Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Do que se trata no fundo ....a mais valia!

    Agradeco toda a ajuda disponivel!!

    Comprei uma casa em 2003 por 165.000 euros...dando 10.000 de entrada.
    Actualmente restam-me 108.000 de emprestimo a pagar ao banco. Pretendo vender a casa, apesar que o mercado estar estagnado

    Se vender pelo mesmo preco que comprei, no fundo nao ganho nada, correcto? Nao tenho que pagar mais valia sobre uma "mais valia" que nao existe,nao e verdade?!

    Se eventualemente vender por 170.000 ou mais...seja agora ou daqui por 3 anos, como e que calculo a mais valia??

    Nao tenho so que pagar essa "mais valia" se comprar outro apartamento?? Ou paga-se na mesma...nao investindo?

    agradeco desde ja qualquer informacao!

    Filipa
  2.  # 2

    P.S.- vivo desde 2004 no estrangeiro....nao sei como isso ira afectar as contas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Parreira
  3.  # 3

    Se vender pelo mesmo valor que comprou, não será gerada mais valia, logo, não é tributado. Se vender por um valor superior, é gerada mais valia, logo, será tributada. Como se calcula a mais valia a pagar? juntando todos os seus rendimentos, onde será incluido o anexo respeitante ás mais valias, originando um "bolo" de onde sairá um valor a pagar, ou a receber.

    Se vender -como não está a vender Habitação Propria e Permanente, não pode reinvestir. Logo, havendo mais valia, é concerteza tributado.
  4.  # 4

    Olá
    Preciso de ajuda e quem puder esclarecer agradeço
    Comprei uma casa por 220.000€ ainda em tijolo, pedi um emprestimo de 335.000€ e conclui a casa. Infelizmente por motivos pessoais, vendia a casa no ano seguinte e pelos 335.000€ porque a intenção era vender o imóvel o mais rápido possivel. Posso colocar as facturas do acabamento da casa no irs ou vou ter que pagar mais valias da diferença, se bem que na realidade não tive mais valias nenhumas, até porque no meio disto tudo perdi dinheiro.

    Obrigada
    •  
      FD
    • 15 janeiro 2009

     # 5

    Pode.
  5.  # 6

    Optimo. Agora tenho outro problema, irs... onde é que coloco as facturas das obras do acabamento da casa? No anexo G?? Noutro anexo? Em que linha?

    Obrigada pela ajuda

    Xana
    •  
      FD
    • 16 janeiro 2009

     # 7

    Preenche a coluna Despesas e encargos.

    Leia as instruções de preenchimento (últimas páginas): http://www.e-financas.gov.pt/impressos/Mod3AnxG.pdf
  6.  # 8

    ok, primeiro que tudo obrigada pela ajuda mais uma última questão, no meio de toda a confusão e até porque não pensava vender a casa e muito menos no ano seguinte, só tenho como justificar 50.000.00€ de construção, o restante vai ser considerado mais valia... certo? O ano da compra foi 2006 e da venda foi 2007, eu ainda não entreguei o irs de 2007 porque só agora é que consegui reaver alguma papelada e estou a preencher o anexo G. Resumindo neste anexo só tenho que preencher o quadro 4 certo? Ou também tenho que preencher o 5?

    Obg
  7.  # 9

    Dado os montantes envolvidos eu sugeria que contactasse um contabilista para a ajudar a preencher a papelada.
  8.  # 10

    Muito obrigado, rjmsilva.
    Irei ver o que posso fazer, no entanto..o mercado nao me parece muito bom, ou vendo pelo mesmo valor da compra...com sorte..ou fico a perder.

    Obrigado
    Filipa
  9.  # 11

    E Parreira
 
0.0148 seg. NEW