Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Estive uns dias foras e fechei a água canalizada. Ao regressar a caldeira nectra 2.23 CF que temos cá em casa tinha a pressão no mínimo e não aquecia a água das torneiras. Mexemos na torneira da pressão e colocámos num valor entre os 1.5 e 2, no entanto continuou sem funcionar. A caldeira acende-se quando a água "quente" é aberta, como se estivesse a funcionar tudo bem, mas a água sai sempre fria. Curiosamente, o aquecimento central, que raramente usamos, funciona (e do que me recordo até nem estava a funcionar da última vez que tentámos ligar apesar de se ter purgado o ar dos radiadores, etc.).

    Não entendo muito bem o que se passará. A água sanitária nunca deixou de funcionar ao longo dos 10 anos da caldeira, acontecia só com o aquecimento central. Há uns bons anos a válvula de 3 vias foi substituída, mas nem sequer foi motivada por avaria na mesma, mas sim por um problema que se descobriu depois estar relacionado com a exaustão dos gases (e o ângulo da tubagem de exaustão).

    Alguém terá alguma dica? E caso necessite de assistência técnica quem recomendam? Obrigada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlasilva4
  2.  # 2

    pelo que conta deve ser mesmo a valvula de 3 vias que não esta a fazer o desvio para o permutador!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dharma
    • dharma
    • 3 janeiro 2013 editado

     # 3

    Era sim. Graças a um link de um fórum francês referido por um amigo, conseguimos resolver o problema.

    A válvula estava de facto bloqueada. O teste é feito verificando se ao mudar de sanitários para sanitários + aquecimento central a válvula não faz "trrrr". Se não fizer é porque está bloqueada. Foi preciso retirar o painel frontal da caldeira e ir rodando o botão de sanitários para sanitários + aquecimento central e vice-versa enquanto se dava pancadas (com o cabo de uma chave de fendas, por exemplo) na válvula de 3 vias (do lado esquerdo, é a válvula que tem o primeiro tubo ligado - tubo da torneira 31, de acordo com o manual-, e neste caso esse tubo estava quente porque a válvula só aquecia água para o aquecimento central).

    Algo tão simples. Espero que possa ser útil a mais alguém.
  3.  # 4

    bruxo =)
  4.  # 5

    boa tarde, ja agora pode me dizer quanto ficou a substituiçao da valvula de 3 vias? tenho uma caldeira chaffoteaux maury que pelas mensagens de erro que aparecem deve ser essa a peça a substituir e como ja chamei o tecnico uma vez e so por limpar o manometro da pressao que estava encravado levou me 85€....
 
0.0091 seg. NEW