Iniciar sessão ou registar-se
    • Tocha
    • 5 janeiro 2013 editado

# 1

Boa noite,

Tenho dúvidas quanto à resistência, durabilidade, estado da viga construída na minha sala.

A mesma tem 4,5m de Comprimento 23cm de Altura e 11cm de Largura. Está construída à cerca de 5 anos.

O telhado é de duas águas e por cima foi colocado uma rede malhasol e betão com cerca de 5cm de altura onde posteriormente foram assentes as telhas.

A viga está mais ou menos a meios da sala em que para um lado tem cerca de 3,5metros para para o outro 5,5metros.

Caso a viga seja fraca qual a melhor solução para a reforçar?

Obrigado
      DSC_0021.jpg
  1.  # 2

Foto2
      DSC_0020.jpg
    • Tocha
    • 5 janeiro 2013 editado

# 3

Foto3
      DSC_0017.jpg
  2.  # 4

Foto4
      DSC_0018.jpg
  3.  # 5

Essa viga está uma boa &%$#@§!

Onde (raio) é que está apoiada? Em cima de paredes de tijolo?

O que é que essa viga sustenta? De um lado é uma lage de betão, e do outro é uma lage aligeirada (com esferovite)?

Se isso está tão mau como parece, reforce isso com 2 vigas metálicas, desde que apoiadas em estrutura sólidas (pilares).
  4.  # 6

Bom dia,

Esta viga está apoiada em pilares.

A viga sustenta lage aligeirada mas de um lado está rebocada e do outro é para levar pladur.

Diz para reforçar com 2 vigas metálicas onde e porque?

Ainda pensamos furar as paredes de um lado ao outro pois as mesmas tem cerca de 60cm de largura e colocar outra viga por baixo desta em betão ou outra em ferro será que é mesmo preciso fazer pilares visto esta viga já estar apoiada neles?

As paredes são de Taipa.

Obrigado,
    • eu
    • 6 janeiro 2013

# 7

E por dentro da viga, sabe qual foi a estrutura de aço que foi utilizada?
    • Tocha
    • 6 janeiro 2013 editado

# 8

não tenho a certeza tinha de confirmar na obra

qual seria o indicado?

Obrigado
  5.  # 9

Colocado por: TochaDiz para reforçar com 2 vigas metálicas onde e porque?
    Não se esqueça que estou para aqui a tentar adivinhar como isso funciona.
    A única coisa que "vejo" é uma viga cujo betão tem mau aspecto e de que desconheço a armadura.
    Como estarão os pilares?

As vigas metálicas ficariam uma de cada lado da viga em betão. Até podem ser dois «L», a abraçar a viga de betão - e, a estudar, com uma cuidada fixação aos pilares.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tocha
  6.  # 10

Mais valia terem colocado uma viga I em betão pré-esforçado de 200mm de alma... em vez duma "treta" dessas.
    Sendo as paredes em taipa, deviam ter colocado a cobertura em madeira.
  7.  # 11

Colocado por: Pedro BarradasMais valia terem colocado uma viga I em betão pré-esforçado de 200mm de alma

Colocado por: Luis K. W.As vigas metálicas ficariam uma de cada lado da viga em betão. Até podem ser dois «L», a abraçar a viga de betão - e, a estudar, com uma cuidada fixação aos pilares.

Ambas as soluções parecem boas a questão é visto as paredes serem largas e eu só querer reforçar a viga que já está mal feita já à cerca de 5 anos se posso furar as paredes e aplicar tanto uma viga nova como uma em betão pré-esforçado ou metálicas?

Pelo que li as paredes não suportam vigas mas nesta situação é só para ficar mais seguro.

Obrigado
    • DM
    • 8 janeiro 2013

# 12

Não compreendo porque não foi posta em causa a resistência da viga antes de refazer o telhado.
    Quem lhe fez o projecto da cobertura deveria ter garantido que o suporte era o adequado para a nova estrutura.
    Realmente não demonstra grande saude...
  8.  # 13

Qual destas a melhor opção?
      Viga.jpg
    • eu
    • 11 janeiro 2013

# 14

Colocado por: TochaQual destas a melhor opção?

Antes de fazer esse trabalho, tem a certeza que o problema existe mesmo?
  9.  # 15

pois essa é a questão várias pessoas já lá passaram e disseram o mesmo que apesar do aspecto que a viga não cai visto o telhado ser de duas águas.

Como está na hora de fazer os tectos falsos se tivesse de fazer alguma coisa na viga fazia agora, tb sou da opinião que se tivesse que acontecer alguma coisa já tinha acontecido seria mesmo só por uma questão de precaução.
    • eu
    • 11 janeiro 2013

# 16

Colocado por: Tochapois essa é a questão várias pessoas já lá passaram e disseram o mesmo que apesar do aspecto que a viga não cai visto o telhado ser de duas águas.

Sabe que tipo de armadura (ferro) é que está lá dentro da viga?
  10.  # 17

não tenho a certeza se é 16Ø ou se meteram 2 de 8Ø mas ferro não falta

No próximo fim de semana vou confirmar isso

0.0184 seg. NEW