Iniciar sessão ou registar-se
    • Donlob
    • 4 janeiro 2013 editado

     # 1

    Boa noite antes de mais agradeço desde ja a todos os foristas pela respostas e tambem a quem gere o site (parabens)

    a situaçao é a seguinte: Moro num segundo andar ( casa com cerca de 15 anos) e gostaria de saber, para quem tem experiencia em obras se de algum modo colocando chao flutuante e tecto falso com algum tipo de revestimentos acustico ira permitir o barulho bastante incomodo por parte da vizinhança que desde objecto a cair ao chao e as pessoas a falarem entre si entre outros possa melhorar a minha qualidade dentro so meus quartos que sao 3 e tambem dos 2 wc ????


    Desde ja obrigado
    • Eddy
    • 4 janeiro 2013

     # 2

    Boas,

    A minha experiência é que chão flutuante ajuda para baixo ao tirar um pouco (não tudo) o barulho das pessoas a andar (especial saltos altos) etc.

    Um tecto falso, desde que bem feito, tira muito do barulho de cima. "Bem feito" incluí levar 5-6cm (ou mais) de lã de rocha em cima do tecto falso. Posso colocar fotos de como eu fiz aqui em casa, mas possívelmente haverá alguém que conheça bem os truques todos para isolar barulho como deve ser aqui no forum?

    Cumps,
    e
    Concordam com este comentário: mfernando
  1.  # 3

    Caro Donlob,

    o isolamento de barulhos aéreos resolve-se ou minimiza-se com isolamento acústico, no tecto falso ou entre as paredes existentes e paredes de gesso cartonado, por exemplo.
    É preciso ter atenção que devido às condutas de ventilação das casas de banho serem comuns entre os pisos os barulhos também se propagam por aí. Por isso é que se ouve melhor as conversas dos vizinhos nas casas de banho.

    Infelizmente para o ruído de percussão, como o barulho dos saltos altos no pavimento ou o arrastar das cadeiras, não existe uma maneira financeiramente acessível de resolver o problema. A questão está na ligação fisica entre as lajes e pilares, por isso a solução seria "separar" as paredes, pavimento e tecto das estrutura da casa, uma espécie de caixa dentro da caixa com um isolante acústico entre as caixas.
    Uma outra solução mais barata mas talvez um pouco dificil de fazer, é convencer os seus vizinhos a colocarem alcatifa em toda a casa:D é garantido que deixa de ouvir o toc toc dos saltos altos.


    Cumprimentos,

    Rodrigo
  2.  # 4

    Os pavimentos em geral têm há anos normas de ensaio e medições de: situação 1- transmissão de sons de impacto ao piso inferior (ver ISO 140-8 - valores de dLw - a norma mais conhecida e que todos comparam) e situação 2 - transmissões de sons aéreos ao piso inferior. Para ambas as situações, as medições de ruído são feitas no vizinho de baixo.

    A novidade é situação 3 - Atenuação de sons de passos ou som refletido (em inglês "Drum sound" ou "reflected sound), em especial para os revestimentos em madeira maciça ou laminados flutuantes, embora classificam a camada base ou a camada abaixo do flutuante. As normas não me parecem definitivas e a que melhor conheço é a Norma EPLF 021029 (Association of European Producers of Laminate Flooring). As medições de ruídos por estas normas é feita no mesmo espaço do pavimento em ensaio.

    O pavimento otimo é aquele que não causa ruído com os passos (o "toc toc toc" com saltos ou sapatos de sola natural), que tenha isolamento ao som de impacto transmitido ao piso inferior ("toc toc toc's" e o ruído ou teto a tremer com passos pesados ou corridas), e ainda, que tenha isolamento aos sons aéreos (para os vizinhos acima e abaixo não ouvir as nossas conversas ou a televisão). Para cada situação, a forma de corrigir é diferente mas pode, em algumas situações, o mesmo material atenuar um pouco as três.

    Para a situação em específico, existem mantas ou telas que colocadas sob o laminado atenuam até quase metade o ruído dos passos. A norma que citei, tem a referência um laminado sobre a manta de polietileno de 2mm usualmente usada, e esso valor de referência é 77 SONE. A avaliação de outras mantas ou telas pode ser feita em SONE ou em percentagem de redução relativamente ao padão de 77 SONE. A manta de 2mm de cortiça por si só, reduz o ruído dos passos até 5%. Existem outras telas que podem atingir até 46% de redução.

    Só como informação adicional, vende-se na Leroy Merlin uma manta que reduz este tipo de ruído em 25%. O mesmo fabricamente tem outras mantas mais eficazes e se procurar outras lojas online encontrará a um preço mais baixo. O melhor destas mantas é ter espessuras pequenas, cerca de 2 a 4 mm, o que vai dar trabalho é convencer os vizinhos a aplica-la.
  3.  # 5

    Já que estamos com a mão na massa... Tenho um problema do género.
    Um apartamento com uma parede de 11m contígua a um café. Claro
    que o barulho do café passa para o apartamento. Que fazer?
    Responda quem souber. Obrigado.
  4.  # 6

    Boa Tarde

    Fiz esse trabalho para tapar 90% do barulho de cima do vizinho, com lá da Rocha de 5 cm e tecto falso, mas mesmo tudo encostado ao tecto, para não ficar caixa de ar, e hoje o meu cliente até hoje ficou satisfeito e pode dormir mais a vontade.

    Condutas que traz os barulhos para as casas nas paredes a mesma coisa, fica sem barulhos 90%

    Isto é com trabalhos feitos assim, não é de blá blá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Concordam com este comentário: crralberto
 
0.0121 seg. NEW