Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

ando interessado em adquirir uma caldeira de chama invertida, a lenha, para fazer aquecimento central e águas quentes.
    Tenho visto algumas e todas anunciam autonomias significativas com apenas uma carga de lenha, coisas como 7 a 12 horas, ou 8 a 10horas.
    A minha pergunta, para quem possa ajudar, é: isto é real? é possível ter uma autonomia de 8 horas com um "braçado de lenha"?

Se alguém possuir uma destas caldeiras, que conte da sua experiência.

Obrigado.
  2.  # 2

o sacs tem uma mas acho que não consegue tanto tempo.

anda para aí um topico onde se debateu isso, já não me lembra é qual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Smaug
  3.  # 3

Pois, gostava mesmo de ter feedback real, pois os vendedores dizem sempre maravilhas...

Eu já pesquisei no fórum mas não encontrei nada de concreto, só opiniões de "ouvir dizer"

Já agora, qual é a marca/modelo que o user SACS tem?

Obrigado
  4.  # 4

boa pergunta, já não me lembra, mas mande-lhe uma pm que ele reponde,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Smaug
    • SACS
    • 7 janeiro 2013

# 5

e aqui estou eu!!!!

a caldeira que "tenho" instalada é uma geminox!
    isso das autonomias é tudo mt relativo, são feitos uns testes pelas marcas e bla bla... por exemplo os carros para comparar a capacidade da bagageira falam em litros, a autonomia da caldeira tb se mede por ai, ou seja umas tem mais capacidade (em litros) que outras resumindo, levem mais lenha que outras logo tem de ter maior rendimento! dps varia da forma como sao construídas, materiais, a LENHA.... tudo influencia!

é possível ter uma autonomia de 8 horas com um "braçado de lenha"?

deve andar por aí mas não é com um braçado mas sim com a caldeira cheia!

ah de cá de casa com uma carga consigo fazer entre 8/12h dependendo da lenha da temperatura exterior e é uma casa com pouco isolamento!
    s é possivel, claro k sim!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vespita, Smaug
    • eu
    • 7 janeiro 2013

# 6

Colocado por: SACSmas sim com a caldeira cheia!

E quantos litros leva a sua caldeira?
    • SACS
    • 7 janeiro 2013

# 7

nao faço a minima! qual foi a marca que viu????
    mas isso também varia do poder calorifico da caldeira! knt mais "potente" for a caldeira, maior será a capacidade para meter lenha!
    • kami
    • 8 janeiro 2013

# 8

Boas

Eu tenho uma caldeira de chama invertida da centrometal de 35 KW . Aquece cerca de 270m2 de piso radiante e cada carga dura pouco mais de 5 horas a arder continuamente. (cada carga leva exactamente um carro de mão bem cheio...)
    Mas é tudo muito relativo... porque por exemplo no meu está a trabalhar com um depósito de inércia de 1000 litros. Quando o depósito está com a temperatura em baixo cada carga dura cerca de 5 horas... quando o depósito está com os 4 termostatos nos 80-85º já dura mais umas horas pois a caldeira tem sensores de temperatura máximos em que bloqueiam a caldeira... por exemplo na minha bloqueia quando o tanque interno da caldeira atinge os 90º, ou quando a exaustão de fumos atinge os 250º... arrancando de seguida assim que estes valores baixam...
    As tais doze horas também vêm no manual da minha... mas depois de ler as 12 horas referem-se ao tempo de manter o brazudo (que no meu caso acho que nunca consegui ao fim de 12 horas ter qualquer brasa acesa...)

Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Smaug
  5.  # 9

e porque é que mete o deposito a tão alta temperatura? o meu nunca passa dos 60º com a caldeira, com o recuperador aproveito ao máximo, 75º/80º

para o piso basta-lhe ter 60º no deposito senão não vai ter poupança nenhuma, a vantagem do piso em relação aos radiadores é trabalhar a baixa temperatura.
    Concordam com este comentário: Filipe1983
    • kami
    • 8 janeiro 2013

# 10

Aquilo vem bloqueado de fábrica... se segundo eles não dá para desbloquear.

O motivo alegam eles é que caso se bloqueie a temperatura para não passar dos 90 º a caldeira cria aqueles condensados tipo vitrificado dentro da caldeira... e danifica a mesma.
    Concordam com este comentário: eu
  6.  # 11

é esquisito, devia poder dar para controlar.
    • eu
    • 8 janeiro 2013

# 12

Colocado por: ultrahipermegapara o piso basta-lhe ter 60º no deposito senão não vai ter poupança nenhuma, a vantagem do piso em relação aos radiadores é trabalhar a baixa temperatura.

A água que vai para o piso não sai a essas temperaturas elevadas: existe uma válvula que mistura água do retorno e que limita a temperatura...
  7.  # 13

sim, eu sei, no meu tb funciona assim.
    Só não acho que tenha necessidade de estar a aquecer 1000L de água a quase 90º e de a manter a esta temperatura, só isso.
  8.  # 14

e quando tem o deposito totalmente quente, quanto tempo o deposito aguenta a água quente até necessitar novamente de aquecimento?
  9.  # 15

Colocado por: SmaugBoa tarde,

ando interessado em adquirir uma caldeira de chama invertida, a lenha, para fazer aquecimento central e águas quentes.
    Tenho visto algumas e todas anunciam autonomias significativas com apenas uma carga de lenha, coisas como 7 a 12 horas, ou 8 a 10horas.
    A minha pergunta, para quem possa ajudar, é: isto é real? é possível ter uma autonomia de 8 horas com um "braçado de lenha"?

Se alguém possuir uma destas caldeiras, que conte da sua experiência.

Obrigado.

Eu tenho uma de chama invertida, mas na verdade ainda não a testei a 100% por isso quando a testar posso dizer-lhe ao certo (daqui a 1 mês talvez).
    Conheço quem tenha uma igual a funcionar e está muito satisfeito.
    Se pretende optar por uma caldeira de chama invertida tenha em atenção o seguinte:
    -Se tem lenha á pala nem pense duas vezes, a relação preço beneficio é muito alta.
    - A autonomia da caldeira varia com vários factores:
    -Energia necessária para aquecer a habitação, isto é para a mesma caldeira quanto mais m2 de área a aquecer menos duração da carga de lenha.
    -Tipo de lenha que vai queimar,este também é um factor importante normalmente carvalho ou azinho dura mais, pinho... nem por isso.
    -% de humidade da lenha a queimar, quanto menor for a humidade melhor, maior o poder calorifico da lenha.
    -O corte da lenha também influencia pois quanto mais madeira conseguir colocar por m3 melhor.
    -Escolha uma caldeira com controlo eléctrónico pois consegue ter um melhor rendimento, nomeadamente na modelação do ventilador.
    -Não se esqueça da válvula de carga térmica na entrada da caldeira de modo a garantir uma maior duração do corpo de pressão da mesma.
    -E claro uma boa instalação com um bom controlo dos sistemas é essencial.
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vespita, Smaug
  10.  # 16

Apesar de não ter caldeira a lenha de chama invertida, acho que tudo se resume ao que o Sr Jancido disse.
    • eu
    • 8 janeiro 2013

# 17

Colocado por: JancidoEu tenho uma de chama invertida

Pode dizer a marca, modelo e preço?
  11.  # 18

Eu já instalei caldeiras de chama invertida e os clientes estão muito contentes com as caldeiras.
    Quanto aos consumos dependem muito de tipo de casa e estado da lenha.
    Mas por experiencia consomem 1/3 dos recuperadores de calor a lenha.
  12.  # 19

Colocado por: rumoplanMas por experiencia consomem 1/3 dos recuperadores de calor a lenha.

Autonomia não é a mesma coisa que consumo rumoplan. O problema é saber de quanto em quanto tempo é preciso ir encher a caldeira com mais lenha.
  13.  # 20

Autonomia pode depender do tamanho da caldeira se tiver um deposito grade para lenha tem de abastecer poucas vezes.
    Mas se falar em consumo e capacidade de deposito está tudo interligado com as quantidade de vezes de abastecimento.
    Para uma habitação media 3 a 4 vezes em 24 horas.
    Existem em 18;22;25;32;40;50;70;100 kw
    Com depósitos dm3 66 ; 100 140; 180; 400
    Rendimento de 81 a 90%
      Imagem_008_30.jpg

0.0239 seg. NEW