia de sol em Dezembro/Janeiro.

    Cumpr,
    e
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
  2.  # 5

    possivelmente amanha posso medir com exatidão o que os meus depositos perdem em 24h. Vou aguardar para depois comparar.
  3.  # 6

    Concordo, mas como tive acesso a uma caldeira muito barata praticamente nova (70€) penso que ainda consigo ter menos consumos do que a resistência, por causa dos tais peixes (percas) :D
    Ainda tenho uma bilha de 13 kg no lugar (só para a caldeira) desde dez 2010 !!! E tem gás!!

    Realmente os meus nesta altura só têm 40º Depois de dois banhos já hoje !! E não é mau!

    Colocado por: nunoneiva75

    Boas,

    Não gaste muito dinheiro em grandes sistemas de apoio porque provavelmente nunca os irá conseguir rentabilizar. Mais vale apostar num bom sistema CF, com bons painéis e depósito.
    Eu tenho o aquecimento por resistência, que só liga no período de vazio e até aos 60ºc, porque não precisamos de mais T, mas há muitos dias de inverno em que a resistência nem precisa de aquecer a água. Num dia como o de hoje, com céu limpo ou pouco nublado, os painéis aquecem a água do depósito aos 80ºc, que chega e sobra para os gastos de água quente (também tenho as máquinas de lavar a receber água quente). E os meus painéis são dos menos eficientes do mercado, se investir nuns bons painéis, o apoio com resistência é a escolha acertada.

    Cump.
  4.  # 7

    Colocado por: Eddy


    Olá Nuno,

    Posso perguntar onde está localizado e qual é o sistema que tem?

    O nosso tem 4m2 de colectores planos, virados meia dúzia de graus a este em relação ao sul, circulação forçada, 300 litros de depósito, estamos perto da Venda do Pinheiro e difícilmente temos mais de 40ºC no depósito num dia de sol em Dezembro/Janeiro.

    Cumpr,
    e
    Concordam com este comentário:ultrahipermega


    Boas Eddy,

    Concelho de Almada e os meus também estão desviados uns graus relativamente ao sul. Eu tenho 3 paineis norquente, o que dá 6 m2 de coletores planos, mas estes painéis são muito menos eficientes do que os demais, por isso é que as restantes marcas normalmente só colocam 2 painéis nos sistemas de CF.

    Ainda há bocado o depósito estava a 78ºC, e cá em casa são 5 banhos por dia + 2 máquinas de lavar a mamar água quente. Como tenho um diferencial de 10ºC para o arranque, os painéis hoje pelo menos atingiram os 88ºC.

    40ºC num dia de sol parece-me muito pouco para um CF, mesmo numa zona mais fria. Peça opinião a quem tem instalados painéis da mesma marca dos seus para ver se há grandes diferenças. De certeza que alguma coisa não estará bem. O primário está bem isolado?

    Cump.
  5.  # 8

    40 também é pouco, os meus Sonenkraft CF 300L aqueceram hoje até aos 60º.

    Acho estranho os 80º do nuno atendendo que o rendimento do conjunto Norquente era significativamente inferior ao da Sonnenkraft (medida solar).
    Mas tambem o meu sistema está preparado para parar aos 60º., mas duvido que pudesse passar dai.. Estranho...

    Colocado por: Eddy


    Olá Nuno,

    Posso perguntar onde está localizado e qual é o sistema que tem?

    O nosso tem 4m2 de colectores planos, virados meia dúzia de graus a este em relação ao sul, circulação forçada, 300 litros de depósito, estamos perto da Venda do Pinheiro e difícilmente temos mais de 40ºC no depósito num dia de sol em Dezembro/Janeiro.

    Cumpr,
    e
    Concordam com este comentário:ultrahipermega
  6.  # 9

    Note-se que cada painel da norquente dá muito pouco rendimento, por isso é que metem 3 e assim o sistema fica com um rendimento interessante, mas não dos melhores (Medida solar do socretes).
    Mas mesmo assim se bem me lembro 10 ou 15% menos que os meus, acho estranho que com consumo da aqs ainda consiga essas temperaturas em pleno inverno, e eu estou em LX ( não longe) dai.
    Não terá por erro a resistência sempre ligada??

    Colocado por: nunoneiva75

    Boas Eddy,

    Concelho de Almada e os meus também estão desviados uns graus relativamente ao sul. Eu tenho 3 paineis norquente, o que dá 6 m2 de coletores planos, mas estes painéis são muito menos eficientes do que os demais, por isso é que as restantes marcas normalmente só colocam 2 painéis nos sistemas de CF.

    Ainda há bocado o depósito estava a 78ºC, e cá em casa são 5 banhos por dia + 2 máquinas de lavar a mamar água quente. Como tenho um diferencial de 10ºC para o arranque, os painéis hoje pelo menos atingiram os 88ºC.

    40ºC num dia de sol parece-me muito pouco para um CF, mesmo numa zona mais fria. Peça opinião a quem tem instalados painéis da mesma marca dos seus para ver se há grandes diferenças. De certeza que alguma coisa não estará bem. O primário está bem isolado?

    Cump.
    • eu
    • 4 janeiro 2013

     # 10

    Colocado por: system32Acho estranho os 80º do nuno atendendo que o rendimento do conjunto Norquente era significativamente inferior ao da Sonnenkraft (medida solar).

    Eu acredito que seja possível. Ontem medi 71 graus (valor máximo) nos meus e eles não têm a orientação mais favorável...

    • Eddy
    • 4 janeiro 2013

     # 11

    Colocado por: nunoneiva75
    O primário está bem isolado?

    Cump.


    Boas,

    Prometi ler a caudalimetro hoje, mas tive fora o dia todo e quando cheguei claro que já não havia circulação. E com tenho pouca paciência para ler manuais em como fazer o override do sistema para por a bomba a circular mesmo sem haver diferencial positiva de calor entre o colector/painel e acumulador/depósito - a leitura fica para amanhã. Pedi à Maria para fazer a leitura, caso chegue a casa tarde amanhã também.

    Em relação ao primário estar bem isolado: sim, acho que está bem isolado. Porque a temperatura do sensor à saída do colector bate mais ou menos certo com a temperatura do termómetro de entrada. E efectivamente o sensor de saída do painel tem obrigação de estár a mostrar o valor real. Embora até possa estar avariado, neste momento está a marcar 5,1ºC e o meu carro estava a marcar 6ºC há pouco na garagem das estrelas.

    O circuito primário tem 2 bar de pressão e está equipado com um balão que absorve as diferenças, por isso não varia quase nada quando o líquido está quente. Alguém sabe dizer se isso isso é um "boa" pressão - ou isso nem sequer é muito relevante?

    Cumps e obrigado,
    e
  7.  # 12

    Boa noite,
    Antes demais tenho assistido com muito interesse à discussão sobre os sistemas aqui divulgados. Acho que a experiência pessoal de cada um e tão ou mais importante que muitas vezes o anunciado.
    Aproveito para pedir ao membro "EU" e ao " Eddy" para dizerem qual marca dos seus sistemas e se possível o preço pago, para uma melhor análise e comparação.

    Já algum tempo que quero mudar a forma de aquecimento das águas quentes e tb do aquecimento central do piso radiante hidráulico e até agora a opção mais económico me parece a caldeira a pellets. No entanto a a opção dos paineis solares com resistência eletrica ainda não tinha considerado porque pensei que a resistência consumia muito.
  8.  # 13

    Colocado por: antoniogoisBoa noite,
    Antes demais tenho assistido com muito interesse à discussão sobre os sistemas aqui divulgados. Acho que a experiência pessoal de cada um e tão ou mais importante que muitas vezes o anunciado.
    Aproveito para pedir ao membro "EU" e ao " Eddy" para dizerem qual marca dos seus sistemas e se possível o preço pago, para uma melhor análise e comparação.

    Já algum tempo que quero mudar a forma de aquecimento das águas quentes e tb do aquecimento central do piso radiante hidráulico e até agora a opção mais económico me parece a caldeira a pellets. No entanto a a opção dos paineis solares com resistência eletrica ainda não tinha considerado porque pensei que a resistência consumia muito.


    Creio ser uma boa opção mudar a forma de aquecimento para o seu caso especifico e atendendo ter pavimento radiante hidraulico seria painéis solares (CF) incorporado com bomba de calor será o mais económico em termos de consumo, mas como agora andamos todos ´´entroikados´´ pode pesar o fator de investimento.
  9.  # 14

    Boa noite Caro Costa53,

    Agradeço o comentário, de facto já ponderei essa hipótese mas o investimento é muito elevado e se por um lado a bomba de calor é mensalmente mais económica o investimento pesa muito e não sei se alguma vez se recupera o investimento inicial.
  10.  # 15

    Colocado por: antoniogoisBoa noite Caro Costa53,

    Agradeço o comentário, de facto já ponderei essa hipótese mas o investimento é muito elevado e se por um lado a bomba de calor é mensalmente mais económica o investimento pesa muito e não sei se alguma vez se recupera o investimento inicial.


    Não me refiro a uma bomba de calor de Cop elevado tipo Altherm capaz de satisfazer as necessidades do aquecimento central, refiro-me a um deposito acumulador incorportado com condensador(bomba de calor) para satisfazer as necessidades de AQS e PRH, tem valores deste equipamento?
    Repare que ao produzir água quente atraves de paineis para o PRH é obrigado a incorporar mais paineis e ter u8m deposito de inercia para este fim entre um e outro não vejo grande diferença.
  11.  # 16

    Colocado por: Eddy

    Boas,

    Prometi ler a caudalimetro hoje, mas tive fora o dia todo e quando cheguei claro que já não havia circulação. E com tenho pouca paciência para ler manuais em como fazer ooverridedo sistema para por a bomba a circular mesmo sem haver diferencial positiva de calor entre o colector/painel e acumulador/depósito - a leitura fica para amanhã. Pedi à Maria para fazer a leitura, caso chegue a casa tarde amanhã também.

    Em relação ao primário estar bem isolado: sim,achoque está bem isolado. Porque a temperatura do sensor à saída do colector bate mais ou menos certo com a temperatura do termómetro de entrada. E efectivamente o sensor de saída do painel tem obrigação de estár a mostrar o valor real. Embora até possa estar avariado, neste momento está a marcar 5,1ºC e o meu carro estava a marcar 6ºC há pouco na garagem das estrelas.

    O circuito primário tem 2 bar de pressão e está equipado com um balão que absorve as diferenças, por isso não varia quase nada quando o líquido está quente. Alguém sabe dizer se isso isso é um "boa" pressão - ou isso nem sequer é muito relevante?

    Cumps e obrigado,
    e


    Boa Noite Caro Eddy,

    A primeira questão é que o circuito primário deverá estar entre 3/4 Bar para o seu caso, creio ser um sistema de 300lts com 2 paineis área de 4m2 correto?
    O vaso de expansão que relata encontra-se acoplado ao grupo de bombagem e deve estar 2/3 de pressão em relação á pressão do circuito primário (consegue medir a pressão do vaso de expansão) , portanto necessita á partida de introduzir mais liquido anti congelante no circuito.

    Quanto ao caudalimetro veja se tem flutuações se tiver existe bolhas de ar no sistema deverá fazer uma purga, por outro lado indique qual o nivel de caudalimetro e falaremos mais tarde sobre esta matéria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Eddy
    • eu
    • 5 janeiro 2013

     # 17

    Colocado por: antoniogoisAproveito para pedir ao membro "EU" e ao " Eddy" para dizerem qual marca dos seus sistemas e se possível o preço pago, para uma melhor análise e comparação.

    Já algum tempo que quero mudar a forma de aquecimento das águas quentes e tb do aquecimento central do piso radiante hidráulico e até agora a opção mais económico me parece a caldeira a pellets. No entanto a a opção dos paineis solares com resistência eletrica ainda não tinha considerado porque pensei que a resistência consumia muito.


    O meu sistema é um Norquente CF de 300 litros, na altura custou-me 2000 euros na campanha solar do Governo. Cuidado: existe um historial de vidros partidos nesta marca e os painéis são pouco eficientes. Se vai instalar, procure ver preços de painéis por tubos de vácuo pois são muito mais eficientes no Inverno (que é o período crítico: no verão qualquer porcaria aquece a água). Quando instalei o meu, o preço dos tubos de vácuo era estupidamente caro, mas penso que os preços baixaram bastante. Compare preços e características e faça contas, muitas contas...

    Para ter uma ideia do custo do apoio com resistência, ontem como fui ao sótão (é de acesso difícil e vou lá muito raramente) e medi o consumo da resistência desde o Verão passado. Gastei cerca de 320 KWh: como tenho tarifa bi-horária, custou-me um total de cerca de 32 euros. Desde o verão passado!

    Tenho um temporizador que liga a resistência às duas da manhã e a desliga às sete da manhã, com o termostato regulado nos 60 graus. Atenção: a resistência só aquece a parte superior do depósito: dá para os 4 banhos diários aqui de casa, mas cada banho não pode durar mais que 15 minutos, caso contrário, a água começa a arrefecer. Já quando é o painel a aquecer a água, todo o depósito fica quente e aí, há água para uns 10 banhos ;)

    Ah... outra vantagem do apoio por resistência: podemos estar 3 pessoas a tomar banho ao mesmo tempo (em WCs diferentes): de manhã dá muito jeito, quanto estamos cheios de pressa...

    Espero que este testemunho possa ajudar.

    PS... esqueça os painéis para o piso radiante: teria que instalar uma quantidade absurda, dificilmente seria rentável...
    • PatSil
    • 5 janeiro 2013 editado

     # 18

    https://forumdacasa.com/discussion/21546/1/partidinhos-paineis-solares/

    Colocado por: euexiste um historial de vidros partidos nesta marca e os painéis são pouco eficientes.
    Concordam com este comentário: eu, Sergio Rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • Eddy
    • 5 janeiro 2013

     # 19

    Pois António, estava com receio de algúem me fazer essa pergunta... acho que o meu é "marca branca". E pelos vistos fui muita bem encavado no preço...

    Custou 3800 euros com IVA, com montagem. Foi comprado quando já não havia incentivos e acho que mesmo antes dos preços baixarem abruptamente, em Setembro 2011. Penso que hoje o mesmo sistema custa menos 1000 euros ou qualquer coisa assim.

    Mas verdade seja dita, comparado com o esquentador, também já poupamos qualquer coisam como 100 euros x 16 meses = 1600 euros em gás, e gastamos cerca de 200 euros em electricidade de apoio até hoje. Poupança líquida (ou melhor: "amortização") até hoje 1400 euros. Calculei que iria amortizar o material em 3,5 anos, e penso que vai bater certo.

    Admiro quem consegue 10 banhos com 300 litros de água quente... aqui em casa somos 4, e dá mesmo à conta.

    O sistema:


      Módulo de grupo de bombas: DN20
      Regulador electrónico: SDC 204
      Resistência: Stiebel Eletron
      Depósito: não faço ideia da marca, sei que tem 2 serpentinas, uma para o primário, uma disponível
      Paineis: lembro de ler qualquer coisa em alemão, mas honestamente não vou para cima do telhado a esta hora para procurar! :-)


    Compreendo a utilização da resistência na hora do vazio para aproveitar a electricidade mais barata. Mas para nós isso infelizmente não funciona. Como gastamos quase toda a água quente disponível, em média fica mais em conta usar o sol durante o dia para aquecer toda a água no depósito até aos +/- 40ºC (no Inverno), e usar a resistência para aquecer até chegar aos 70ºC. A resistência está ao meio do depósito, por isso básicamente aquece a água do meio para cima.

    Se quisessemos usar a resistência durante as horas do vazio (à noite) teriamos a metade de cima do depósito carregado de água a 70ºC de manhã, e assim essa água não teria o benefício do calor do sol durante o dia. Fica-nos mais em conta gastar electricidade cara (a partir das 15h da tarde) para aquecer dos 40ºC até aos 70ºC, do que aquecer com electricidade barate (à noite) dos 12ºC até aos 70ºC.

    Peço desculpa se esta explicação foi um pouco confusa... sou melhor com números do que com palavras!
    • eu
    • 5 janeiro 2013

     # 20

    Colocado por: EddyAdmiro quem consegue 10 banhos com 300 litros de água quente... aqui em casa somos 4, e dá mesmo à conta

    Não é com 300 litros, é com muito mais água que isso. Fora do Inverno, quando o depósito fica com água a 80 graus, devido à mistura que é feita com água fria à saída do depósito, os 300 litros de água a 80 graus transformam-se em 500 ou 600 litros de água a 40 graus. Confesso que o valor de 10 banhos é totalmente especulativo (daí o smiley), na realidade nunca o experimentei... baseei a especulação em algo que verifiquei num dia de verão: enchi uma piscina de plástico dos miúdos com água quente e fiquei surpreendido pelo efeito multiplicador da mistura com água fria. A mangueira esteve mais de uma hora a deitar água quente!

    Colocado por: EddyCompreendo a utilização da resistência na hora do vazio para aproveitar a electricidade mais barata. Mas para nós isso infelizmente não funciona. Como gastamos quase toda a água quente disponível, em média fica mais em conta usar o sol durante o dia para aquecer toda a água no depósito até aos +/- 40ºC (no Inverno), e usar a resistência para aquecer até chegar aos 70ºC. A resistência está ao meio do depósito, por isso básicamente aquece a água do meio para cima.

    Se quisessemos usar a resistência durante as horas do vazio (à noite) teriamos a metade de cima do depósito carregado de água a 70ºC de manhã, e assim essa água não teria o benefício do calor do sol durante o dia. Fica-nos mais em conta gastar electricidade cara (a partir das 15h da tarde) para aquecer dos 40ºC até aos 70ºC, do que aquecer com electricidade barate (à noite) dos 12ºC até aos 70ºC.

    Confesso que demorei algum tempo a tentar perceber a sua explicação, mas finalmente percebi: vocês tomam os banhos à noite, certo?

    Nós por aqui tomamos os banhos de manhã, daí ter toda a lógica em aquecermos a água durante a noite... gastamos a água quente de manhã e assim ela fica fria e pronta para ser aquecida pelo painel durante o dia.
 
0.0350 seg. NEW