Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos, sou nova neste fórum e cheguei aqui enquanto pesquisava o problema que estou a ter.

    Acontece que do nada, depois de viver nesta casa à 20 anos, o disjuntor referente aos quartos e corredor começou a disparar. Pela primeira vez não liguei, e voltei simplesmente a liga-lo pois tinha bastantes aparelhos ligados (Só tenho uma tomada na parede, e a partir dai tenho 4 extensões nas nas quais tenho ligadas computador, modem, colunas, televisão, carregador etc etc). Acontece que hoje tinha apenas o portátil ligado à corrente e o telemóvel a carregar, e quando liguei o secador, cerca de 2 minutos depois o disjuntor voltou a disparar, estranhei mas fui liga-lo. Quando carreguei no botão "ele não aceitou" e vim até ao quarto desligar a tomada na qual liguei o secador, já consegui carregar no botão. Voltei a ligar a extensão e aconteceu exactamente a mesma situação. No meio de tudo isto reparei que o contador tinha aquecido e em conversa disseram-me para ter cuidado, pois esse aquecimento devia-se a uma peça que caso queime é bastante dispendiosa a sua substituição. Por isso desliguei de vez a extensão, pensando que iria resolver o problema (pensei ser esta a culpada uma vez que sempre que não conseguia ligar o disjuntor, quando clicava OFF na tomada já o consegui fazer). Entretanto saí durante a tarde, voltei à pouco, liguei a tv, o carregador do telemóvel e o carregador do portátil a outra tomada, mas passado menos de uma hora voltou a dar-se o mesmo.
    Não posso testar extensão a extensão, pois corro o risco de queimar a dita peça, será que o problema é da tomada da parede? Não sei mesmo o que fazer, se alguém tiver uma sugestão agradeceria bastante. Neste momento não tenho nada ligado à tomada principal e estar sem electricidade no quarto é complicado

    Obrigado.
  2.  # 2

    começando por um lado a ver se conseguimos chegar a conclusões:
    se quando liga uma extensão numa tomada e o disjuntor dispara, é obvio que a extensão ou algoi que a ela esteja ligado está com defeito.

    reparei que o contador tinha aquecido

    dependendo de alguns factores, mas não me parece existir qualquer relação com o problema em si, isto partindo do principio que não andou nenhum curioso a alterar tudo e mais alguma coisa.

    em conversa disseram-me para ter cuidado, pois esse aquecimento devia-se a uma peça que caso queime é bastante dispendiosa a sua substituição

    não faço ideia sobre o porque desta afirmação, porque o pior que lhe pode acontecer é existir um curto-circuito directo numa qualquer parte da instalação que queime o fusível na entrada e que obrigue a intervenção da EDP para repor a energia, mas não é isso que parece estar a acontecer,

    mas passado menos de uma hora voltou a dar-se o mesmo.

    uma analise aprofundada ás extensões as fichas das mesmas seria o melhor a fazer, pois parece ser daí o problema, veja se os fios estam em condições sem cortes e nós, veja se as tomadas internas não teem elementos soltos e se fazem bom contacto não aparentando estar muito folgadas quando inseridas as fichas dos equipamentos.
    • zeto
    • 6 janeiro 2013 editado

     # 3

    Como diz o jorge, deslige o disjuntor abra a ficha da parede e veja se está tudo no sitio,ou se está preto a cheirar ao queimado pois as fichas são muitas vezes utilizadas tira mete,mete tira, começam a ganhar folga até as palhetas se soltarem,ou então test extensão a extensão e veja se no macho ou femea se está preto a cheirar a queimado,não se preocupe que um disjuntor não custa nenhuma fortuna se caso queimar, nas lojas custam apartir de 3 euros
    • J.C
    • 6 janeiro 2013

     # 4

    Chame alguem entendido no asunto, o resto!.....São palpites!
    • J.C
    • 6 janeiro 2013

     # 5

    Colocado por: zetoComo diz o jorge, deslige o disjuntor abra a ficha da parede e veja se está tudo no sitio,


    Pois claro!
    Se ficar electrecutada, o seguro do Zeto cobre! :-))
 
0.0106 seg. NEW