estou a remodelar um dos andares da minha casa, mas encontro-me com algumas dúvidas para as quais agradecia opiniões de quem mais sabe. as dúvidas têm a ver com a configuração da sala (segue imagem do espaço com as medidas e aberturas - janelas e porta), na qual queria integrar o seguinte: - recuperador de calor - mesa de jantar de 6 lugares e aparador - sofá (estou indeciso entre 2- de 2 + 3 lugares- ou um em L) - e zona onde colocar tv, dvd e outros acessórios.
será que alguém me poderá dar umas dicas? obrigado desde já e um bom 2013 para todos...
qual é a orientação solar da sala? As aberturas são janelas ou portas de sacada?
Em principio:
- colocar a mesa rectangular (1,90x0,90m) à esquerda de quem entra. Aparador (0,50m de profundidade) na parede da porta de entrada também à esquerda.
- TV e recuperador de calor (se possivel solto da parede com chaminé em INOX ou ferro forjado) no mesmo móvel, por exemplo uma caixa lisa vazada mas bem divida para colocar Playstions, Leitor de DVD's, Box, livros, etc. e lenha. Na parede com 3,94m sem janelas com o sofá de 3 lugares e de costas para a mesa e um cadeirão solto - aconselho a lounge chair do Charles e Ray Eames (não é barato mas vale a pena), ou um cadeirão tipo Chesterfield com pele castanha gasta;) convém que seja de uma cor, textura e "estilo" diferente do resto da sala. Ou então inverta a sala de estar com a caixa vazada de TV e recuperador a separar o espaço da sala de estar do espaço da sala de jantar (aqui convém confirmar bem as dimensões), com o sofá de 3 lugares encostado à parede de 3,94m sem janelas.
Nas paredes coloque pinturas, fotografias, desenhos dos filhos, etc. No pavimento escolha pelo menos um tapete bonito e grande coloque-o na zona de estar. Não se preocupe se parte do sofá estiver por cima do tapete. Na zona da sala de jantar coloque um candeeiro de tecto grande e relativamente baixo, e na zona de estar projectores inseridos no tecto falso ou em caixas simples (ver na Exporlux por exemplo). Coloque também candeiros de pé, porque dão uma luz ambiente confortável ao espaço.
Escolha todos os materiais, móveis e cores com cuidado e de acordo com a restante casa. Crie uma regra de cores e texturas e depois acrescente uma ou duas excepções para confirmar essa regra.