Iniciar sessão ou registar-se
    • wanthd
    • 28 dezembro 2012 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Comprei em Outubro a minha casa tinha na altura o valor patrimonial de 141 990€. Quando me desloquei às finanças para fazer o averbamento matricial a sra das finanças disse para pedir uma reavalição, na expectativa de ter isenção de IMI. Pedi a mesma avaliação. O resultado chegou hoje. O máximo do valor patrimonial para pedir isenção é 125 000€, a minha avaliação foi de 125 300€. 300€ acima do limite. Há alguma coisa que possa fazer para reclamar esta situação?

    Cumprimentos e obrigado.
  1.  # 2

    Não sei, tente perguntar nas finanças. Mas se existe esse limite, é provável que não tenha direito à isenção.
  2.  # 3

    Lá está outra vez o estado chulo . Perdeste tempo, gastou dinheiro em nova avaliação, eeeeee!! toma fazem de maneira que um gajo tenha sempre de pagar.A Minha foi de 134.500€
    • ze79
    • 29 dezembro 2012

     # 4

    Colocado por: Jane DiasNão sei, tente perguntar nas finanças. Mas se existe esse limite, é provável que não tenha direito à isenção.


    eu sou contra a isenção total de imi , o estado em vez de dar a isenção total poderia dar incentivo tipo primeiros 5 anos só pagar 50% assim já não

    precisavam de andar com artimanhas para meter os 300euritos a mais só para não ter direito.

    para mim era até 300mil primeiros 5 anos 50%

    superiores a 300mil pagar os 100% do imi

    boas festas.
  3.  # 5

    Eu sou contra a cobrança de IMI, pois o terreno está pago, paguei os materiais para a construção e todos os impostos referentes aos materiais, paguei para fazer escritura do terreno, paguei para por agua, paguei para por luz, paguei para ter o meu carro parado a frente de casa, pago para fazer as necessidades fisiológicas....., sou contra o Pagamento, e não me venham com tretas de destruição do solo, pois quando lá cheguei estava muito pior, agora até tem ótimo aspeto..
    • ze79
    • 29 dezembro 2012 editado

     # 6

    flaviano742 por esse modo de pensar não precisamos de policia nem de bombeiros ,pois não é preciso pagar salários ,não precisamos de estradas com revestimento betuminoso em
    Terra batida é que é bom ,com uns buraquinhos da mais gozo conduzir e tal.....

    devemos ser coerentes e realistas se queremos ter condições para viver neste pais temos que pagar ,bem vistas as coisa o que pagamos não chega a 20% do que se paga em outros países da Europa.

    Mas não se preocupem que a troika já esta a preparar mais um determinado numero de aumentos para o próximo orçamento do estado 2013/14,aos poucos vamos ter de pagar como
    nos outros países mesmo que ganhemos um salário mais baixo.
    • dato
    • 29 dezembro 2012

     # 7

    Colocado por: ze79

    eu sou contra a isenção total de imi , o estado em vez de dar a isenção total poderia dar incentivo tipo primeiros 5 anos só pagar 50% assim já não

    precisavam de andar com artimanhas para meter os 300euritos a mais só para não ter direito.

    para mim era até 300mil primeiros 5 anos 50%

    superiores a 300mil pagar os 100% do imi

    boas festas.
    Discordam deste comentário:Flaviano742


    caro Zé, neste país e nesta altura, quem comprar uma casa de 300mil euros é rico e n precisa de isenção de imi!

    aqui à uns anos era normal comprar casas a esse preço pq os bancos emprestavam, o problema é q mts desses agora estão aflitos para pagar a prestação e o imi! se é q pagam!!
    • dato
    • 29 dezembro 2012

     # 8

    Colocado por: wanthdBoa tarde,

    Comprei em Outubro a minha casa tinha na altura o valor patrimonial de 141 990€. Quando me desloquei às finanças para fazer o averbamento matricial a sra das finanças disse para pedir uma reavalição, na expectativa de ter isenção de IMI. Pedi a mesma avaliação. O resultado chegou hoje. O máximo do valor patrimonial para pedir isenção é 125 000€, a minha avaliação foi de 125 300€. 300€ acima do limite. Há alguma coisa que possa fazer para reclamar esta situação?

    Cumprimentos e obrigado.


    para a próxima qd for lá o avaliador, deixe um presunto no carro dele :) lol vai ver q tem uma agradável surpresa...lol
  4.  # 9

    E para que é que servem os 12.000 de irs que pago?!, não são para isso?! e os impostos dos carros não são para as estradas?!Não venha com conversa de reforma, pois desconto também um balurdio de S.Social...
  5.  # 10

    Colocado por: wanthdComprei em Outubro a minha casa tinha na altura o valor patrimonial de 141 990€. Quando me desloquei às finanças para fazer o averbamento matricial a sra das finanças disse para pedir uma reavalição, na expectativa de ter isenção de IMI. Pedi a mesma avaliação. O resultado chegou hoje. O máximo do valor patrimonial para pedir isenção é 125 000€, a minha avaliação foi de 125 300€. 300€ acima do limite.
    A sr.ª das Finanças falhou por pouco, mas tinha razão ao dizer-lhe para pedir nova avaliação.
    Mesmo sem isenção, o valor que irá pagar de IMI será, em princípio, inferior.

    Colocado por: dato para a próxima qd for lá o avaliador, deixe um presunto no carro dele :) lol vai ver q tem uma agradável surpresa...lol
    Salvo erro, os avaliadores não "vão lá" a sítio nenhum.
    Limitam-se a, nos seus gabinetes, fazer contas aplicando os NÚMEROS a que têm acesso (áreas, coeficientes de localização, de vestustez, etc., etc.).

    Colocado por: Flaviano742E para que é que servem os 12.000 de irs que pago?!, não são para isso?! e os impostos dos carros não são para as estradas?!Não venha com conversa de reforma, pois desconto também um balurdio de S.Social...
    Os impostos dos carros são para o asfalto. :-)

    O IMI é para o que é do âmbito municipal: as calçadas, os passeios, os ajardinamentos, a iluminação pública, a recolha de lixo, as bibliotecas-teatros-museus-mercados-creches-etc. municipais...

    Eu não sei qual a sua autarquia, mas na minha é bem visível para onde vai o dinheiro do meu IMI.

    Esta discussão tem a virtude de despertar as pessoas para a enorme quantidade de coisas que o "malandro" do Estado faz pelos cidadãos, e compararmos com os "balúrdios" que pagamos em impostos.
  6.  # 11

    Creche pago eu, e bem carote, iluminação pago eu ( taxa de iluminação publica) na factura edp, ,teatro não tenho, de resto... é chulice .
  7.  # 12

    Bom dia,

    Eu sei que o valor que vou pagar é inferior, porque o valor patrimonial é mais baixo e porque a taxa que vão aplicar também deve ser inferior em virtude da casa ter sido avaliada agora. No entanto, parece-me muito estúpido que por 300€ não tenha isenção. Há alguma maneira de reclamar? Alguma coisa que se possa fazer? Parece quase de propósito para não concederem isenção.

    Cumps.
    • Oinq
    • 29 dezembro 2012

     # 13

    Colocado por: Luis K. W.
    (...) a recolha de lixo, (...)


    Na minha fatura dos SMAS vem lá tds meses, 4.8+IVA
  8.  # 14

    Pois e o estado quer cada vez mais cobrar por serviços a quais não presta ou recebe 2x.,tem de sustentar uma corja de padrinhos e filhos, elefante branco.

    Vai me dizer que todo o dinheiro que pago é para me lavarem a minha calçada, que alás quem lava sou eu, com a agua que eu pago. regam a relva do jardim que eu pago ma percetagem na factura da agua.

    Cuidado, logo vão começar a pagar IMI pelo coeficiente de iluminação (exposição) solar diária da residência, alegando conforto térmico..
  9.  # 15

    Colocado por: Flaviano742Vai me dizer que todo o dinheiro que pago é para me lavarem a minha calçada, que alás quem lava sou eu, com a agua que eu pago. regam a relva do jardim que eu pago ma percetagem na factura da agua.


    Eu acho que está a ver a coisa de forma muito individualista. Temos que ter a noção de que vivemos em sociedade e que não pode ser cada um por si e há custos que devem ser distribuidos por todos.
    Também me apetece chamar nomes ao estado cada vez que vejo o valor dos impostos que pago e ter a noção de que não tenho serviços de volta na mesma proporção, mas é mesmo assim.

    Quem comprou a casa com recurso a crédito, mais lhe leva o banco em juros e não vejo ninguém revoltado contra os banco, nem podia ser de outra forma. Afinal foi "negociado". Agora quando é o estado é logo um escândalo, e não percebo porquê. O valor do IMI e daquelas coisa a fazer as contas na altura de escolher a casa.

    Quando quis ter um carro, achei normal que devesse pagar IUC.
    Quando quis ter uma casa achei normal que tivesse que pagar IMI.
    Foi uma questão de escolher uma casa e um carro de acordo com o que estava disposto a pagar de impostos e não só.
  10.  # 16

    E a proposito do IMI. Quando há um par de meses estava a pensar imigar para o UK, soube que lá paga-se uma taxa "Council Tax", que é uma taxa calculada por pessoa e por residencia, e quem a paga não é o proprietário. É quem vive na casa.

    Em Londres a taxa, para um T1 de 50-60m2 custa à volta de 1200-1500£ por ano! Ou mais se estivermos a falar de zonas como Nothing Hill:)
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  11.  # 17

    Colocado por: datocaro Zé,neste país e nesta altura, quem comprar uma casa de 300mil euros é rico e n precisa de isenção de imi!

    Os ricos... a sério... não pagam IMI. Parece que há para aí uma coisa chamada fundo imobiliário... enfim mais umas aldrabices
  12.  # 18

    boa tarde, os meus pais tem uma casa em que fizeram melhorias depois de 2003, logo não iriam actualizar o IMI. No ano passado a casa estava avaliada em 130 000 e espante-se quando recebem o imi deste ano, a casa valorizou 6 000 euros!! Agora o valor é de 136 000!! Mas o valor das casas não estava a baixar? Haverá algum engano? Obrigado
    • adan
    • 4 abril 2013 editado

     # 19

    Colocado por: OinqColocado por: Luis K. W.

    Na minha fatura dos SMAS vem lá tds meses, 4.8+IVA


    Na minha fatura é de 8,30 € por mês (só resíduos)... Afinal Santo Tirso não conVida... como diz o slogan a quem cá entra...

    Editado: esclarecimento que o valor pago é só de lixo...
 
0.0226 seg. NEW