Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,
    Sou do norte e tenho 1 irmão.
    Os meus pais têm um terreno destinado a nós com 15.5mt frente x 30mt de fundo com alguns desniveis, e com uma vista fantástica para o rio.
    Eu e o meu irmão queremos usar o terreno para construirmos uma casa para cada um.
    Nesta altura estamos no momento Zero, ou seja, vamos agora no inicio de 2013 começar a tratar de tudo.
    Pelas visitas e leituras deste forum sei que não faltarão ajudas e comentários, pelo que desde já vos agradeço sinceramente,
    Não deixem de fazer perguntas e pedir dados, o que eu for sabendo e poder disponibilizar com toda a certeza o farei.
    Obrigado a todos,
  2.  # 2

    Começo por perguntar, o terreno permite-lhe fazer o que pretende a nível legal?
    Ou seja, ainda sem entrar em áreas e afins... pode construir nesse terreno?
    Comece por ir à sua câmara e obter essa informação primeiro.
    Concordam com este comentário: AXN
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JMNeves
    • AXN
    • 28 dezembro 2012

     # 3

    Depois terá que fazer um destaque do terreno;
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JMNeves
  3.  # 4

    Sei que a nível legal os meus pais já "transformaram" o terreno num lote e que sim, permite construção.
    Obrigado,
    Abraço,
  4.  # 5

    Junto um esboço das medidas e dos desníveis do terreno.
    É mesmo isso, um esboço, não liguem muito às ferramentas que usei :)
    Abraço,
    • AXN
    • 28 dezembro 2012

     # 6

    Colocado por: JMNevesSei que a nível legal os meus pais já "transformaram" o terreno num lote e que sim, permite construção.
    Obrigado,
    Abraço,


    O terreno já está dividido? ou fazia parte de um terreno maior?
  5.  # 7

    Colocado por: AXN

    O terreno já está dividido? ou fazia parte de um terreno maior?


    Era um terreno maior, que foi dividido, e esta parte (este lote) pertence aos meus pais,
    É neste lote que pretendemos edificar,
    Abraço,
    • AXN
    • 28 dezembro 2012

     # 8

    E na câmara afirmaram que pode realizar um destaque num terreno que foi loteado?
    •  
      FD
    • 28 dezembro 2012

     # 9

    Serão casas geminadas, certo? É que o terreno parece pequeno para casas isoladas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JMNeves
  6.  # 10

    Colocado por: AXNE na câmara afirmaram que pode realizar um destaque num terreno que foi loteado?


    Na camara ainda não comecei a fazer peguntas,
    mas um engenheiro técnico civil já nos fez lá uma visita rápida (e sem compromisso) e pelo que viu fisicamente e ao nivel da papelada disse que era um processo viável, quer legal, quer fisicamente falando da própria construção.

    Será preciso sim, tratar ao nivél camarário de todos os procedimentos inerentes de modo a tornar a coisa enquadrada com o pretendido.
    Um engenheiro técnico civil será uma boa porta onde bater para começar a evoluir do meu ground Zero, ou nem por isso?

    Abraço,
  7.  # 11

    Também me parece que só com casas geminadas é que consegue e isto se no PDM permitirem 2 fogos nesse terreno. Depois pode fazer a propriedade horizontal.

    www.gabineteop.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JMNeves
  8.  # 12

    Colocado por: FDSerão casas geminadas, certo? É que o terreno parece pequeno para casas isoladas...


    Sim, exactamente,
    a ideia, e por imposição do terreno, passa por duas casas gêmeas, simétricas...
    E tenho a certeza que resultará muito bem desde que devidamente tratadas e implementadas,
    A minha preocupação é exactamente essa :)
  9.  # 13

    Colocado por: JMNevesUm engenheiro técnico civil será uma boa porta onde bater para começar a evoluir do meu ground Zero, ou nem por isso?


    Caro JMM Neves,

    respondendo à sua pergunta (e nem todos vão concordar comigo), na minha opinião deve começar pelo início e o ínicio é pela arquitectura (sem contar como levantamento topográfico). Os engenheiros entram no processo quando já tiverem algo com que possam trabalhar e que é um projecto de arquitectura estabilizado.

    O seu terreno tem um declive muito acentuado. Qual é a sua orientação e que paisagens tem? Coloque fotografias.

    Cumprimentos,

    Rodrigo
    Concordam com este comentário: j cardoso
  10.  # 14

    Ola Rodrigo,

    Coloco entao algumas fotos do sitio,
      nivel -1.jpg
      declive.jpg
      nivel 0.jpg
      paisagem.jpg
  11.  # 15

    Alguém falou por aqui no destaque do terreno mas há a possibilidade de construir as duas moradias em simultâneo e separá-las através das propriedade horizontal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JMNeves
  12.  # 16

    Caro JMNeves,

    pela suas imagens, o seu terreno está pelo menos 1,20m abaixo da cota da rua, tem um declive equivalente a 2 pisos e é um pouco apertado para duas casas geminadas.
    Não sei onde é o terreno e por isso não sei quais são as particulariedades do PDM do seu concelho mas pelo menos 3m (se tiver apenas um piso) de espaço entre os limites laterais do terreno até à construção deve ter que respeitar. Se analisarmos apenas pela situação mais favorável, que são os 19m de largura logo fica com 13m de largura para a implantação das duas casas lado a lado, o que resulta em 6,5m para cada uma. O que é perfeitamente possivel (as tradicionais casas do Porto do Séc. XIX têm, normalmente, entre 6m e 8m de largura), mas o seu terreno não tem 19m de largura em toda a sua largura e se puder ter casas mais largas melhor.
    Uma das hipóteses seria a de usar o declive do terreno a seu favor e fazer as duas casas em pisos diferentes ou em níveis(cotas) diferentes, aproveitando o terreno a paisagem e que ,apesar de não se perceber bem, parece ser interessante.

    Vá pensando em maneiras alternativas de usar esse terreno para duas habitações, para não construir de um modo constrangido. Tem um terreno complicado mas com pontos interessantes, a que se junta um programa como o de duas habitações para duas familias que vivem e pensam de maneira diferente, parece-me um optimo desafio, para todos os que vierem a participar.

    Assim de repente lembro-me de 2 projectos do Arq. Eduardo Souto Moura, que têm como particulariedade terrenos inclinados, a casa na Serra da Arrábida e as casas em Ponte de Lima.


    Cumprimentos,

    Rodrigo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JMNeves
  13.  # 17

    Olá e obrigado a todos,
    Permitam-me a ignorancia, e as perguntas:

    O que é "separar através de propriedade horizontal" ?
    O que é o destaque?
    Quais as diferenças?
    Qual é mais vantajoso?

    Obrigado pela ajuda.
    •  
      FD
    • 15 janeiro 2013 editado

     # 18

    Colocado por: JMNevesO que é "separar através de propriedade horizontal" ?
    O que é o destaque?
    Quais as diferenças?
    Qual é mais vantajoso?

    Propriedade horizontal é como se fosse um prédio.
    O imóvel global - o prédio - é, neste caso, de duas pessoas e nenhuma delas, como num casamento ou numa empresa com sócios, pode fazer seja o que for sem a aprovação da outra.
    Tomam decisões em conjunto, gastam dinheiro em conjunto, têm regras quanto aos espaços comuns, etc.
    Isto, apesar de cada casa ser a sua, entenda-se. Ou seja, na sua casa fazem o que querem mas, em tudo o que englobe as duas casas, têm sempre que contar com o outro proprietário.

    Se for através de destaque, fica com um imóvel totalmente independente, e o que cada proprietário faz dele é com ele e mais ninguém.
    Numa casa geminada tem um pouco mais de regras mas, mesmo assim, cada proprietário é muito mais independente que na propriedade horizontal.

    Exemplo prático.
    Se algum dia for preciso substituir o telhado, numa propriedade horizontal têm que ser os dois vizinhos, de acordo, a pagar e a fazer a obra.
    Se a propriedade for independente (através do destaque), um vizinho pode substituir o seu telhado e o outro não tem a nada a ver com isso.

    Haverá excepções e pequenos pormenores mas, sucintamente, é isto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JMNeves
  14.  # 19

    JMNesves, neste momento penso que o primeiro passo é perceber a viabilidade da sua ideia, isto é, se realmente é possível construir duas habitações nesse lote. Como já aqui foi dito, e à primeira vista, o lote parece apertado para a sua intenção, mas de uma forma ou de outra as coisas resolvem-se o principal é mesmo o que diz a C.M. / PDM.

    Se fosse a si deslocava-me á C.M. e marcava uma reunião para tentar perceber a viabilidade do seu projecto. (dependendo da C.M., porque algumas só aceita reuniões quando existe um processo).
    Se não conseguir por esta via pode solicitar a ajuda de um gabinete de projecto, que mais facilmente consegue essa informação.

    Tendo ainda uma duvida, referiu que o seu terreno é um "lote" foi uma forma de expressão ou realmente o seu terreno pertence a uma loteamento?
    Isto porque:
    se sim - já existe uma malha de implantação definida e nesse caso, o projecto entra na C.M. como comunicação prévia. Neste caso importa referir ainda que primeiro tem de fazer uma alteração ao loteamento e só depois submter os projectos, das duas habitações, à C.M.
    se não - é preciso perceber o que lhe é permitido construir;

    Tem ainda outra opção que é o P.I.P. (Pedido de Informação Prévia), basicamente é um Projecto de arquitectura (em forma de estudo) que serve para demonstrar as intenções que se tem para o terreno, no caso do P.I.P. ser aprovado tem de entrar posteriormente os projectos em forma de Comunicação Prévia.

    Espero ter ajudado, se precisar de mais ajuda no processo, disponha.

    Cumprimentos
    Márcio Carvalho - Alves Dias arquitetos
 
0.0189 seg. NEW