Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Preciso de uma ajuda na ligação elétrica do forno.
    No forno tenho 3 fios, 1 verde-amarelo, 1 castanho e 1 azul. No entanto, no lugar onde deveria existir uma tomada, tenho 5 fios, 1 verde-amarelo, 1 castanho, 1 azul, e 2 pretos, como podem ver na foto anexada.

    Na parede existia uma tomada velha, em que estavam ligados apenas o fio azul e o preto. (Foto anexada no post seguinte)

    Como tal não sei quais fios ligar. Será que alguém pode me ajudar nisto?
    Obrigado.
      postar.jpg
  2.  # 2

    Tomada antiga:
      postar2.jpg
  3.  # 3

    nessa caixa estão 3 linhas de corrente (castanho e 2 pretos) terra (verde e amarelo) e neutro(azul)

    o forno liga a uma fase (castanho ou a um dos pretos) azul liga a azul e amarelo a amarelo
    Concordam com este comentário: jorgealves
  4.  # 4

    Posso ligar o castanho ao castanho sem problemas? O me que deixou confuso foi o facto da tal tomada estar ligada a 1 fios pretos e ao outro azul, e ter o castanho desligado.
    • J.C
    • 2 janeiro 2013

     # 5

    Lixo com tudo isso!
    Faça uma ligação do quadro com dijuntor 32A, com cabo de 3,00mm,com terra, directamente ao forno!
    • eu
    • 2 janeiro 2013

     # 6

    Você tem uma instalação trifásica, certo? O melhor é ligar ao fio preto onde estava a tomada antiga...
  5.  # 7

    Colocado por: J.CLixo com tudo isso!
    Faça uma ligação do quadro com dijuntor 32A, com cabo de 3,00mm,com terra, directamente ao forno!


    Mas se já tenho uma ligação que funciona( pelo menos funciona antes no fogão antigo que tinha uma tomada na ponta do fio e era só encaixar. rssss ), por que fazer uma ligação nova?

    Colocado por: euVocê tem uma instalação trifásica, certo? O melhor é ligar ao fio preto onde estava a tomada antiga...


    Bom, não sei se é trifásica ou não. Como e onde posso verificar isso?
    Ligar ao fim preto? Então ficaria o castanho ligado ao Preto? Vamos lá ver se eu lembro qual era o preto certo. rsssss

    Por que raio os aparelhos não vem com uma ficha no raio do cabo? rssss
    • J.C
    • 2 janeiro 2013

     # 8

    Então compre uma ficha para o cabo do forno!
      thumb.jpg
  6.  # 9

    Pois, mas eu já desmontei a antiga tomada. E de qualquer maneira, ela só tinha dois fios ligado, um preto e um azul.
  7.  # 10

    Faça uma ligação do quadro com dijuntor 32A, com cabo de 3,00mm,com terra, directamente ao forno!

    cabo de 3mm!!!!!! e onde é que na Europa ou mesmo nas americas vai encontrar esse cabo?

    as secções normalizadas são: 1,5mm; 2,5mm; 4mm; 6mm; 10mm e por aí adiante,

    32A só pode ser usado com fio\cabo de 6mm no minimo

    Então compre uma ficha para o cabo do forno!

    os grandes consumidores NÃO podem ser alimentados com ficha\tomada, somente por ligação directa

    Colocado por: alexmbrafoi o facto da tal tomada estar ligada a 1 fios pretos e ao outro azul

    então ligue da mesma forma, somente ligando o castanho do forno num dos preto, o azul com o azul e o verde\amarelo com um verde\amarelo.
    Concordam com este comentário: eu, josealmeida
  8.  # 11

    ps: na antiga tomada está ligado um fio castanho, onde é que na caixa estava ligado?
    • jafn
    • 2 janeiro 2013

     # 12

    não são permitidas tomadas nos fornos, mas sim ligação directa do quadro com um disjuntor independente, a uma caixa quadrada como a que tem aí, o ultrahipermega já lhe disse como fazer a ligação.
    • J.C
    • 2 janeiro 2013

     # 13

    Colocado por: jorgealves

    as secções normalizadas são: 1,5mm; 2,5mm;4mm; 6mm; 10mm e por aí adiante,

    32A só pode ser usado com fio\cabo de 6mm nominimo


    Tem razão, o que quis dizer era cabo 6,00mm com dijuntor 32A!
    Dizem os técnicos, mas o engraçado é os fornos geralmente trazerem cabos 2,5mm!
  9.  # 14

    Colocado por: J.Cfornos geralmente trazerem cabos 2,5mm

    não é bem assim, porque as ligações dos fornos\placas são com fio flexível de 2,5mm e com menos de 1 metro,

    enquanto quer as instalações fixas usam fio rígido e não teem uma distancia fixa, mas é muito frequente serem mais de 15metros até ao quadro de onde são alimentadas,

    a corrente admissível num condutor depende da secção e do comprimento do mesmo, sendo que os condutores flexíveis suportam uma maior corrente em cerca de 50%mais.
  10.  # 15

    Colocado por: jorgealvesps: na antiga tomada está ligado um fio castanho, onde é que na caixa estava ligado?


    O fio castanho, não estava ligado. Só vi ligado um preto a 1 dos pretos da caixa, e o azul ao azul da caixa. Nem o terra e nem o castanho estavam ligados.
  11.  # 16

    Colocado por: alexmbraNem o terra e nem o castanho estavam ligados.


    então estava aí uma ligação á sapateiro.

    os sapateiros que me desculpem, mas é uma força de expressão.
  12.  # 17

    Colocado por: ultrahipermega

    então estava aí uma ligação á sapateiro.

    os sapateiros que me desculpem, mas é uma força de expressão.


    Existe também a possibilidade de o fio castanho estar mal preso, e ter solto quando eu desmontei a tomada. Mas parecia não estar ligado.
  13.  # 18

    Existe também a possibilidade de o fio castanho estar mal preso, e ter solto quando eu desmontei a tomada. Mas parecia não estar ligado.

    mas já deve ter estado ligado algures no passado ao verde\amarelo,

    só coloquei na questão porque por vezes aparecem umas aves raras que usam tomadas monofásicas para bifasico em que aproveitam os olhais para as fases e o lateral para o neutro,

    escusado será dizer que é perigosíssimo e fora dos regulamentos.

    se bem que ainda não vi nenhuma assim, mas já ouvi historias deste tipo dalguns colegas.
  14.  # 19

    Bom ao terra duvido que estivesse, pois ele estava dobrado e enfiado com a ponta na tubagem. rssss
    Mas sim, aves raras existem!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  15.  # 20

    Olá a todos,
    Tenho um problema semelhante ao inicial do tópico para o qual gostaria de ajuda.
    Tinha um forno e placa integrados estando ligados em conjunto electricamente (a energia para a placa derivava do circuito do forno). Comprei novos equipamentos independentes. O forno é monofásico e a placa apresenta as diferentes "possibilidades" sendo que por defeito surge com o fio terra, os dois azuis unidos e o preto e castanho unidos. Ao retirar os equipamentos antigos deparei-me com as ligacoes na foto (1 lig fio terra, 1 ligacao neutra, 2 ligacoes preto e 1 castanho).
    Posto isto qual a melhor estrategia de ligacao?

    Obrigado desde já pela ajuda.
      Untitled.jpg
 
0.0217 seg. NEW