Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Imaginemos que tenho um terreno numa freguesia de Vila do Conde com 500mt2 só com uma frente e quero construir duas casas gemeas e simétricas para mim e para o meu irmão.
    Não somos ricos e por isso pretendemos construção e acabamentos de qualidade média/razoável, ou seja, esqueçam tijoleiras e azulejos mais caros que 25eur/mt2, esqueçam as grandes placas de marmore angolana para revestir as Wc's... nada disso... queremos uma construção dita "normal" com qualidade e acabamentos razoáveis.
    Terão de ser 2 casas com andar -1 ; r/chão ; 1ºandar
    e com as respectivas Fundações,
    Estruturas pilares vigas e lages,
    Paredes em tijolo com reboco, pintadas,
    Janelas em alumínio, vidro duplo,
    Estores normais,
    Portas e carpintaria normal
    (eu sei que estou a repetir um conceito complicado que é o "normal" mas tenho a certeza que a grande maioria vai entender o que quero dizer)
    Eletricista + Picheleiro
    Cobertura em telhas
    Caleiras
    Muros exteriores e pequeno jardim

O programa de cada casa passa por:
    Andar -1:
    Cozinha (18 mt2)
    Sala jantar (25 mt2)
    1 Wc (10 mt2)
    R/Chão:
    1 Quarto (16 mt2)
    1 WC's (10 mt2)
    Sala estar (25 mt2)
    Andar +1
    1 Escritório (12 mt2)
    2 Quartos (2 x 16 mt2)
    1 WC (10 mt2)

+ Distribuição e varandas, ficarão cada uma das casas com uma área a rondar os 175mt2
    E de jardins nunca nada superior a 100mt2

O que está em anexo é apenas um mero exemplo que encontrei numa rapidissima busca no google, mas que se enquadra com o aspecto do que penso ser possivel para o terreno e para a nossa disponibilidade financeira.

Dentro do que descrevi, e entendo que para uma análise mais fina sejam necessários mais dados e pormenores, mas ainda assim, será viável, possivel, e execuível construir isto sem ultrapassar um valor de 100.000Eur para cada casa?

A todos o nosso sincero obrigado pela ajuda e comentários,
    Um forte abraço,
      gem1g.jpg
    • dato
    • 29 dezembro 2012

# 2

n tem mt onde possa poupar..só se for no projecto...

em relação ao valor q pretende, acho difícil..
  2.  # 3

Eu não geminava os quartos, geminava os corredores escadas e cozinhas, é um erro geminar os quratos quanto a mim....
    Concordam com este comentário: eu, ze79, Zarb
    • ze79
    • 29 dezembro 2012

# 4

primeiro esse valor pode chegar mas falta .mas se depois quiser tomar banho vai aquecer a agua com quê aquecimento não tem ?

100mil chega para o grosso é preciso ter em atenção os acabamentos , os materiais como alumínios, cozinhas, nas wc ,etc...
  3.  # 5

Comece também a repensar estas áreas. Três casas de banho com 10m2 cada uma? Com 16m2 consegue perfeitamente fazer as três casas de banho. E 14m2 a menos são... 10 mil euros de poupança na construção.

Uma sala de jantar de 25m2 ao lado de uma cozinha grande (com 18m2?) Porque não fazer uma bela "cozinha de campo" com uma boa abertura para o jardim das traseiras e uma mesa grande, para 8 ou 10 convivas? Em 30m2 consegue fazer tudo isto. E 13m2 poupados são... 10 mil euros de poupança na construção.

Se a sala de estar é só de estar, 20m2 (por exemplo, 5 x 4 m) chegam perfeitamente. Tem a certeza de que precisa de 4 quartos? Com menos um quarto (o de 12mq a que chama escritório, p.e.) e uma sala de estar de 20m2, poupa 17m2. Mais 12 mil euros de poupança na construção da casa.

E, já agora, porquê três pisos? O terreno é muito desnivelado?

PS: Esqueceu-se da questão do isolamento da casa. Acho bem que deixe de lado mármores de Carrara ou portas em madeira da Nova Zelândia, mas o isolamento é muito importante para o conforto e a poupança de euros no aquecimento/arrefecimento da casa.
    Concordam com este comentário: eu, dato, JMNeves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JMNeves
    • dato
    • 29 dezembro 2012

# 6

italiano, tens razão em mt coisa q disseste!

os portugueses só querem casas grandes com mts divisões e geralmente não tem euros para isso..como acontece neste caso...100mil euros para 170m2

depois chegam os impostos(imi) e têm uma renda jeitosa anual! e vêm para aqui queixar q é mt dinheiro
    Concordam com este comentário: ze79
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Italiano
    • dato
    • 29 dezembro 2012

# 7

além q n faz sentido nenhum ter a cozinha e sala de jantar na cave
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  4.  # 8

Boas,

Já fiz [projeto e construção] casas geminadas como o que pede e o preço só de construção ficou em 75.000 mais IVA.

a isto tem de somar encargos de projeto, mas se já tem terreno é meio caminho andado.

Entre em contacto comigo em [email protected] que eu envio-lhe os elementos destas casas que lhe falei, sempre fica com um exemplo concreto.

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: r.v
  5.  # 9

Não será melhor ser apenas:

R/Chão:
    Cozinha (18 mt2)
    Sala (25 mt2)
    1 Wc (10 mt2)
    1º Andar
    1 Escritório (12 mt2)
    2 Quartos (2 x 16 mt2)
    1 WC (10 mt2)

Menos escadas para subir e descer, não tem de fazer uma cave que é muito cara, menos área para aquecer, limpar, manter, construir.

Quantos filhos tem ou quer ter? Pode fazer 3 quartos no 1º Andar, em vez do escritório, e já dá para bastante criançada.

Eu fazia a cozinha e sala em open space para ter um sítio de convívio com mais espaço, mas é gosto pessoal.

Um WC não precisa de 10 metros, a não ser que queira ter um WC espaçoso. Mas mesmo isso talvez só faça sentido no que serve os quartos. O que serve o RC pode ser pequeno.

Tente arranjar um arquitecto e fale com ele sobre o que é ou não possível fazer com 100.000€ + IVA por habitação.

Boa sorte JMNeves.
    Concordam com este comentário: Italiano
  6.  # 10

Caro italiano,
    Obrigado pelo seu comentario:

As areas estao de facto a ser calculadas por alto... ou seja, se calhar a cozinha acaba por ficar com 16mt2 em vez dos 18...
    provavelmente as Wc nao terao todas os 10mt2 mas provavelmente so uma e que sim...
    Concordo com a ideia da cozinha + sala jantar, desde que de para poupar racionalmente, eu alinho.

Os 4 quartos nao sao obrigatorios, a verdade e que 3 quartos + escritorio e o que me atrai mais mas como diz, 12mt2 ali mais 10 acola, no fim e muito dinheiro.

QUanto aos pisos, sim o terreno e bastante desnivelado, e praticamente forçado a isso mesmo...

Quanto ao isolamento e algo que muito prezo e nao me irei esquecer de todo, e realmetne importante e onde pretendo investir em detrimento de outras coisas mais vistosas...
    o isolamento preocupa-me bastante, pode se gastar ao inicio mas a longo prazo poupa-se muito em muita coisa...

Abraço e obrigado,

JMNeves
  7.  # 11

Obrigado pelos vossos comentarios,

Eu pensei que por serem 2 casas coladas gemeas e simetricas, podesse haver muitos fatores de poupança, vamos la ver:
    o arquiteto que desenhe uma, fica automaticamente com a simetrica da outra ja pronta, nao?
    uma retroescavadora so de deslocaçao ao terreno cobra-se de muitos euros, se vai terraplanar um terreno para duas casas esse tipo de despesa ja se divide logo ficara por metade a cada um dos irmaos, nao?
    na mesma logica, quando o mestre das obras vai la marcar a obra tambem se deve cobrar... se marcar logo as duas de uma vez, ja estamos a poupar outra vez, nao?
    quando o pedreiro gasta uma manha ou mais a montar a prancha na obra e outro tanto para a desmontar, a divisao desse custo nao se reflete em poupança?
    o mesmo raciocinio para as pranchas e deslocaçoes do senhor trolha, para o homem dos aluminios, para os rapazes dos telhados, para os pintores, carpinteiros, serralheiros, e por ai fora...

outro exemplo, para o carpinteiro fazer la a cozinha, se forem 2 cozinhas de certeza que se deve poupar uns cobres, nao?
    afinal e tudo +/- igual, simplesmente e´ a dobrar
    ao comprar os azulejos por exemplo ou as peças dos wc, ao comprar Xmt devo ter um preço, mas se calhar ao querer encomendar logo o dobro se calhar consigo outro tipo de negociaçao de preços nao?

Era a este tipo de raciocinio que queria chegar neste topico,
    Geminadas sai mais barato, certo? ou nao?

Obrigado a todos
    Abraços,
    JMN
    • ze79
    • 30 dezembro 2012

# 12

Colocado por: JMNevesObrigado pelos vossos comentarios,

Eu pensei que por serem 2 casas coladas gemeas e simetricas, podesse haver muitos fatores de poupança, vamos la ver:
    o arquiteto que desenhe uma, fica automaticamente com a simetrica da outra ja pronta, nao?
    uma retroescavadora so de deslocaçao ao terreno cobra-se de muitos euros, se vai terraplanar um terreno para duas casas esse tipo de despesa ja se divide logo ficara por metade a cada um dos irmaos, nao?
    na mesma logica, quando o mestre das obras vai la marcar a obra tambem se deve cobrar... se marcar logo as duas de uma vez, ja estamos a poupar outra vez, nao?
    quando o pedreiro gasta uma manha ou mais a montar a prancha na obra e outro tanto para a desmontar, a divisao desse custo nao se reflete em poupança?
    o mesmo raciocinio para as pranchas e deslocaçoes do senhor trolha, para o homem dos aluminios, para os rapazes dos telhados, para os pintores, carpinteiros, serralheiros, e por ai fora...

outro exemplo, para o carpinteiro fazer la a cozinha, se forem 2 cozinhas de certeza que se deve poupar uns cobres, nao?
    afinal e tudo +/- igual, simplesmente e´ a dobrar
    ao comprar os azulejos por exemplo ou as peças dos wc, ao comprar Xmt devo ter um preço, mas se calhar ao querer encomendar logo o dobro se calhar consigo outro tipo de negociaçao de preços nao?

Era a este tipo de raciocinio que queria chegar neste topico,
    Geminadas sai mais barato, certo? ou nao?

Obrigado a todos
    Abraços,
    JMN

Não é assim tão linear como vs diz ,pois de certeza que não tem os dois os mesmos gostos ,no grosso da construção poderá sim poupar alguma coisa ,mas nos acabamentos ja duvido
    da poupança porque ,cozinha ,ladrilho ,pintura ,etc haverá coisas diferentes logo....
  8.  # 13

JMNeves: e a opinião das vossas companheiras? Sabe q nestas coisas elas têm uma palavra, e a sua cunhada pode não ser da mesma opinião q a sua mulher
    • dato
    • 30 dezembro 2012

# 14

neves, n leve a mal o q vou dizer, mas para você meter a cozinha e a sala de jantar na cave...o q você precisa mesmo é de um arquitecto:)
    acredite

sim, pode poupar ao fazer duas casas ao invés de uma só! poderá ter descontos visto comprar mais quantidade...mas n pense q constroi duas pelo preço de uma e meia..
  9.  # 15

Boa noite,

Quanto à poupança em projeto, acredito que o atelier lhe fará uma atenção por serem duas casas, no entanto o trabalho não é implificado por serem duas casas simétricas, isto porque para licenciamento os projetos são separados quer na arquitectura quer nas especialidades. Mesmo em termos de desenho à questões com as envolventes e implantação que se levantam.

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  10.  # 16

Colocado por: doisarquitectos
    , no entanto o trabalho não é implificado por serem duas casas simétricas, isto porque para licenciamento os projetos são separados quer na arquitectura quer nas especialidades.

Não concordo, se serão geminadas e em regime de propriedade horizontal, é apenas e somente um procedimento administrativo.
    Concordam com este comentário: scorpio, Paramonte
  11.  # 17

Colocado por: Pedro Barradas

Não concordo, se serão geminadas e em regime de propriedade horizontal, é apenas e somente um procedimento administrativo.
    Concordam com este comentário:scorpio

Correcto , além que depois fica com os bens comuns. (Cobertura).....:)...se as telhas do casa ao lado se partirem e tiver infiltrações as despesas são a dividir..:) (não sei se isso ainda se mantem, corrigem me se estiver enganado)
  12.  # 18

Ola e obrigado a todos,

Depois de refletir no assunto cheguei a outros pressupostos, nomeadamente no que toca às areas que estavam muito dilatadas, porque foi tudo por alto.

Agora sim:
    Serão 2 andares : Rc e -1 (os desniveis do terreno permitem que o -1 não seja cave.)

RC terá :
    3 quartos de +/- 15mt2 cada
    1 wc de +/- 7.5mt2

Andar -1 terá:
    Cozinha / jantar +/- 25mt2
    Sala estar +/- 25mt2
    Wc serviço +/- 5mt2
    1 Varanda

Retirei 1 andar ao inicialmente pensado ficando no total com uma area de +/- 120mt2 para cada casa

Tudo o resto ao nivel de Fundações, Estruturas pilares vigas e lages, Paredes em tijolo com reboco, pintadas, Janelas em alumínio, vidro duplo, Estores normais, Portas e carpintaria normal, Eletricista + Picheleiro + paineis solares, Cobertura em telhas, Caleiras, Muros exteriores e pequeno jardim, aí tudo se mantem,

Logo, desta forma, depois deste downsizing parece-me menos dificil de concluir com os limites orçamentais de que falei, naõ?

Obrigado e abraços
  13.  # 19

Já andou a ver casas com essas características na zona?

Pode ser que encontre alguma que agrade a ambas as partes, e que o construtor aceite o vosso terreno em permuta.

Poupa tempo, chatice, impostos, etc...

Se tirar o IVA aos 100.000, fica com 81.300€.
    Se recorrer ao crédito, retire i.s. sobre a utilização do crédito, custos avaliação, custos dossier, etc.
    Retire custo dos projectos arquitectura/estabilidade/fiscalização obra.

Faça bem as continhas para não ficarem com a casa parada em tijolo...

Mc
  14.  # 20

Tópico antigo mas que me interessa. Qual a diferença de custo de construção entre moradias isoladas ou geminadas.
    Podem ver dados do Reino Unido neste site, geminadas são as demi detached e as isoladas detached.
    Por estes dados a poupança de construir uma geminada será de +- de 13%. Se alguém tiver este tipo de dados mas para a Europa ou Portugal estou interessado

https://costmodelling.com/building-costs

0.0247 seg. NEW