Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas! É a primeira vez que estou a iniciar uma discussão, desculpem qualquer erro que possa surgir.
    Instalei um recuperador Mytho da Solzaima e deparei-me com um problema nas paredes interiores do mesmo. Parece que tem alcatrão agarrado a elas.
    Agradecia algum comentário acerca deste problema. A nível de aquecimento da casa está tudo bem.
    Vou tentar colocar uma foto disponível para facilitar os comentários.
    Obrigado!
    • eu
    • 1 janeiro 2013

     # 2

    Que lenha utiliza?
  2.  # 3

    Eucalipto vermelho, carvalho e sobro.
      HPIM9880.JPG
  3.  # 4

    Aqui vai mais outra foto.
      HPIM9878.JPG
  4.  # 5

    A lenha que está a queimar é seca, verde ou molhada ?
    • Eddy
    • 1 janeiro 2013

     # 6

    Ora bem, não lhe vou mandar palpites nem fazer perguntas eternas, mas sim, contribuir com o pouco que sei:

    Toda a madeira a queimar larga "tar", ou seja, básicamente alcatrão.

    1. Se a queima for rápida, com muita chama, esse mesmo alcatrão vai subir quase todo pela chaminé e desaparecer no fumo.

    2. Se a queima for lenta ou deficiente, os gases vão depositar o alcatrão no seu caminho de saída.

    Ou seja, se usar madeira com muita humidade (ou madeira muito verde) vai ter tendência para ficar com depósito de alcatrão.

    3. Se a chaminé estiver mal construída e não "puxar" bem, também pode ter estas tendências.

    Atenção que o maior perigo nem sequer é o que vê dentro do recuperador - é na chaminé. Se houver muito depósito de alcatrão na chaminé, certo dia a chaminé pode até pegar fogo, e isso normalmente não é uma experiência muito simpática.

    Em casa temos uma pequena salamandra e noto logo nas placas refractárias interiores quando não está a queimar bem. Ficam pretas. Mas basta dar-lhe um pouco de lenha bem seca e fica novamente limpinho.

    No seu caso eu experimentava dar um calor valente com madeiras de paletes ou algo semelhante, bem seco, e de modo a que fiquem umas chamas valentes.

    Se quiser fazer essa experiência, depois diga aqui algo!

    Cumps,
    e
    • eu
    • 1 janeiro 2013

     # 7

    Colocado por: Ricardo 76Eucalipto vermelho, carvalho e sobro.

    Nesse caso está eliminada uma hipótese: é que as lenhas muito resinosas como o pinho produzem muito "alcatrão" desse e são totalmente desaconselhadas.

    Diga-me mais duas coisas:

    1 - Esse recuperador está a aquecer água, certo ? O sistema de circulação de água tem um termostato que só faz circular a água a partir dos 60 graus?

    2- A chaminé está isolada ?
  5.  # 8

    Desde já agradeço a vossa colaboração.
    A lenha que estou a queimar está seca, tenho queimado também a casca do eucalipto não sei se é bom.
    O recuperador está a aquecer água para o aquecimento central e o termostato faz ligar a circulação aos 40 graus.
    O "pano" da chaminé esta todo isolado e o tubo da saída de fumos é em inox flexível e passa 1m da placa, não chega ao fim da chaminé.
    Cumprimentos!
  6.  # 9

    Colocado por: Ricardo 76Desde já agradeço a vossa colaboração.
    A lenha que estou a queimar está seca, tenho queimado também a casca do eucalipto não sei se é bom.
    O recuperador está a aquecer água para o aquecimento central e o termostato faz ligar a circulação aos 40 graus.
    O "pano" da chaminé esta todo isolado e o tubo da saída de fumos é em inox flexível e passa 1m da placa, não chega ao fim da chaminé.
    Cumprimentos!


    Boa tarde

    Na mina opinião deve aumentar a temperatura de bomba de circulação.

    Também tive esse mesmo problema na minha caldeira de aquecimento central, desde que aumentei a temperatura a fuligem/alcatrão deixou de se "agarrar" às paredes.

    A temperatura que tenho no arranque é de 60º

    Espero ter ajudado
    Concordam com este comentário: Freitas Costa
    • eu
    • 2 janeiro 2013

     # 10

    Colocado por: Ricardo 76O recuperador está a aquecer água para o aquecimento central e o termostato faz ligar a circulação aos 40 graus.

    O problema pode estar aqui. Essa temperatura é muito baixa e favorece as condensações.

    Experimente regular a temperatura mínima de circulação para 65 graus e depois diga-nos se a situação melhorou...
    Concordam com este comentário: Freitas Costa
    • SACS
    • 2 janeiro 2013

     # 11

    atençao que os 40graus e a temperatura de arranque de bomba, e isso talvez seja relativo!
    talvez mais importante, quala temperatura maxima a que esta programado para trabalhar o recuperador???

    queime papeis/cartao com a maxima tiragem(em frio)
  7.  # 12

    Então resov

    Colocado por: Ricardo 76Boas! É a primeira vez que estou a iniciar uma discussão, desculpem qualquer erro que possa surgir.
    Instalei um recuperador Mytho da Solzaima e deparei-me com um problema nas paredes interiores do mesmo. Parece que tem alcatrão agarrado a elas.
    Agradecia algum comentário acerca deste problema. A nível de aquecimento da casa está tudo bem.
    Vou tentar colocar uma foto disponível para facilitar os comentários.
    Obrigado!


    Colocado por: Ricardo 76Boas! É a primeira vez que estou a iniciar uma discussão, desculpem qualquer erro que possa surgir.
    Instalei um recuperador Mytho da Solzaima e deparei-me com um problema nas paredes interiores do mesmo. Parece que tem alcatrão agarrado a elas.
    Agradecia algum comentário acerca deste problema. A nível de aquecimento da casa está tudo bem.
    Vou tentar colocar uma foto disponível para facilitar os comentários.
    Obrigado!


    Então resolveu o problema? Porque nunca ninguém diz como resolveu o problema neste fórum...
 
0.0163 seg. NEW